Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009

António de Souza-Cardoso em 23/09/09 | comentar

Desde que comecei a escrevinhar neste Blog e mesmo antes nas intervenções televisivas regulares que tive nos últimos 6 anos, no “N Jogadas” e no “A Bola é Redonda”, sempre me preocupei em chamar a atenção para a grande diferença que existia entre um Benfica Campeão e um Benfica qualquer.

O Benfica é o maior Clube do Mundo (julgo que se tem aproveitado mal, do ponto de vista comunicacional, esta grandiosa circunstância).

É provavelmente também a marca portuguesa de maior valor, principalmente nestes dias em que o marketing afectivo e experiencial, ganha efectiva preponderância.

O Benfica é ainda uma das poucas realidades universais que ainda restam a Portugal. O que num tempo de globalização nos deve orgulhar, até por aquilo que acrescenta de identidade e de coesão de toda a diáspora portuguesa espalhada pelo Mundo.

O Benfica é tudo isso e, também por isso, constitui uma realidade que nos ultrapassa a todos, desde o simples adepto como eu, até ao mais importante jogador ou dirigente.

Mas a verdade é que, para que tudo isto aconteça e permaneça, o Benfica tem que se cumprir.

Se é o maior, o que tem mais valor, a história mais grandiosa, a mais relevante notoriedade nacional e internacional, tem também que ser o Melhor.

E aparentemente (sabemos que depois, na prática, não é tão linear, porque os sistemas e os apitos ainda andam por aí..) é mais fácil a um Clube com os atributos do Benfica ser Melhor do que qualquer outro.

Este ano, ao contrário dos últimos anos, temos sido os Melhores. Não só os maiores, os mais notáveis, grandiosos ou universais. Mas também os Melhores.

E isto faz toda a diferença!

 Como hoje a Bola noticia, só o facto de o Benfica ter passado a “parecer” o melhor (não está em primeiro, nem é ainda Campeão) fez com que as acções subissem 30%, a facturação da bilheteira aumentasse 100% e as assistências, em comparação a igual período do ano passado, aumentassem 20% apesar de no ano anterior, por esta altura, termos já enfrentado o Porto e o Sporting. Leiria teve a maior enchente de sempre da sua história e no Restelo estiveram o dobro das pessoas que no ano anterior.

É este o caminho que o Benfica deve prosseguir o de fazer coincidir o “poder”, o “dever” e o “ser”.

Com a responsabilidade e o rigor de gestão dos dirigentes, a atitude e a entrega dos jogadores e a paixão e apoio galvanizador dos adeptos.

Isso, para o futuro do Benfica, fará toda a diferença.

 

António de Souza-Cardoso

PS: Desculpem, já depois da hora acrescentar ao meu post um abraço muito especial ao Bruno Carvalho por ter decidido retirar a providência cautelar,  depois de ontem o Tribunal Civel de Lisboa lhe ter dado razão. Tenho pena que poucos benfiquistas tenham percebido o sentido de serviço, o conhecimento e a inteligencia do Bruno Carvalho . Talvez este gesto, feito em nome da sua imensa paixão pelo Benfica, contribua para isso. 

 




48 comentários:
De MAFARRICO a 23 de Setembro de 2009 às 16:41
Meu caro Souza-Cardoso
Completamente de acordo, o gigante está a acordar, depois de um looooongo mas que looooongo sono.
Em relação ao Bruno Carvalho, seje benvindo quem vier por bem.
BENFICA SEMPRE


De António de Souza-Cardoso a 23 de Setembro de 2009 às 20:28
Julgo que todos os Benfiquistas com vontade de construir são bem-vindos a um espaço plural como sempre foi este Blog


De João Couceiro a 24 de Setembro de 2009 às 11:44
Caro António Souza-Cardoso,

Aquilo que escreveu no final, pela sua gravidade, fez-me vir comentar um posto, coisa que eu tinha prometido a mim mesmo, nunca mais o fazer...

De facto, as suas palavras só podem ser entendidas de duas formas, ou reveladoras de uma atroz ignorância jurídica, o que é compreensível visto não ser a sua especialidade (se bem que eu ainda não entendi qual é...), ou portadora de uma imperdoável má-fé!

O que se passou ontem, tão simplesmente foi o tribunal não ter considerado como fundamentado os vícios alegados pelo Dr. Vilarinho na citação feita pela Sr.ª Solicitadora (mal a meu ver).

Em nenhuma altura o tribunal se pronunciou sobre o mérito da acção ou da validade das pretensões desse senhor que eu nem quero pronunciar o nome...

Aliás, toda a novela protagonizada por esse .... (vou a ser educado e não vou cair na ordinarice) foi de uma profunda má-fé e manipulativa da opinião pública! Aliás, eu como jurista e advogado, envergonho-me profundamente pelo papel que o suposto advogado da Lista A, foi fazer ao Jornal Nacional, onde tentou deliberadamente enganar que nada percebe de direito!

E não me vou alongar em questões técnicas, pois elas são de tal forma evidentes, que o convido a sentar-se com quem realmente percebe do assunto, para ele lhe explicar a validade das providências cautelares, a prova que se exige, a facto de estarem sempre dependente de uma causa principal e principalmente o facto de a citação de uma parte para deduzir oposição, nunca suspenderia as eleições, como foi publicamente dito pelo candidato que ficou em 3.º lugar nas ditas!

Esse senhor se tivesse vergonha na cara, nunca mais apareceria associado a um clube tão glorioso como o Nosso Benfica!

Esse senhor, lançou o nosso clube na lama e no ridículo e a meu ver deveria ser expulso de sócio, pois nós não precisamos deste tipo de gente.

Peço desculpa se o deixo consternado ao falar de uma pessoa que eu sei que considera seu amigo, mas o que esse homem fez, foi muito grave...

Saudações Benfiquistas


João Couceiro


De António de Souza-Cardoso a 24 de Setembro de 2009 às 13:22
Caro Amigo
Já expliquei tudo o que podia e sabia a respeito deste caso noutros comentários para os quais remeto a resposta ao seu.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds