Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009

António de Souza-Cardoso em 23/09/09 | comentar

Desde que comecei a escrevinhar neste Blog e mesmo antes nas intervenções televisivas regulares que tive nos últimos 6 anos, no “N Jogadas” e no “A Bola é Redonda”, sempre me preocupei em chamar a atenção para a grande diferença que existia entre um Benfica Campeão e um Benfica qualquer.

O Benfica é o maior Clube do Mundo (julgo que se tem aproveitado mal, do ponto de vista comunicacional, esta grandiosa circunstância).

É provavelmente também a marca portuguesa de maior valor, principalmente nestes dias em que o marketing afectivo e experiencial, ganha efectiva preponderância.

O Benfica é ainda uma das poucas realidades universais que ainda restam a Portugal. O que num tempo de globalização nos deve orgulhar, até por aquilo que acrescenta de identidade e de coesão de toda a diáspora portuguesa espalhada pelo Mundo.

O Benfica é tudo isso e, também por isso, constitui uma realidade que nos ultrapassa a todos, desde o simples adepto como eu, até ao mais importante jogador ou dirigente.

Mas a verdade é que, para que tudo isto aconteça e permaneça, o Benfica tem que se cumprir.

Se é o maior, o que tem mais valor, a história mais grandiosa, a mais relevante notoriedade nacional e internacional, tem também que ser o Melhor.

E aparentemente (sabemos que depois, na prática, não é tão linear, porque os sistemas e os apitos ainda andam por aí..) é mais fácil a um Clube com os atributos do Benfica ser Melhor do que qualquer outro.

Este ano, ao contrário dos últimos anos, temos sido os Melhores. Não só os maiores, os mais notáveis, grandiosos ou universais. Mas também os Melhores.

E isto faz toda a diferença!

 Como hoje a Bola noticia, só o facto de o Benfica ter passado a “parecer” o melhor (não está em primeiro, nem é ainda Campeão) fez com que as acções subissem 30%, a facturação da bilheteira aumentasse 100% e as assistências, em comparação a igual período do ano passado, aumentassem 20% apesar de no ano anterior, por esta altura, termos já enfrentado o Porto e o Sporting. Leiria teve a maior enchente de sempre da sua história e no Restelo estiveram o dobro das pessoas que no ano anterior.

É este o caminho que o Benfica deve prosseguir o de fazer coincidir o “poder”, o “dever” e o “ser”.

Com a responsabilidade e o rigor de gestão dos dirigentes, a atitude e a entrega dos jogadores e a paixão e apoio galvanizador dos adeptos.

Isso, para o futuro do Benfica, fará toda a diferença.

 

António de Souza-Cardoso

PS: Desculpem, já depois da hora acrescentar ao meu post um abraço muito especial ao Bruno Carvalho por ter decidido retirar a providência cautelar,  depois de ontem o Tribunal Civel de Lisboa lhe ter dado razão. Tenho pena que poucos benfiquistas tenham percebido o sentido de serviço, o conhecimento e a inteligencia do Bruno Carvalho . Talvez este gesto, feito em nome da sua imensa paixão pelo Benfica, contribua para isso. 

 




48 comentários:
De Nelson Vicente a 23 de Setembro de 2009 às 15:09
Bom dia António de Souza-Cardoso,

Achei muito curioso o seu post . Não me surpreende o entusiasmo , nem tão pouco a festa feita por todos os adeptos e sócios do Benfica. Não me surpreende porque penso que este ano têm razões para o fazer. A equipa joga bem, ganha, encanta e convence . Isto é simples! Justifica-se!

O que para mim já não é tão simples, são algumas afirmações que faz.

Logo à partida esta:

"O Benfica é o maior Clube do Mundo (julgo que se tem aproveitado mal, do ponto de vista comunicacional, esta grandiosa circunstância)."

Já considerou a possibilidade de essa circunstancia não ter sido aproveitada porque não é verídica ? O que define o maior na dimensão de um clube? O numero de sócio? O numero de adeptos? O numero de títulos ? Não entendo!

Bem sei que o Benfica entrou para o Guinness por ser o clube com mais sócios. No entanto, à que ter em conta que equipas como o Palmeiras ou o Corinthians têm 30 milhões de adeptos. Isto, clubes que não tinham sequer quotização de sócios. O Corinthians iniciou esse processo à 6 meses e nesse período fidelizou 100.000 sócios. Em 6 meses!!! Se não aproveitaram essa circunstancia, é bom que aproveitem, pois estes clubes brasileiros (existem mais) irão com toda a certeza suplantar esse recorde com a maior das facilidades.

O que define então o "maior" num clube. O numero de títulos ? Vamos aproveitar o ensejo para passar a outra afirmação.

"Se é o maior, o que tem mais valor, a história mais grandiosa, a mais relevante notoriedade nacional e internacional, tem também que ser o Melhor."

Nem sei o que dizer à cerca disto...

O Sr. tem noção que o Real Madrid, por exemplo, tem 9 (!!!) Ligas dos Campeões e 2 Taças UEFA? Já reparou que são tantas as estrelas a pôr em torno do símbolo que nem as põem?

Têm noção que o Bayern Munique têm 4 Ligas dos Campeões e 1 Taça UEFA?

Ou que o AC Milan tem 7 Ligas dos Campeões?

Penso que nem vale a pena expor mais exemplos. Onde foi o Sr. buscar essa ideia de terem a história mais grandiosa do mundo?

Para terminar, vou-lhe dizer o que penso sobre este tema de uma forma muito simples.

O Real Madrid é o Maior Clube do Mundo! Vou sustentar isto desta forma: Considerado em 2007 pela FIFA (atenção que não é o Guinness) o MAIOR CLUBE DO MUNDO DO SÉCULO XX.

Sabe como a FIFA chegou a esta conclusão? Somando os adeptos, com os troféus, com os sócios, com as vendas de merchandising , com os contratos publicitários e talvez também com a Tesouraria do clube.

Espero que respeite a minha opinião e principalmente, que não veja esta minha contestação como um argumento inócuo movido a clubite .... É uma constatação de realidade sustentada com factos, nada mais!

Saudações Desportivas


De António de Souza-Cardoso a 23 de Setembro de 2009 às 15:47
Julgo que não compreendeu bem o que eu disse. o que eu disse foi que o Benfica era o maior Clube do Mundo - claro que em termos de nº de sócios e do record que atingiu no guiness. É precisamente por conhecer a realidade brasileira que acho que o Benfica deveria aproveitar melhor o momento que o Guiness ainda lhe dá de ser o Maior Clube do Mundo. No resto apenas comparei com Portugal - a Marca, a universalidade, etc. Mas não tenho rebuço em dizer que em termos globais é um dos Maiores do Mundo.


De MAFARRICO a 23 de Setembro de 2009 às 19:17
Caro NV
Isto é que vai por aqui uma azia!
Meu caro, para essa maleita aconselho água fervida, dizem que faz muito bem.
Ou talvez, preocupar-se com o seu clube e deixar o BENFICA em paz, OK?
BENFICA SEMPRE


De Nelson Vicente a 24 de Setembro de 2009 às 10:36
Oh Sr. Mafarrico,

Mas qual azia, qual que? Você e a azia e oos kompensans!

Eu chego aqui e faço um comentário elaborado, sustentado em factos e construtivo. Ou seja, um texto de lógica. O Sr. vem falar de azia? Vem falar em paz? Então um comentário de um tipo que não e tido nem achado no clube, num blog que nem é institucional perturba a paz de um clube da dimensão do Benfica? Não pode ser mais criativo? Vá lá ver o Noddy... pode ser que retire mais algumas ideias para os próximos comentários!


De MAFARRICO a 25 de Setembro de 2009 às 14:15
Snr NV.
Qual kompensan qual carapuça!, eu não falei em Kompensan que pelos vistos é o que o amigo tem na sua mesa de cabeceira, mas olhe que o CARBONATO SÓDICO DE DI-HIDRÓXIDO DE ALUMINIO, para sua informação, só combate a azía não consta que ajude nas dores de cotovelo.
Eu falei em água fervida, e lá diz o nosso sábio povo:
Para a azía água fervida ou terra fria.
BENFICA SEMPRE


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds