Sábado, 19 de Setembro de 2009

Miguel Álvares Ribeiro em 19/09/09 | comentar

 

Os resultados e as exibições do nosso Benfica têm-nos deixado a todos muito satisfeitos. Para além disso, a equipa técnica tem conseguido transmitir uma grande tranquilidade e afastar euforias excessivas. Após algumas experiências, a equipa base de Jesus vai ficando definida e é, segundo penso, a seguinte:

 

Júlio César; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e César Peixoto; Javi Garcia; Ramires, Aimar e Di Maria; Saviola e Cardozo

 

Ou seja, as apostas que avalizou, em termos de contratações, são para vingar. A opção de Jesus pelos Césares (se tivesse mais jeito para o humor mereceria uma piada histórica) não será consensual; no caso de Júlio César, tanto Quim como Moreira têm um lugar especial no coração de todos os benfiquistas, por tudo o que já deram ao nosso clube, mas compreende-se a opção, pois é um excelente jogador, com maior envergadura (cada vez mais importante no futebol actual) e muito mais novo, logo com mais margem de evolução e com maior futuro. No caso de César Peixoto, pelo que se viu nos jogos já disputados, a opção é mais difícil de justificar mas Jesus valorizará certamente a sua maior experiência e polivalência; no entanto, Shaffer é muito superior em termos ofensivos, sendo capaz de criar desequilíbrios e de fazer cruzamentos de grande qualidade, além de ser muito mais novo. Estou convencido que César Peixoto é a primeira opção de Jesus, mas que Shaffer irá também ter muitas oportunidades, sobretudo em jogos em casa contra as equipas menos fortes, onde o reforço ofensivo será mais importante.

 

A outra contratação com o aval pessoal de Jesus foi Weldon, que tem o lugar tapado por Saviola e Cardozo, mas que já justificou plenamente a sua contratação nas oportunidades que teve.

 

Fazendo uma análise posição a posição, vemos que em quase todas o Benfica tem uma segunda (em alguns casos mesmo uma terceira) opção que garante uma elevada qualidade:

 

Baliza: Júlio César (Quim, Moreira)

Lateral direito: Maxi (Rúben Amorim)

Lateral esquerdo: César Peixoto (Shaffer)

Centrais: Luisão, David Luiz (Sidnei, Miguel Vítor, Roderick)

Médio defensivo: Javi Garcia

Médio-ala direito: Ramires (Maxi, Rúben Amorim)

Médio-ala esquerdo: Di Maria (Fábio Coentrão, Urreta)

Médio ofensivo: Aimar (Carlos Martins, Felipe Menezes)

Avançados: Saviola, Cardozo (Nuno Gomes, Weldon, Keirrison)

 

A única onde não se vê uma substituição fácil é a de médio defensivo, onde Javi Garcia aparece como indiscutível e indispensável; neste caso custa perceber o empréstimo de Yebda, que seria uma excelente alternativa. A substituição de Aimar também não será fácil, sobretudo em jogos de maior responsabilidade.

 

Finalmente faça-se o destaque devido para dois jogadores que têm feito um início de época muito bom e estão num grande momento de forma, pelo que custa ter de os deixar de fora, mas que não têm lugar nesta equipa inicial de Jesus (estou convencido que com pena de todos, até do próprio Jesus): Rúben Amorim e Fábio Coentrão.

 

Uma das tarefas importantes que Jesus tem que conseguir levar a cabo é a de manter motivados jogadores como estes, que estão possivelmente no melhor momento de forma das suas carreiras e não irão ter muitas oportunidades de ser titulares.

 




14 comentários:
De eskanxa a 21 de Setembro de 2009 às 18:07
Fui crítico do JJ e serei ...até ouvir da sua boca o mea culpa daquelas infelizes declarações ( playstation ...)após o SLB-braga da última temporada que muitos benfiquistas facilmente esqueceram!Contudo reconheço que até agora tem feito um belo trabalho e até certo ponto tem procurado devolver o Benfica à sua enorme grandeza que tão adormecida tem andado.De uma maneira geral aceito as suas opções mas ...como compreender a teimosia em trazer CPeixoto que não passa ,na minha modesta opinião ,de um vulgar praticante e que infelizmente os jogos do Restelo e com o Poltava bem demonstraram em quase todos os capítulos do jogo!
Como compreender também a ligeireza com que se dispensou Yebda que seria uma excelente alternativa a Javi Garcia...
Gostei de ver a sua referência a essa grande figura que foi o Dr Borges Coutinho...um autêntico SENHOR!!!
Quanto às declarações do rapaz de sarilhos nunca será demais lembrar que se tratou do expoente máximo da simulação que alguma vez o clubezeco teve...portanto valem o que valem e nem vou por aí!


De Miguel Álvares Ribeiro a 22 de Setembro de 2009 às 10:35
Caro eskanxa

Obrigado pelo seu comentário, embora pela referência que faz ao Dr Borges Coutinho e ao rapaz de sarilhos, provavelmente se dirigisse a outro post.

Um abraço


De Anónimo a 22 de Setembro de 2009 às 20:59
Caro Miguel...tem toda a razão já que parte do meu comentário se referia ao post "uniões de facto" de que me penitencio.
saudações benfiquistas e um abraço


De James Lewis a 21 de Setembro de 2009 às 11:20
Não acrescento nada ao post. Permita-me apenas fazer suas, as minhas palavras aquando da necessidade de avaliar o presente do "nosso" Benfica.


De Miguel Álvares Ribeiro a 22 de Setembro de 2009 às 10:36
Caro James Lewis

Obrigado pelo seu simpático comentário.

Um abraço


De FranciscoB a 20 de Setembro de 2009 às 23:53
Pois é... o Javi...

Lá vai mais um cartãozinho amarelo...

Tal como o Petit e o Bynia... Lembram-se de qd o Petit jogava no Boavista e não levava cartões?


De Miguel Álvares Ribeiro a 22 de Setembro de 2009 às 10:37
Caro FranciscoB

Não me parece que tenhamos razão de queixa do árbitro neste jogo.

Um abraço


De FranciscoB a 22 de Setembro de 2009 às 21:24
Carp MAR,

Olhe que não, olhe que não...

É verdade que foi assinalado a nosso favor um penalti indiscutível, o que é muito estranho neste personagem arbitrário...

Mas, para além de + um cartãozinho para o Jávi, houve muitas faltas mal assinaladas... O costume... na dúvida é sempre para os do norte ou para os seus amigos... Eles já nem sabem apitar sem favorecer alguém.

Talvez se justifique o referido penalti pela proximidade das eleições... É que irritar ou agradar a 6 milhões de Benfiquistas tira ou dá votos...

Espere pelas próximas jornadas. Até o Pai Natal só aparece uma vez por ano...

Saudações Benfiquistas.


De Miguel Álvares Ribeiro a 23 de Setembro de 2009 às 17:53
Caro FranciscoB

Continuo a achar que desta vez não tem razão.

É um facto que o penalty é indiscutível, mas na época passada vi outros tão ou mais flagrantes ficarem por marcar.

Enganos haverá sempre mas desta vez achei que os erros foram para os dois lados e não senti um prejuízo sistemático da mesma equipa, como senti muitas vezes na época passada.

Um abraço


De Arquivo Vivo a 20 de Setembro de 2009 às 10:11
A equipa titular são os 27 jogadores que compoem o plantel.

+E um facto que a nossa maior (única?) lacuna está na baliza.

A Quim e a Moreira falta-lhes um "danoninho" para integrarem, como titulares, uma equipa destas,

Quanto a Júlio César, vou dar ao treinador o beneficio da dúvida, uma vez que o contratou e que o conhece bem. Que tem "planta" , tem e precisa de muita compreeensão, da nossa parte para poder ganhar confiança.

Sobre a lateral esquerda César é mais experiente e dá, apesar de tudo, uma consistência que Schafer, por só agora ter chegado, ainda não está em condições de dar, com o tempo o lugar será dele.

Sobre os jogadores que não são titulares "de caras", integrar aquele plantel é motivação mais que suficiente, se a não tiverem, é melhor que saiam, pois uma equipa não são onze jogadores, a época é longa e o Benfica está em 4 frentes e em todas elas para as ganhar.

Deixemos que seja o treinador a fazer a equipa e não ponhamos em causa, por enquanto, nenhuma das suas decisões. Ele é que os reina, logo ele é que os conhece.

Dentro de 3/4 meses, com integração, adaptação e condição fisica perfeitas, existirão dois meninos que irão fazer as nossas delicias: Filipe Menezes e Keirrison.

Existe outra pérola que se está a valorizar no Mundial
e que irá ter uma palavra a dizer: Urreta.

O presente e o futuro são risonhos, nós só temos de apoiar incondicionalmente e estar vigilantes contra as golpadas que estão a ser preparadas para nos derrubar.


De Miguel Álvares Ribeiro a 20 de Setembro de 2009 às 15:11
Caro Arquivo Vivo

Concordo com muitas coisas que diz mas, infelizmente não temos 27 titulares e a diferença nota-se bem quando, como foi o caso com o Bate Borisov , se substituem alguns jogadores fundamentais.

Quanto aos guarda redes, concordo que não temos ainda a solução ideal, mas penso que a lacuna é maior no lugar de médio defensivo, na ausência de Javi Garcia.

Quanto "aos jogadores que não são titulares de caras", embora compreenda o que diz, penso que grande parte do insucesso no passado recente do Benfica se deve à deficiente motivação e capacidade de criar uma competição sadia por um lugar na equipa entre os elementos do plantel.

Mas, finalmente, concordo que o presente e o futuro são risonhos, e que o que nós adeptos podemos fazer de mais importante é apoiar incondicionalmente e estar vigilantes contra as golpadas que estão a ser preparadas para nos derrubar.


Um abraço


De xuto nacanela a 19 de Setembro de 2009 às 19:13
Do que Jesus deve ter menos falta é de ouvir bacoradas de treinadores de bancada ou de paineleiros de pacotilha, àcerca da constituição da equipa, jogo após jogo.


De Miguel Álvares Ribeiro a 19 de Setembro de 2009 às 19:52
Estou totalmente de acordo consigo.

Cumprimentos


De Jervásio Malagueta a 19 de Setembro de 2009 às 20:01
Deixá-los andar. Bacoradas, antes aqui do que na faculdade, senão a rapaziada sai mal formada. Com determinados professores, milagre é, se não sair deformada.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds