A esperança
Começava eu a escrever um novo post quando li o "Reaprender a ver Futebol" do Bruno e resolvi continuar a abordar o tema.
Eu sou dos que aplaude o Pedro Mantorras quando ele entra em campo!
Não quero com isto dizer que não concorde com o Bruno quando ele diz que é um jogador que não faz sentido estar no platel do Benfica. Foi uma grande promessa, podia ter sido um dos grandes jogadores Mundiais, mas lesionou-se, foi mal tratado no dep. médico do Benfica (mais um...aliás este é um assunto para uma longa análise, mas ficará para uma próxima vez) e ficou irremediavelmente limitado para jogar ao mais alto nível. Concordo com a postura do Benfica em relação ao jogador, mas apoiando-o de outra forma que não seja continuar a apoiar a sua prática desportiva.
Mas se isto é assim, porque é que eu (e tantos outros) o aplaudimos ? Aplaudimos, porque o Mantorras representa e personifica aquilo que devia caracterizar os jogadores do Benfica: Raça, Perseverança, Atitude, Espírito de Luta e Sacrifício, Amor pela Camisola. E nós, Benfiquistas, habituados a um entreposto de jogadores de duvidosa qualidade e que quando chegam ao aeroporto dizem que é um passo rumo aos grandes campeonatos europeus, gostamos de ver um jogador destes!
Depois, porque representa a esperança. É um jogador que tem o condão de marcar alguns golos que decidem, e que devolve alguma esperança aos benfiquistas quando entra em campo. E tanto que precisamos de esperança...
Por último, a verdade é que aquele jogador até nem fica muito a dever aos outros que por lá andam...
Enfim, é um jogador com uma mística que anda arredada do clube e nos toca no coração pela sua forma de ser.
Concluo dizendo que o problema não é o Mantorras, mas sim a fraca qualidade dos plantéis que vêm sendo construídos e que fazem que a presença dele...não escandalize!
Espero que já este ano a sua inadequação seja mais evidente. E a propósito disso um pequeno comentário, espero que o Benfica não construa mais uma vez uma equipa exclusivamente à imagem do seu treinador. É que se este depois sai, são mais dois anos a refazer plantéis e mais treinadores com desculpas para não ganhar.
O Benfica precisa de concertar posições com o seu treinador mas construir um plantel à imagem do próprio clube e dos seus pergaminhos e objectivos!
Abraços,
Paulo Ferreira