Alegria e Esperança
Depois de grande entusiasmo alegria e esperança gerada pela pré-época, a primeira jornada constituiu de alguma forma uma pequena desilusão!
Não pelo futebol praticado que foi bastante razoável e de grande luta e atitude, mas pelo resultado. Um empate em casa é sempre um mau resultado e é-o sobretudo quando a equipa contrária pratica um futebol tão fraco.
Este é o meu primeiro comentário. Achei que o fraco futebol do Marítimo, a ausência de qualquer vontade de jogar (autêntico autocarro na baliza) e sobretudo o constante anti-jogo são uma vergonha e que devem ser fortemente criticados. Estranho por isso que a comunicação social elogie a "estratégia" de Carvalhal!
Também achei a arbitragem de fraco nível e prejudicial para o Benfica, mas este ano mais que nunca temos qualidade para dar a volta a texto e ganhar mesmo contra 12.
Preocupou-me o fraco rendimento de Aimar, Cardozo e Saviola que de facto se sentem quando existem tão poucos espaços e tanta dureza e ficou claro para mim que David Luíz deve jogar no meio e que Fábio Coentrão pode ser a grande afirmação deste ano.
Ontem depois de um começo mais lento que o habitual este ano, a equipa partiu para uma boa exibição, recheada com golos e felizmente com boas prestações de quem tinha estado menos bem no primeiro jogo o que me deixou bastante mais descansado.
O adversário era fraco mas também o eram tantos outros nos anos anteriores e este resultado e exibição foram bem melhores que outrora.
Analisando o início agora a sério ficam-me as seguintes convicções:
1 - O Benfica é efectivamente uma equipa forte, corre e luta muito, parece humilde e caso assim continue tem tudo para ser Campeão e ir longe na Europa
2 - Parece-me que David Luiz tem de jogar no meio que é onde mais rende e Shaffer é uma aposta segura no lado esquerdo
3 - O Benfica deve jogar sempre com dois alas (Di Maria e Coentrão)
4 - Weldon pode ser uma grande surpresa e constituir um grande activo para o clube
E agora é não tirar o pé do acelerador e ir ganhar a Guimarães.
Paulo Ferreira