Quinta-feira, 6 de Agosto de 2009

António de Souza-Cardoso em 06/08/09 | comentar

Mata-Mata!

Todos se lembram desta frase dramática de Luiz Filipe Scolari, o então treinador da Selecção Portuguesa que considero um grande líder, um brilhante comunicador e… um vulgar treinador.

Com a empatia que só ele sabia criar Luis Filipe Scolari, atirava a nossa ansiedade para o mais alto dos píncaros, com esta frase que corresponde ao “ou mata, ou morre” da tradição proverbial portuguesa.

Somos normalmente impelidos a admirar esta ideia do “tudo ou nada”, com o que ela tem de heróico, destemido e generoso.

Ocorreu-me o “mata-mata” de Scolari na reflexão que tenho feito da actuação de Luís Filipe Vieira e da sua Direcção.

Recentemente legitimado pelo voto, numa eleição que apesar da contundência não foi clara nem limpa, Luis Filipe Vieira sente que o tempo se lhe escapa das mãos e, com o instinto de quem conhece a vida e a natureza humana, prefere arriscar tudo, do que … ficar sem nada.

Só assim se explica este tão irracional frenesim de contratações. Que por si só não teria mal nenhum uma vez que em “equipe que não ganha, mexe-se”!

O mal está em que isto cheira a “reprise”. Já vimos o filme, nas mais de cem contratações feitas em épocas anteriores.

E o mal está também em “quem” as faz e “como” as faz. Ainda ontem fomos buscar o “estonteante” Luis Filipe (que tão boas provas deu no Benfica!!!) porque o “virtuoso” Patric que tínhamos acabado de comprar não parece ser tão virtuoso.

O mal está que percebemos que quem arrisca tudo é afinal o Benfica, hipotecando as potenciais receitas (como agora se viu no contrato com a Centralcer) dos próximos anos e arriscando perigosamente o mesmo caminho que outros clubes (o Boavista é um caso lapidar!) estão agora a pagar com juros elevados.

Veremos quanto vai custar Luis Filipe Vieira ao Benfica.

Mas o “mata-mata” abra sempre um espaço de optimismo. E porque o Benfica está melhor e porque Jesus (goste-se ou não) está lá, pode ser que desta vez dê resultado.

Eu que acho que os Luis Filipes não estão à altura da grandeza do Benfica, espero que tenham sorte e que Benfica possa matar desta vez.

Mas se o não fizer apelo aos Benfiquista que abram os olhos e que responsabilizem quem arriscou, não deixando desta vez que se imolem mais cordeiros inocentes.

 

António de Souza-Cardoso

 




35 comentários:
De Gonçalo a 7 de Agosto de 2009 às 14:31
Tu é que não servirias ao benfica...


O Luis serve!!!


De Luis Simao a 7 de Agosto de 2009 às 00:46
Quando se fala em hipotecar receitas, convém saber do que estamos a falar. Para ser totalmente honesto teria que dizer que todas as empresas o fazem, e todos os cidadãos o fazem.

Se alguém contrair um empréstimo junto de um Banco para comprar habitação (foi o que o Benfica fez com o estádio) hipoteca uma parte do seu rendimento por norma a 30 anos. Quer o Sr. dizer que todos os Portugueses são estúpidos apenas porque investem no seu bem estar e na sua qualidade de vida?

Dê-se por feliz que o Benfica tem receitas para pagar as suas dividas, e ainda consegue gerar mais receitas para o seu dia a dia (passivo de curto prazo).

Um conselho que lhe deixo, e para não ficar a falar sozinho, é que se junte à luta Benfiquista e com todos os Benfiquistas, que é apoiar, no fim (3anos) se fazem as contas.


De António de Souza-Cardoso a 7 de Agosto de 2009 às 12:31
A diferença Luis é que eu serei o dono da casa até ao fim das minhas obrigações para com o banco. luis Filipe Vieira foi eleito por 3 anos e não tem o direito de hipotecar o benfica para além do tempo do seu mandato.


De Luis Simao a 8 de Agosto de 2009 às 14:45
O que quer dizer é que a pensar dessa forma teriamos que alugar um estádio, porque é impossivel pagar um estádio novo em 3 anos. E também se está a esquecer que estas medidas foram aprovadas em assembleia geral, com a aprovação de todos os sócios.


De jose quiterio a 6 de Agosto de 2009 às 22:42
Sou simpatizante não sou sócio do SLB mas acho que esta campanha já era ,gosto muito de ler o que se escreve por aqui ,artigos de opinião uns fantásticos outros nem por isso mas este esta uma autentica porcaria, faca uma analise e veja.
Você consegue bem melhor não seja moço de recados ,fale e escreva com independência vai ver que se sente muito bem .


De António de Souza-Cardoso a 7 de Agosto de 2009 às 12:33
Eu só sou sócio do Benfica e não sou nem nunca serei moço de recados de ninguém


De João Soares a 6 de Agosto de 2009 às 21:49
Inacreditável como o sr. aborda uma situação totalmente independente do Presidente para o criticar!!!!!!! A decisão de integrar novamente o Luis Filipe no plantel, é de total responsabilidade de Jorge Jesus, ou de Rui Costa...
Cuidado com as pessoas que cuidam da limpeza dos balneários, se algum dia escolherem um papel-higiénico não muito suave que queime as nádegas dos jogadores, o sr. António de Souza-Cardoso vai pedir explicações ao Presidente porque isso também é da sua responsabilidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por favor, critique-se com juizo, não se critique só porque não se gosta do homem!!!!!!!!!!!!


De António de Souza-Cardoso a 7 de Agosto de 2009 às 12:34
Um lider tem sempre que ser o primeiro e maior responsável. Em última análise porque foi ele que escolheu os restantes. Isto é o que acontece nos grandes clubes e infelizemente não acontece no benfica


De João Soares a 7 de Agosto de 2009 às 13:00
Ok...Então as boas exibições da equipa são da responsabilidade do Luis Filipe Vieira?????????? As boas exibições de Aimar e Di Maria são da responsabilidade de Luis Filipe Vieira?????????
Pois caro sr. António de Souza-Cardoso, eu cá acho que essa responsabilidade é de Jorge Jesus, mas pelo seu texto é tudo de louvar ao Luis Filipe Vieira!!!!!!!!!!!


De António de Souza-Cardoso a 8 de Agosto de 2009 às 10:40
Claro que sim. Se o Benfica for campeão o principal responsável é o ser principal lider. Claro que há de haver jogadores que se destacaram por isto ou aquilo e marcaram até o golo decisivo. Claro que a Jorge Jesus se deverá ter feito um colectivo ganhador. E claro que cada um merece os seus méritos de acordo com as suas responsabilidades. Agora não nos esqueçamos que mesmo nas pequenas coisas, para o bem ou para o mal, o lider do Benfica tem nome e é Luis Filipe Vieira .


De Fernando Ramos a 6 de Agosto de 2009 às 20:04
Tenho a sensação que voce é mais um, pau mandado do pinto corrupto. porque será?

Acha que os sócios do Benfica são estúpidos?

Olhe que o Vieira foi a votos e ganhou com mais de 91%

dedique-se à pesca, mas por favor não vá para a secção de pesca do Benfica!


De OBSERVADOR ATENTO a 6 de Agosto de 2009 às 19:21
Caríssimo Souza Cardoso,

Basta. Espero que seja esta a última vez que vem "postar" sobre a eleição de LFV . Já sabemos a história toda, que tem risco, etc , etc . Qual era a estratégia alternativa? Era não concorrer ao título. E quais as consequências de tal posição. Ainda lhe lembro que LFV ganharia as eleições em quaisquer circunstâncias contra qualquer candidato. Não tenha dúvida, um presidente que tenha uma boa relação com as Casa do Benfica, em minha opinião, ganha normalmente as eleições. Evidentemente que o António é livre de criticar o LFV , mas eu acho lamentável insistir ainda nessa situação. O que interessa é saber se o SLB tem, ou não condições para pagar aos jogadores do plantel, e pelos vistos tem, e por outro lado, que a equipa tem qualidade indiscutível. O pior erro da última época foi a contratação de Quique .
Deixe em paz o Benfica, agora que a época vai começar........
Saudações benfiquistas


De António de Souza-Cardoso a 7 de Agosto de 2009 às 12:38
caro Amigo
Julgo e já o disse nos posts anteriores que o Benfica não tem outra solução e que esta é provavelmente a atitude correcta. Torço como também disse , até neste post, para que corra bem e o Benfica seja campeão. Mas se correr mal vamos lá por uma vez tirar dai ilaç~oes até porque este esforço está a ser feito à custa do futuro, ou não acha?


De papoila saltitante a 6 de Agosto de 2009 às 17:42
Não concordo de modo nenhum com a visão que o Patric é mais uma contratação falhada e portanto teve que se ir buscar a correr o Luis Filipe.
Dois pontos:
1. Todos sabemos que os jogadores sul americanos quando chegam à Europa precisam no minimo um ano para se adaptarem ao futebol que aqui se joga. Pensar que um miúdo de 20 anos chegava aqui e começava já a discutir o lugar de titular é irrealista e isso sim é o que tem feito o Benfica nos últimos anos desperdiçar bons jogadores por manifesta falta de paciência (vide Bergessio , Diego Souza , etc ). Alguém se lembra que o Lizandro Lopez no Porto esteve dois anos em que não marcou mais que 8 golos e só no terceiro explodiu para o avançado que depois foi vendido por 24M€?
2. Assumindo a falta de maturidade do Patric para ser titular, e dado o facto da lesão do Max havia que encontrar uma solução de recurso de curto prazo. Parece-me bem ter reaproveitado o Luis Filipe já que lhes estamos a pagar o ordenado. Se fossemos comprar outro defesa direito é que seria de criticar. Assim rentabilizamos o ordenado do Luis Filipe e quem sabe pode ser mais fácil vendê-lo em Janeiro após o Maxi recuperar se ele entretanto fizer dois ou três jogos razoáveis.


De António de Souza-Cardoso a 7 de Agosto de 2009 às 12:42
Não discordando do que disse parece-me que se o patric não é bom e existia o Luis Filipe para que é que o contrataram. Se é O luis Filipe que não é bom e isso justifica a contratação do patric, porque não despacharam o primeiro?


De Marreta Vermelho a 7 de Agosto de 2009 às 14:10
Muito gosta estes senhor de jogar com as palvras, onde é que leu que o Patric não é bom ? o que eu leio aí, e que concordo, é que á semelhança de outros jogadores jovens oriundos da América do Sul, o Patric tem potencial mas precisará de algum tempo para se adaptar. Se criticaram o Benfica por antes não dar tempo aos jogadores novos, agora criticam porque deu ? e ainda continua com a ladaínha da falta de clareza das eleições ? quem tem o direito de decidir isso, decidiu com uma vitória esmagadora, não vos chegou ? ao menos o candidato meteu o rabinho entre as pernas e hibernou...


De papoila saltitante a 7 de Agosto de 2009 às 15:54
Penso que a contratação do Patric foi efectuada numa óptica de haver um jogador indiscutivel no lugar (Maxi) que pelo que já fez daria todas as garantias de uma época regular permitindo assim ao Patric crescer com calma e na próxima época, aí sim, ser uma alternativa válida para o lugar. Não nos podemos esquecer que ele é titular da selecção de sub-20 do Brasil pelo que valor há-de ter.
Dada o infortúnio da lesão do Maxi, o Luis Filipe estando em casa disponivel é uma aposta sem risco: se funcionar é uma ganho grande, se não funcionar mais uma vez, também não ficamos pior do que com ele a treinar à parte.


De António de Souza-Cardoso a 8 de Agosto de 2009 às 10:44
Mais uma vez não discordando insisto que se o Patric só precisa de tempo para crescer, não é no banco que isso acontecerá. Do Luis Filipe já nós sabemos do que (não) é capaz. Então apostem no miúdo. Mais vale um sonho incerto do que a certeza de um pesadelo.


De A. Agostinho a 6 de Agosto de 2009 às 17:22
Se o senhor se dignasse a pensar um bocado no que escreve, perceberia que acabou de, mais uma vez, distorcer (deliberadamente?) factos.

As receitas do contrato com a CentralCer são dadas como garantia do financiamento com os bancos. Como garantia, percebe? Os financiamentos são amortizados com recurso aos fundos da actividade normal e só em casa de falha neste reembolso é que são accionadas quaisquer garantias. Portanto, o que afinal é isso de 'hipotecando as potenciais receitas'? Além de que não são potenciais, são reais.

Isto é absolutamente normal e nem constitui motivo de notícia. Caramba, tanta dor de cotovelo...


De António de Souza-Cardoso a 7 de Agosto de 2009 às 12:43
Julgo que está mal informado. Se fosse apenas garantia porque é que a Centralcer tem que pagar directamente ao BES?


De Arquivo Vivo a 6 de Agosto de 2009 às 17:11
Concordo na generalidade, mas é um "mata-mata" mal copiado, pois desvalorizam-se activos recém adquiridos, deixam-se fugir jogadores, parcialmente pagos, que gerariam retornos quer desportivos quer financeiros elevadissimos e dão-se "bandeiras" nada coadunantes com o altivo voo da águia.

Quanto às hipotéticas hipotecas de receitas futuras, é uma questão altamente pertinente, mas que só terá resposta quando for inexorável.

Nessa altura, os que agora defendem tudo o que é feito, meterão o rabinho entre as pernas e virão dizer o contrário do que dizem agora.

Continuo muito preocupado com o ensurdecedor silêncio (5 anos) que paira sobre um valiosissimo património do clube.


De António de Souza-Cardoso a 7 de Agosto de 2009 às 12:44
Concrdo


De Pedro a 6 de Agosto de 2009 às 17:05
Não poderia deixar de vir a mensagem do costume, só para não deixar morrer o tema "Presidente".
Os sócios decidiram e de forma contundente que Luís Filipe Vieira não só está a altura (que dizer do outro candidato com 500 votantes), como é o melhor para o Sport Lisboa e Benfica.
A legitimidade que lhe foi conferida é para um mandato de 3 (três) anos, durante este mandato esperam-se vitorias no plano desportivo (leia-se campeão Nacional de Futebol Sénior), no final do mandato faz-se o balanço e tomam-se as decisões para os quais sócios serão novamente chamados a tomar.

É altura de guardar as espingardas e como Benfiquistas ajudar a direcção e a equipa a atingir os objectivos, ser campeão.
Esta luta não é só da direcção e da equipa, é nossa, de todos os sócios e simpatizantes.

O "mata-mata" só vai acontecer em cada jornada, no que toca a escolha do Presidente e da sua legitimidade só vai existir nos fogachos acessos por "movimentos", principalmente nos momentos menos bons que vão acontecer durante a época (infelizmente há Benfiquistas que torcem pelas derrotas do Clube - TRISTE)

Sábado na Catedral a apoiar a nossa equipa.

Saudações Benfiquistas


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds