Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009

José Esteves de Aguiar em 05/08/09 | comentar

 
Gosto de ler os livros que Miguel Sousa Tavares escreve e confesso que acho estranho que uma pessoa que considero culta e inteligente tenha algumas reacções tão primárias e mesmo irracionais, quando o assunto é um dos amores incondicionais dele: o tabaco e o anti-Benfica.
 
Quanto à cruzada de MST contra as leis que proíbem o fumo em determinados espaços, embora me pareça exagerada, não é para aqui chamada.
 
Já quanto ao anti-benfiquismo de MST, apetece-me escrever algumas linhas. Falo no anti-benfiquismo porque o ódio dele pelo Benfica consegue ser bem mais forte do que o próprio amor pelo FCP.
 
Este ódio de estimação já foi por ele destilado nos mais variados locais e órgãos de comunicação social mas, o que deve dar-lhe mais prazer, é a coluna semanal que escreve no jornal “A Bola”, sabendo-se como se sabe que é o jornal desportivo de eleição da maioria dos benfiquistas.
 
Alguém resolveu abrir-lhe aquela porta e, na esmagadora maioria das vezes que ali escreveu, MST aproveitou para zurzir no Benfica como se fosse a última coisa que pudesse fazer na vida. Lembro-me de ler, naquelas crónicas denominadas “Nortada”, autênticas pérolas de non-sense desportivo, de tal forma tendenciosas que o próprio Pinto da Costa não conseguiria fazer melhor, por muito que se esforçasse!
 
Vem este comentário a propósito do texto subscrito por MST no jornal “A Bola” desta terça-feira. Pela primeira vez, li a preocupação de MST acerca do actual momento de forma do Benfica. Apesar de todas as reticências por ele colocadas naquele texto, torna-se claro que o anti-benfiquista primário anda preocupado. Ele bem se esforçou por salientar que a competição “a doer” ainda não começou, que havia algumas condicionantes, mas era patente o desgosto que lhe consumia a alma ao ter que admitir que o Benfica está melhor e que o Porto está pior do que na época anterior.
 
Quase consigo imaginá-lo a “torcer-se” na cadeira, enquanto escrevia aquelas verdades, que tanto devem fazê-lo sofrer. De qualquer forma, parece-me que podemos tirar uma conclusão óbvia: se até um anti-benfiquista militante, do mais radical que existe, se vê obrigado a admitir que o Benfica está diferente, para muito melhor, como é que nós, Benfiquistas de corpo e alma, não haveríamos de andar felizes e esperançados?
 
Para além de tudo o que de muito bom já temos visto nesta pré-época, em termos desportivos, o nosso Jesus já conseguiu um milagre – levar o MST a escrever uma crónica que não destila ódio contra o Benfica.
 
A que outros milagres iremos ainda assistir? À conversão definitiva do anti-benfiquista primário, fazendo com que este passe a escrever crónicas equilibradas? Provavelmente não, para conseguir tal milagre só mesmo o Jesus lá de cima, tal como fez quando ressuscitou Lázaro!



34 comentários:
De Antonio a 8 de Agosto de 2009 às 00:35
Com pouca motivação para me debruçar sobre os comentários sobre o Benfica, em tempo de férias de futebol, quando os treinos e os bastidores vão gradualmente aguçando o frenesim e a vontade imensa de falar sobre a real competição, tudo o mais não passam de explicações mais ou menos filosóficas ou impostas pela obrigação de debitar palavras semanalmente, com um odio de estimação pelos Luises, afinal o L.F.V é um alvo a abater!

Será que, so como ex., o PC nos primeiros anos de FCP começou logo a ganhar títulos com abundância, e ainda hoje, qual papa, é o indiscutível presidente insubstituível... com contas na Suiça!

A história, as massas, o povo é que mais ordenam, deixa lá os seus eruditos e estimados ódios pessoais ou por amizades impostos, não quer dizer que eu não concorde consigo, quem não apresenta obra, a médio prazo, tem que ser responsabilizado, mas também não podemos omitir a obra patrimonial ou social e pensar só nos campeonatos...

Enfim, nesta altura, que ainda nada começou a sério, não comece já a ser destrutivo e incrédulo, o tempo o dirá!

http://bem-me-quer-benfica.blogspot.com/


De José Esteves de Aguiar a 10 de Agosto de 2009 às 01:54
Caro António: desculpe, mas este comentário não deve ser para o meu post, porque não diz a cara com a careta. Um abraço



De António Alves a 6 de Agosto de 2009 às 13:07
ora ora ... O MST não foi o gajo que disse há precisamente um ano que o FC Porto tinha a pior equipa dos últimos 10 anos? Se ele disse mal da actual equipa e bem do benfica é bom sinal :-)


De Anónimo a 6 de Agosto de 2009 às 12:45
Já temos o Benfica campeão,agora só falta saber com quantos pontos de avanço.

De qualquer das formas acredito que até ao fim do mês de Agosto virão mais 2 ou 3 jogadores para cada lugar pois pelos vistos alguns que ainda agora chegaram não servem.

Mas deitar fora 4 milhões fora,Schaffer e Patric,é pouco dinheiro para essa grande multinacional do petróleo...mesmo que as receitas futuras já estejam hipotecadas...


De utopiamaior a 6 de Agosto de 2009 às 07:44
Meu caro amigo,

Saudações cordiais... qt a MST, que vá de carrinho... qt aos seus livros nunca li nenhum, pode ser que um dia, pois não quero ser de preconceitos. Relativamente ao seu anti-benfiquismo, sendo civilizacionalmente descabido qq anti-oquequerqueseja, até nem me importo. Mas o seu pró PC incondicional é que me deixa intrigado numa pessoa aparentemente inteligente! Enfim e será de esperar uma outra sociedade, uma outra mentalidade?
E então entre muros tudo o que se passou recentemente?

A mim o que me interessa a sério é ver o Benfica a JOGAR À BOLA, isso é que é um regalo. E toda a gente já percebeu que ali naqueles lados s ejoga à bola... atenção atodos os benfiquistas os ataques serão suezes e permanentes se não nos unirmos todos seremso trucidados por aqueles que não amam o futebol...

Tenho dito!
PS: Não falaar mal de jogadores, treinador e direcção - ano sabático relativamante à maldicência interna, POR FAVOR, POR FAVOR!


De José Esteves de Aguiar a 6 de Agosto de 2009 às 22:10
Caro Utopiamaior: obrigado pelos seus comentários, com os quais concordo inteiramente.
Um abraço benfiquista!


De Hugo Gravanita a 6 de Agosto de 2009 às 00:03
Caro José Esteves de Aguiar devo dizer que fiquei desapontado com o tema que escolheu para o seu post . É que perder tempo a escrever sobre as ideias de MST é o mesmo que defender o benfiquismo dos fundadores deste blog ou comentar a falta de qualidade do jornal da TVI (que convenientemente conta às vezes com MST ), é mais que desnecessário, como diz o povo: não tem por onde se pegue!!
Todos sabemos que esse senhor não é portista, é anti-benfiquista . Pertence ao segundo maior clube do país: o A-SLB (clube em franca expansão pelo país, particularmente pelo norte).


De José Esteves de Aguiar a 6 de Agosto de 2009 às 00:42
Caro Hugo Gravanita: escolhi escrever sobre o MST precisamente porque achei curioso que, para variar, ele não tivesse destilado ódio contra o Benfica, mas sim tivesse reconhecido a qualidade do novo Benfica. Lamento que tivesse ficado desapontado com o tema que escolhi nesta semana, tentarei compensá-lo na próxima! Saudações benfiquistas!


De Observador a 5 de Agosto de 2009 às 23:39
Caro Sr. José Esteves de Aguiar,

Uma muito breve intervenção para lhe solicitar a gentileza de classificar os escritos e comentários de insignes benfiquistas, tais como: Leonor Pinhão (que para além do ódio ao F.C.Porto que destila em permanência, patenteia uma flagrante inaptidão para a função), um tal Jorge Batista, que na SIC vai, cautelosamente é certo, insinuando aleivosias várias, com as quais pretende, ingloriamente, denegrir o único clube deste país digno de tal designação, e muitos outros que seria fastidioso aqui mencionar.
Os meus cumprimentos.


De José Esteves de Aguiar a 6 de Agosto de 2009 às 01:00
Caro Observador: agradeço o seu comentário, embora não possa concordar com ele. Permita-me três observações apenas: 1 - que eu saiba, a Leonor Pinhão não é escritora de best-sellers, com a responsabilidade social que isso, necessariamente, implica, devido à notoriedade e exposição mediática correspondente; 2 - não faço a menor ideia de quem seja o Jorge Batista, da TVI, a quem se refere, por isso é evidente que não posso comentar a personagem; 3 - quanto à alegação de que o FCP é o único clube deste País digno de tal designação, apetece-me perguntar em que critérios se baseia para fazer tal afirmação - será no número de sócios, será no número de títulos conquistados, seja no futebol, seja noutras modalidades? (é que aqui o Benfica ganha por largo). Será no número de jogadores habilidosamente "emprestados" aos clubes com os quais o FCP se irá defrontar, será no número de viagens, cestos de fruta e outras "benesses" distribuídos por árbitros?


De BALBINA DOS QUINTAIS a 5 de Agosto de 2009 às 21:40
Sr. Aguiar perdoe-me a questão mas por acaso não tem mais nada de interessante que fazer na vida? Coloque aí um postal a falar do Jesus que caiu dos céus para dar mais luz á Luz ou antecipe-me as gloriosas vitórias que iremos ter esta época onde iremos dar autênticos festivais de bola com ou sem apitos doirados. Desfie as contas do Benfica até ao último euro ou conte-me estórias de encantar sobre os contratos publicitários e as verbas cativas nos próximos 16 anos. Engane-me como o Pedro Fonseca faz dizendo-me que vieira é um presidente fora de série ou fale-me das moçoilas da sua terra. Agora sobre o mst poupe-me


De José Esteves de Aguiar a 6 de Agosto de 2009 às 01:04
Cara Balbina dos Quintais: por acaso até tenho bastantes coisas mais interessantes na vida do que escrever sobre o MST, mas desta vez apeteceu-me fazer isto, veja lá para onde me deu! Infelizmente para si, isto não é um programa de discos pedidos, senão teria todo o gosto em escrever proximamente sobre um tema que a conseguisse transportar - pelo menos em pensamento - para longe desses seus quintais. Saudações benfiquistas!


De jose quiterio a 5 de Agosto de 2009 às 17:12
MST este sujeito e mesmo uma anedota depois de plagias os maias não ganha vergonha ainda a dias disse que o GLORIOSO estava a ser financiado pela CGD ou seja com dinheiro publico pergunto eu e o olival foi feito com que pelo fcp e que não foi pois e a camara de Gaia que paga as despesas esta e só uma das situacoes pois há muitas mais o que esse individuo devia fazer era estar calado mas como diz o povo os cães ladram e a caravana passa .


De José Esteves de Aguiar a 6 de Agosto de 2009 às 01:15
Caro José Quitério: obrigado pelo seu comentário. Realmente, para além de tudo o mais de que se tem falado ao longo dos últimos tempos - e que, infelizmente, só no Tribunal de Gondomar é que não consegue provar-se - a questão do Centro de Estágios do Olival é mais um escândalo de má utilização de dinheiros públicos... Um abraço


De Nelson Vicente a 5 de Agosto de 2009 às 16:29
Boas Tardes Zé,

Vê-se logo que estás de férias!!! A escrita descontraida e o tema em questão já me garantiram umas gargalhadas valentes!!!

Realmente, de MST a unica coisa que se aproveita é a literatura não desportiva. O homem só vê Porto á frente. E quando não está com o Porto á frente, está a criticar o Benfica ou a classificar o Sporting de banal equipa que não chega ao pé do Porto.

É malandro. Aliás, como dizia o outro: Malandro que é malandro, não estrabucha, muda de esquina! Penso que é isso que MST está a fazer... Muda ligeiramente de esquina para não se por a jeito na (provavel) eventualidade de o Porto este ano ceder o campeonato.

Saudações Desportivas


De José Esteves de Aguiar a 6 de Agosto de 2009 às 01:18
Caro Nelson: é bem verdade o que escreves, mas infelizmente o teu Presidente começa mal, mantendo a tendência para subserviência em relação ao Porto. Talvez eu escreva sobre ele na próxima semana...
Espero que não te zangues comigo! Um grande abraço!


De Nelson Vicente a 6 de Agosto de 2009 às 10:33
Fico à espera, para te responder convenientemente!!! Essa história da subserviência está muito mal contada! Fico à espera disso...

Um abraço!


De João Soares a 5 de Agosto de 2009 às 16:03
Ah e atenção ao paspalho que agora vai passar a escrever às 4ªs feiras no referido jornal....Este a nivel de anti-benfiquismo primário, deixa o MST a um canto!!!!!!!!!!


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds