Domingo, 26 de Julho de 2009

António de Souza-Cardoso em 26/07/09 | comentar

Tenho visto com entusiasmo o “Novo Benfica” 2009/2010..

Bem sei, como dizem os nossos adversários, que este início da época é, à sombra do passado recente, a altura do ano em que a esperança renasce e nem a alma benfiquista mais recalcitrada ou empedernida consegue ficar indiferente à esperança de um futuro que o passado glorioso do Clube repetidamente exige.

Os sucessivos investimentos feitos nos últimos anos aprofundam esta repetida expectativa que a força da marca do Benfica ajuda a amplificar.

Sou um crítico conhecido (pelo menos nos limites deste Blog) do actual Presidente do Benfica. Não obviamente por qualquer razão pessoal. Nas poucas vezes que privei com o Presidente Luis Filipe Vieira, fiquei sempre devedor de uma grande cordialidade que me merecem reconhecimento e apreço. Mas, com a mesma frontalidade que tive com amigos e adversários, sempre achei que o “tempo de vida” e as características de Filipe Vieira não servem o futuro do Benfica. Um bom gestor de empresas não é obrigatoriamente um bom gestor de um clube desportivo porque, como em todos os negócios, existe uma especial intuição que uns têm e …. outros, não.

Este é, no entanto, o tempo genuíno de acreditar e eu, inefável apaixonado do Benfica, não tenho outra hipótese senão acreditar outra vez que, desta vez, vai ser realmente diferente.

Não que nada tenha mudado em relação aos últimos anos. Pelo terceiro ano consecutivo o Benfica faz “uma fuga para a frente”. É o Clube português que mais investe e o que menos “resultados relativos” tem, quer do ponto de vista estritamente desportivo, quer ao nível do “deve e haver” das transferências no cada vez mais curto mercado internacional.

E qualquer leigo percebe que este ciclo desportivo e financeiro não pode continuar por muito tempo. O Benfica tem gasto próximo dos 30 milhões de euros em cada uma das últimas 3 épocas. Sem resultados desportivos. E, logo, sem o retorno financeiro esperado. E também, porque os ciclos “viciosos” têm as suas regras, sem a possibilidade de vender os seus principais activos.

Luis Filipe Vierira quis mais uma vez arriscar. E provavelmente fez bem. O Benfica não pode estar tanto tempo sem ganhar. Mas precisa de acrescentar duas coisas a este arrojo.

Uma, de natureza pessoal, é passar a assumir a liderança e a responsabilidade. Quem arrisca e ganha não deve dispensar os merecidos aplausos. Mas quem arrisca e perde, ainda para mais repetidamente, não deve ficar a assobiar para o ar. Porque o risco, (o dinheiro é claro), não sai do bolso de quem arrisca mas da instituição que todos devemos abnegadamente servir.  

 

Outra, relacionada com a instituição. Se o Benfica não acrescentar a este arrojo um grande cultura de organização, baseada novamente na responsabilidade, na exigência e no rigor, pode continuar a arriscar anualmente que só por acaso petiscará qualquer coisa. Espero, com sinceridade, que Luis Filipe Vieira perceba estas duas lacunas.

A não ser que a ambição do Benfica e dos Benfiquistas seja mais pequena do que ser campeão.

 

António de Souza-Cardoso

 

PS1: Que grande entrevista a de Ricardo Costa ao “Semanário Sol”. Com a clareza e frontalidade de quem nada deve e nada teme, este boavisteiro nascido no Porto, afirma preto no branco que à luz dos novos regulamentos aprovados pela Liga o Porto desceria de divisão pelos actos de corrupção praticados pelo Seu Presidente. E se o castigo de seis pontos, mesmo à luz dos anteriores regulamentos (que não puniam boa parte dos crimes praticados) tivesse sido aplicado no ano passado, o Porto não seria campeão. Então, temos jogo viciado ou não temos?

 

PS2: Gostei da exibição do Benfica contra o Sunderland. Julgo que só falta melhorar no eixo da defesa. Não gostei que tivéssemos começado o jogo sem um único português. Não honra a história nem a glória do Benfica. Só para meditar…

  




26 comentários:
De adepto da aguia a 27 de Julho de 2009 às 11:22
adeptodesportivo.

Essa conversa é de ressabiado.
Bastante conhecida, não só do teorismo pintista, mas tambem de uma campanha nojenta em sintonia com os cujos.

Os sócios já lhes deram a resposta devida.

Por que nom te callas?
Pelo menos enquanto a equipa estiver a ganhar como ambicionam os que gostam do Benfica e não quem quem quer poleiro.

Aparece daqui a 3 anos. E respeitando os estatutos.
Obviamente terias contratado 24 jogadores nacionais, incluindo os nacionalizados.
E até dispensarias os da formação benfiquista...


De herr von Bolas a 26 de Julho de 2009 às 22:39
Atenção benfiquistas.

Difundam a entrevista de Ricardo Costa.
E não esqueçam o Editorial na mesma revista. São duas peças para dar nas trombas dos corruptos.

Ricardo Costa não é nenhum colunista de qualquer pasquim. É um responsavel maximo do CD da Liga.

Temos que que acabar com os medos que ainda percorrem as estruturas do futebol tuga. E com as teorias dos avençados pintistas.

Aproveito para um voto de pesar pela morte de Rui Cartaxana.

(revista TABU do semanário SOL de ontem)


De adeptodesportivo a 26 de Julho de 2009 às 21:04

Caro António Souza Cardoso,

Reconhecendo-lhe os devidos méritos da objectividade e honestidade que frequentemente pautam as suas análises, permita-me educadamente focar e aprofundar dois aspectos que referiu e com os quais estou de acordo:
- Jogo contra o Sunderland , zero portugueses em campo e um contentor de sul-americanos importados a peso de ouro. Porventura será a minha veia nacionalista, mas não considero este aspecto meramente incómodo, considero-o revoltante. Anos e anos a ouvir a demagogia incoerente da aposta na formação e no endividamento do clube para construir infra-estruturas e o resultado é este. Não aceito nem nunca aceitarei que o Benfica se torne o Arsenal português. Já agora, permita-me questionar quem é que anda a receber as comissões pelos permanentes volumes exacerbados de contratações que ciclicamente são feitas no SLB ? No FCP sabe-se perfeitamente que quem as recebe é Jorge Mendes, que entretanto coloca no FCP jogadores como Lucho , Lisandro, Anderson , etc... Nós descobrimos e pagamos caro por Balboas , Sepsis , Makukulas , etc...
- Por último, referência ainda para a eterna "cruzada" desta direcção em nome da justiça desportiva. Se querem assumir esta postura, deleguem imediatamente a totalidade das acções ao departamento jurídico e procedam imediatamente para os tribunais assim que existirem provas credíveis para fundamentar uma acusação. Mas entretanto, parem de colocar um presidente em frente às câmaras sistematicamente a dizer que não ganhamos campeonatos por causa do "sistema". Isso cria 2 problemas: - 1º pega-se o mau hábito em muitos adeptos que passam a colar-se ao discurso da vitimização que iliba o SLB de qualquer falhanço e remove todo o mérito a qualquer adversário vencedor. - 2º impede-nos de saber analisar e determinar os pontos fortes e fracos dos nossos adversários. Esse é o único verdadeiro caminho para a vitória porque permite-nos evoluir e adaptar tanto a diferentes circunstâncias como a diferentes adversários.
Enfim, veremos como acaba esta época e, aqui permita-me educadamente discordar de si, não contem comigo para participar nas cínicas e demagógicas uniões que habitualmente se pedem em momentos difíceis . Não pactuo com crenças de que as mesmas estratégias, executadas com os mesmos métodos pelos mesmos protagonistas de alguma forma irão gerar resultados diferentes dos que já foram obtidos. Se estiver errado serei mais do que homem para assumi-lo, ao contrário de várias pessoas ligadas ao nosso clube. No entanto, como já ando há muitos anos a confirmar as minhas razões no final de cada época, veremos se a próxima não será apenas mais do mesmo.
Cumprimentos.


De António de Souza-Cardoso a 27 de Julho de 2009 às 10:18
Concordo com tudo o que diz. Mas um factor determinante para uma grande organização é a unidade e estabilidade em torno dos seus responsáveis. Depois virá o outro tempo da responsabilidade


De Anónimo a 26 de Julho de 2009 às 16:45
Já que discordei algumas vezes dos seus textos, deixe-me dizer-lhe que desta vez estou totalmente de acordo consigo
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Já que discordei algumas vezes dos seus textos, deixe-me dizer-lhe que desta vez estou totalmente de acordo consigo <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Cump.s</A> <BR class=incorrect name="incorrect" <a>CF</A>


De António de Souza-Cardoso a 26 de Julho de 2009 às 17:33
Ainda bem meu Amigo


De Anónimo a 26 de Julho de 2009 às 14:45
Comeco por aqui:

"Se o Benfica não acrescentar a este arrojo um grande cultura de organização, baseada novamente na responsabilidade, na exigência e no rigor...."

O mesmo "discurso" do BC. Nao admira ser seu admirador(?). Ha que perservar o tacho enquanto nao furar.

Continuando: Rio a bandeiras despregadas com essas entradas de "pezinhos de la" muito vistos, muito batidos e muito sem vergonha.

Saiba que nenhum Benfiquista vai esquecer o seu contorcionismo e a sua falta de vergonha para alem do despeito e da frustracao que continua a demonstrar.

LFV nao precisa dos seus conselhos, nao precisa do seu dr., da sua "sumidade" para levar avante o barco que muito bem tem sabido pilotar.

Agora, sobre o seu P.S.1, uma pergunta: Porque nunca se pronunciou sobre o assunto quando aqui ate foi "convidado" a faze-lo, melhor, foram? Sempre figiram ao tema e para desavergonhice, cantaram loas ao Big-Gangster e ao seu clube condenado.

Muito mais comentaria mas isso seria dar-lhe demasiado relevo, demasiada atencao. Mas nao deixo de dizer-lhe, se tivesse um pingo de vergonha na cara, nao se pronunciaria,nunca mais sobre LFV, sobre a sua gestao e muito menos lhe tentaria dar conselhos para os quais nao esta minimamente capacitado.

Dedique-se a sua aposentacao e deixe o Benfica e LFV em paz.





De António de Souza-Cardoso a 26 de Julho de 2009 às 17:37
Sou amigo de Bruno carvalho e concordo com muitas das coisas que diz sobre o Benfica.
Não acho que desde há 4 anos sempre em 3º (ou em 4º) seja exemplo de "pilotar bem um barco". Não há dúvida que eu sou mais ambicioso.
Revisite os meus posts dessa altura e verá que foram abundantes as minhas denúncias ao conhecido "apito Final". Não é, por isso, verdade aquilo que diz


De Anónimo a 26 de Julho de 2009 às 17:56
Sr.Cardoso

Ja que nao e verdade o que digo e por ser mais facil pesquisar e escolher os textos, desafio-o a transcrever as tais denuncias onde "denuncia" e acusa veementemente nao so o Apito Final, mas tambem o Apito Dourado e Pinto da Costa.

Quanto ao BC estamos conversados, comem do mesmo prato.





De António de Souza-Cardoso a 27 de Julho de 2009 às 10:21
O Sr Anónimo atira a pedra e eu é que vou ter o trabalho de arranjar matéria probatória. Trabalhe que só lhe faz bem, mas não ser tão desbragado. Dou-lhe uma pista. Um dos posts exclusivamente sobre o assunto chama-se "o Xico Esperto" e é um resposta a um artrigo do Miguel Sousa Tavares na Bola intitulado "O queixinhas". Ele fala de LFV. Eu falo de PC. Ambos falamos do apito final.


De Anónimo a 27 de Julho de 2009 às 21:30
Ja o li e nao me convence. Escolheu o que menos da uma no cravo e outra na ferradura mas felizmente sei ler alguma coisa nas entrelinhas.

Mas eu sabia, a recusa era uma certeza para mim.

Quanto a trabalhar, nao faco outra coisa e vivo a conta dele, nao a custa de muitos "beneficios" conseguidos no antigamente e valendo-se do "status" de sr. dr. juiz que "julgava" a seu bel-prazer consoante as benesses. E nao me faca falar mais.


De Miguel a 28 de Julho de 2009 às 09:29
O Ricardo Costa parece aqueles tipos que fogem de andar à porrada, e quando já estão e, casa dizem que podiam ter morto os gajos com um só soco, mas que por acaso estava vento e tal, e até tinha comido qualquer coisa estragada.

Não desceu o FCP, primeiro: Quem tem rabo tem medo. Segundo, as decisões dess sr. ainda vão ser alvo de uma apreciação. Curioso no entanto, o gâudio que as declarações de um zé ninguém provocam num grupo de adeptos, que à falta de vitórias desportivas, tentam fazer desta derrota jurídica uma vitória moral. Pobres coitados, é que nem nos tribunais nos conseguiram ganhar.


De Viriato de Viseu a 26 de Julho de 2009 às 14:22
Meu caro,

O LFV só não é um Empresario de Sucesso no futebol, como de facto o é na vida civil, pois podia, a par de comprar alguns bons jogadores, também adquirir "Bons" árbitros.

Outros fazem-no e com o sucesso que se pode ver!!!

Estou convicto de que ainda náo é desta que vamos ganhar o campeonato, nem nos tempos mais próximos, porque o XISTREMA/OLARAPIOSO é o mesmo e já tem direitos de AUTOR!!!

Desde que o Benfica jogue com garra e enche a nossa Sagrada Catedral, já fico muito contente.

Também estou à espera de uma boa prestação da UEFA, pois os XISTRAS/HENRIQUINOS/OLARAPIADOS e SOUSAS, são outros!!!

E não penso eu de que....
.


De António de Souza-Cardoso a 26 de Julho de 2009 às 17:38
Eu sou mais ambicioso. E acho até que outro campeonato que temos que ganhar é o da luta pela verdade desportiva.


De Lúcifer a 26 de Julho de 2009 às 12:36
sr. antónio:
o sr , é uma pessoa desonesta, em absoluto. A imagem que publica da Águia dá uma ideia errada. Publique a imagem na sua totalidade. A Águia nao está de cabeça curvada numa atitude derrotista. Está a olhar de cima para baixo, para o dragao, símbolo pobre do seu clube.O seu ódio a Luís Filipe Vieira é inversamente proporcional ao seu benfiquismo. A estratégia do novo benfica de entregar o BENFICA, à Olivedesportos falhou rotundamente, nao nos venha agora com ressabiamentos bacôcos.


De António de Souza-Cardoso a 26 de Julho de 2009 às 17:41
Nao cortei nenhuma imagem. Tirei-a do google tal como está. Aviso o que se insistir no tom insultuoso deixarei de publicar os seus comentários.


De André a 26 de Julho de 2009 às 11:44
Bem, para começar, e pegando nas duas últimas épocas onde o investimento foi grande e as vitórias escassas (uma mísera Taça da Liga), devo dizer que este ano não sofro da "sindrome da euforia de pré-época". É óbvio que acredito que voltaremos ao trilho das vitórias, mas há que ser realistas. Mais uma vez partimos atrás dos nossos rivais, já que um mantém a espinha dorsal da sua equipa e o outro, apesar de ter contratado uma equipa nova, todos sabemos daquilo que são capazes.

Devo dizer também que estou preocupado com a situação financeira do clube. Penso que até agora, e nestes últimos 3 anos (épocas desportivas), gastámos cerca de 70/75 milhões de euros. Não vendendo activos, não sei de onde vem este dinheiro. Espero que a actual direcção não esteja a hipotecar o futuro do clube com esta situação. É, no entanto, de louvar a tentativa de voltar a por o clube na mó de cima. Todos sabemos que os bons jogadores custam (bom) dinheiro, e se queremos voltar a ganhar temos que ter os melhores.

Não se pode acusar o presidente de nada fazer para inverter as recentes e sucessivas épocas de fracasso dos últimos anos. Está a fazer todos os esforços para dar a Jesus a melhor equipa possível para chegar ao topo. E apesar de termos bons jogadores esta época (Saviola não engana, é mesmo craque.), há outros jogadores que vieram, como Shaffer, que me suscitam muitas dúvidas se serão bons jogadores para o Benfica. É certo que estamos na pré-época ainda, mas o campeonato não tarda está aí e as dúvidas em relação ao plantel têm que ser resolvidas o mais rapidamente possível. Seja como for, espero que consigamos jogar na linha do que temos feito nestes jogos de pré-época e que hoje consigamos bater o outrora grande Ajax e vençamos o prestigiado Torneio de Amesterdão


De António de Souza-Cardoso a 26 de Julho de 2009 às 17:43
Concordo com o que diz André. Também tenho muita esperança que venceremos hoje à noite o Ajax


De Benfiquista de Leça da Palmeira a 26 de Julho de 2009 às 11:18
Este é sem dúvida o ASC da rua Heróis de África que há muitos anos conheci. Análise sem mácula do que realmente tem sido o nosso querido Benfica. Confesso que e não obstante os erros que nos últimos anos se têm cometido (têm sido muitos e de grande amplitude), não nos resta outra atitude que a de apoiar incondicionalmente estes órgãos sociais, independentemente de gostarmos os não do estilo, já que após o recente acto eleitoral têm total legitimidade para colocar em pratica os seus ideais na gestão do clube. Em minha opinião, as alternativas a esta direcção não me pareceram à altura da dimensão do Grandioso Benfica, a do Dr. Bruno Carvalho sem projecto e a do Benfica vencer vencer, com uma única intenção, a da conquista os direitos televisivos que a muito breve prazo poderá constituir a galinha dos ovos de ouro para o nosso clube. Admitindo a subjectividade do acima exposto no que concerne ás alternativas a esta gestão, até porque como todos sabemos que o ASC era um fervoroso apoiante do Dr. Bruno Carvalho, para mim um dado objectivo é que neste momento todos os Benfiquistas deverão apoiar fervorosamente o Glorioso. Penso que algumas vezes nos esquecemos que os nossos adversários são o FCP o SCP o AJAX e não o Sr. LFV ou o Sr. Rui Costa.
Saudações a todos os Benfiquistas e um abraço para o ASC.


De António de Souza-Cardoso a 26 de Julho de 2009 às 17:50
Um abraço também para o Meu Amigo Leceiro (que saudades eu tenho do tempo de Leça) e a concordância de que este é um tempo de unidade e esperança em torno do Benfica.


De aguia optimista a 26 de Julho de 2009 às 11:00
Creio que a foto da aguia está mal colocada.
Deveria ficar ao alto.


De António de Souza-Cardoso a 26 de Julho de 2009 às 17:44
A águia está sempre no ponto mais alto porque simboliza a ambição absoluta. olha para baixo para ver quem a segue nessa ambição.


De ambicioso não palerma. a 26 de Julho de 2009 às 22:31
Diga o que quizer mas a aguia está mal colocada.

Obviamente, não a quer colocar ao alto. Problema seu.
Depois ameaça que corta comentarios mais contudentes. Aguente-se.


De António de Souza-Cardoso a 27 de Julho de 2009 às 10:23
O meu amigo é daqueles que muda de nome a toda a hora. Bom eu até poria a águia para cima só para não não o aturar, mas confesso que não sei. Se me explicar e não der muito trabalho eu faço-lhe a vontade.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds