Quinta-feira, 25 de Junho de 2009

António de Souza-Cardoso em 25/06/09 | comentar

Nós, os portugueses, temos o defeito ou a virtude de contextualizar. Quando temos um assunto para tratar adornamos a conversa, giramos em torno da questão, aproximamo-nos perigosamente, voltamos à esquiva e só mais tarde, com o interlocutor derreado, lhe espetamos a faca, se é que ainda sabemos o que é o assunto.

Como empresário luto muito contra este vício. Não se consegue uma reunião sem um intróito repleto de cortesias ou salamaleques. Sem “criar ambiente”. Como se estivéssemos ali por essa razão. E somos habitualmente mais eloquentes e eficazes a falar do que não interessa do que a “matar o galo”. Julgo que a produtividade portuguesa subiria vertiginosamente se nos proibíssemos a todos e aos que connosco trabalham de fazer outra coisa senão tratar do assunto que nos reuniu.

O mesmo ocorre com o futebol. Tendo a beleza que tem, o futebol latino ganha em estética o que perde em contundência e eficácia. Os “rodriguinhos” são bonitos mas não ganham jogos. E porque muita vezes, nós os aficionados, aplaudimos e confundimos as coisas, passamos para os jogadores a tentação de se envaidecerem e de serem excessivamente individualistas, o que num jogo táctico e colectivo como o futebol pode fazer toda a diferença.

Tinha começado este artigo por uma frase que apaguei e que agora recupero: “Hoje apetece-me ser objectivo”. Vejam lá o “teclado” e o tempo que já gastei em criticar aquilo que acabo de fazer.

E agora sim. Claro que temos que falar de eleições.

Toda a gente (então nos Blogs!) fala de independência, mas confesso que vejo muito pouca independência de quem quer que seja. Julgo até que o que existe é preconceito por aquilo que é novo, que mexe, que perturba que inquieta. Aparentemente preferimos estar quietos, na nossa vidinha leda e calma, ainda que à mesa (benfiquista) nos chegue o mesmo arroz e feijão do costume (promessas, novos ciclos e os mesmos terceiros lugares). Temos pouca ambição e não raras vezes mostramos inveja e ressentimento por quem a tem.

Também nos envaidecemos quando nos consideram. O actual Presidente do Benfica desmultiplica-se em convites a quem lhe possa dar a notoriedade e a credibilidade que lhe escapa, ou a quem o possa criticar ou fazer sombra. Registo os convites a antigas glórias do Benfica que hoje (e bem) vivem do Clube, como briosos profissionais. E tenho pena que em período eleitoral se não respeite a sua independência e se abuse da sua necessidade. Registo ainda, com simpatia para quem foi convidado mas com ironia para quem convidou, que os dois Bloggers do Novo Benfica que se demitiram, pelas razões que então apresentaram, foram ambos convidados para a Comissão de Honra da (re)candidatura do actual Presidente.

Já disse muitas vezes que nada tenho contra Luis Filipe Vieira. Mas não gosto dos seus métodos que me parecem reveladores da sua falta de estatura e elevação. Para mim pior do que não ganhar só mesmo ganhar de qualquer maneira. Isso é um culto que se instalou a Norte e contra o qual eu sempre lutei.

Objectivamente para os muitos comentadores que criticaram na altura: Eu não avisei na saga do Treinador (vejam o post de então que tanto criticaram);

O mesmo para o golpe estatutário que foi dado. Vieira que já só precisa de um “Boby” e de um “Tareco”, demitiu-se. Porquê? Agora até os seus apaniguados com medo dos mesmos estatutos, falam que por causa “instabilidade”. Que instabilidade?

 Falem verdade!

 Demitiu-se para ficar com o melhor de dois mundos: Preparar a próxima época e contratar quem bem lhe aprouvesse (os 100 jogadores que já contratou não eram suficientes…) e, simultaneamente não permitir uma boa preparação do período eleitoral porque sentia crescer a oposição interna. Uma chapelada, como eu então disse, e ficou provado.

Também falei da elegibilidade da candidatura de Bruno Carvalho. Mesmo os não afectos a Vieira disseram que não. Que a letra dos estatutos (boa ou má) era clara. Expliquei (vejam no post) que era precisamente a letra e o espírito dos estatutos que caucionavam essa legitimidade.

Por isso é que, sem preconceitos, desafio todos os benfiquistas a pensarem o que está em jogo nesta disputa eleitoral. Conheço o Programa do Bruno Carvalho porque está publicado no seu site. Ainda não conheço o de Luis Filipe Vieira (mas estou seguro que vai existir). Gostava que fossem discutidos com espírito crítico e com abertura. Que fossem também reflectidos e discutidos os caminhos e garantias que cada projecto nos dá para um regresso do Benfica à liderança.

Que fosse discutida com clareza e transparência a situação financeira do Clube. As justificações para o aumento brutal do passivo. A estratégia para a publicidade, o merchandizing  e os restantes direitos televisivos. O projecto para as amadoras (Vilarinho deixou cair recentemente a máscara numa das suas gaffes habituais), para as Casas do Benfica, para as Claques. As mudanças na gestão (principalmente da gestão desportiva), na organização e na cultura de rigor e responsabilidade que o Benfica deve ter.

Enfim, para tudo o que pode fazer o Benfica voltar a ser grande.

Para já o que tenho visto mostra que Bruno Carvalho já foi muito mais longe do que lhe vaticinaram. Não se ia candidatar? Candidatou-se. Não lhe iam aceitar a candidatura por inelegibilidade? Foi aceite. Não tinha ideias nem Programa? Já os apresentou. Não tinha pessoas para os Órgãos Sociais? Estão apresentados também.

Paulatinamente fez um projecto que (goste-se da pessoa ou não) merece ser discutido. Porque do outro lado sabemos que vêem aí muitas promessas mas também sabemos já o que a “casa gasta”.

António de Souza-Cardoso

 




63 comentários:
De rui a 2 de Julho de 2009 às 00:49
por muita razao que o bruno carvalho tivesse perdeu-a toda com a ida para os tribunais quando viu que nao tinha a minima hipotese de ser eleito nas urnas. o que sera que os benfiquistas pensam de um homem socio á apenas 6 anos, do norte, que fala sempre no porto como exemplo, nunca condenando a corrupçao e que mete processos em tribunal apenas para ser presidente do SLB? ainda por cima depois de ter criticado o rui costa, jorge jesus, varios jogadores etc etc... que é que bruno carvalho quer na verdade? o bruno carvalho cada dia que passa ganha mais inimizade por parte dos socios e adeptos, mesmo que fosse judicialmente eleito presidente do benfica os socios iriam manifestar-se contra bruno carvalho e provocar a demissao emediata. estamos a começar a nova epoca e o benfica mais que nunca precisa de paz e establidade e infelizmente neste momento apenas filipe vieira podera garantir isso, ate porque o bruno carvalho prometeu caso fosse eleito novas eleiçoes para daqui a 6 meses, em plena epoca desportiva desestablizando a equipa e o clube dessa forma. infelizmente ás vezes é preciso uma ditadura para que as coisas funcionem, o que seria do porto, angola, cuba, china etc se nao tivessem um regime ditaturial??? angola é o pais em maior desenvolvimento de africa, cuba o pais mais estavel da america latina, china o pais com maior desenvolvimento no mundo e o porto tem ganho de tudo. deixem filipe vieira ficar la mais este mandato porque infelizmente neste momento é o melhor para o benfica.


De AMART a 1 de Julho de 2009 às 09:31
Ninguem entende esta gente do B.C.. Clamam por eleições antecipadas e demissão do Presidente. Agora Aqui d'el rei que ele não se devia ter demitido e patati patata. O plan BC/PC não está a resultar é isso. Deixem trabalhar quem dá mostras que o sabe fazer. O BENFICA não é para aventureiros com menos de um ano de sócio (pq será??!!!). Nunca lhe li nos posts VIVA O BENFICA


De jotaeme a 29 de Junho de 2009 às 10:10
Citando:(...)"Já disse muitas vezes que nada tenho contra Luis Filipe Vieira. Mas não gosto dos seus métodos que me parecem reveladores da sua falta de estatura e elevação. Para mim pior do que não ganhar só mesmo ganhar de qualquer maneira. Isso é um culto que se instalou a Norte e contra o qual eu sempre lutei" (...), MAS ENTÃO O TRAUMA É ESTE?
EU PENSAVA QUE JÁ TINHA PASSADO Á HISTÓRIA!
Citando: (...) "Vieira que já só precisa de um “Boby” e de um “Tareco”, demitiu-se. Porquê? Agora até os seus apaniguados com medo dos mesmos estatutos, falam que por causa “instabilidade”. (...). MAS QUE DIABO É MESMO UM CASO DE PSICÓLOGO! SEMPRE A BATER NA NESMA TECLA! DESGRAÇADO DE PIANO! JÁ NÃO TEM AFINAÇÃO POSSÍVEL! FRASES DESTAS NEM O JOÃO GABRIEL!
Eu vou falar com o P.C. para vos deixar ganhar uma vez, para ver se acalmam...
Jorge Madureira


De IAMRED a 28 de Junho de 2009 às 19:25

Pois meus caros benfiquistas, na minha modesta opinião, a responsabilidade está em nós, ou seja, nos adeptos. Todos nos dizemos benfiquistas, mas quando as coisas correm menos bem, procuramos de imediato um "culpado", na maioria das vezes o sujeito que apita os jogos e logo de seguida o treinador, quando a cabala do 1º culpado começa a cansar...
Não sabemos esperar, ter a virtude de sermos uma claque ao nível do clube que defendemos; mesmo em época de maus resultados, os adeptos defendem as suas equipas; nós não defendemos o Benfica, mas ainda atacamos tudo à volta...e consequentemente...dentro.
As Direcções dos ultimos anos só são responsaveis por obedecerem aos adeptos: se esta equipa, treinador, jogadores, arrumador de sapatos..não serve, mude-se e arranjem-se novos...E a malta aplaude e volta a sonhar com a grandeza que tarda em chegar...Mas grandezas não se conseguem numa época e muito menos com equipas sempre renovadas. O FCP consegue esse feito...mas sobre isso,muita coisa haveria para dizer, no capitulo de gestão, organização, método e objectivo. O SLB vive de sonhos e alimenta-se de glorias passadas e só quando nós, os adeptos de verdade, soubermos esperar por 1 ou 2 épocas em crescendo,para na 3ª sermos campeões nacionais...com a mesma estrutura, equipa e vontade de vencer...aí talvez valha a pena sonhar...porque finalmente apercebemo-nos da dura realidade: nada se consegue sem esforço...mesmo tendo uma águia ao peito, aliás, é mesmo por termos uma águia ao peito que deveríamos liderar pelo exemplo.


De Carlos Novais a 28 de Junho de 2009 às 18:10
deixem trabalhar quem é serio.Votem Filipe Vieira


De OFF TOPIC a 28 de Junho de 2009 às 16:54
Ao gestor deste espaço as minhas desculpas, mas como se trata de benfiquistas eu queria perguntar ao forum se "navega por cá" alguem ligado ao BASTA (Benfiquistas Anónimos Saturados de Tanta Aldrabice)WWW.BASTA2002.com.É que ao entrar no fórum do mesmo, salta logo um "cavalo de tróia", já agora tambem um alerta.Com os meus agradecimentos


De Rui Menezes a 28 de Junho de 2009 às 15:26
Nação benfiquista:

Em quase 60 anos de benfiquista, e com excepção de Vale e Azevedo, nunca vi nada assim!

A linguagem, a forma, os modos utilizados por Bruno Carvalho e seus correligionários não me soam a "benfiquismo"!

BC não resiste a endeusar tudo o que ressume do sagrado espírito do bem-aventurado "papa da corrupção", fugindo, como o Diabo, da Cruz, a falar da mesma, da dita corrupção.

Do clube do "papa" até os adjuntos de treinadores são bons. Do clube do "papa" todos os métodos são aceitáveis, para não dizer: "ensinamentos a seguir devotamente como uma religião redentora".

Causa-me certo espanto o ele não se ter lembrado de juntar ao tal Azenha ( apenas conhecido?, por um canal de Tv o haver convidado a "votar palavra"), dizia eu: causa-me estranheza não ter juntado ao tal Azenha o Rui Barros, o Baía, o Jorge Costa como adjuntos; o Paulinho Santos como preparador físico; talvez o Madureira e o guarda-Abel como orientadores espirituais.

Assim, sim, teriamos uma equipa ganhadora, embora o dito Senhor já vá aceitando o Jorge Jesus como treinador; embora o mesmo, após criticar os capitães do SLB, até já prometa o Nuno Gomes ( um dos tais capitães, conjuntamente com Luisão); embora o referido sujeito, após criticar o passivo do SLB, afirme ter à sua disposição um crédito bancário de 20 milhões para engrossar o passivo do glorioso...

Numca tal vi na minha vida ( quase 60 anos de benfiqusita), com excepção, como já o disse atrás, do tenebroso Vale Azevedo de todas as desgraças, desgraças que não foram maiores porque LFV, com todos os seus defeitos, conseguiu sanear a tempo, devolvendo ao Glorioso a Honra e a Dignidade do passado!

Em LFV critico o não perceber nada de futebol, mas sobeja-me ainda felizmente o bom-senso de reconhecer que foi ele quem salvou o meu Benfica: o Benfica de Cosme Damião, Bogalho, Queimado, Borges Coutinho, irmãos Brito, Fernando Martins, Eusébio, Coluna, Sheu, Toni, Chalana, Humberto Coelho, Carlos Lisboa, Nelson Évora, Rui Costa...

É por este Benfica que eu pugno e luto!

Viva o Benfica!


De Marreta Vermelho a 28 de Junho de 2009 às 11:06
Gostaria de tentar entender algumas coisas aqui. Mais de uma vez o ASC falou aqui com a reprovável existência de sócios de 1ª e 2ª. Ora isto é uma falsa questão, o Benfica tem diferentes tipos de sócios, os infantis e os menores, que são definidos pela idade e não têm opção de terem outro estatuto até atingirem a idade para tal. Apesar de terem os benefícios que os outros têm, no que diz respeito a entradas em jogos. E depois existem os sócios efectivos e os correspondentes, quando alguém maior de idade decide tornar-se sócio do Benfica, se morar a mais de 50kms de Lisboa, pode optar entre ser efectivo ou correspondente, o que o Sr. BC disse numa entrevista na SIC n. é mentira, não é automático, é a pessoa que declara essa vontade no acto da inscrição. Mas tendo o direito de ser correspondente, nada o obriga a tal, existem milhares de sócios no Porto em Braga em Viana do Castelo ou na Austrália, que são sócios efectivos. Quando alguém opta por ser correspondente, está a assumir que pretende ligar-se ao clube, mas que não pode participar activamente na vida associativa, então pretende ser um sócio mas com limitações e por isso mesmo pagando menos. Mas é um acto assumido por quem o toma. E agora já nem os bilhetes para o futebol são a preços diferentes, quando eu me tornei sócio, os efectivos tinham entrada livre nos jogos de futebol, excepto em 4 jogos considerados "dia do clube", enquanto os correspondentes só tinham direito a 4 jogos gratuitos por época. Hoje apesar dos correspondentes pagarem cotas mais baratas, pagam o mesmo que eu para assistirem aos jogos. Portanto é desonesto alguém tomar a decisão de ser correspondente, e depois alegar que não tem os mesmos direitos, pois as coisas são bem claras.
Em relação ao BC e a este assunto, duas questões se me colocam, como é que alguém que se diz tão ferrenho demorou 35 anos a decidir ser sócio do Benfica, e não terá sido por dificuldades financeiras na certa. E quanto tempo é que alguém, segundo o próprio disse na entrevista á SIC, que demorou 4 anos a perceber que afinal era sócio correspondente e não efectivo, quanto tempo demorará a perceber como se gere um clube como o Benfica ?


Cumprimentos


De Jorge Ferreira a 28 de Junho de 2009 às 00:16
PRECISAMOS DE UM BENFICA VENCEDOR, A SUA HISTÓRIA NÃO MAIS PERMITE QUE " PÁRA QUEDISTAS " QUE CHEGAM, SABE-SE LÁ DE ONDE, TOMEM CONTA DOS DESTINOS DE UM CLUBE QUE TEM UMA HISTÓRIA ESCRITA A OURO NO FUTEBOL EUROPEU. OS BENFIQUISTAS NÃO PODEM MAIS ACEITAR O QUE VEM ACONTECENDO NO CLUBE, A SUA GLÓRIA ESTÁ A CADA ANO, SENDO APAGADA PELOS CONSTANTES INSUCESSOS DESPORTIVOS, OS CLUBES VIVEM DE TÍTULOS, É PARTIR DELES QUE VEM TODOS OS OUTROS SUCESSOS (PATRIMONIAL E FINANCEIRO). PRECISAMOS DE UM PRESIDENTE QUE ENTENDA, ALÉM DE ADMINISTRAR A EMPRESA, ENTENDA DE FUTEBOL, QUE TENHA ESSA SENSIBILIDADE E SAIBA QUE FUTEBOL É MAIS DO QUE CONTRATAÇÃO DE JOGADORES, É PRECISO SABER TRABALHAR COM ELES PARA QUE RENDAM TODAS AS SUAS POTENCIALIDADES, É PRECISO COMPLEMENTAR AS CONTRATAÇÕES COM VARIADAS AÇÕES PARA RENTABILIZAR OS SEUS SERVIÇOS, E O SR.LUIS FILIPE VIEIRA NUNCA SOUBE FAZER ISSO, PRECISA TER AULAS COM O PINTO DA COSTA, NESSE SENTIDO. NÓS BENFIQUISTAS, QUEREMOS APENAS TÍTULOS NACIONAIS E EUROPEUS, AS DUAS ULTIMAS GERAÇÕES NÃO VIRAM O BENFICA SER CAMPEÃO EUROPEU, ISSO É MUITO TEMPO PARA QUEM QUER SER UM DOS GRANDES CLUBES DO MUNDO.


De manuel moreira a 26 de Junho de 2009 às 23:39
O que está em causa não é, para mim, o facto de Bruno Carvalho ser ou não um bom candidato ou se será um bom Presidente. Para mim é o único que neste momento dificil se apresenta e em quem posso votar (20)! Os homens da situação criticam porque ninguém aparece quando é preciso e porque alguém aparece, quando não deve ser preciso!!!
O que é necessário compreender é a manobra e falta de qualquer espírito democrático e ético de quem está à frente dos destinos do Benfica nesta altura. Enquanto demissionário, continua, alegremente a contratar jogadores - hoje o Saviola. Já li que quem se demitiu foi a direcção do clube e não da SAD e portanto esta pode continuar a contratar jogadores - actividade que nem sequer seria posta em causa se a direcção da SAD também estivesse demissionária.
Acontece que o clube é o Maior accionista da SAD e portanto seria de bom tom que a direcção da SAD não agisse sem a cobertura do accionista maioritário! Mas Vieira não quer saber desses pequenos detalhes éticos que não se aprendem na escola mas na VIDA, que esse senhor tanto gosta de realçar por não ter tido acesso (ou inteligência) para passar da escolaridade obrigatória da altura.
Mas, muito mais grave é agora assinar o contrato com a Sagres por 12 (doze) anos - o total de quatro mandatos, comprometendo não só a sua próxima Presidência mas as três seguintes. Mais, fá-lo num momento de crise do clube e das empresas. O que poderia valer este contrato depois do Benfica ser campeão duas ou três vezes seguidas e a crise mundial ter desanuviado? (embora seja mais fácil a segunda que a primeira com a actual direcção).
E o mais grave é que - tenho quase a certeza - estas receitas de doze anos serão antecipadas para fazer face à vinda de "reforços" e as direcções vindouras não terão um cêntimo desse patrocínio para gastar.
Uma última referência à golpada da antecipação das eleições: qual dos apoiantes desta manobra do sr. Vieira acha que Manuel Vilarinho ganharia as eleições em Julho de 2000, se Vale e Azevedo tivesse procedido da mesma forma: eleições marcadas com 3 semans de antecedência na altura em que contratava Marchena, Van Hojdonk e F. Meira, por exemplo??? Nem com 2 Jardéis!
Obrigado pela atenção que este último parágrafo lhes possa merecer.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds