Terça-feira, 23 de Junho de 2009

José Esteves de Aguiar em 23/06/09 | comentar

 

O nosso Grande Benfica não para de nos surpreender. Desta vez, a propósito das eleições e, certamente, sem nos dar razões para nos sentirmos orgulhosos.

 
Que me lembre, é a primeira vez em que tantas circunstâncias pouco habituais se entrecruzam, a saber:
 
1 - As eleições foram antecipadas – no meio de grande polémica – tendo levado um sócio a apresentar uma providência cautelar com vista a suspender a aplicação da decisão de antecipação. Entretanto, sem qualquer explicação plausível, o mesmo sócio desistiu da providência cautelar que havia interposto – antes mesmo de a mesma ser apreciada pelo Tribunal - apenas alegando o seu Advogado que “Nos últimos dias estava a ser procurado por muita gente, por isso resolveu desistir para preservar a tranquilidade familiar”. Passará pela cabeça de alguém, ao interpor uma providência cautelar relativa às eleições do Benfica, com todo o mediatismo que tal necessariamente implica, que irá passar despercebido? Convenhamos que não é propriamente o mesmo que requerer o arresto de uma viatura de um qualquer cidadão anónimo…
 
2 - Temos duas candidaturas apresentadas com os pré-requisitos cumpridos – a de Luís Filipe Vieira e a de Bruno Carvalho - e uma outra candidatura – a de Carlos Quaresma – que nem sequer apresentava um número suficiente de elementos para preenchimento dos órgãos sociais (apenas apresentou 11, quando deveriam ser 20…), pelo que não foi possível validá-la.
 
3 – A candidatura de Bruno Carvalho foi apresentada a bordo de um avião e confesso que até hoje me escapa a lógica de tal aparato. Parece-me que, desta vez mais do que nunca, precisamos de candidaturas com os pés bem assentes no chão. Não consigo perceber qual a mais-valia (excepto para a TAP) de ser apresentada uma candidatura num avião especialmente fretado, numa altura em que há tantos Benfiquistas que se vêm obrigados a escolher entre pagar as quotas do Clube do seu coração, ou fazer umas comprinhas necessárias no supermercado…
 
3 - As duas candidaturas apresentadas e validadas em princípio, encontram-se sob análise, devido a eventuais incompatibilidades estatutárias.
 
A de Luís Filipe Vieira por Bruno Carvalho alegar não ser estatutariamente possível os membros de órgãos sociais que apresentem a demissão recandidatarem-se antes de decorridos seis anos;
 
A de Bruno Carvalho por, alegadamente, não possuir um número de anos suficiente, como sócio do Benfica, para lhe ser estatutariamente possível candidatar-se a Presidente do nosso grande Clube.
 
Ou seja e no limite, se as objecções levantadas a estas duas candidaturas fossem atendidas por quem de direito, nenhuma delas poderia seguir por diante! De repente, umas eleições antecipadas ficariam desertas, uma vez que já não é possível apresentar qualquer outra candidatura a tempo da data marcada para as eleições.
 
4 – Uma outra putativa candidatura – a do Movimento Benfica, vencer, vencer – não chegou a passar de um projecto, uma vez que o candidato supostamente escolhido há cerca de três meses (José Eduardo Moniz) afinal só terá sido convidado à última da hora e não teria tempo para preparar devidamente a sua candidatura. Será que se tratou de uma segunda escolha, a qual só avançou depois da recusa de outro potencial candidato?
 
5 – Ainda quanto a esta última hipótese de candidatura, surge agora uma teoria de eventual conspiração, a fazer lembrar os tempos de 1580. Os castelhanos estariam a preparar-se para tomar de assalto o Benfica, visando os potenciais lucros que lhes poderiam ser propiciados pela marca e pela televisão privada.
 
No meio de todos estes factos, ditos e desditos, ficam os Benfiquistas com um sabor amargo na boca. Bem sei que o Benfica é um alvo extremamente apetecível, mas será que não poderíamos ter uma campanha um pouco mais normal?
 
E será que, após as eleições – sejam elas quando forem e com quem forem – seremos capazes de fechar as feridas profundas que têm vindo a ser abertas?
 
Os nossos adversários mais directos esfregam as mãos de contentes com o circo que está montado e só esperam que, no final, a barraca venha abaixo.
 
Compete a nós, Benfiquistas habituados a cair e a reerguer-nos, unir esforços para evitar que tal aconteça. Compete também a nós, Benfiquistas indefectíveis, transmitir aos nossos candidatos que não gostamos que ofereçam aos nossos adversários, de mão beijada, motivos para sermos objecto de chacota.
 
PS – Ao meu amigo António de Souza-Cardoso, que fez o favor de se referir (também) a mim no seu último post, gostaria de esclarecê-lo: de facto sou, em princípio, apoiante do actual Presidente do Benfica, pelas razões que apontei no meu post “Certezas e Equívocos – Parte 2”, mas prezo-me de ter o espírito suficientemente aberto para analisar as alternativas. Quanto a estas, confesso que esperava bastante mais.
 



34 comentários:
De Joan a 25 de Junho de 2009 às 17:16
Um ministro na apressentação da comissão de honra(?) do Vieira?... Cá está mais uma explicação, para impunidade deste senhor.


De Nelson Vicente a 25 de Junho de 2009 às 11:14
Li atentamente o texto e faço minhas, as tuas palavras. Mas permite-me que desse mesmo texto faça algumas conclusões.

Candidatura de Vieira: Dizem os estatutos que os membros do Benfica devem sempre servir o Benfica de uma forma desinteressada. Devem também, conservar sempre os superiores interesses do Benfica. Penso que estes estatutos são claros e não levantam duvidas.
Vieira os seus orgão sociais fizeram a demissão em bloco a fim de provocar eleições antecipadas. A minha questão é: Onde, em que parte deste processo, estas eleições antecipadas vão beneficiar e salvaguardar os superiores interesses do Benfica? Em parte nenhuma!!! O Sr. LFV alega na acta - segundo disse - que o fez por considerar que o clube se estava a afundar num clima de instabilidade. Coloco mais uma questão: Essa instabilidade vinha de fora para dentro? Segundo LFV, sim! Outra questão: E será que ao provocar as eleições, a instabilidade não passou agora a vir de dentro para fora? O que nos leva à primeira questão: ONDE SERVIU ISTO PARA OS SUPERIORES INTERESSES DO BENFICA???
Parece-me claro que isto não passou de uma estratégia mal calculada de LFV para prorrogar a sua estadia na cadeira mais apetecida do desporto Nacional. Neste aspecto, concordo com o candidato Bruno Carvalho - a quem não reconheço valencias para gerir um clube da dimensão do Benfica - na medida em que LFV apenas considerou a sua situação pessoal. Sendo esta decisão, tudo menos desinteressada e muito menos para salvaguardar os superiores interesses do Benfica.

Penso que nem o Advogado mais ardiloso consegue argumentar na presença de um Juiz o contrário. Os estatutos são claros e não deixam margem para duvidas. É complicado desvirtuar aquilo que é claro como a àgua. LFV, parece-me, não vai ser Presidente do SLB!!! Mas como no Benfica, tudo é possivel.... a ver vamos!

Bruno Carvalho: Também esta candidatura mostra algumas permissas... Dizem os estatutos do clube, que para se concorrer a Presidente, é fundamental ser sócio efectivo no minimo à 5 anos. Acontece que, BC não o era. No entanto, o candidato recorreu a um artigo - que eu não sei envocar - que diz qualquer coisa como: Os anos de sócio seguidos que estão para trás - até à data em que passou para sócio efectivo - devem ser somados aos de efectivo. BC refugiou-se neste artigo, que lhe conferia 5 anos de sócio efectivo e apresentou a candidatura. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, Dr. Manuel Vilarinho, membro da direcção de LFV validou a candidatura.
E agora?

Acho incrivel como o Universo Benfiquista, tu incluido - sócio à quase 30 anos, membro respeitado da Ordem dos Advogados, Benfiquista ferranho e acima de tudo pessoa sensata - deixam a Presidencia do Benfica entrar neste embroglio. Penso sinceramente que qualquer Advogado com um minimo de valecia e capacidade de análise devia ter aconselhado o Sr. LFV a precaver-se desta situação. O Benfica, corre assim o risco de ter um Presidente com 5 anos de sócio! Mas o que raio é isto???

Em suma, Bruno Carvalho é um cadidato fraco, sem perfil, sem história como Benfiquista e que reserva na secretaria a hipótese de vencer as eleições. Para o lado de LFV, é evidente que foi posto em prática o esquema de "uma mão lava a outra". O Dr. Manuel Vilarinho, não podia e não devia ter considerado a candidatura de LFV como boa. Devia sim, ter inibido o mesmo de se recandidatar por um periodo não inferior a 6 anos.

Seja qual for o resultado de toda esta novela "Venezuelana", quem vai sair a perder é o Benfica, e disso já não tenho duvidas!


De kino gomes a 24 de Junho de 2009 às 16:15
sem querer fazer publicidade aconselho os benfiquistas a darem uma vista de olhos no blog bola na area e no blog do antonio boronha para verem duas opiniao imparciais sobre o estado do benfica e do seu presidente.
isto e o degredo total, so nao ve quem e cego ou masoquista.
e quem pensa que o vieria fez muito pelo benfica esta enganado, nada nos garante que se em fez do vieira estivesse outro ele poderia fazer melhor.
alem do mais o vieira encheu o benfica de ervas daninhas, o proximo presidente que qse cuide, ainda vamos ficar pior que no tempo do vale e azevedo.


De Anónimo a 24 de Junho de 2009 às 03:22
Falando sobre o meu benfica e tudo o que tenho vindo a acahar, digo algumas palavras.

Na minha opinião tudo tem timings e neste momento o timing do Luis Filipe Vieira acho que deveria chegar ao fim, nunca esquecendo o que ele fez pelo clube claro, vinha-mos de uma situação complicada e ao poucos ele ate conseguio equilibrar as coisas mas escaceiam titulos, e um clube como o Benfica vive disso, este ano ganhamos uma taça devido a uma polemica porque se não iamos em branco, um treceiro lugar que é algo que não satisfaz ninguem. Acho que era altura de entrar sangue novo.

Por outro lado acho que o Bruno carvalho não reune as condições para ser presidente do benfica, ok ele ate tem algumas coisas no projecto que deviam ser implementadas mas por outro lado não me agrada algumas coisas.

Uma coisa gostava que fosse alterada era a data das eleiçoes, em vez de se realizarem em outubro deveriam ser realizadas pouco depois das competiçoes acabarem!Ai sim todo e qualqur presidente iria se esforçar para mudar o rumo dos acontecimentos, visto sentirem a pressão.


De SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE a 24 de Junho de 2009 às 02:23
O Benfica está entregue aos bichos. No jantar desta noite o Presidente Vieira afirma que "O futebol é o principal cartão-de-visita deste clube. Queremos assumir a liderança e vamos fazê-lo", prometeu o líder benfiquista.

vamos fazê-lo?? então e a corrupção vai deixar de existir repentinamente?? ou tem sido apenas desculpa de "mau pagador"? mais banha da cobra


De Eduardo terra limpa a 23 de Junho de 2009 às 22:50
“ELEIÇÕES ANTECIPADAS
Bruno Carvalho em 02/04/09 | comentar | 182 comentários

Como todo o Universo Benfiquista sabe, este ano é ano de eleições para a Direcção do Sport Lisboa e Benfica, tendo eu já anunciado a minha candidatura a Presidente da mesma.

Nos estatutos do Clube está previsto que decorra o acto eleitoral no mês de Outubro, mais precisamente, entre o dia 24 e o dia 31.

Contudo, as eleições nesta data constituem um problema.

De facto, este calendário eleitoral compromete definitivamente o sucesso da próxima época.”

Caro José Aguiar:

Tenho lido os seus posts, mas ainda não tinha entrado em nenhum.
Porque me parece que neste caso da antecipação de eleições o candidato BC está a tentar tapar o sol com uma peneira, acima transcrevo o seu post s de 2/4 sobre as eleições antecipadas como ele escreveu.
Afinal no que ficamos?
O BC escreveu o que está acima, repito.....
Num gesto de demonstração de não apego aos lugares, demitiram-se em bloco e a assembleia geral convocou novas eleições.
Não era isso que o BC queria? a antecipação das eleições para preparar o futuro do Benfica ou o dele, caso ganhasse as eleições?
Vem agora, ao abrigo do artigo 22º. dos estatutos, com uma interpretação surrealista e acrescentada pelo dr. Pimentel, tentar por fora da corrida a lista do LFV.
Resultado antes das eleições e por despacho do douto dr._ Excomungados das fileiras do Benfica durante seis anos.
Conclusão : vitória do BC pela interpretação virtual de uns estatuto lidos à maneira que mais jeito dá.
Histórias de advogados.
Esta faz-me lembrar a estória da vaca da qual dois vizinhos reclamavam cada um ser dele.
Um consultando o advogado e apresentando as suas razões procurou ao causídico. então sr. dr. de quem é a vaca? para garantir um parecer a seu favor o lavrador ainda lhe levou umas galinhas, o advogado disse-lhe; - a vaca é sua.
De posse do parecer favorável o homem lá foi falar ao outro dizendo-lhe que o advogado lhe havia dito que a vaca era dele.
Não ficando o outro convencido do acontecido, municiado com dois leitões, foi falar com o advogado, oferecendo os laregos e expondo as suas razões. O advogado vendo que aquilo estava a render disse ao indivíduo. ó homem a vaca é sua.
Este, foi falar com outro reclamante da posse da vaca e disse-lhe o que o advogado tinha acabado de lhe dizer, que a vaca era dele.
Incrédulo o outro, o que havia oferecido as galinhas ao dr, foi ter com ele e questionou-o: - o sr dr disse ao outro que a vaca era dele, mas o senhor já me havia dito o mesmo a mim.
Desculpa do advogado; sabe homem, você apresentou-me argumentos de cácárácá e o outro trouxe argumentos de ronca de maneira que de facto a vaca é dele.
Cabisbaixo o homem saíu de casa do advogado sem saber o que fazer.
A mulher do advogado que tinha assistido a tudo, questionou também o marido: olha lá a um disseste que a vaca era dele e ao outro disseste o mesmo.
Afinal de quem é a vaca?
ESTÚPIDA diz o advogado já fora de si : NÂO VÊS QUE A VACA É NOSSA?
Mais comentários para quê?
Albardam-se os estatutos à necessidade que há de servir alguém?
Vamos lá haja decoro.
Já é altura do BC aterrar.
A direcção fez-lhe a vontade e agora age assim?
Pelo que depreendo parece ter medo de ir a eleições e quer ganhar na secretaria.

Já agora; a mim cheira-me que o BC quer ir para o Benfica a qualquer preço para conseguir dar cobertura nacional ao Porto Canal à custa do Benfica TV

Assuma-se

Viva o Benfica

Cumprimentos

EEBot


De Fumaça, Veiga & Prisa a 23 de Junho de 2009 às 20:57
A providencia cautelar foi rejeitada pelo tribunal.

Quanto a ameaças,,, Os tadinhos que que tenham em conta que os o tempo dos maus já acabou. Mudem de disco que isso foi chão que deu uvas.

Já os Filipes é coisa para dar que pensar.

A Prisa está na mer+++, com um passivo maior que o do Benfica. Andam mortinhos para sair do buraco. Vejam o jornal I de hoje, se ainda não tinham visto antes.

Trata-se de negociações entre tubarões da CS e TVs onse a posição do Benfica é muito mais importante que muitos têm em conta.

Abram os olhos ´socios do SLB.
Contra o nosso clube já temos os bem identificados.

O Moniz & Veiga não passarão.
Quanto ao BC é só fumaça.


De Manuel Moreira a 23 de Junho de 2009 às 20:03
De facto o candidato Bruno Carvalho tem alguma razão, quanto mais não fosse eticamente: se as pessoas se demitem a três meses da data marcada para o acto eleitoral é certamente porque não se vão candidatar. Se não porque se demitiriam, se querem concorrer de novo? Apenas para dar a "golpada".
Imaginem-se as próximas eleições autárquicas: marcadas para Outubro, o governo, prevendo maus resultados e tendo atempadamente escolhido os seus candidatos, resolvia marcá-las para 30 dias depois, deixando os partidos da oposição na barafunda da última hora para escolher candidatos, formalizar candidaturas, consolidar projectos.... Era difícil de acreditar que se pudesse fazer... mas no SLB pode e toda a carneirada do 3º lugar aplaude como um movimento inteligente! Pobre Benfica, para onde caminhas?


De Um Sócio Fundador a 24 de Junho de 2009 às 09:09
Cada um é carneiro à sua maneira.

E no fim vemos quais são os carneiros que ganham.

Entende ?


De um sócio fumador e não fundador a 24 de Junho de 2009 às 14:08
O Sr. Pinto da Costa tem precisamente o mesmo discurso. E que ganha, lá isso ganha.


De kino gomes a 24 de Junho de 2009 às 16:11
subscrevo 100 por cento o comentario do manuel moreira.


De Anónimo a 24 de Junho de 2009 às 19:19
Não, não entendo! O meu amigo quer ganhar as eleições, eu quero ganhar CAMPEONATOS!
Será, certamente, difícil com o Bruno Carvalho, mas com o LFV já sabemos que temos a melhor equipe e que este ano é que vai ser.... mais um 3º lugar... mas ele não tem culpa, não é ele que dá os pontapés na bola..... Acordem, há pequenas e insignificantes coisas que se chamam, por exemplo, Espírito de Liderança, Competência, Organização e Método que simplesmente se têm ou não e se conseguem criar ou não. O sr . LFV terá muitos atributos mas faltam-lhe estes - imprescindíveis nos dias que correm para ter sucesso em qualquer actividade!


De KADAFFI DA BORRACHA a 23 de Junho de 2009 às 18:43
nao entendo qual o seu espanto pela desistência da providência cautelar. Por acaso sabe ao certo o que é que o sócio quis dizer com:
"Nos últimos dias estava a ser procurado por muita gente..."
Realmente não se trata de um arresto de uma viatura, mas com determinados kadafis nunca se pode ficar descansado. Pode muito bem ir o socio na sua vidinha e de repente, não arrestam mas arrastam a viatura do socio ribanceira abaixo. É que os kadafis costumam mandar aqueles todo o terreno com 2 de altura e 3 de largura por isso a malta pensa 2 vezes e que se lixe a providência. É só gandulagem de fato e gravata


De José Esteves de Aguiar a 23 de Junho de 2009 às 19:40
Caro Kadaffi da Borracha: realmente não sei ao certo o que o sócio quis dizer com aquela frase, mas sei que qualquer pessoa que interpusesse uma providência cautelar tão mediática, estaria necessariamente exposta às atenções...


De Victor Amorim a 23 de Junho de 2009 às 23:39
O meu amigo como quer estar descansado refugia-se atrás desse nick "Kadaffi da Boracha".

Já vi Ratos com mais coragem...


De KADAFFI DA BORRACHA a 24 de Junho de 2009 às 09:14
Tem razão meu bom amigo que presumo ser Victor Amorim talvez sim ou talvez nim mas muito provávelmente nim. Infelizmente tem que ser assim não vá o diabo tece-las e tal como o outro comece a ser procurado por muita gente. Não entendi onde o meu bom amigo quis chegar com essa de já ter visto ratos com mais coragem. Não me diga que o nick KADAFFI lhe diz alguma coisa em particular mas tal qual bom rato comeu queijo a mais e não se recorda.


De Victor Amorim a 24 de Junho de 2009 às 23:03
Nem é talvez sim, nem talvez nim , é concerteza SIM.

Só quis chegar ao facto de abominar o insulto e a insinuação gratuita, nomeadamente sob a capa de um nick .


De KADAFFI DA BORRACHA a 25 de Junho de 2009 às 09:19
quando as consciências não estão tranquilas é assim que reagem. Lá por te chamares Amorim não quer dizer que tenhas facturas de viagens ao Brasil passadas pelo FCPorto. Ou será que tens? Falando em insulto diz-me lá tu, preferias votar agora ou em outubro? o que deverias abominar é a malandragem e a chico espertice


De Abraão a 23 de Junho de 2009 às 18:40
Anda por aí um candidato que queria eleições antecipadas. Fizeram-lhe a vontade. Agora como já deu conta, por muitos apoios que tenha da parte do presidente condenado por tentativa de corrupção e outros, que vai ter meia dúzia de votos, agora diz que o Vieira não se pode candidatar, precisamente por ter feito aquilo que queria. Ou seja possibilitar as tais eleições antecipadas. O polvo move-se. Uns já mostraram porque se queriam candidatar e foram desmascarados. O outro que é sócio efectivo há um ano, nos anteriores andou a pagar quotas simbólicas, também lhe caiu a máscara. Há por aí cada piolhoso ...


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds