Segunda-feira, 15 de Junho de 2009

Pedro Fonseca em 15/06/09 |

Os últimos dias foram marcados pelo anúncio da transferência milionária de Cristiano Ronaldo de Machester para Madrid. No vulcão mediático que se gerou, muitas doutas opiniões verberaram o dinheiro aplicado nesta operação – 94 milhões de euros.
 Nada de mais errado. Florentino Perez sabe o que faz e o que faz fá-lo bem. O actual presidente do Real Madrid, conhecido por ter construído a famosa equipa dos “galácticos”, não investiu à louca. Pelo contrário, ele sabe que este e outros investimentos se pagam a eles próprios.
Estamos a falar, como já perceberam, de merchandising – que é a mesma coisa que dizer “venda de emoções”. Quantas “camisetas” de Ronaldo, de Kaká, de Villa, não se vão vender por estes dias na “Tienda Bernabéu”? E quem diz “camisetas” diz qualquer tipo de adereços que leve o nome destas estrelas…
Antes de começarem a chutar a bola no relvado do Santiago Bernabéu, estes novos galácticos já estão a fazer movimentar as caixas registadoras do Real Madrid. Por isso, os investimentos só são caros quando não trazem qualquer retorno.
Estamos a falar de merchandising, repito. Algo onde os clubes portugueses estão ainda na pré-história. Uns, FC Porto e Sporting, nunca poderão aspirar a recolher muitos frutos (verbas) desta actividade em virtude do seu mercado ser muito limitado – mais limitado o do Sporting do que o do FC Porto.
O Benfica, pelo contrário, tem perante si um mercado interno de seis milhões de potenciais clientes e um mercado externo que pode facilmente chegar aos 50 milhões. Poucos clubes no Mundo se podem gabar de ter tal dimensão e tal força de penetração ao nível das emoções que despertam. No passado, chamava-se a isto a “mística”, agora chama-se a “marca”.
Imaginem agora a febre que seria se juntássemos o passado glorioso, a mística e os êxitos desportivos do presente, que estão aí a chegar. Por isso, é que é preciso fazer uma inflexão nesta matéria do merchandising no Benfica.
O passado não foi risonho e as responsabilidades devem ser atribuídas à empresa que tinha essa tarefa (a TBZ). Eu sei, porque testemunhei, a insatisfação do Presidente do Benfica quanto ao trabalho que estava a ser feito nesta área. Agora, só pode melhorar.
Pensem nisto: quem consegue reunir mais de 500 pessoas num jantar à volta de um anúncio de que não se tem a certeza de que possa ocorrer, não deve temer os investimentos que estão a ser feitos, ou que possam vir a ser feitos. Basta que se saiba retirar deles o retorno devido, como o faz o Real Madrid, como vai estar preparado o Benfica para o fazer também.
Outro gerador de importantes receitas é o Museu do Real Madrid – o mais visitado museu de Espanha. Só quem tem uma História assim pode aspirar a garantir elevado número de visitantes. O Museu do Benfica é também um projecto com o cunho de Luís Filipe Vieira e, também ele, pode ser uma importante fonte de receitas. Por aqui se vê como o passado não é “coisa morta”, pelo contrário, deve ser fonte permanente de vida.
Mesmo sem retumbantes êxitos desportivos no futebol, ninguém pode renegar este mérito maior a Luís Filipe Vieira: ter levantado a marca e a mística do chão; ter, de novo, feito brilhar um nome que se arrastava na lama – Sport Lisboa e Benfica.
Post-Scriptum: Fez bem Luis Filipe Vieira em ter adiado o anúncio da sua recandidatura à Presidência do Sport Lisboa e Benfica. Há coisas que não podem ser ofuscadas por uma mera troca de camisolas.



Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds