Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

05
Jun09

O Futuro

Paulo Ferreira

Finda uma época atribulada e de maus resultados desportivos, esperar-se-ia uma preparação (com ou sem eleições antecipadas) da próxima temporada firme e personalizada que passasse a convicção de que os erros da preparação da época transacta estavam aprendidos.

 

Ao invés, denoto que mais uma vez uma enorme confusão na gestão da próxima época desportiva, os resultados financeiros a piorem dramaticamente e uma falta gritante de estratégia.

 

Seguindo por partes:

  1. Financeiramente a situação está pouco melhor que “dramática”! Com o passivo a aumentar e um resultado negativo de 18 milhões em 9 meses, nada de muito positivo se afigura. O esforço financeiro que foi feito para ganhar esta época (e a anterior) foi muito grande e infelizmente desperdiçado a todos os níveis. Falhou-se a fonte de receita da Liga dos Campeões, grande parte das “aquisições” são empréstimos e como tal não geram activos que se possam vender e nada se ganhou. Tal como já escrevi, perder é um péssimo negócio e o Benfica corre o sério risco de mandar abaixo o saneamento financeiro que já fez e a credibilidade que veio ganhando.
  2. A gestão do treinador do próximo ano não só tem sido mal feita, como neste momento a incerteza continua. Com isto vem a incerteza sobre o próprio plantel e temos depois o desgosto de ver alguns dos assumidos alvos a mudarem-se para norte. A continuar a este ritmo o que vai acontecer é que o início da próxima época será igual ao início da anterior, onde escasseou tempo para se trabalhar devidamente.
  3. Já me manifestei contra as eleições em Outubro, mas o que mais me tem custado é perceber que perante uma oposição a crescer e com alguns nomes sonantes, o Benfica assuma um possível volte face (não o confirmou mas também não o desmentiu) com o propósito de anular as hipóteses de candidatura. Mas afinal não é preferível para quem ama o Benfica abrir as urnas indiscriminadamente e ganhar democraticamente?

 

Em resumo, acho que os erros do passado não só são repetidos como acentuados e vamos partir para a próxima temporada novamente como o clube com maiores indefinições, incertezas, falta de tempo e ainda por cima com maior passivo e estrutura de custos. Depois provavelmente virá um ou dois “craques” e o pessoal fica cheio de esperança e tudo sai da memória…

 

Estou por isso muito preocupado com o futuro do Benfica. Quero um Benfica que vença e que respire saúde financeira e infelizmente sinto que tal objectivo vem longe.

 

 PS – O Benfica está a fazer uma época razoável nas modalidades, embora também aqui tenha faltado um pouco para o sucesso. Perdemos (com grande brio e carácter) com o FCP na finalíssima de Andebol, ficámos (com grande brio e carácter) nas ½ finais de Hóquei contra o mesmo adversário, em Voleibol já havíamos ficado pelo caminho, mas no Futsal depois de ganhar a Taça estamos no bom caminho no Campeonato e no Basquetebol dificilmente o título nos escapará. Nesta área o trabalho tem sido meritório, embora devamos ter ambição de alastrar o que já foi conseguido.

 

Saudações Benfiquistas,

Paulo Ferreira

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D