Quinta-feira, 30 de Abril de 2009

António de Souza-Cardoso em 30/04/09 | comentar

Vivemos dias de angústia e de incerteza.

 

 

 

Os principais paradigmas onde assentavam as democracias económicas ocidentais, caíram com estrondo.

O sistema financeiro que se impunha como corolário do capitalismo económico, implodiu de forma tremenda.

Os grandes e respeitáveis senhores da alta finança europeia, a quem cabia a responsabilidade de garantir a idoneidade do sistema, transmutaram-se em vulgares criminosos, amigos do ilícito e do alheio.

O sistema político a quem cabia a responsabilidade de fiscalizar e regular a economia e seus agentes deixou, por efectiva falta de comparência, que os produtos tóxicos contaminassem todo o mercado, a partir das intocáveis off-shores.

O sistema judicial e judiciário, a quem cabia a responsabilidade de prevenir e punir a ilicitude, demitiu-se de actuar, entretido que estava nos grandes processos mediáticos onde a responsabilidade também andou sempre escondida.

A crise resulta assim da absoluta declinação de responsabilidade das classes dirigentes. E o pior de tudo é que quem vai sofrer com esta falta de responsabilidade, são precisamente aqueles que não têm qualquer responsabilidade na situação a que chegamos.

Porquê toda esta lengalenga (?), dirão os meus Amigos, ansiosos que a “bola comece a rolar”.

A verdade é que o Benfica vive também uma crise profunda de resultados. Uma crise que por mais que nos custe tem já duas décadas. Uma crise que vem do preciso tempo em que, não deixando de ser os maiores, deixamos claramente de ser os melhores.

E esta crise está umbilicalmente ligada a uma crise de responsabilidade directiva que o Benfica tem atravessado. Um crise de liderança, de dar a cara, de assumir o que há para assumir, em nome do Clube e da sua grandeza.

Os dirigentes do Benfica das últimas duas décadas (com honrosas excepções) não têm assumido essa responsabilidade e, pior do que isso, não têm estado à altura das suas responsabilidades.

Vem isto a propósito das últimas declarações do Presidente do Benfica sobre a sua saúde, depois de ter corrido galhardamente 5 Km.

Disse o Presidente do Benfica no fim do “passeio” que estava bem fisicamente e que “para o ano ainda estaria melhor”. Só não podia era assistir aos jogos…

Eu julgo que nenhum Benfiquista aspira a que o seu Presidente ganhe uma maratona. Mas todos gostaríamos que o Presidente do Benfica fosse um verdadeiro líder – e o provasse estando com a equipe nos principais momentos que são quando ela joga. Quando ganha ou quando perde, que é o destino último de um clube de futebol.

 

Mas o nosso Presidente não. Não está lá. Demite-se dessa responsabilidade.

E também não tem qualquer culpa do desempenho do Benfica no já longo período em que tem responsabilidades directivas. Porque, apesar de ser o líder, não marca golos, não treina pessoas, não contrata jogadores.

A única coisa que o Presidente do Benfica parece ser capaz é de correr e… naquela entranhada mania de tudo adiar, promete-nos que para o ano ainda correrá ainda mais e melhor.

O Presidente do Benfica não quer ser o Líder do Benfica. Não suporta essa responsabilidade. E é por isso que eu acho que não serve para liderar o Benfica.

 

António de Souza-Cardoso

PS1. Pelo terceiro jogo consecutivo, o Benfica jogou melhor. Com outro modelo de jogo, o que eu defendi desde o inicio.Com Ruben Amorim no meio, como defendi desde o inicio. Com Nuno Gomes e Óscar Cardozo (marcou 6 golos em 4 jogos) na frente, como eu defendi desde o inicio.

PS2 – Continuamos a ser vítimas da (falta) justiça desportiva. Veja-se Rui Costa (o outro) e o escandaloso penalti que inventou (será que o faria se fosse contra o FCPorto?). Veja-se o castigo iníquo ao nosso Rui Costa (porque não a Paulo Bento de quem todos vimos a mãozinha a girar ?!)

 




58 comentários:
De O Atento a 5 de Maio de 2009 às 09:48
Bruno Carvalho não preenche os requisitos para ser eleito, tendo sido, aliás, emitido parecer nesse sentido. O empresário é sócio correspondente do Benfica desde 2002 e só no ano passado é que passou a efetivo.

De acordo com o ponto 2 do artigo 12.º dos estatutos, "só os sócios efetivos com mais de cinco anos consecutivos de filiação associativa gozam do direito consignado na alínea d)" do ponto 1. Nessa alínea, pode ler-se: "Ser eleito para os órgãos sociais."

O artigo 23.º, por sua vez, refere que "os cargos de órgãos sociais são desempenhados por sócios efetivos que, à data da eleição, perfaçam pelo menos cinco anos de filiação associativa ininterrupta nessa categoria".


De Bapu a 4 de Maio de 2009 às 03:53
Enquanto formos liderados por incompetentes, sem visão, o benfica vai ser isto.. Muito pobre. Contratamos jogadores por milhões de euros, apenas com os olhos nos resultados a curto prazo. Os resultados desta prática estão à vista. Há vários anos que o benfica "constroi" uma nova equipa a cada época que começa. Será que os sócios não conseguem deixar de ser tapados? Em poucas palavras se encontra uma solução: O benfica tem um presidente à 8 anos. Se este presidente fosse competente, este tempo seria muito mais que suficiente para construir uma equipa sólida, de sucesso. Mas construir, com os alicerces correctos, preocupando-se com o PROCESSO que é construir uma equipa, e NÃO mudar todos os anos de equipa só porque queremos resultados imediatos mas pouco duradouros, e muito susceptíveis a outras variáveis (como são a sorte, as arbitragens, o valor das outras equipas, etc). Quero deixar uma coisa muito clara: Pode-se estar a fazer um grande trabalho e não ganhar, e por outro lado, fazer um trabalho medíocre onde apenas nos interessamos pelo resultado (caso claro do benfica actual). Se baseramos o nosso sucesso/fracasso no resultado alcançado é um mau prioncípio, porque isso não depende apenas de nós. Agora, como é obvio, se os processos a ser utilizados forem sustentados, mantidos e bem consolidados, as hipóteses de ganhar mais frequentemente aumentam! Qual é a dúvida? Precisamos de um presidente com grande capacidade organizacional (parece-me o caso do Sr Bruno Carvalho), que entenda este tipo de factos, que são fulcrais para o bom funcionamento de QUALQUER organização. Mais, precisamos também de um bom treinador, ambicioso, que ponha as suas equipas a praticar bom futebol, metódico, muito organizado, e que tenha feito já um bom trabalho nas equipas por onde passou (ao contrário de quique que foi acusado de pôr o valência a praticar mau futebol, muito virado para as estatísticas). Portanto meus caros, sem me querer alongar muito mais, e sabendo que a mudança de presidente no benfica só depende de nós, apelo à união, para dotar este benfica de pessoas mais competentes, que devolvam a grandeza institucional que este clube tanto anseia e merece, que tem vindo a ser ridicularizada durante mais de uma década. É tempo de mudar.


De Miguel a 2 de Maio de 2009 às 12:32
Eu não sei é como é que o sr. antónio ainda tem paciência para isto.

Admite-se um plantel de um grande começar sem um defesa direito de origem?

Admite-se mandar embora o melhor defesa esquerdo do campeonato?

Admite-se ter um jogador como o bynia que não sabe dominar uma bola? Quanto mais fazer um passe?

Admite-se ir buscar o novo pelé e o pobre coitado nem sequer jogar no mónaco?

Admite-se deixar sair um dos pesos pesados do balneário, dono do meio campo do benfica?

Admite-se deixar um avançado como Cardozo no banco?

Admite-se jogar com um central a defesa esquerdo?

Os defensores do vieira(eu também sou, sou portista) dizem que o homem deu estabilidade.. Eu só me pergunto. E títulos? No futebol? Onde estão? Onde está a espinha dorsal da selecção nacional? Onde está o benfica das melhores equipas da europa em pouco tempo? Digo mais, onde está uma equipa do benfica? Que jogue um futebol minimamente decente?

E no entanto, ainda existe quem defenda o vieira sendo benfiquista. Motivo? Porque fala mal do pinto da costa. Só vejo esse. Dizem que o BC é oportunista. Sinceramente, não o vejo com pulso para presidente do benfica, mas quem o acusa de oportunista eu pergunto. Qual foi a pessoa que desde que está no benfica subiu no top das pessoas mais ricas de portugal? Quem foi? Qual o critério tão apertado para ser presidente do benfica, quando já lá tiveram um bêbedo, um aldrabão, um salário mínimo com piscina e ferraris e um vendedor de pneus? Onde está a altivez para se ser presidente do benfica? A resposta é fácil, o critério para ser presidente não é perceber de futebol. O critério passa por ver quem insulta mais o PC. E enquanto for assim, cá vamos nós passeando:)


De Gil Lopes a 1 de Maio de 2009 às 15:28
Tenham juízo.
Já tem idade.
O Glorioso começou a jogar melhor, porque os árbitros já não prejudicam tanto.
Se ainda tivesse-mos hipótese de chegar nem que fosse ao segundo lugar, não nos deixavam ganhar.
O grande problema do Benfica, é que os adeptos ainda não perceberam isso.
No inicio das épocas somos muito prejudicados, e quando já começa a parecer mal lá nos dão uma pequena ajuda para tapar o sol com a peneira
Nem com o plantel do Barcelona e Manchester juntos o Benfica tem hipóteses em Portugal.
Abram os olhos.
Façam como os outros clubes.
Eu por exemplo, já só bebo Sagres.
Façam os investidores deste País perceber a força do Benfica.



De norte vermelho a 2 de Maio de 2009 às 12:19
que o benfica de vez em quando é prejudicado ja vi eu e todos mas nao é por isso que joga mal .
nao é por isso que os jogadores nao reagem ás adeversidades
nao é por isso que á jogos onde o futebol é miseravel e a atitude miseravel é nao me venha com essa dos arbitros

na europa este anoi por exemplo á equipes como o werder bremen o hamburgo entre mais uns pobres clubes nas meias finais da taça uefa e porque nao está lá o benfica?
arbitros?????'
qualquer equipe media na europa neste momento ganha ao benfica


De RIVUS a 2 de Maio de 2009 às 13:08
Caro Sr. Gil: congratulo-me com o seu comentário porque julguei que era só eu a pensar desse modo mas, ainda bem, pelos vistos já somos dois. O que o amigo diz, tenho-o dito eu tantas vezes. Nem que o Benfica tivesse uma selecção de craques mundiais, cá em Portugal e enquanto as coisas se mantiverem como estão, nunca qualquer clube ganhará seja o que for. O que o sr. diz, ipsis verbis, também eu o subscrevo. E só não vê quem não quer ou lhe interessa que assim seja! Abraço!


De HERR VON BOLAS a 3 de Maio de 2009 às 22:25
bebes é demais!!!


De Anónimo a 1 de Maio de 2009 às 01:04
Chega sr.Antonio de Souza (tracinho) Cardoso.
Voce nao passa de um desestabilizador habitual com vista a lugarzinho na lista do Bruno Curvado.Tem direito a sonhar mas sabe que esse sonho nao se tornara realidade. Por isso mesmo o rotulo de desestabilizador, porque sabe perfeitamente que a sua "troupe" jamais ira sentar-se no comando do GLORIOSO. Se quser, use o lapiz azul de que tanto gosta. Satisfaca o seu ego.


De António de Souza-Cardoso a 1 de Maio de 2009 às 10:14
Eu publiquei este seu comentário para que todos possam ver se tem ponta por onde se lhe pegue e para que todos possam perceber porque deixarei de publicar comentários que nada trazem á discussão.


De Anónimo a 1 de Maio de 2009 às 21:13
Claro, quando se lhe toca na ferida nao tem ponta por onde se pegue. Afinal que tipo de democracia vive o sr.? Se convem publica-se mas se nao convem nao tem ponta por onde se pegue e logo funciona o lapis azul. Visivelmente se compreende que ainda vive o tempo da outra senhora. Esta-lhe no sangue.


De Miguel a 2 de Maio de 2009 às 12:08
É preciso muita paciência realmente para lidar com básicos..


De Arquivo Vivo a 1 de Maio de 2009 às 00:49
Fantástico.

Finalmente foi desvendado o mistério do último crime de LFV.

O homem subornou os médicos, para que estes o impedissem de assistir aos jogos.

Felizmente o ridiculo está, por enquanto, livre de impostos.


De António de Souza-Cardoso a 1 de Maio de 2009 às 10:17
Está mas acautele-se porque pode deixar de estar. Eu não disse em lado nenhum que o Presidente do Benfica estava ou não estava impedido pelos médicos de ver os jogos. Ele é qe veio dizer que por correr 5 kms, estava muito bom de saúde para dirigir o Benfica. Ao contrário eu acho que ele o que tem, como qualquer lider é que estar com a equipe nos momentos decisivos que são os jogos. E se não tem saúde para isso não pode ser Presidente do Benfica.Percebeu agora?


De a.rodrigues a 1 de Maio de 2009 às 16:48
Mas ele não tem estado com a equipe?
Ou o senhor pensa que o facto de assistir aos jogos, do camarote, e se calhar fazer de vez em quando uns acenos aos jogadores, é que é importante e portanto
já não serve parar preesidente?
Que pobre mentalidade destes eventuais candidadtos!!!


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 1 de Maio de 2009 às 20:11
há presidentes que até se sentam no banco durante os jogos. Não para fazer sentir aos jogadores que até o presidente faz parte da equipa, mas por um fetiche qualquer.


De a.rodrigues a 30 de Abril de 2009 às 19:58
Em resposta ao PS1 só posso/podemos dizer: Eis o treinador tão ansiado!


De António de Souza-Cardoso a 1 de Maio de 2009 às 10:19
Caro Amigo
Julgo que como eu existem muitos milhares. Descobrir que o benfica joga melhor (e mais rotinado) em 442, que o Amorim deve jogar no meio, e que se deveria ter apostado em Cardozo em vez de Suazo (que nunca seria nosso) parece-me tão evidente que está à mão de qualquer benfiquista.


De a.rodrigues a 1 de Maio de 2009 às 16:49
Comparar Suazo com o Cardoso é como comparar um jogador de futebol com um poste de electridade.


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 1 de Maio de 2009 às 20:03
Há uns anos atrás chegou um poste de electricidade ao FcPorto, porque (mais uma vez) o Benfica não o quis. O poste de electricidade chamava-se Jardel. Mário Jardel. É claro que em equipas onde tudo funciona por competência, qualquer poste de electricidade joga e faz jogar. O que seria Cardozo no FcPorto? Tornar-se-ia com toda a certeza num avançado de exelência. Mas isso é para quem sabe. Quem não sabe.........faz corridas de 5km e bate palmas a si mesmo.


De Miguel a 2 de Maio de 2009 às 12:13
se querem a essência do verdadeiro benfiquista, o sr. rodrigues tem tudo.. O cardozo que marca golos é fraco, o outro porque veio do inter já é bom.. Enfim, não é à toa que o FCP ganha sempre. Já o di maria foi comprado por DVD, e apesar de ser SUPLENTE do benfica, alguns continuam a dizer que é o novo messi LOL


De Alegre, sempre! a 2 de Maio de 2009 às 14:10
Não tenho procuração de ninguém mas achei piada à comparação aqui deixada pelo "a.rodrigues". Salvo o exagero tenho uma posição idêntica à que é expressa por este comentador. Suazo tem características que eu muito aprecio num avançado. Cardozo, pelo contrário, é para mim um motivo de constante inquietação. Desespera-me a sua falta de mobilidade e de acutilância.


De Et Pluribus Unum a 2 de Maio de 2009 às 14:34
E comparar os golos que Suazo marcou com os golos que Cardozo continua a marcar, é o mesmo que comparar a rua da Betesga com o Rossio. E é o mesmo que comparar comentários ridiculos como os de A.Rodrigues com os comentários de um benfiquista lúcido. Mas este Benfica do Vieira e do seus seguidistas é o Benfica que temos. O Benfica que os A.Rodrigues bem merecem.


De António a 30 de Abril de 2009 às 19:04
Concordo, em certa parte com o teor do seu artigo, é fácil, afinal de contas, se virmos só a rentabilidade dos títulos de futebol, assacar culpas ao responsável máximo do Clube, mas também sei que, para mim, este ano, com mais este Projecto, para si já não há mais espaço de manobra, mas para mim, com o Rui Costa a gerir os destinos do Futebol, faz todo o sentido dar o benefício da dúvida, afinal o Presidente até já nem era muito importante...

MAs se o Presidente que o sr. defende até nem sabe o que fazer com as funções do Rui Costa, se nem dá o beneficio da dúvida para quem possa surgir na corrida, entregando logo o seu voto ao seu amigo, não sei, nem quero entrar por aí, só sei que o Benfica, com este ou com outro Presidente estará para sempre comigo no coração...

E o que dizer, ou continuar a dizer destas arbitragens habilidosas dos homens do apito do norte?!

Penso que na ilha eataremos a salvo, pelo menos físicamente, de alguma incoveniência, vamos lá ver o nº1 do apito, vamos acreditar num bom resultado final, o que é NAcional é bom!

Abraços benfiquistas!
bem-me-quer-benfica.blogspot.com/


De António de Souza-Cardoso a 1 de Maio de 2009 às 10:21
Caro António
A diferença é que o Senhor diminui o papel do Presidente. E eu não. Os grandes clubes têm todos grandes lideres.
Se não está lá a fazer nada porque é que o Presidente não dá o lugar a Rui Costa?


De a.rodrigues a 1 de Maio de 2009 às 16:50
E os grandes lideres são.... Bruno Carvalho e Souza-Cardoso!!!


De João Figueiredo a 30 de Abril de 2009 às 18:55
Pode mudar-se de treinador todos os anos, ou não. Podem vir camiões e camiões com novos jogadores todas as épocas, ou não. O que faz falta ao Benfica é, realmente, um líder. Já o defendo há algum tempo e subscrevo o que foi escrito.
Vejamos o exemplo do último campeonato que o Benfica ganhou. Goste-se ou não do estilo, o Benfica tinha um líder à frente da sua equipa de futebol - José Veiga. Pode-se dizer tudo sobre esse campeonato (o Benfica foi bastante beneficiado pela arbitragem, jogava mal, os principais adversários estiveram bastante mal durante esse ano, etc.), no entanto, José Veiga era um escudo para o balneário. Não quero, com isto, o regresso dele. É um mero exemplo.


De aguia-vigilante a 30 de Abril de 2009 às 22:28
um mero exemplo.

ahahahahaha
deixa-me rir com tanta argumentação....

ahahahah

A questão é que,
o LFV já disse que oportunistas? NÃO.

Acalmem-se que a inquetação quanto ao futuro só é vossa..

De certeza absoluta....


De João Figueiredo a 1 de Maio de 2009 às 00:21
Caro Águia-vigilante,

Sim, o caso de José Veiga foi um mero exemplo. Como escrevi no comentário, há quem não goste do estilo. Eu incluo-me nesse grupo de pessoas. Mas a verdade é que ele trouxe alguma tranquilidade/serenidade ao plantel, naquela época.
Por fim, deixe-me acrescentar que não vejo o possível afastamento de LFV como o "encostar o elo mais fraco". LFV foi muito importante no tempo que esteve no clube. Todos nós nos lembramos como estava o clube quando chegou Manuel Vilarinho e posteriormente LFV. Ele trouxe ideias novas (kit sócio, benfica tv, etc.) e consiguiu credibilizar o clube a nível internacional (o SLB tinha vários processos em tribunal, não nos esquecemos). Foi e é muito bom ao nível da gestão empresarial (e tem, para mim, um grande gestor ao seu lado - Domingos Soares de Oliveira) e foi importante para ultrapassar os graves problemas que o clube tinha. No entanto, acho que o ciclo dele terminou e deve deixar o seu lugar a outro. Uma pessoa que tenha capacidade de liderança (que a meu ver, LFV não tem). Não sei se é o Bruno Carvalho, a pessoa certa. Não o conheço, não sei que ideias é que ele tem para o clube e se, de alguma forma, essas mesmas ideias serão credíveis.


De HERR VON BOLAS a 1 de Maio de 2009 às 14:02
Caro Figueiredo,
Eu faço a defesa do presidente do Benfica, neste caso o LFV. Terei certamente a min ha opinião sobre aqueles candidatos que surgirem, no tempo certo, como alternativa.

Agora digo-lhe uma coisa,
BC, por aquilo que aqui tem escrito e demonstrado, não tem categoria, nem caracter, nem credibilidade, para ser presidente do Benfica.

Outra coisa, eu nunca deixarei de defender o presidente do meu clube, enquanto tal, e em qualquer situação.

Admito o combate pela presidencia, apenas e só durante a campanha, nos termos dos estatutos do clube.
Nesta conformidade, pergunto-lhe a quem beneficiou
este B C com a sua pré-campanha abusiva? Que o Benfica ganhasse? Que LFV fosse corrido? Ou os inimigos do clube que viram o seu coro reforçado por um pseudo-candidato?


De João Figueiredo a 1 de Maio de 2009 às 18:45
Caro Herr Von Bolas,

Não creio que o Bruno Carvalho esteja a fazer uma pré-campanha abusiva. Está a fazer o seu papel, que é, mostrar-se os benfiquistas (já que ele é, para a maioria, um desconhecido).
Mais uma vez relembro que faço parte da maioria que não conhece o Bruno Carvalho, nem sequer sabe quais as ideias que ele poderá trazer ao clube. Daí frequentar este blogue, para tentar perceber as ideias dele. Para posteriormente, em Outubro, poder votar naquele que eu achar o melhor candidato. Até lhe digo mais. Até agora, o Bruno Carvalho não me convenceu. Ainda não vi ideias concretas. Só diz que quer colocar o SLB a vencer. Mas isso, todos nós queremos, como é óbvio. Agora, quais são os projectos que ele pretende aplicar para levar o SLB às vitórias constantes? Veremos o que vai acontecer até Outubro...
No entanto, mais uma vez repito, LFV foi muito importante, mas o "prazo" dele acabou. Ficará, e isso não tenho duvidas, para a história do clube, mas deve abandonar, para que outro traga um novo projecto mais ambicioso.


De João Figueiredo a 2 de Maio de 2009 às 21:01
Caro Herr Von Bolas,

Tal como referi no comentário anterior, acho que o Bruno Carvalho ainda não mostrou nada (ideias, projectos, etc.). Mas não o vou subestimar. Ainda é cedo para tirar ilações. Espero para ver o que ele, realmente, tem para oferecer.
Quanto às suas aparições, estamos numa fase de pré-campanha. Ele está a fazer o que mandam os manuais de campanhas eleitorais, isto é, sendo uma pessoa pouca conhecida, vai mostrando-se aos possíveis eleitores, para chegar à campanha em si, e ser reconhecido pelos eleitores (os sócios do SLB, neste caso). Até Outubro, muito tinta irá correr. Vamos ver o que acontece...


De Et Pluribus Unum a 1 de Maio de 2009 às 16:01
Ó Águia não sei das quantas, a inquietação é dos benfiquistas com dois dedos de testa que se preocupam com toda a porcaria que este presidente faz e continua a fazer. E sim a nossa inquietação é termos adeptos néscios como tu, para quem basta a propaganda vieirista para se contentar. Títulos? Para quê, temos a Benfica TV, temos o Apito Dourado. Portanto, fica lá com o teu auto-convencimento de que és muito importante, mas no fundo é à conta de benfiquistas como tu que o Vieira vai continuar a afundar o clube e afastá-lo das vitórias. E irrita-me porque a vossa cegueira não deixa que o Benfica possa evoluir para outra solução e é isso que fará com que os corruptos continuem a encher todos os anos a Avenida dos Aliados. Mas não há problema, nesses dias pomos o actual presidente a fazer um discurso sobre o apito dourado que toda a gentinha como tu fica contente. Ou então pomos o João Gabriel e os seus novos amigos do programa da Benfica TV a falar das escutas para aqui e para acolá. Isso é o Benfica actual. O Benfica queixinhas que não sabendo como é que damos cabo dos corruptos se entretrem a fazer queixinhas dos corruptos. E continuamos a ser o maior gozo deles, enquanto festejam campeonatos atrás de campeonatos.


De António de Souza-Cardoso a 1 de Maio de 2009 às 10:22
Concordo com a falta de liderança que aponta


De Et Pluribus Unum a 1 de Maio de 2009 às 15:53
Não quer o regresso de José Veiga, mas devia querer. Mas provavelmente deve ser como os benfiquistas que enterram a cabeça na areia, neste caso no apito dourado, para não terem de descobrir que esta direcção nada faz e nada fará para inverter o caos desportivo em que o clube mergulhou. E não vai ser o Rui Costa a mudar isto. Está muito verde. Mas há benfiquistas que gostam disto. Ainda bem, daqui a dez anos continuamos a discutir o apito dourado e os gajos lá de cima continuam a rir-se e a ganhar campeonatos. Aliás, já viu a contradição em que entra? Primeiro diz que precisamos de um homem como o Veiga mas depois acrescenta que não quer o Veiga. Então quer o quê em concreto? Uma cópia do Veiga. Lamento dizê-lo mas não há. Assim como não há cópias do Mourinho. O Benfica não precisa de cópias, precisa dos originais. O Benfica precisa do Veiga. Arre que é assim tão dificil de entender.


De Luís a 1 de Maio de 2009 às 20:13
O Benfica precisa do Veiga para quê? Para comprar mais 30 jogadores dos quais se valorizam 3? Como director desportivo Veiga foi uma nódoa. O Benfica foi campeão em 2004/2005 porque o Apito Dourado rebentou e os árbitros nessa época encolheram-se. Nada mais que isso. Veja o que está a acontecer na presente época, em que perceberam que não têm nada a temer e que a corrupção não só não é punida mas recompensada.


De João Figueiredo a 1 de Maio de 2009 às 21:03
Caro Et Pluribus Unum,

O que eu disse foi que é um facto que o José Veiga trouxe tranquilidade e conseguiu "blindar" o plantel. Durante aquele ano, havia um líder do futebol, que era ele. Há quem não goste da forma de ele ser e eu incluo-me nesse grupo de pessoas. No entanto, se me disserem que o SLB passa, de certeza absoluta, a ganhar com a entrada do José Veiga... venha ele. Não me interessa que seja o Veiga, o António ou o Manel. O que me interessa é que o clube tenha pessoas competentes, nos lugares certos.
Quanto ao Apito Dourado... não, não estou com a cabeça enterrada na areia. Caso contrário, provavelmente, não estaria aqui a comentar este blog. Concordo consigo, e, de alguma maneira, vem me dar razão quanto ao "prazo de validade" de LFV. Ele devia preocupar-se mais com as questões do clube.
Também concordo consigo sobre a questão do Rui Costa. A sua passagem para o cargo de director-desportivo foi muito mal conduzida, uma autêntica trapalhada. Vejamos o final da época passada. Acredito que possa vir a ser um bom director-desportivo ou até um cargo mais importante, no entanto, devia ter havido uma fase de transição, para ele se preparar. Basta olhar para o caso do Vítor Baía, no FCP. Depois de terminar a carreira, foi para director de relações externas do FCP. Um cargo com menos exposição e que lhe dá tempo para se preparar para outros voos. Não tenho dúvidas que o Vítor Baía, daqui a alguns anos, assumirá um cargo muito mais importante no FCP (talvez a presidência, quem sabe). No caso do Rui Costa, foi logo lançado para "a arena". E isso poderá prejudicá-lo. Mais uma vez, e não querendo persegui-lo, o LFV esteve mal, já que é da sua responsabilidade (enquanto presidente) a entrada (da forma que foi) do Rui Costa.
Não tenho dúvidas que o LFV ficará na história do clube, porque conseguiu estabilizar o clube, em todas as frentes. (Nem me quero relembrar de como ficou o clube com o Vale e Azevedo) LFV tem obra feita, não tenho dúvidas. No entanto, chegou a hora de deixar o lugar a outra pessoa, que consiga dar novas ideias ao clube e uma outra dimensão.


De eskanxa a 30 de Abril de 2009 às 17:31
Quem fala assim não é gago! Muito bem! Também já começo a estar farto de tanto adiamento e de tanta lamúria! Na verdade, o nosso GLORIOSO não precisa de nenhum Salvador da Pátria...precisa sim de alguém com provas dadas,com carisma, que imponha respeito à tribu do futebol e que de uma vez por todas saiba dar a cara nas estâncias próprias pelo maior clube de Portugal!Pare-se para pensar no que falta à estrutura do nosso futebol...acerte-se de uma vez por todas com o perfil técnico (sejam ou não antigos atletas do clube...mas reconhecidamente actualizados e competentes) e depois sim , parta-se para a definição do tal plantel numa perspectiva de 5 anos em que forçosamente no 3º,4º e 5º anos temos que ser campeões, disputando os 2 primeiros com tenacidade e galhardia, apanágio do nosso Benfica, mas sem se exijir títulos!!!Não quer isto dizer que não possamos ser campeões a curto prazo...como este ano o poderíamos ter sido se não fossem os inúmeros acidentes de percurso por todos nós bem conhecidos, mas há que semear bem para colher melhor!Com pequenos ajustamentos nos primeiros anos do projecto e com uma liderança forte, disciplinada e disciplinadora, numa palavra COMPETENTE, acho possível dar a volta por cima!É claro que essa liderança terá um brutal trabalho de casa para fazer internamente e principalmente externamente ao responsabilizar as altas esferas do futebol pelo estado em que o mesmo se encontra exigindo de uma vez por todas SOLUÇÕES e que cada um assuma as suas responsabilidades!Quando se tem razão as forças nunca faltarão!


De António de Souza-Cardoso a 1 de Maio de 2009 às 10:23
Concordo plenamente


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds