Segunda-feira, 13 de Abril de 2009

Pedro Fonseca em 13/04/09 | comentar

De repente todos começaram a falar, a dar palpites, a conceber estratégias. Saltaram da cartola os mais prováveis e os mais improváveis, os mais credíveis e os desacreditados, os notáveis, os papagaios e os diletantes. E os demais que ainda estão para vir.

 

É isto o Benfica. Um Mundo. Um clube apetecível, sempre apetecível. Espreitam os treinadores empregados e os desempregados, os nacionais e os estrangeiros – uma oportunidade de ouro para treinar um dos clubes mais famosos do planeta.
Cemitério de treinadores? Que importa, vale mais ser rei por um dia do que plebeu toda a vida. Os treinadores de bancada agitam-se em fóruns e mesas-redondas, debates e análises, elucubrações e reacções.
O mundo gira, o país consome-se em crises e desemprego, mas o Benfica, que diabo!, é o Benfica. As televisões esfregam as mãos, na expectativa de audiências recordes. Os jornais prometem capas mais sensacionais para o dia seguinte.
A paranóia chegou a tal ponto que um destes encartados pensadores da bola, há muito arredio destas vidas, chegou a alvitrar que “o Benfica devia assumir que não vai ganhar nos próximos anos e, assim, poder reorganizar-se”.
Tudo isto depois de uma derrota, na Luz é certo. Meu Deus!, o actual presidente e ex-presidente do Sporting quase que chegam a vias de facto perante o país e tudo continua na paz do Senhor. O fc porto está a dois dias de um jogo que o pode colocar nas meias-finais da “Champions” e nem uma agulha bule naquela quieta melancolia.
O Benfica, nós somos o Benfica. E sendo o Benfica, a dimensão das coisas mais comezinhas atinge proporções inusitadas. A esta altura já estou a ouvir os meus simpáticos leitores: “Este gajo está em exercício de diversão”. Puro engano.
O Benfica, sempre o Benfica, é o que nos interessa e o que nos une. Por isso, não deixa de ser engraçado toda esta agitação. Os sócios agitam lenços brancos nas bancadas da Luz, mas amanhã e depois encherão com a mesma fé, o mesmo sonho, essas bancadas.
Porque o Sport Lisboa e Benfica é dos sócios, dos mais de 200 mil que nos tornam o maior clube do Mundo. E se há coisa que os sócios do Benfica não são é burros. Souberam sempre, nos momentos mais complicados, ter a lucidez de indicar o caminho.
Nunca precisamos de promover listas de assinaturas encomendadas para garantir vagas de fundo artificiais. Somos o Benfica, a democracia antes da democracia, o clube do povo, a alma de Portugal.
O que significa uma derrota perante esta realidade? Uma dor passageira, uma noite mal dormida, uma irritação conjuntural. Há o levantar do chão, sacudir o pó e recomeçar o caminho que nos há-de levar à vitória.
Basta de auto-flagelação, como disse Quique, certo por uma vez. Ser solidário não é ser acrítico, querer a união não é esconder os erros, apelar à serenidade não é ignorar que algo deve mudar.
A reflexão temos de fazê-la entre nós. Para já ainda há um caminho a percorrer, com os que estão connosco. Um objectivo a perseguir, um lugar a conquistar, uma “Champions” para alcançar.
Até lá, vamo-nos divertindo com o foguetório, a girândola de ilusões, o carrossel desenfreado. Siga a rusga.
Post-Scriptum: Tivessem os árbitros tido um comportamento idóneo em algumas partidas do Benfica, de que o último caso com a Académica foi paradigmático (e nunca nos esqueceremos do que aconteceu no Dragão) e mesmo com todos os erros técnicos e opções erradas estávamos em boas condições de alcançar o título.



74 comentários:
De O ATENTO a 15 de Abril de 2009 às 17:18
CARO PEDRO

Não estará na altura de abandonar este blogue e deixar o Pseudo Candidato e os seus apoderados (ou boys à espera de tacho)a fazerem o trabalho de candidatura.
Assim separa-se o trigo do joio.


De os tais a 15 de Abril de 2009 às 15:47
Permitam-me os Benfiquistas a liberdade e a ousadia de penetrar neste relvado mas faço parte dos tais treinadores de bancada, dos gajos dos bitaites, dos bota abaixo e de tudo o que mais existe por aaaaaíííí não sou benfiquista mas não é preciso sê-lo para se ver que essa casa é governada por palpites.
Não fosse o arbitro e......
Não fosse o azar e...
Não fosse etc, etc,etc e mais etc(s)
O F C Porto só ganha porque:
# existe disciplina, disciplina e mais disciplina...
até para se ser candidato é necessaria a disciplina.#
Nesta casa não se candidatam a Presidente quando o que existe desempenha com resultados positivos o lugar para o qual foi eleito.
Não se dão palpites, não se criticam jogadores, treinadores, dirigentes na praça publica, existe uma sala onde os que têm lugar (SÓCIOS), podem falar, discutir ideias, apresentar sugestões até mostrar o seu desagrado. NUNCA NA PRAÇA PUBLICA
O porto não é a Santa Casa de Mesericordia, não está obrigada a dar trabalho a todos os EX atletas que o representaram, Respeita-os é certo, esta-lhes grato por tudo o que fizeram, mas foram todos pagos pelo trabalho que realizaram no Clube e só os melhores ou seja os capazes e desde que o queiram, exercem ali funções, mas debaixo da tal disciplina.
Vejam o srº Jesualdo, no Benfica ZERO no Porto está à vista até já lhe reconhecem prestigio e estatuto internacional. não vão mandar a boca do costume " se não fossem os arbitros.... não me digam que o srº Pinto tambem manda nesses..., sendo assim Pinto para 1º Ministro já. Insisto DISCIPLINA e mais DISCIPLINA.
Muito teria para vos dizer mas os Benfiquistas sabem bem do que precisam e sabem tambem porque chegaram a este caos, por isso o que mais peço para o vosso Benfica`é que continuem com os mesmos resultados desportivos, porque com um Benfica Fraco, o Porto pode continuar a festejar, mas até para que as vitórias do Porto sejam mais crediveis aos olhos dos tais seis milhões de Portugueses (Benfiquistas), sem que haja mais alusões aos arbitros, Estrelas da Amadora, Academicas, Treinadores, etc, sai-a uma botelha de Soro rico em DISCIPLINA.






De Blackat a 15 de Abril de 2009 às 11:06
Até partilharia desse sentimento de fé, não fosse o caso da exibição contra a Académica ser a excepção à regra. Foi um dos rarissimos "fogachos" de bom futebol que a nossa equipa se dignou a apresentar esta época.
Pessoalmente, a exibição contra a Académica provoca-me mais preocupação do que outra coisa. Porquê? Porque é a prova comprovada que este grupo de jogadores, quando quer, joga bem, como equipa, com garra e vontade de ganhar, coisa que muito raramente aconteceu esta época. E quem é suposto garantir que os jogadores entram sempre com esta atitude em campo? Pois é...E porque é que isso ainda não acontece, após largos meses de trabalho em conjunto?
Apesar de considerar que no Benfica são necessárias mudanças estruturais (através de eleição de nova Direcção), não creio que seja de ignorar a clara incapacidade do Quique em lidar com este grupo de jogadores. Agora é uma questão de fazer "contas à vida" e ver se compensa mais "adaptar" o treinador à equipa ou o contrário...porque este grupo com este treinador não funciona, nem vai funcionar com os resultados que queremos.
Cumprimentos.


De Pedro Tavares a 15 de Abril de 2009 às 00:50
Caro Pedro Fonseca

De facto e como aqui muitos já o disseram falar é facil inclusivé para o o próprio BC que é tão criticado por "só falar"... mas de facto há coisas que têm de ser ditas e acho que uma delas é a seguinte:

Se queremos de facto um clube no futuro devemos começar a pensar no mesmo o mais cedo possível, se as alturas são ou não propícias para o aparecimento de certo tipo de "candidatos"...claro que sim ou não fosse o Benfica o "Benfica"...

Para mim a questão é mais onde pára o Benfica?
Onde está o Glorioso?
Por muito que me esforce há muito que não o consigo encontrar...Encontrá-lo, isso sim deveria ser um objectivo muito maior que uma qualquer "temporada"!!! Não é o discurso do Bota abaixo é o discurso do pragmatismo!

Saudações Benfiquistas


De Viriato de Viseu a 14 de Abril de 2009 às 19:48
Nem mais nem ontem caro PEDRO!!!!

Mesmo com jogos menos conseguidos, como foi o de Amadora, (já agora Braga) se não fossemos ROUBADOS em muitos jogos com a perda de pontos,a esta hora iamos lá em cima em lugar altaneiro.

Vejam só, até um novato árbitro, já mostra os dentes ao nosso GLORIOSO a mando do APINTO DOURADO!!!

Dizem, que não apita na próxima semana por....lesão.

Lesão?

Só se for da azia!!!!!!!!!!!
.



De norte vermelho a 14 de Abril de 2009 às 17:21
apanhei aqui um texto de um camarada de luta este é benfiquistas e gosta do benfica
outros sao imitaçoes de benfiquistas e gostam da imitaçao do benfica

aqui fica o texto entre o que é o benfica (era) e o que é o benfica(nao é , é uma imitaçao). :

O “Jogador à Benfica!”
por Red skin em 2009-04-13 18:12:36

Esta é daquelas expressões que ficaram no jargão futebolístico, muito devido à intensidade, garra e espírito guerreiro que os jogadores do “Glorioso” SL Benfica punham em campo quando estavam a defrontar um adversário envergando o manto sagrado. O jogador do “glorioso” SL Benfica sentia a responsabilidade e o orgulho de vestir aquela camisola, não só por ser o maior clube de Portugal, mas porque era um clube onde não era fácil chegar, muito menos manter-se por lá, só com uma grande qualidade futebolística aliada a um espírito combativo se podia chegar aos padrões de agradabilidade dos míticos adeptos do 3º anel!

O extinto “Inferno da Luz” tinha uma grande exigência! Os ídolos só o eram quando demonstrassem, com a camisola encarnada, a plenitude da sua qualidade, a vontade de vencer e a garra de campeões… os seus nomes, seu passado, sua filiação, ficavam claramente para trás, diziam pouco ao adepto benfiquista, em detrimento do rendimento, espírito de sacrifício e vontade de ganhar.

Podemos dizer que o adepto da altura do “glorioso” SL Benfica era o principal actor do clube? Em certa medida podemos dizer que sim… não só por criar aquele famosa atmosfera no estádio (o tal “Inferno”), mas por ser incrivelmente exigente com os jogadores, treinadores e dirigentes, apesar de, em última análise, serem os jogadores que entram em campo e ganham os jogos. Todos estes actores referidos partilhavam, então, de uma sensação e atmosfera de exigência, logo teriam de fazer tudo ao seu alcance para agradar ao seu patrão-mor, os sócios! Não está em causa o amor e a mais-valia dos adeptos contemporâneos do SL Benfica ao clube, mas hoje somos claramente diferentes dos adeptos que existiam passado! Quando se tolera à direcção a contratação de jogadores que não estão ao nível dos nossos pergaminhos, quando se tolera e se deseja a presença no clube de pessoas que no passado foram infiéis e que prejudicaram o clube, quando se tolera rendimentos oscilantes, indiferença na derrota, falta de atitude em campo, o esconder-se do jogo, o não meter o pé, o jogar para o contrato, a desmotivação... acho q diz muito sobre a nossa auto-estima!

Tem de ser um orgulho jogar no SL Benfica, um privilégio que não deverá ser para todos, mas para muito poucos, deverá ser um clube que exija lealdade e dedicação aos seus jogadores e treinadores, caso contrário poderão despir a rubra camisola para nunca mais a usar, seja quem for, só assim teremos o respeito que merecemos! Aqui entra a chamada “Mística”, um sinónimo do “Glorioso” SL Benfica, aquele que arrasava e ganhava constantemente! Mas a mística é como a camada de ozono, mas se no segundo caso ela é destruída pelo envio de CO2 para a atmosfera, no 1º caso ela é frágil a constantes fracassos!

O clube está descaracterizado, falta-lhe o hábito de vitórias e com isso o adepto benfiquista tem vindo a ser moldado para uma cultura de menor exigência. Com muita facilidade se criam ídolos com pés de barro, símbolos de um SL Benfica de rastos, que na altura seriam colocados de lado pelo Inferno da Luz. Elevam-se jogadores pelo que fizeram do passado, incluindo aqueles que o fizeram noutros clubes e campeonatos, mostram-se dados estatísticos paupérrimos de jogadores como se fossem algo de especial, mostram-se internacionalizações, como se isso modifica-se o rendimento que têm no clube, isto é, fica-se contente com muito pouco. Nené que era Nené era criticado pelo 3º anel porque não sujava os calções, Eusébio que era Eusébio não acabou a carreira no clube…



A solução para esta situação passaria por criar um plantel forte, isto é, com qualidade, personalidade e juventude, esperando com paciência e trabalho que as vitórias apareçam, até se estabelecer um ritmo ganhador, não se desmantelando peças importantes de uma só vez, mas com calma e segurança, havendo já no grupo elementos capazes e certificados que darão garantias de continuidade à saída que se anuncia. Aos poucos poderemos recon


De Hugo Duarte a 14 de Abril de 2009 às 16:19
Prezado Pedro Fonseca,

Não sendo adepto do SLB costumo passar por "aqui". Realmente o 1º comentário que me apraz fazer é q você escreve bem, empolga multidões, galvaniza os sócios ...mas para mim não passa de um lirico. 1 Clube gerido com o espirito que você tem estaria a lutar para nao descer de divisão! Analisando as coisas, passa a defender neste momento o vosso presidente que tanto o critiquei, isto porque, o senhor claramente de futebol percebe pouco...Mas com toda a frontalidade foi capaz de se colocar á parte e passou a "pasta" para o sr. milhões (Rui Costa). Foi assim feito 1 "projecto" sustentado por aquisições de grandes jogadores capazes de dotar a equipa de uma dimensao internacional...na prática tanto a nivel interno como externo tal não se veio a verificar...Mas a culpa nao pode nunca ser do sr.LFV. Os erros do passado (e muitos) podem ser responsabilidade dele mas no presente ele lavará as mãos como pilatos...
Conseguiu equilibrar o clube, juntar massas adeptas e aglutinar esforços para formar o plantel de hoje. Então o que estará mal? Para mim o vosso problema é a identidade, a força e o querer! Habituam-se a 1 discursso do deixa andar, marcado por falar mal das arbitragens, "estamos no caminho para as vitórias" e etc's...
Não vejo ninguem com carisma para devolver ao SLB a mentalidade ganhadora porque é dessa massa que se fazem campeoes!!!

O seu texto resume-se a 2 coisas:

- Vamos nos unir porque agora é que é!!
ou
- É mais 1 derrota, 1 noite mal dormida...não sairemos da senda das vitórias!


Puramente lirico!!Há que apontar o dedo a alguem e aqui nao o vejo fazer isso como muitas vezes o fez! Porquê? Está td bem , certo...


Cumprimentos,

Hugo Duarte


De O Atento a 15 de Abril de 2009 às 12:54
Ao Hugo Duarte
Naquilo que diz pode-se tirar duas alternativas :
1ª solução
Começar a corromper (aliciar arbitragens, Criar no lugar de instalações desportivas, casas de alterne, jurar pela família , comprar tribunais, comprar as equipas adversarias etc.)
2ª solução
Ser coitadinho (dizer-se sempre prejudicado, excepto quando se joga com a equipa dos donos, colocar elementos nossos em programas de rádio televisão e jornais pagando no mínimo 1000 euros mensalmente a cada um, para despesas de representação, trocar de jogadores postiga ) e dar sempre o titulo ao patrão e nós recebermos uma tacinha de cerveja mas irmos à possível liga dos campeões jogando umas eliminatórias.
Mas ser coitadinho na minha terra e ser cabrão sem saber mas dizer que não é.

Portanto se não é benfiquista volte para as suas opções e deixe os benfiquistas


De Hugo Duarte a 16 de Abril de 2009 às 11:50
Ao carissimo "Atento"

O seu comentário denota várias coisas. Em primeiro e como é lógico, sub-entendeu (logo) aquilo que o tipico Benfiquista de olhos no passado concluiria! Mas até vou passar ao lado disso...Acho que quem por "aqui" passa é porque gosta de futebol e julgo que em nenhum parágrafo do comentário maltratei a instituição benfica. Se essas são as soluções que o meu caro e atento escritor acha necessárias para devolver ao SLB as vitórias só tenho é que lamentar.
Por outro lado, penso que o meu comentário foi critico mas construtivo...Mais acrescento, que se o blog é de facto só para benfiquistas passem a fazer um "log in" na página com o nº de sócio.

Cumprimentos,


Hugo Duarte


De LF a 14 de Abril de 2009 às 15:17
Os dez pecados de Quique e o que deve o Benfica fazer com ele em:

http://vedetadabola.blogspot.com


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 14 de Abril de 2009 às 14:56
Notícia de última hora.

Já foi decidido pelo Tribunal, a polémica questão sobre a Taça da Liga.
À semelhança do caso "Esmeralda", o Tribunal decidiu que o Sporting pode visitar a Taça:
ÀS Segunda quartas e Sextas, tendo ainda um Fim-de-semana de 15 em 15 dias.





De GOSTO MUITO DE FRUTA a 14 de Abril de 2009 às 14:13
"....(e nunca nos esqueceremos do que aconteceu no Dragão) e mesmo com todos os erros técnicos e opções erradas estávamos em boas condições de alcançar o título."

Ah esse maldito jogo do dragão....se não tivesse sido esse jogo, o quanto nós seriamos felizes......
Já agora, e como o Pedro tem jeito para a "coisa", se conseguisse arranjar qualquer argumento do género para justificar o reles desempenho do Benfica nas competições europeias, muito lhe agradeceria. Assim, "limparia-mos" a época dessas coisas comezinhas, mas que atingem proporções inusitadas.
Falando em coisas comezinhas, porque razão insiste lfv em mandar Quique embora?
A "bíblia" do futebol está a fazer uma sondagem sobre a anticipação do acto eleitoral no Benfica. Dá pra ver a vontade que o povo tem em manter no poleiro o "presidente do povo". Uma coisa eu tenho a certeza: com eleições antecipadas ou não, o presidente do povo vai levar um pontapé no traseiro e sair pela porta por onde entrou, ou seja: a do cavalo.




Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds