Sábado, 11 de Abril de 2009

Júlio Machado Vaz em 11/04/09 | comentar

Não crucifico gente que se esfarrapa em campo, desconhece a sorte,  encontra um guarda-redes em estado de graça e um árbitro que - sem surpresa! - considero assombrado pelo jogo da Amadora... 

Mas seria ingénuo ficar por aí. Momentos houve em que me pareceu ver o Benfica em 4-2-4, o que permite o regabofe já habitual esta época - o meio-campo do adversário chega a ensaiar "meiinhos" com o nosso:). Por arrastamento, a transição para o ataque não evita a tentação do pontapé longo para a cabeça de Cardozo. Que até vem melhorando nesse aspecto, mas não está devidamente acompanhado, Nuno Gomes é hoje um homem de tabelas e não de finalização. E será lógico ver Cardozo tantas vezes nas linhas laterais? Se ganhar a jogada, cruza para quem? Há quanto tempo não marca o Benfica de bola corrida? É ou não verdade que mesmo contra dez as oportunidades surgiram de cruzamentos bombeados? A raça de David Luiz faz esquecer a ausência de um pé esquerdo e da velocidade de recuperação necessária naquela posição? Carlos Martins tem classe para ser um número dez? Quando param as hesitações sobre o lugar ideal para Aimar (aquele "fora-de-jogo" no início...). Balboa para quê? Miguel Vítor não fez duas asneiras no mesmo lance, que terminou em golo?

Até ao final do campeonato o Benfica vai perder mais pontos e nem me surpreenderia que o próprio terceiro lugar acabasse por ficar em risco. O que é secundário, creio. Volto à mesma tecla - desde o primeiro post afirmei que não exigia títulos, mas nove meses depois não se vislumbra a consolidação que todos desejávamos. Acresce que há pormenores (?) ridículos. As declarações de Nuno Piloto na parede do balneário? Mas qual foi o crime do rapaz? Dizer que não jogamos o suficiente para ser campeões? Mas se ele dissesse o contrário eu medicava-o sem remorsos! E o treinador fala num certo espírito de vingança, por além disso a Académica nos ter ganho na época passada? Ou seja: se vencêssemos hoje  fazíamos uma festa por o jogador/estudante (bons tempos...) engolir palavras que continuavam verdadeiras? E "lavávamos" o banho de futebol de 2007/08? São hoje em dia esses os objectivos do Benfica? Por amor do Deus em que não acredito, é preciso ter a noção do ridículo para não mergulhar nele!

Nuno Gomes disse que se calhar era melhor jogar mal e ganhar. Trata-se de um desabafo comodista. É verdade que as grandes equipas ganham, mesmo jogando pouco. Pelo golpe de génio de um jogador, o alto índice de aproveitamento de oportunidades que se contam pelos dedos da mão, a teimosia de que fala o ditado popular - "água... em pedra dura, tanto dá até que fura". Desculpem as reticências, mas há palavras que na minha idade já se evita por superstição:))))).

Não basta decretar que jogar bem não compensa...  Ou culpar a arbitragem, que, sem dúvida!, considero ter-nos prejudicado. Mas nas actuais condições, tal discurso assume o estatuto de cortina de fumo. Passe o exagero, a nova época já começou. Há contratações rotundamente falhadas a corrigir e encaixes a realizar. Considero uma burrice deixar partir Cardozo, o homem precisa é de jogar e na posição para que está talhado! Partiríamos da dupla Nuno Gomes/Mantorras para os quatro atacantes necessários? Mas um já não é um verdadeiro ponta de lança, o outro tem um cantinho de particular enlevo no nosso coração, mas não noventa minutos nas pernas. Di María, que teima em não amadurecer, e um dos centrais, diria eu. Se Rui Costa resistir aos lenços brancos em nome da estabilidade, seria pedir muito que Quique percebesse como se joga em Portugal contra os grandes? Ou a culpa é do pobre Diamantino, "promovido" a observador dos adversários e vivendo num limbo clandestino? A decisão é difícil e o menino Rui será responsabilizado por ela... 

Sim, porque acabo de ler as declarações de Quique. Como de costume, deviam ser gravadas e utilizadas nos cursos de formação de treinadores para explicar que não se pode justificar tudo com as arbitragens. Mas... "O título começa a ficar muito longe"? "foi uma época em que tivemos de nos habituar a muitas coisas novas..., não se pode pedir muito mais"?

Pois eu peço decoro!

Bom Domingo de Páscoa para todos, gente:).




60 comentários:
De Ricardo Braga a 13 de Abril de 2009 às 12:59
Caro Júlio Machado Vaz
É por posts como este que é sempre um prazer entrar no Novo Benfica.
Este post diz tudo. É realista e apaixonado. Tem o nervo exigível sem ser censurável. Parece tirado a quente mas tem meses de paciência que lhe dão a credibilidade necessária.
Também eu estou farto da fantochada em que este Benfica se tornou. Mau futebol que até provoca pesadelos durante a noite e a lata com que nos dizem que ao fim de tantos meses - a época já lá vai - a equipa ainda está em formação. Lá que são mestres na arte do... humor, lá isso são. De futebol é percebem pouco, para mal dos nossos pecados.


De Vasco Lima a 13 de Abril de 2009 às 12:44
MUDANÇA

Não me contenho! Gostava, como sócio do SL Benfica, tecer alguns comentários e manifestar o meu desejo de mudança. Mudança de um teor que talvez não seja propriamente aquele de que se tem falado mas mais além.
Muito se tem falado da troca de treinador, Presidente, Director desportivo, etc e tal...
Parece-me que os problemas são sobretudo do "sistema" do clube. Aprofundando: Não quero contestar ninguém mas também não me coibo de o fazer em prol de algo maior - O SL Benfica.
Creio que precisamos de avançar noutra direcção. Mantendo o Presidente e o Director Desportivo. Creio que deve haver aqui uma politica mais dura deste ponto de vista, o Rui Costa é e deve ser responsável pela equipa de futebol. Neste prisma, o Treinador deve ser encarado como um empregado do clube, e como tal, ter objectivos definidos conjuntamente por Presidente e Dir. Desportivo, assumindo este último todas as responsabilidades relativamente aos sucessos ou insucessos da equipa. Acredito que com esta filosofia se acabavam as histórias de investimentos perdidos como são os da actual época. Explico: Camacho é apresentado como treinador, vai ganhar um balurdio e ainda por cima pede não-sei-quantos jogadores para a luta pelo titulo. Ora passados 2/3 da época o Sr Camacho vai embora, leva uma indeminização choruda Q.B. e o Benfica ainda tem de ficar com os embustes trazidos pelo Sr em questão e depois ver-se livre destes... Capitulo 2 - Vem o Sr Quique e faz a mesma porcaria com elevados prejuizos para o clube e voltamos a equacionar o lugar do treinador e por sua vez a equipa. Acho, sinceramente, que o Rui Costa tem competência/Saber para construir uma equipa de futebol. E para mim tem uma grande mais-valia: é Benfiquista sem qualquer margem para dúvida. O Benfica tem de ser gerido por gente desta. São estes que devem gerir e ficar no clube. Tanto me faz que o treinador seja o Quique, o Queiroz, o Carvalhal, o Toni, o Jesualdo... por mim até pode ser o arroz Chau-chau.... desde que ponha a equipa, os jogadores disponiveis a jogar futebol atractivo e vencedor.
Por estas razões, defendo a mudança.
Adeus Quique.
Dê-se ao Rui Costa o poder de fazer uma equipa sem a influência de um paspalho de um treinador ou de qualquer agente previlegiado pelo mesmo.
Façam lá subir os miudos que jogam à bola nos juniores e livrem-se dos Balboas, dos Marias, dos Katsouranis... tudo gajos que pensam que andam aqui a fazer um favor à malta, quando na verdade jogam num dos clubes de maior prestigio do mundo.

Um abraço Benfiquista

Vasco Lima


De Miguel Catarino a 13 de Abril de 2009 às 10:37
Antes demais permitam-me dizer que sou um forasteiro de outro clube (FCP) a querer opinar em casa alheia.

São raras as vezes em que quero que o SLB marque um golo.
Naqueles minutos finais ( independente pelo carinho que tenho pela Académica) sofri por um golo do benfica que teimou em não aparecer.

Irónico? não.

Simplesmente não quero ver ser despedido o Quique.

Como compreenderão para mim, este Benfica está no caminho mais que certo.

Blogs como o vosso, são desnecessários porque podem provocar cataclismos no futuro.

Um bem haja a este SLB e que se mantenha assim por muitos e bons anos.

Miguel Catarino

PS - Um abraço ao prof. Júlio Machado Vaz, que já não vejo à uns aninhos.




De Henrique Pereira a 13 de Abril de 2009 às 09:43
Tive conhecimento deste blog através da edição online do record onde fico surpreendido que um candidato à presidencia do nosso Benfica use este meio para se dirigir aos sócios e apresentar a sua candidatura. Seja o Bruno Carvalho ou quem quer que seja por favor alguem que acabe com esta palhaçada. Não há classe, raça, nem futebol no estádio da luz desde que o Vieira passou a presidente. O Rui Costa passou de menino de ouro a fantoche. Se o Quique é opção do Rui deve ser por aqueles largos anos que o nosso Rui cresceu nas escolas do Real Madrid, ou das belas temporadas que fez ao serviço do Valencia. Saudações a todos


De bruno dias a 13 de Abril de 2009 às 15:30
Parabéns pelo excelente artigo e pela maneira

simples e objectiva como expõe os problemas do SLB .



Penso que a actual direcção está a caminhar a passos largos para deixar o clube onde o encontrou, pois não acredito que por muito bom gestor que o Sr LFV seja, não há orçamento que resista a dinheiros tão mal gastos em aquisições caras e desnecessárias. Sendo o
C Martins o exemplo mais flagrante.



Penso que o Sr LFV até começou bem, mas quando resolveu intrometer-se na gestão do balneário estragou tudo. E podemos verificar que o Benfica repetiu o mesmo erro 16 anos depois, após ter sido campeão este sr resolveu destruir uma equipa.

Jogadores como o Giovani , Joao Pereira, Anderson , Alcides, Simão,etc.Saíram para entrarem outros bem mais caros e de qualidade bastante duvidosa.



O número de jogadores a sair do Benfica em conflito aumentou, os episódios que se passaram com o Anderson e com o Manuel Fernandes são hilariantes.



Ver jogadores a preferir jogar em clubes estrangeiros medianos de fim da tabela a preferir jogar no nosso clube, cada vez é mais frequente.



Andar a mendigar para conseguir vender os nossos jogadores e acabam por sair ao desbarato, como no caso do Simão. Existe uma total falta de aptidão para o ''negocio'', pois o benfica não pode recusar ofertas de 25 milhões pelo Cardozo nem pelo Di Maria.Pois além de eles não valerem esse preço, não têm nem terão grande utilidade ao clube.




Esta época o Benfica tinha obrigação de ser campeão, e esta equipa não aproveitou.Quer pelas contratações sonantes quer pelos pontos que o FCP nos deu de avanço na primeira volta.



Apesar do plantel ter alguns jogadores que não são do nosso campeonato, o plantel foi mal construído, e a prova disso são vários jogadores para a mesma posição e não temos alternativas para defesa direito/ esquerdo.



Acho que o principio do fim desta direcção foi o afastamento do Sr Veiga, o LFV não quis no clube quem percebesse mais do que ele de futebol e não quis perder o protagonismo que ele lhe estava a roubar. Acho que sem o Veiga não teriamos sido campeões, a união, o respeito e a vontade de ganhar que a equipa tinha se deve em parte a ele.


Precisamos do Veiga ou um como ele, que conheça o futebol e que comande a equipa com ''vara curta'',

que obrigue os jogadores a correr e a dignificar o clube.



Tenho pena do Rui Costa pois foi usado pelo LFV , e vai acabar por sair do clube pela porta pequena.



Quanto a este treinador deixa muito a desejar, se esta direcção continuar, não vale a pena mudar pois nem este nem outro fará milagres. O problema está no departamento de futebol, desde a hierarquia à prospecção de jogadores. Desculpem a analogia, mas o Benfica parece o Estado, onde os empregados são funcionários públicos, onde reina o compadrio, as cunhas, a incompetência e não se conhece o patrão.



Não sei se este sr será o melhor candidato à presidência do clube, apenas posso dizer que concordo
com as suas ideias e que as coisas não podem continuar como estão.



Cumprimentos
Bruno Dias


De Joao a 13 de Abril de 2009 às 00:39
Caro Julio,

Excelente Post.

Por favor, crie um blog só seu (seria um sucesso) e demarque-se por favor da cruzada (louvável) do Bruno Carvalho.

Cumprimentos


De norte vermelho a 13 de Abril de 2009 às 00:27
o benfica n devia ir a eleiçoes em junho devia ser já
pois a desculpa q o campeonato n acabou n interessa da maneira que a equipa joga tanto faz nao afectaria nada pior é dificil mas no benfica tudo é possivel


De Ricardo Gonçalves a 12 de Abril de 2009 às 23:41
Boas , os Benfiquistas têm que se unir e acabar com esta palhaçada de como o Benfica anda a ser gerido, isto deixa-me de rastos estar a ver o sucesso do FCP e a desilusão que é o SLB, pensamos sempre que para o ano vai ser melhor mas nao É SEMPRE PIOR , acho que devia-mos fazer uma petição para trazer o Simão SAbrosa de volta , ele er ao simbolo do benfica , o melhor jogador o melhor marcador o capitão o jogador mais influente e vendem o simbolo do benfica ao Atletico Madrid ? e o senhor L.F. Vieira que nao venha com aquelas musicas a dizer que tnha prometido ao Simão que lhe tinha prometido o deixar sair , porque o que ele devia ter feito era dizer ao Simao que o Benfica tinha um proposta para o vender mas que tambem tinham uma oferta de um novo contrato para o Simão com o mesmo que ele ía ganhar no Atletico e axo que posso garantir que assim o Simão ía continuar no Benfica. O benfica só pode ter jogadores do nivel do simao mais nada.


De Daniel Lima a 12 de Abril de 2009 às 22:48
Está na altura do senhor Bruno Carvalho apresentar um projecto para nós, Benfiquistas, termos tempo de familiarizarmos com o senhor, para ver o que ele quer para este Benfica.


De a.rodrigues a 13 de Abril de 2009 às 15:10
Ele está à espera das dicas do Oliveirinha da Sport TV, para oider falat nisso.
Já ninguém duvida disso.


De J Morais a 12 de Abril de 2009 às 22:27
Boas...sou sócio do nosso querido Benfica e tb é a primeira vez que visito este blog e tenho conhecimento de alguma coisa de sério e de diferente para este clube um bocado á deriva!!!
Eu quando houver eleições vou ver os candidatos, ler as suas pretencões para o clube e VOU VOTAR para alterar o rumo deste barco á deriva
BEM HAJA
FORÇA SLB


De Amorais encarnado a 12 de Abril de 2009 às 23:28
oh morais,
onde é que já vais?
Andas atrasado.

É pá, foste o primeiro a descobrir a pólvora....

LOLOLOLOLOL


De herr von bolas a 12 de Abril de 2009 às 22:19
Um anonimo, escreveu
.............................
(...) a sermos bombardeados com os discursos estafados da Arbitragem e assim se vai enganando (ou tentando enganar o Povo). Sejamos Sérios. Os três grandes são sempre beneficiados pelas arbitragens em relação aos restantes clubes. Esta situação sempre existiu. Hà 30/40 anos atrás quando o Benfica ganhava 6, 7 ou 8 campeonatos por década , as arbitragens já eram vergonhosas. A diferença era que o Benfica "jogava à Bola" criando um nº de oportunidades suficiente de forma a marcar golos e vencer os jogos independentemente das Arbitragens

--------------- Que teoria a sua...estafada e pouco tempo após o Braga ter sido beneficiado com a invalidação de um golo limpo do Maritimo.
Na sua o Benfica tem que criar uma dúzia de oportunidades e marcar metade para ganhar. Realmente a sua teoria é brilhante, embora cheia de buracos, mas ferreamente defendida para quem quer esconder aquilo que é publico dos apitos. O que não se sabe deve ser muito mais espantoso.
Para si, só falando de lances que poderiam ser decisivos (penaltis) não foram cometidos pela Académica e escamoteados. E quantos jogos, contra grandes e pequenos (Porto e Nacional, p.e) aconteceu isso, Braga foi a excepção para dar aso a teorias como a sua, do jogar à bola.
Na sua, a Académica jogou mais à bola que o Benfica.

O que vale é que muito poucos são os benfiquistas que estão convencidos de patranhas como a sua. Mas não estranho o aparecimento delas aqui. Percebe-se facilmente.

Nota:
Não estranhem se aparecer outro nick (intruja) igual ao meu.
cliquem no nikc dele e depois vão ao perfil do embusteiro e vejam quem dá a cara. Já agora verifiquem as datas e concluam quem é o trafulha.

O meu é
www.aguia-vigilante.blogspot.com


De HERR VON BOLAS a 12 de Abril de 2009 às 23:48
vai-te embora intrujão, tem vergonha


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds