Quarta-feira, 18 de Junho de 2008

António de Souza-Cardoso em 18/06/08 | comentar

 

 

 

A propósito do artigo de ontem de Miguel Sousa Tavares na Bola, dei comigo a pensar no que mudaria se, como em outras coisas que também eu aprecio (a caça, a boa mesa e o espírito de aventura), o conhecido comentador tivesse a virtude e a graça de ser Benfiquista.

Sem querer (nem poder) imitar o estilo, julgo que o artigo teria o título deste e seria talvez assim:

Todos nós conhecemos a figura do “Xico Esperto”, dos tempos de escola, na adolescência. Também conhecido pelo “carapau de corrida” ou o “espirra-canivetes” o “Xico Esperto” era aquele que quando o professor perguntava “quem foi que ganhou?”, respondia despudoramente “fui eu..”, qualquer que fosse a sua verdadeira qualificação.

Com isso o “Xico Esperto” tentava insinuar-se nas boas graças do poder, como o líder, o chefe de seita, o melhor de todos, pisando os colegas, trapaçando, fazendo batota...

A verdade é que todos sabiam que ele não passava de um arruaceiro preguiçoso e malcriado, que projectava a sua existência medíocre, à custa do copianço, da batota e da má influência que exercia sobre dois ou três microcéfalos que se obrigavam e abrigavam na sua envaidecida protecção.

Enquanto que o “Xico Esperto” era uma figura odiosa para a maioria da turma, causadora de repúdio ou de receio, ele próprio parecia viver bem com isso, porque o seu objectivo era passar de ano, não por mérito, mas pela batoteira imagem de liderança que passava junto dos professores á custa das “xico-espertices” que fazia junto dos colegas.

De há alguns anos para cá o Insigne Clube do Dragão, que tantas justas glórias recolheu nos tempos áureos de Américo de Sá, Pinto de Magalhães ou José Maria Pedroto, transformou-se no “Xico Esperto” oficial do futebol português.

Com a agravante de levar esta “xico-espertice” para esferas internacionais, assim permitindo na fácil confusão da “nuvem por Juno” que se degrade a imagem do futebol português e dos seus agentes.

Sou dos que pensam que o Benfica não teve esta época o merecimento necessário para ir à Liga dos Campeões e que prefiro, com total sinceridade, aquela mais nobre e distintiva posição de declínio de um benefício que não ganhei, nem mereci, no espaço adequado que é o terreno de jogo.

Mas isso não tira que eu não exija à Direcção do meu clube que defenda com intransigência o rigor e a verdade desportiva, lutando abnegadamente para que os “xicos-espertos” sejam definitivamente erradicados do futebol português, sem vergonha de os denunciar de voz alta e cara descoberta, ainda que correndo o risco de que lhes chamem queixinhas.

Quantas queixinhas não faço eu, ou o Miguel Sousa Tavares, contra a desfaçatez da ASAE, o cigarro hipócrita do Primeiro-Ministro, ou tantos outros destemperos à verdade e à justiça que infelizmente se passam no nosso Portugal?

O que Miguel ST se esqueceu foi que o “Xico-Esperto” nasceu primeiro que o Queixinhas.

Fez, á luz da única apreciação jurídica conhecida, batota comprovada e beneficiou de um regulamento iníquo para, em vez de baixar de divisão como devia, perder apenas 6 pontos que não lhe faziam falta nenhuma. Como bom “Xico-Esperto” resolveu estar quietinho, aceitar aquele inócuo correctivo que lhe mantinha a áurea e a garimpa. E até o declarou publicamente, que “nem precisava explicar – estava á vista de todos”, ele apesar de consumadamente corrupto continuava a ser o vencedor, único objectivo de qualquer “Xico-esperto”.

Não recorreu, portanto, aceitando como verdadeira a obscura e terrível acusação que sobre ele pendia. Assumindo-se definitivamente como o “Xico-Esperto” oficial do futebol português.

Miguel ST vem depois tentar salvar as más consequências (designadamente europeias) da “xico-espertice”, falando do princípio geral da não retroactividade da lei penal quando aqui estamos perante um disposição do direito desportivo que não está obviamente subsumida a esse princípio geral. Por irresistível “xico-espertice”, Sousa Tavares chama-lhe “direito punitivo”, para tentar abrigar neste mais abstracto conceito o direito penal e o desportivo. Também a mim me repugna a retroactividade da lei, mas a verdade é que esta pode ser accionada pelo Direito desportivo, como foi e seria se, entretanto, não tivessem ocorrido outras “xico-espertices”.

A principal, foi a intolerável pressão exercida sobre a Federação Portuguesa de Futebol, instituição que é dirigida por um Presidente que parece frouxo e vulnerável. Pressão cirurgicamente feita na entrevista á SIC, ao assessor jurídico João Leal e ao fax liso que enviou para a UEFA,  a pedido desta. João Leal que á imagem do seu Presidente não aguentou da tripa perante a habitual arruaça do “Xico-Esperto”, acabou por vestir a pele de outro personagem do nosso tempo de escola – o “geleia”. Aquele desgraçado que vivia aterrorizado à mão do Xico-Esperto e fazia tudo para não o contrariar ou atingir.

 João Leal e Gilberto Madail – os “geleias” oficiais do futebol português, fizeram o mesmo, lavaram as mãos num sintomático “não me comprometas” dizendo à UEFA que nada sabiam sobre trânsito em julgado nenhum, ou sequer sobre os factos que levaram à condenação do Futebol Clube do Porto.

E foi por isso, e só por isso, que a UEFA, mais preocupada em organizar sem sobressaltos a próxima “Champions” resolveu adiar aquilo que os primeiros responsáveis e interessados – os “Geleia” da Federação Portuguesa de Futebol, negavam conhecer e insistiam, também, em adiar.

Por isso se o Miguel Sousa Tavares confessa que o FCP deveria ter recorrido, aceitando que juridicamente com essa omissão suscitou o trânsito em julgado da decisão do Conselho de Disciplina da Liga então, sem “xico-espertices”, tem é que reconhecer que a UEFA decidiu mal, ou foi mal influenciada na decisão de não aceitar como provado o referido transito em julgado. Única razão pela qual não condenou, ainda o FC Porto.

Mas, agora para todos os “Xico-Espertos”, atenção: ninguém ilibou o F.C. Porto, nem ele próprio, como me parece que se acabará por provar.

 Por isso, “no mais tarde ou mais cedo”, em que qualquer “Xico Esperto” é julgado e punido, aguardarei tranquilamente por um desfecho justo e verdadeiro, continuando a exigir á Direcção do Benfica que, para além de ganhar campeonatos (que é a sua tarefa primeira), tenha a coragem de denunciar sempre os “Xicos-Espertos” desta vida.

Porque, para mim, quem denuncia “Xicos-Espertos”não é queixinhas é Valente!

 

António de Souza-Cardoso

 

 

 


sinto-me: tranquilo
música: "My Way"


107 comentários:
De jose carlos a 28 de Julho de 2008 às 21:50
E com orgulho que pertenço a esta família do GLORIOSO S.L.BENFICA que nunca lhe doa as mãos em saltar para cima destes BATOTEIROS ,pois são piores que cães raivosos !
obrigado é parabéns continue continue a DEFENDER com unhas e dentes O NOSSO GLORIOSO ,esta no caminho certo .. FORÇA BENFICA ,FORÇA BENFICA.


De José Manuel Ferreira a 30 de Junho de 2008 às 16:49
O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidiu hoje não levar a julgamento o presidente do FC Porto, no processo Apito Dourado relativo ao jogo FC Porto-Estrela da época 2003/04, conhecido como o "Caso da Fruta", segundo relata a Imprensa.

Mas, não sendo rancoroso nem velhaco, tenho que perguntar:

1. que efeitos tem esta decisão no recurso de Pinto da Costa e do FCPorto à sentença de penalização de 3 pontos decidida pelo CD da Liga?
2. que efeitos tem esta decisão no recurso que slb e guimarães entregaram na UEFA destinado a impedir a admissão do FCPorto na próxima edição da "Champions League"?
3. que efeitos tem esta decisão na atitude de Platini e nas declarações que proferiu sobre a admissão do FCPorto?
4. que efeitos tem esta decisão no processo referente ao Beira-Mar - FCPorto?
5. que efeitos tem esta decisão na investigação conduzida por Maria José Morgado?
6. que efeitos tem esta decisão na avaliação da idoneidade dos testemunhos de c salgado?
7. que efeitos tem esta decisão no discurso do slb e dos jornalistas e jornais que lhe são afectos?

O slb e quem o apoia não vai anunciar publicamente que retira tudo o que escreveu sobre o caso da fruta e dos chocolatinhos com a intenção clara e manifesta de fazer chacota.

Nem vão pedir desculpa ao FCPorto, ao Presidente do FCPorto e aos portistas por tudo o que escreveram.

O slb transformou num caso de ódio contra o FCPorto o que poderia ter sido um combate pela transparência do futebol português. Não conseguiram, até agora, humilhar o FCPorto. Não conseguiram, até agora, iniciar esse combate. Limitaram-se a lançar ódio.

Ao que sei, o slb não pode recorrer da decisão do Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

Sei que o slb vai peneirar este despacho do Tribunal - que aliás confirma decisão anterior de arquivamento do processo, só reaberto por decisão de Maria José Morgado - e vai dizer que o que está em causa é a justiça.

Já estou habituado!

Há quem acuse a justiça de incompetência quando ela não faz o que queremos.

Se a justiça condenar o FCPorto e Pinto da Costa, estará a cumprir o seu dever (como aconteceu com o CD da Liga)

Se a justiça absolver o FCPorto e Pinto da Costa, é porque é corrupta.


De Alfacinha a 23 de Junho de 2008 às 17:27
O grande TOTO ZOUSA NO CARCOSO.... ave de arribação do Norte .... não passas de um Cabrão Traidor...... Emigra para a Puta que te Pariu!!!!
Seu BROMOLHO .... ENCORNADO.


De jose carlos a 28 de Julho de 2008 às 21:55
Será que esta ÉGUA tem dono ! ou anda desabrida a procura de macho , sujar este blogs com comentários destes comigo era logo lápis vermelho mais nada ,ou pensa que esta a falar para a família lá das pocilgas..


De Paul a 22 de Junho de 2008 às 11:33
António Amadeu de Souza Cardoso

Muito e muito obrigado pela sua educação e grande amor ao clube, pelo estimulo a todos nós aqueles que sofrem pelo nosso Benfica, mas que vivem na solidão Benfiquista, somos muitos mas não há muitos a viver o clube como os que honestamente participam neste Espaço

Mais uma vez obrigado e também elogiar o trabalho que tem tido neste espaço, pois já reparei que alguns dos blogers ainda não escreveram um post.

Por onde anda esse maravilhoso MEC?? faço daqui um desafio, MEC uma post já um dos acrónimos como o da GILETE

Uma abraço sinceramente muito e muito obrigado


De xico esperto a 20 de Junho de 2008 às 12:11
É verdade sois os melhores, é pena o benfica nao ganhar a ninguém.
Não venhas com tretas, se assim fosse o benfica perdia os campeonatos todos que ganhou à conta do salazar....


De marley a 19 de Junho de 2008 às 19:05
Fez-me bem ler o seu post. Deu-me calor á alma e senti-me vingada porque o MST estava a precisar de "ouvir" ,ainda que por escrito, umas boas verdades.
Saudações benfiquistas


De António de Souza-Cardoso a 20 de Junho de 2008 às 15:58
Obrigado Marley pelo estimulo. Asc


De ROMZ a 19 de Junho de 2008 às 16:34
Aproveito este espaço para divulgar um Blog sobre o nosso Benfica, no qual tenho prazer de participar:

http://roullotemanelito.blogs.sapo.pt/


De João Açores a 19 de Junho de 2008 às 15:35
Parabéns!
Um dos melhores posts que me lembro de ter lido neste ano.
O xico espertismo infelizmente é algo implantado no nossa sociedade, e algo impossível de erradicar. Sempre houve Xico espertos e sempre haverão, mas podemos fazer com que ajam menos.
O xico espertismo que se vive no futebol português é algo que tem que ser parado, sob pena do futebol em Portugal acabar. Basta ver a "Liga dos Últimos " para perceber até que ponto este xico espertismo está implantado no nosso futebol.
Fico envergonhado da forma como os estrangeiros vêem o nosso futebol. Ainda o fim se semana passado estive num Congresso em que estavam alguns espanhóis . O gozo que eles faziam do nosso futebol. O futebol dos corruptos, diziam eles. Fiquei envergonhado, mas ao mesmo tempo com forças renovadas para combater da forma que posso este problema.

Saudações Benfiquistas do meio do Atlântico


De António de Souza-Cardoso a 19 de Junho de 2008 às 17:37
Caro João

Um Obrigado Continetal e Nortenho pelas Suas Boas Palavras.

António SC


De luís a 19 de Junho de 2008 às 15:07
Muito bom post. Acrescento apenas, e devido à carga de porrada no ricardo bexiga perpetrada por essa guarda pretoriana - super dragões, que para além de xico-esperto também são bullies.
cumprimentos


De António de Souza-Cardoso a 19 de Junho de 2008 às 17:38
Obrigado Luis pela participação.

António SC


De Nuno Cerqueira a 19 de Junho de 2008 às 15:02
Muito boa análise... Parabéns... Abraço... Mais uma coisa.. Sou Sportinguista e acho uma vergonha o que está a acontecer...


De António de Souza-Cardoso a 19 de Junho de 2008 às 17:39
Obrigado Nuno pela participação. António SC


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds