Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

19
Mar09

MAIS UM NOVO CICLO

Bruno Carvalho

        

 
Na semana passada, neste mesmo espaço, anunciei a minha candidatura à presidência do Benfica.
 
Gostaria de dizer que escolhi este espaço para fazer esse anúncio devido ao grande respeito que tenho pelos leitores do Novo Benfica.
 
Como será fácil de perceber, haveria outros meios para anunciar a minha candidatura, nomeadamente através de uma clássica conferência de imprensa ou de uma entrevista selectiva a um órgão de comunicação social.
 
No entanto, pela primeira vez na história de um grande clube em Portugal, uma candidatura à presidência surge a partir da internet, neste preciso blog, tendo eu tido o privilégio de receber, de imediato, um conjunto de reacções a este meu propósito.
 
A minha decisão de me candidatar à presidência do maior clube português, e um dos maiores do mundo, foi um acto consciente e muito reflectido porque essa decisão acarreta uma série de inconvenientes para a minha vida.
 
Por um lado, porque, como todos aqueles que me conhecem bem sabem, eu não gosto de me expor aos olhos do grande público. Sempre gostei de preservar a minha privacidade. Apesar de já ter sido director de dois canais de televisão e de ter sido mandatário de uma candidatura à segunda maior câmara municipal do País, sempre consegui manter-me longe dos holofotes da imprensa, tendo recusado muitas e muitas entrevistas.
 
Por outro lado, porque tenho a minha vida organizada na cidade do Porto e esta minha candidatura e uma eventual eleição introduzirão significativas alterações em tudo.
 
Não obstante tudo isso, parece-me que a minha candidatura faz mais sentido do que nunca porque sinto que posso alterar o actual rumo do Benfica, apesar de haver quem o queira manter.
 
Eu, conjuntamente com o núcleo de pessoas que já está comigo e com todos aqueles que se vierem a juntar a nós, todos juntos, podemos e devemos mudar este Benfica.
 
Nesta semana o Benfica desceu à 3ª posição, situação que era manifestamente previsível.
 
Nos últimos 3 anos, o Porto foi sempre campeão e o Sporting ficou sempre em 2º lugar. O Benfica ficou duas vezes em 3º e no ano passado em 4º lugar.
 
Deste modo, não me parece nada estranho, nem fora do comum, estarmos mais uma vez em 3º lugar, com a agravante de, assim, ficarmos, de novo, fora da Liga dos Campeões.
 
Com sinceridade, a única coisa que me custa entender é a passividade que a massa associativa mostra perante esta situação.
 
Esta apatia é comparável à apatia da equipa do Benfica que, mesmo estando a perder com o Guimarães, parecia imperturbável. O que mais me custa não é perder, é a forma como se perde.
 
Será que ninguém no Benfica fica incomodado com as derrotas?
 
Porque é que nenhum dos jogadores do Benfica estava irritado por estar a perder?
 
Tirando o caso de David Luiz (cujo esforço era incompreensivelmente premiado com assobios), não havia mais nenhum jogador que se parecesse importar minimamente com o resultado.
 
Do mesmo modo, parece-me que há muitos sócios que não reagem a este ciclo de derrotas que se perpetua há anos.
 
Será que ninguém se importa?
 
O que será necessário fazer para acordar o Benfica que eu sempre conheci?
 
Porquê tanta resignação?
 
Não será possível fazer melhor?
 
Não será possível colocar o Benfica, de novo, no seu lugar?
 
Não será possível pôr o Benfica a ganhar?
 
O Presidente Luís Filipe Vieira pede mais tempo. Mas não está Luís Filipe Vieira há 8 anos no Benfica? Quanto mais tempo será que ele acha que necessita? Mais 20 anos?
 
O Presidente Luís Filipe Vieira diz que este rumo é para manter. Mas que rumo?
 
- Será que é para manter o rumo de ficar sempre em 3º ou 4º lugar?
- Será que é para manter o rumo de ficar anos a fio sem ganhar nada?
- Será que é para manter o rumo de passar a vida a mudar de treinador?
- Será que é para manter o rumo de contratar 30 milhões de euros de jogadores por ano, como quem vai ao supermercado?
- Será que é para manter as festas em Agosto e os choros no final dos campeonatos?
- Será que é para manter o rumo de ter presenças frustrantes na Europa?
- Será que é para manter o rumo de estarmos sempre a arranjar desculpas para os nossos fracassos?
- Será que é para manter o rumo de aumentar fortemente o passivo do clube?
- Será que é para manter o rumo de apresentar prejuízos cada vez maiores?
 
Sinceramente não se percebe que rumo é este.
 
Não se percebe para que projecto é que Luís Filipe Vieira precisa de mais tempo.
 
É por isso que eu faço daqui um apelo veemente a Luís Filipe Vieira: a bem do Benfica, não se recandidate a Presidente.
 
Se eu fosse Presidente do Benfica há 8 anos e tivesse os resultados do actual Presidente podem ter a certeza que não me recandidataria.
 
A gestão desportiva da actual Direcção do Benfica é péssima e a gestão económico-financeira caminha a passos largos para o desastre.
 
E eu pergunto: quando é que os benfiquistas despertam?
 
O que será necessário que aconteça para que os benfiquistas acordem?
 
Será que os benfiquistas irão ficar apáticos, sem poder de reacção, tal e qual a nossa equipa de futebol cujos jogadores tanto lhes faz estarem a ganhar ou a perder?
 
O Benfica precisa realmente de um Novo Ciclo!
 
Mas não de mais um “novo ciclo” ao estilo de Luís Filipe Vieira!
 
Depois do lamentável 4º lugar do ano passado a 23 pontos do FC Porto, Luís Filipe Vieira tirou da cartola um coelho chamado Rui Costa e conseguiu, de novo, criar a ilusão nos benfiquistas.
 
O certo é que, apesar de todas as promessas feitas e de todo o fogo-de-artifício lançado, no Benfica nada de estrutural mudou.
 
O clube permanece sem estratégia, sem rumo, sem ideias, sem organização, e tudo isso reflecte-se, obviamente, nos resultados.
 
É claro que com o desastre eminente o Benfica já prepara o “Novo Ciclo” do costume.
 
Parece evidente que as críticas a Quique Flores, que começaram discretamente, aumentaram repentinamente de tom.
 
Eu diria que há já em marcha uma campanha organizada para colocar Quique Flores fora do Benfica e a prová-lo estão as opiniões que têm vindo a ser emitidas por várias pessoas próximas de Luís Filipe Vieira.
 
É que Quique Flores será o alvo perfeito.
 
Por um lado, funcionará como bode expiatório, pronto a ser sacrificado em caso da mais do que provável derrota no campeonato.
 
Por outro lado, a saída do treinador será bastante útil, pois poderá dar azo a que se abra
mais um “Novo Ciclo” no Benfica.
 
Isso mesmo, o tal “Novo Ciclo” que Luís Filipe Vieira anuncia todos os anos.
 
É que depois do entusiasmo gerado pela chegada de Rui Costa o ano passado será necessário gerar de novo um grande entusiasmo para disfarçar, mais uma vez, os fracassos do Benfica.
 
Não seria de admirar que um treinador brasileiro que foi até há pouco tempo Seleccionador Nacional venha a ser utilizado para mais uma manobra de diversão e para vender mais ilusões.
 
Empurra-se Quique pela borda fora para que possa vir o”Treinador do Povo”.
 
Já estou a imaginar a euforia habitual que se gera normalmente lá para Agosto, desta vez com a alegria de podermos ver milhões de bandeirinhas do Benfica às janelas das casas portuguesas, de norte a sul do País.
 
Depois da indemnização recebida no Chelsea, com os bolsos bem recheados, nada como voltar a viver num país cheio de sol, em que se fala português e onde os adeptos, por um estranho adormecimento, parecem ter perdido a necessária exigência. Estão reunidos os ingredientes para umas belas férias!
 
Não importa se no final o Benfica não ganha nada.
 
Volto a fazer a mesma pergunta que já aqui lancei: se a culpa dos maus resultados do Benfica é do sistema, porque é que insistem em trocar de treinador?
 
É que o que é importante para os actuais dirigentes do Benfica é gerar esta alegria e iludir os sócios, fazê-los sonhar uns meses e depois, se não correr bem, arranja-se sempre um culpado.
 
Este ano o sacrificado será Quique, como já foram outros no passado.
 
Enfim, o Benfica prepara-se para mais do mesmo.
 
Até quando os sócios suportarão isto?
 
Saudações benfiquistas,
 
Bruno Carvalho
 
 
PS 1: Para aqueles que têm dúvidas da força da minha candidatura ou que olham para ela com desdém, fica aqui apenas uma nota: o meu nome foi pesquisado no Google, esta semana, por 500 mil pessoas, repito, em 7 dias apenas, meio milhão de pessoas quis saber mais sobre aquilo que eu quero fazer no Benfica.
Quem tenta fazer da minha candidatura algo de marginal ou pretende comparar-me com candidaturas marginais do passado está a perder o seu tempo. Talvez seja do medo…
 
PS 2: Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, é agora, pasme-se, apresentador da Benfica TV, num programa chamado “A Jornada”, em que, todas as quintas-feiras, entrevista o Director de Comunicação do Benfica, João Gabriel, que aproveita o tempo de antena que lhe é dado para fazer uma espécie de eucaristia semanal, ao estilo daquilo que apenas se vê em países como a Venezuela, em que Hugo Chavez também faz uma comunicação ao país uma vez por semana.
E eu pergunto, onde é que já se viu o assessor jurídico de um clube ser apresentador de televisão?
Talvez a falta de jeito que demonstrou a defender a estratégia do Benfica na UEFA tenha levado Paulo Gonçalves a mudar de carreira e dedicar-se a ser estrela de TV.
A continuar assim, qualquer dia talvez o vejamos a apresentar um programa ao estilo do Big Show SIC, aos pulinhos, a fazer lembrar o nosso saudoso João Baião.
Depois de o Benfica ter colocado um Vice-Presidente seu a debater futebol na televisão com meros adeptos dos outros clubes, temos agora um assessor jurídico a apresentador de televisão.
É a febre da TV a invadir o Benfica.
Já ninguém se dá ao respeito.
Isto bateu no fundo!
 
PS 3: Conforme sempre disse, e ficou demonstrado nos últimos dias, o “Novo Benfica” nunca foi nem nunca será um blog que represente qualquer tendência organizada dentro do Benfica.
De facto, a pluralidade e o debate de ideias são as principais características deste blog.
Não posso, neste momento, deixar de agradecer ao António Souza-Cardoso e ao Paulo Ferreira as palavras de apoio à minha candidatura à presidência do Benfica.
Quero aproveitar esta ocasião para lhes enviar um grande abraço extensível a todos os outros companheiros deste blog.
Não posso deixar, igualmente, de enviar um agradecimento muito especial a todos aqueles que na área de comentários quiseram expressar o seu apoio à minha candidatura.
Foi muito importante para mim e será ainda mais importante para o futuro do Benfica.
Todos juntos podemos alterar o rumo das coisas e ter, de novo, o Benfica que tanto desejamos.
Muito obrigado.
 
PS 4: Como muitos me têm sugerido (ou desafiado), na próxima semana vou falar do sistema. Vou falar do sistema como eu o vejo.
 

253 comentários

Comentar post

Pág. 1/12

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D