Quinta-feira, 19 de Março de 2009

Bruno Carvalho em 19/03/09 | comentar

        

 
Na semana passada, neste mesmo espaço, anunciei a minha candidatura à presidência do Benfica.
 
Gostaria de dizer que escolhi este espaço para fazer esse anúncio devido ao grande respeito que tenho pelos leitores do Novo Benfica.
 
Como será fácil de perceber, haveria outros meios para anunciar a minha candidatura, nomeadamente através de uma clássica conferência de imprensa ou de uma entrevista selectiva a um órgão de comunicação social.
 
No entanto, pela primeira vez na história de um grande clube em Portugal, uma candidatura à presidência surge a partir da internet, neste preciso blog, tendo eu tido o privilégio de receber, de imediato, um conjunto de reacções a este meu propósito.
 
A minha decisão de me candidatar à presidência do maior clube português, e um dos maiores do mundo, foi um acto consciente e muito reflectido porque essa decisão acarreta uma série de inconvenientes para a minha vida.
 
Por um lado, porque, como todos aqueles que me conhecem bem sabem, eu não gosto de me expor aos olhos do grande público. Sempre gostei de preservar a minha privacidade. Apesar de já ter sido director de dois canais de televisão e de ter sido mandatário de uma candidatura à segunda maior câmara municipal do País, sempre consegui manter-me longe dos holofotes da imprensa, tendo recusado muitas e muitas entrevistas.
 
Por outro lado, porque tenho a minha vida organizada na cidade do Porto e esta minha candidatura e uma eventual eleição introduzirão significativas alterações em tudo.
 
Não obstante tudo isso, parece-me que a minha candidatura faz mais sentido do que nunca porque sinto que posso alterar o actual rumo do Benfica, apesar de haver quem o queira manter.
 
Eu, conjuntamente com o núcleo de pessoas que já está comigo e com todos aqueles que se vierem a juntar a nós, todos juntos, podemos e devemos mudar este Benfica.
 
Nesta semana o Benfica desceu à 3ª posição, situação que era manifestamente previsível.
 
Nos últimos 3 anos, o Porto foi sempre campeão e o Sporting ficou sempre em 2º lugar. O Benfica ficou duas vezes em 3º e no ano passado em 4º lugar.
 
Deste modo, não me parece nada estranho, nem fora do comum, estarmos mais uma vez em 3º lugar, com a agravante de, assim, ficarmos, de novo, fora da Liga dos Campeões.
 
Com sinceridade, a única coisa que me custa entender é a passividade que a massa associativa mostra perante esta situação.
 
Esta apatia é comparável à apatia da equipa do Benfica que, mesmo estando a perder com o Guimarães, parecia imperturbável. O que mais me custa não é perder, é a forma como se perde.
 
Será que ninguém no Benfica fica incomodado com as derrotas?
 
Porque é que nenhum dos jogadores do Benfica estava irritado por estar a perder?
 
Tirando o caso de David Luiz (cujo esforço era incompreensivelmente premiado com assobios), não havia mais nenhum jogador que se parecesse importar minimamente com o resultado.
 
Do mesmo modo, parece-me que há muitos sócios que não reagem a este ciclo de derrotas que se perpetua há anos.
 
Será que ninguém se importa?
 
O que será necessário fazer para acordar o Benfica que eu sempre conheci?
 
Porquê tanta resignação?
 
Não será possível fazer melhor?
 
Não será possível colocar o Benfica, de novo, no seu lugar?
 
Não será possível pôr o Benfica a ganhar?
 
O Presidente Luís Filipe Vieira pede mais tempo. Mas não está Luís Filipe Vieira há 8 anos no Benfica? Quanto mais tempo será que ele acha que necessita? Mais 20 anos?
 
O Presidente Luís Filipe Vieira diz que este rumo é para manter. Mas que rumo?
 
- Será que é para manter o rumo de ficar sempre em 3º ou 4º lugar?
- Será que é para manter o rumo de ficar anos a fio sem ganhar nada?
- Será que é para manter o rumo de passar a vida a mudar de treinador?
- Será que é para manter o rumo de contratar 30 milhões de euros de jogadores por ano, como quem vai ao supermercado?
- Será que é para manter as festas em Agosto e os choros no final dos campeonatos?
- Será que é para manter o rumo de ter presenças frustrantes na Europa?
- Será que é para manter o rumo de estarmos sempre a arranjar desculpas para os nossos fracassos?
- Será que é para manter o rumo de aumentar fortemente o passivo do clube?
- Será que é para manter o rumo de apresentar prejuízos cada vez maiores?
 
Sinceramente não se percebe que rumo é este.
 
Não se percebe para que projecto é que Luís Filipe Vieira precisa de mais tempo.
 
É por isso que eu faço daqui um apelo veemente a Luís Filipe Vieira: a bem do Benfica, não se recandidate a Presidente.
 
Se eu fosse Presidente do Benfica há 8 anos e tivesse os resultados do actual Presidente podem ter a certeza que não me recandidataria.
 
A gestão desportiva da actual Direcção do Benfica é péssima e a gestão económico-financeira caminha a passos largos para o desastre.
 
E eu pergunto: quando é que os benfiquistas despertam?
 
O que será necessário que aconteça para que os benfiquistas acordem?
 
Será que os benfiquistas irão ficar apáticos, sem poder de reacção, tal e qual a nossa equipa de futebol cujos jogadores tanto lhes faz estarem a ganhar ou a perder?
 
O Benfica precisa realmente de um Novo Ciclo!
 
Mas não de mais um “novo ciclo” ao estilo de Luís Filipe Vieira!
 
Depois do lamentável 4º lugar do ano passado a 23 pontos do FC Porto, Luís Filipe Vieira tirou da cartola um coelho chamado Rui Costa e conseguiu, de novo, criar a ilusão nos benfiquistas.
 
O certo é que, apesar de todas as promessas feitas e de todo o fogo-de-artifício lançado, no Benfica nada de estrutural mudou.
 
O clube permanece sem estratégia, sem rumo, sem ideias, sem organização, e tudo isso reflecte-se, obviamente, nos resultados.
 
É claro que com o desastre eminente o Benfica já prepara o “Novo Ciclo” do costume.
 
Parece evidente que as críticas a Quique Flores, que começaram discretamente, aumentaram repentinamente de tom.
 
Eu diria que há já em marcha uma campanha organizada para colocar Quique Flores fora do Benfica e a prová-lo estão as opiniões que têm vindo a ser emitidas por várias pessoas próximas de Luís Filipe Vieira.
 
É que Quique Flores será o alvo perfeito.
 
Por um lado, funcionará como bode expiatório, pronto a ser sacrificado em caso da mais do que provável derrota no campeonato.
 
Por outro lado, a saída do treinador será bastante útil, pois poderá dar azo a que se abra
mais um “Novo Ciclo” no Benfica.
 
Isso mesmo, o tal “Novo Ciclo” que Luís Filipe Vieira anuncia todos os anos.
 
É que depois do entusiasmo gerado pela chegada de Rui Costa o ano passado será necessário gerar de novo um grande entusiasmo para disfarçar, mais uma vez, os fracassos do Benfica.
 
Não seria de admirar que um treinador brasileiro que foi até há pouco tempo Seleccionador Nacional venha a ser utilizado para mais uma manobra de diversão e para vender mais ilusões.
 
Empurra-se Quique pela borda fora para que possa vir o”Treinador do Povo”.
 
Já estou a imaginar a euforia habitual que se gera normalmente lá para Agosto, desta vez com a alegria de podermos ver milhões de bandeirinhas do Benfica às janelas das casas portuguesas, de norte a sul do País.
 
Depois da indemnização recebida no Chelsea, com os bolsos bem recheados, nada como voltar a viver num país cheio de sol, em que se fala português e onde os adeptos, por um estranho adormecimento, parecem ter perdido a necessária exigência. Estão reunidos os ingredientes para umas belas férias!
 
Não importa se no final o Benfica não ganha nada.
 
Volto a fazer a mesma pergunta que já aqui lancei: se a culpa dos maus resultados do Benfica é do sistema, porque é que insistem em trocar de treinador?
 
É que o que é importante para os actuais dirigentes do Benfica é gerar esta alegria e iludir os sócios, fazê-los sonhar uns meses e depois, se não correr bem, arranja-se sempre um culpado.
 
Este ano o sacrificado será Quique, como já foram outros no passado.
 
Enfim, o Benfica prepara-se para mais do mesmo.
 
Até quando os sócios suportarão isto?
 
Saudações benfiquistas,
 
Bruno Carvalho
 
 
PS 1: Para aqueles que têm dúvidas da força da minha candidatura ou que olham para ela com desdém, fica aqui apenas uma nota: o meu nome foi pesquisado no Google, esta semana, por 500 mil pessoas, repito, em 7 dias apenas, meio milhão de pessoas quis saber mais sobre aquilo que eu quero fazer no Benfica.
Quem tenta fazer da minha candidatura algo de marginal ou pretende comparar-me com candidaturas marginais do passado está a perder o seu tempo. Talvez seja do medo…
 
PS 2: Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, é agora, pasme-se, apresentador da Benfica TV, num programa chamado “A Jornada”, em que, todas as quintas-feiras, entrevista o Director de Comunicação do Benfica, João Gabriel, que aproveita o tempo de antena que lhe é dado para fazer uma espécie de eucaristia semanal, ao estilo daquilo que apenas se vê em países como a Venezuela, em que Hugo Chavez também faz uma comunicação ao país uma vez por semana.
E eu pergunto, onde é que já se viu o assessor jurídico de um clube ser apresentador de televisão?
Talvez a falta de jeito que demonstrou a defender a estratégia do Benfica na UEFA tenha levado Paulo Gonçalves a mudar de carreira e dedicar-se a ser estrela de TV.
A continuar assim, qualquer dia talvez o vejamos a apresentar um programa ao estilo do Big Show SIC, aos pulinhos, a fazer lembrar o nosso saudoso João Baião.
Depois de o Benfica ter colocado um Vice-Presidente seu a debater futebol na televisão com meros adeptos dos outros clubes, temos agora um assessor jurídico a apresentador de televisão.
É a febre da TV a invadir o Benfica.
Já ninguém se dá ao respeito.
Isto bateu no fundo!
 
PS 3: Conforme sempre disse, e ficou demonstrado nos últimos dias, o “Novo Benfica” nunca foi nem nunca será um blog que represente qualquer tendência organizada dentro do Benfica.
De facto, a pluralidade e o debate de ideias são as principais características deste blog.
Não posso, neste momento, deixar de agradecer ao António Souza-Cardoso e ao Paulo Ferreira as palavras de apoio à minha candidatura à presidência do Benfica.
Quero aproveitar esta ocasião para lhes enviar um grande abraço extensível a todos os outros companheiros deste blog.
Não posso deixar, igualmente, de enviar um agradecimento muito especial a todos aqueles que na área de comentários quiseram expressar o seu apoio à minha candidatura.
Foi muito importante para mim e será ainda mais importante para o futuro do Benfica.
Todos juntos podemos alterar o rumo das coisas e ter, de novo, o Benfica que tanto desejamos.
Muito obrigado.
 
PS 4: Como muitos me têm sugerido (ou desafiado), na próxima semana vou falar do sistema. Vou falar do sistema como eu o vejo.
 



253 comentários:
De André Leal a 31 de Março de 2009 às 13:26
Este senhor Bruno Carvalho, além de não ser benfiquista, está demasiadamente mal informado acerca do Apito Dourado:

- Em primeiro lugar as escutas já sairam para a rua (mal, devido ao segredo de justiça, mas sairam), pelo que este senhor vir falar do facto de ainda não haver condenações, se torna totalmente irrelevante pois TODOS SABEMOS O QUE SE PASSOU ainda que possa ser mais difícil constituír prova em tribunal. Na pior das hipóteses isto tratar-se-á dum caso tipo OJ Simpson: toda a gente sabe que é culpado, mas bons advogados e erros processuais, mantém-no cá fora. Mas se lá o ex-actor e desportista foi tratado com desprezo, cá fazem-se recepções na AR, homenagens e afins.

- Em segundo lugar vem dizer que os recursos do Corrupto mor podem aproveitar ao Clube Assumidamente Corrupto, o que se é verdade para um dos jogos (o tal jogo contra o Beira Mar, em que o bufolas tão somente recebeu o árbitro em casa) não o é para o outro. Não deixa de ser engraçado que este argumento falacioso ainda seja aceite por benfiquistas, quando foi utilizado na UEFA no início da época passada para criar a confusão suficiente no comité de apelo do organismo, sugerindo que as condenações aos corruptos ainda não tinham transitado em julgado pelas razões acima referidas. Tal é totalmente falso dado que os factos apurados só coincidem com os do corrupto mor no jogo do Beira-Mar, mantendo-se obrigatoriamente a condenação no outro jogo, dado que o Clube Assumidamente Corrupto não recorreu.

3- Se quer atacar o LFV em relação ao Apito Dourado poderia fazê-lo pela realização do jogo contra o Boavista. Ainda que este clube, ao contrário de outros, tenha mudado toda a direcção numa clara condenação à corrupção desportiva que sustentou os resultados do clube nos últimos anos, apenas estão a ter o que merecem. Acho de gosto duvidoso estar a dar dinheiro a alguém que só está na situação que está por ter participado num sistema que, como se sabe, afastou e atrasou o Benfica durante anos da liderança do Futebol Português, ainda para mais quando o Benfica se apresenta como o único clube interessado em que o processo Apito Dourado produza os efeitos devidos.

Para finalizar gostaria de dizer que muito do que foi feito pela direcção actual foge ao meu apoio, mas não é com candidaturas como estas, recheadas de pessoas como o autor do post, que admiram quem ganha a todo o custo, que vamos mostrar a todos que o Benfica é um clube diferente.

PS: Não sei com que portistas tem falado mas os que conheço não vão ao rídiculo de dizer que o Benfica é sistematicamente beneficiado, admitindo até que o seu clube e o seu presidente têm sido corruptos. Apenas contrapõem com o fácil argumento de que não são os únicos e de que houve uma cabala do Sul contra o Norte.


De Anónimo a 26 de Março de 2009 às 11:19
Bruno,

Na semana passada cheguei exactamente à mesma conclusão : o ambiente está todo preparado para Scolari vir treinar o Benfica !

Nem de propósito...

Saudações !


De FRANCISCO SEIXAS a 26 de Março de 2009 às 00:24
Pensei que, após uma semana, já te tivesse passado a bebedeira. Será que para alem do aparente problema de alcoolismo também existe algum "bichinho" do foro psiquiátrico?


De Pedro MArtins a 12 de Abril de 2009 às 16:08
Você e a maioria dos benfiquistas tem realmente algum problema, quando se satisfazem com o mantorras a fazer aquecimento! Perdedores, abram os olhos enquanto podem!


De Ricardo Teixeira a 25 de Março de 2009 às 23:24
"Parece-me que há muitos sócios que não reagem a este ciclo de derrotas que se perpetua há anos"

Pelo que eu tenho lido dos seus comentários sr.Bruno Carvalho eu só o vejo a criticar...não o vejo a apresentar soluções...ainda para mais critica os sócios do Benfica por continuarem a apoiar o clube??
Eu vou fazer este ano 21 anos...e sou sócio do Benfica desde que nasci...vou a todos os jogos do Benfica na luz seja nas derrotas, nas vitórias, nos jogos amigáveis, nos jogos de domingo ás 21 e 30...a todos os jogos...pelo que sei é sócio o Benfica há 7 anos...tem com certeza maior experiência de vida e profissional do que eu mas ainda não percebi as razões da sua candidatura...se ganhar as eleições vai-se aliar ao porto?
Só o vejo a dizer bem do porto e do PC...
Só o vejo a criticar a direcção do Benfica...
Só o vejo a criticar os sócios!!!! do Benfica...
E os seus Post Scriptum acho que não merecem comentários...
Gostava...que daqui para a frente se centrasse nas soluções, nas mudanças que tem para apresentar...porque eu ainda não as descortinei...

Cumprimentos,

Ricardo Teixeira


De Esferocrático a 25 de Março de 2009 às 12:39
Sr. Bruno Carvalho.

Qual é a sua experiência desportiva e de dirigismo? Foi atleta, treinador, dirigente, conhece só os balneários do ginásio ou já integrou alguma equipa desportiva? Consegue enumerar-me os factores que a tornam forte e que lhe imprimem uma dinâmica interna de vitória?

Qual será a sua postura, enquanto presidente, no termo dos actuais contratos de direitos televisivos, em 2012? Quanto é que vai pedir pelos jogos, e em que condições?

Qual teria sido a sua actuação aquando do incidente entre Luisão e Katsouranis, no Bonfim?


O que diria, e em que circunstâncias (onde, quando), aos jogadores do Benfica, no seu primeiro contacto após ser eleito presidente?

Da mesma forma, o que diria a um jogador que quisesse contratar?

Diga-me o nome de cinco jogadores da actual equipa que não a deviam integrar, e porquê, e cinco que sejam indispensáveis, também porquê.

Diga-me o nome do treinador que escolheria para o Benfica, e porquê.

Este é o preço do meu voto. Responda-me a isto de uma forma que eu considere correcta e não só tem o meu apoio como vou consigo para a guerra. Integro a comissão de campanha e tudo.

Mas se, por outro lado, aquilo que me sabe dizer é o que o Benfica deveria ser, e não aquilo que vai fazer, com exemplos concretos e uma palavra assumida, faça um favor ao seu clube e não concorra. Há uma diferença entre ver o palácio e chegar até ele. O Benfica não é o CM.


De RouboCopo a 24 de Março de 2009 às 19:19
Em tempos concordei com algumas das suas perspectivas.
Neste momento, continuo a concordar em alguns aspectos.
No entanto, achei de muito mau tom esta candidatura. O timming, a forma e o vazio de ideias e estrutura é inacreditável!

Acho que um dos problemas do Benfica até passa por isto, ser um clube susceptível de qualquer um dizer que quer ser presidente só porque comenta num blog.

Continue a fazer os seus posts, eu continuarei a ler alguns, mas páre de brincar.

Dizer que está mal, todos dizemos, solucionar é um trabalho muito mais difícil! Infelizmente, nunca o vi a propor uma sequer!

Saudações Benfiquistas


De LuigiSLB83 a 25 de Março de 2009 às 00:41
Tudo dito.


De Pedro MArtins a 12 de Abril de 2009 às 16:20
Oh caro amigo, será que estamos na escola primária, à coisas na vida que são tão simples que por vezes não percebemos. Mas neste caso é lamentável. O Sr. Bruno Carvalho não precisa de apresentar ideias nenhumas, ele já disse tudo o que esta direcção faz de mal, que é bastante evidente diga-se, a ideia dele é não fazer as mesmas asneiras e burrices que os actuais dirigentes cometem (uma atrás da outra)! SERÁ DIFÍCIL PERCEBER. Mas tenho a certeza que o senhor teria ficado muito mais contente se o Bruno Carvalho tivesse dito que agora ia criar um novo cartão SLB , que atingiria os 10 milhões de sócios (mas ia ter o estádio às moscas). Abre os olhos !


De Roubocopo a 14 de Abril de 2009 às 10:45
Dirigir algo, nem precisamos pensar no maior clube português, não se resume a apontar os erros dos outros!
Se formos por aí, em qualquer café ou esquina arranjamos presidentes e dirigentes!!
Se a ideia é não cometer os mesmos erros, sem no entanto ser apontada forma de solucionar esses já existentes (ou será que dizer que eles existem os soluciona?), leva-me a crer que outros erros serão cometidos... ah! mas para si, como não são os mesmos erros já não há problema!

Eu não sou a favor da actual direcção, até existe um nome que já foi lançado que me agrada, mas esta candidatura carvalhista é tão vazia e desorientada que espanta existir alguém com o mínimo de exigência e isenção a apoiar.


De a.rodrigues a 24 de Março de 2009 às 17:23
Antes de falares de Pinto da Costa convém dar uma vista de olhos pelo blog GERAÇÃO BENFICA.
Ficas a saber mais umas coisitas...


De zeppelin68 a 25 de Março de 2009 às 19:39
amigo,

esse blog é vergonhoso...quem lá escreve é doente...sabe, às vezes não é preciso descobrir o rabo às pessoas para lhe tirarmos a pinta...


De a.rodrigues a 26 de Março de 2009 às 12:19
Vergonha é ser condenado a 2 anos de suspensão e punido com 6 pontos como foi o teu Presidente (suspenso) e o teu clube.
E olha que não foi por ir à missa nem ao Papa...


De zeppelin68 a 26 de Março de 2009 às 19:36
meu amigo,

mas que meu presidente?está a insinuar que sou portista?Pois digo-lhe que preferia levar um tiro no cu a ser portista!!o meu presidente,infelizmente, é um palerma agarrado ao tacho, e que Benfiquistas como voce fazem-no acreditar que ele próprio é uma reencarnação de Joaquim Bogalho ...mas não é!!é um oportunista!!


De a.rodrigues a 27 de Março de 2009 às 11:28
Tá bem, deixa.


De mario maia a 24 de Março de 2009 às 15:58
Sr. Bruno Carvalho,
Não levando em conta o excelente trabalho que está a levar a cabo no Porto Canal, e não sendo um sócio do Bemfica, mas sim um adepto, subscrevo todos os seus pensamentos, e acho que o Benfica precisa é mesmo de um presidente que tenha um coração benfiquista mas que tenha uma grande alma do Norte , ou seja o que o Bendica precisa para a sua presidência é de um verdadeira Homem do Norte, e aí sim vamos ter um Benfica á Benfica aos tempos segundo reza a história e os nossos adversarios o dizem, um Benfica do tempo do Salazar em que ganhava tudo e o Salazar era um homem do Norte.
Bem Haja


De Anónimo a 24 de Março de 2009 às 15:37
Só pode estar a gozar?!!!!!!!!
Director do Porto Canal presidente do SLB??
Esta é de rir, Nunca


De Pedro MArtins a 12 de Abril de 2009 às 16:15
O que tem de mal? Os sócios e os adeptos do Benfica do norte e sul não contam? Então já não somos 6 Milhões? Só os totos de Lisboa, que vão ao estádio vibrar com os aquecimentos do Mantorras é que contam? Essa cambada de betinhos que povoa a direcção e orgãos sociais do Benfica, andam de lacinho, querem aparecer na TV e revistas. Em futebol, como se pode ver, são um zero à esquerda. Abre os olhos!


De Manuel Vieira a 24 de Março de 2009 às 10:37
No seu anterior post comentei os pontos essenciais com que discordava claramente. Dava-lhe então o benefício da dúvida por o desconhecer de todo e aguardava outras intervenções, outros discursos.
Com este, caro consócio,fica para mim claro que o seu grande objectivo é correr com o actual Presidente.
Para si o LFV só fez asneira, pois nem um acto ou algo positivo lhe reconhece. Critica demagogicamente, explora os maus resultados,mente no período temporal
de dirigismo de LFV, omite a comparação com as que o antecederam, mesmo desportivamente falando.
Em suma o candidato Bruno Carvalho não merece crédito . É mais um benfiquisto, daqueles que se servem do Benfica e não servem o Benfica.
M. Vieira


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds