Domingo, 1 de Março de 2009

Júlio Machado Vaz em 01/03/09 | comentar

Um de vocês perguntava há dias se eu deixara de ser benfiquista, ausente que estava em parte incerta:). Já me aconteceu desejar tal milagre, quando não consigo adormecer após um qualquer desaire, mas todos sabemos que é impossível - nascemos assim, morreremos assim ou assado, mas suspensos do que acontece a quem veste - de preferência com orgulho! - as camisolas vermelhas.

Acontece que Fevereiro era mês "sensível" e eu nunca escondi as minhas reservas quanto à filosofia subjacente aos desempenhos da equipa. Assim, decidi calar alegrias, frustrações, palpites ou remoques por umas semanas e depois escrever com a adrenalina de regresso à linha de base.

E aqui estou! Antes de mais para me congratular com os últimos minutos de Sexta-Feira. O apoio do público durante esses quinze (?) minutos foi dos espectáculos mais reconfortantes da época e tenho a certeza que não deixou indiferentes os jogadores, que farão tudo para o merecerem.

No que à equipa diz respeito, mantenho reservas. Finalmente Ruben Amorim jogou no meio, e, mesmo sem comer a bola, creio ter provado que o seu lugar é ali. Aimar está melhor e esfarrapou-se, facto que para mim garante "indulto" imediato para eventuais pecadilhos. Mas ao longo do mês continuei com a sensação desagradável de que Quique espera um golo de uma correria de Suazo ou de uma bola parada, para depois jogar em contra-ataque. Pergunto-me como estaria a equipa se o esquema utilizado contra o Leixões estivesse oleado há um par de meses...

Algumas conclusões, mesmo sujeitas a desmentido ulterior, parecem-me possíveis: Balboa tem sido um flop, reconhecido pelo próprio treinador; Carlos Martins, aposta de Rui Costa, exibe uma falta de estabilidade psicológica que, de tão longa, já se tornou preocupante; pese embora a agradável surpresa que constitui a adaptação de Maxi à direita, a verdade é que damos connosco sem laterais de raiz, pois tenho alguma relutância em considerar Jorge Ribeiro como tal; Suazo foi-se apagando e continuo sem perceber por que nunca foi utilizado a ala, num campeonato como o português não me parece adequado o Benfica jogar apenas com um ponta de lança. Para quem, como eu, nunca exigiu o título, mas a consolidação de um estilo de jogo e de um núcleo duro de jogadores, houve tempo perdido.

Restam os factos: estamos a dois pontos do primeiro classificado e a dois acima - equivalendo a três... - de quem nos persegue. Tudo de bom e mau é ainda possível, admitindo eu que temos pela frente o percurso mais duro dos candidatos. Eu continuarei a fazer a minha parte, leia-se roer as unhas, praguejar à moda do Porto e declarar sem pudor que "está na hora!" a partir do momento em que me apanho em vantagem:).

Adiante. Um abraço de parabéns a todos, um clube como o Benfica não esconde a idade, orgulha-se dela! Acolhe as nossas vidas e sobrevive nos corações de filhos e netos, faz parte da lenda familiar que tem como argamassa o afecto. E assim, centenário, se mantém jovem. Ou novo, como preconiza este blog...

E sobre ele serão as minhas últimas palavras. Adepto que fui da moderação dos comentários, agrada-me - se não exijo! - a absoluta franqueza dos textos. E dessa prática decorre a minha opinião - em ano de eleições, o blog parece encaminhar-se para a cristalização de dois blocos. Os quais, directamente ou por interpostas pessoas (Quique, Rui...), se degladiam a propósito da continuação de Luís Filipe Vieira. No passado, discordei várias vezes dele. Não aprovei a "ligação umbilical" a  José Veiga, adverti para o triunfalismo injustificado após o campeonato ganho, desagradou-me o timing do anúncio das novas responsabilidades de Rui Costa na última época, etc... Mas também salientei o regresso do clube ao estatuto de "pessoa de bem", e sem procurar aí as razões para os nossos insucessos considero obrigatória a denúncia que fez dos meandros em que o futebol português se compraz. Outros com as mesmas obrigações preferiram calar-se...

Em relação a esta época, não percebo muito bem de que possa ser acusado. Decretar que o poder dado a Rui Costa é um biombo de protecção não colhe. Temos um homem do futebol a mandar no futebol, trabalhando com um treinador que escolheu e com meios para construir um plantel. Para cúmulo é um menino querido de todos os benfiquistas! Eu considero-me bem servido e também não defendo a mudança de treinador, mesmo com as divergências que nunca escondi.

Vai daí... Apreciarei com o mesmo interesse todas as candidaturas que se apresentem no próximo acto eleitoral. E se alguma me parecer, com toda a subjectividade que o juízo implica, melhor preparada que a de LFV para defender o Benfica, votarei nela sem qualquer dramatismo, orgulho ou "espírito de missão". Por isso, não contem comigo para campanhas em Março e, com toda a franqueza, preferia não as ver no blog, mas cada um sabe de si! Perdoem a verborreia, juro que não voltarei a debruçar-me sobre o tema nos meses mais próximos:).    

  




36 comentários:
De ohomemquecopiavamal a 2 de Março de 2009 às 22:59
Caro Doutor

É sempre uma honra e um privilégio ler os seus artigos sobre o nosso clube.


De Odete Coelho a 2 de Março de 2009 às 20:06
Ainda mexe...e bem:)
Já tinha saudades de o ler aqui, homem!
Subscrevo a sua análise, lúcida, pertinente e que deveria ser tida em conta por outros seus colegas de blogue.

Quanto a mim continuarei também a fazer o mesmo: roer as unhas e praguejar à moda de Guimarães. E olhe que aqui pragueja-se forte e feio:)))


De Júlio Machado Vaz a 2 de Março de 2009 às 22:15
Não acredito! Uma Senhora a praguejar?:)


De Odete Coelho a 2 de Março de 2009 às 22:47
:))) Looooooooooool
O praguejar tem género?
Não sabia.....

:)


De João Antunes a 2 de Março de 2009 às 19:48
Tinha saudades dos seu escritos, meu caro! Não demore tanto a voltar. Os benfiquistas precisam muito de o ouvir...


De Júlio Machado Vaz a 2 de Março de 2009 às 22:17
Era mais útil ao clube se os jogadores adversários fossem obrigados a ouvir-me... cantar:).


De Viriato de Viseu a 2 de Março de 2009 às 18:33
Regressou o desejado!!!

Caro Dr. e Ilustre Benfiquista ,
É um regalo ler o que escreve e concordo em tudo o que diz.

Fui um dos que lá estiveram na Catedral a torcer pelo nosso Amado Clube contra o Leixões.

Aqueles 15 minutos finais mais pareceram 15 horas.
Na 1ª. parte fizemos um jogão que merecia um resultado mais desnivelado.

O Dr. não referiu o Miguel Vítor que está ali rijo como um tronco de uma qualquer árvore de Cabinda.

Bem vista essa dos dois blocos pré-eleitorais, que está a fazer alguma crispação entre nós e, como dizia o outro; não habia nexexidade.

Uma vez mais, saudo o seu regresso!!!



De Júlio Machado Vaz a 2 de Março de 2009 às 22:19
Tem toda a razão, o rapaz já é uma certeza e vem de longe, como dizia o anúncio!


De Ricardo Webbens a 2 de Março de 2009 às 16:26
Muito obrigado por ter voltado.
A sua opinião é muito valorada por mim.
Subescrevo tudo o que disse anteriormente.
Um bem haja


De Júlio Machado Vaz a 2 de Março de 2009 às 22:20
Eu é que lhe agradeço a gentileza!


De Benfiquista Benfiquense a 2 de Março de 2009 às 16:21
Professor,

Uma “pausa sabática” nunca fez mal a ninguém e, a prová-lo, está a qualidade redobrada com que reatou a sua participação no blog. Eu até diria que a forma inspirada com que regressou a estas lides me leva a pensar que Cantelães será o melhor sítio do mundo para carregar baterias... ;-)

Agora mesmo a sério, parabéns pela forma tão simples e clara como se demarcou dos objectivos ínvios daquele(s) que põe(m) as suas ambições pessoais acima dos interesses do clube. A expressão poderá não ser a mais feliz, mas estou certo que este seu post acabará por se materializar num corajoso contributo para a “limpeza étnica” que já se impunha.

Assinado: Benfiquista Benfiquense


De Júlio Machado Vaz a 2 de Março de 2009 às 22:22
Tem duas vezes razão: Cantelães podia ser um óptimo local de estágio para benfiquistas e a expressão acarreta associações que todos repudiamos, não é verdade?


De Alexandre a 2 de Março de 2009 às 15:02
Caro Júlio Machado Vaz ..

Já tinha saudades de o ver escrever. Todas as suas preocupações são pertinentes, acredite que uma boa parte dos Benfiquistas a tem.

A equipa podia estar a jogar melhor, o trabalho na secção do futebol no passado foi mau, será o quique ou não o THE ONE " ... tudo bons pontos de discussão.

De uma certeza eu tenho, o clube já esteve muito mau, foi pagando penhoras atrás de penhoras, foi evoluindo, andamos de casas ás costas .. e neste momento estamos com uma estabilidade notória.

Se em anos passados, a direcção pela pessoa do LFV tem tido fracassos desportivos por erros consecutivos de má gestão desportiva, ESTE ANO não lhe podemos apontar o dedo. Pessoalmente teria feito tudo o que ele fez: contratar alguém entendido na matéria, entregar os departamentos a profissionais que sabem o que fazem e resumir-se á gestão global do clube.

Acho que tal como o Júlio , todos os Benfiquistas acabam os jogos sufocados de sofrimento (prova de Amor),mas a impressão que dá é que as coisas realmente estão a mudar. Amorim no meio com katsouranis , Aimar solto ora atrás ora á frente . . e a equipa começa a adquirir a mecânica necessária e a rotina típica de um conjunto. Falta ainda bastante trabalho, mas já se vê algo ao fundo do tunel.

Obrigado pelos seus textos

Um Abraço

Alexandre


De Júlio Machado Vaz a 2 de Março de 2009 às 22:23
Deus o ouça e muito obrigado:).


De herr von bolas a 2 de Março de 2009 às 12:11
Ora aqui estáq um post digno de um benfiquista.
Saber distinguir os interesses do clube de interesses pessoais e oportunistas é muito bonito.
Mas não está ao alcance de qualquer um.

Mais lamentavel em casos de desonestidade intelectual, como os de BC e ASC. Meros oportunistas. E benfiquistas de ocasião.


De Júlio Machado Vaz a 2 de Março de 2009 às 22:25
Quando carregamos na tecla da adjectivação arriscamo-nos a ser injustos... Limitemo-nos a desejar que o blog escape a um boletim meteorológico de céu muito nublado:).


De arodrigues a 2 de Março de 2009 às 11:29
Já estava com saudades dos seus escritos.
Nunca ninguém está totalmente satisfeito com as equipas, o futebol praticado, enfim, ninguém ganha sempre.
E prognósticos depois do jogo....
Concerteza que conhece o senhor do PC=Porto Canal.
Diga-lhe por favor que pense no que diz e que não deixe a vaidade e a obcessão de ser Presidente entorpecer-lhe as ideias. Ou então que se cala. Ganharia mais com isso na prossecussão do que são os seus verdadeiros objectivos - eleições e servir-se do Benfica.
jraugusto


De Júlio Machado Vaz a 2 de Março de 2009 às 22:26
Ninguém me diz o que dizer e eu retribuo na mesma moeda. Como se diz nos policiais americanos - fair enough?:)


De arodrigues a 3 de Março de 2009 às 00:24
Por si uma admiração imensa. Pelo que por aqui diz também. Já estranhava a sua ausência, só aqui, uma vez que na Antena Um estava sempre.
Cheguei a pensar que fosse por causa de algumas companhias menos boas ...(o do tal canal PC)


De Dylan a 2 de Março de 2009 às 10:16
Caro Dr.,

Não sei se o seu refúgio foi em Vieira do Minho. Se foi, fez bem, os ares da Serra da Cabreira são revigorantes.
Concordo consigo quando diz que este blog parece um confronto entre dois blocos: os anti-Direcção e os pró LF Vieira.
Gostava que os seus dotes de psicologia, e porque não dizer sociologia, ajudassem estas duas facções a entenderem-se. Só assim podemos ainda ter esperança em conquistar o Campeonato. Não há lugar a clivagens. Isto é o que os outros querem...

Abraço.


De Júlio Machado Vaz a 2 de Março de 2009 às 22:27
A Cabreira é uma delícia e Vieira adoptou-me:). Quanto ao resto, o ideal é que não seja necessário mediar nada!


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds