Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2009

Pedro Fonseca em 16/02/09 | comentar

Podia chamar-lhe o Benfica Ecléctico, mas prefiro chamar-lhe o Benfica Global. Vou hoje abordar a questão das modalidades, centrando-me naquelas 5 que são consideradas as modalidades de alta competição: Basquetebol, o Andebol, o Hóquei Patins, o Voleibol e o Futsal. Mas podia falar de muitas outras, como, por exemplo, o paintball (é verdade... o paintball).

Ao longo da minha vivência benfiquista, tive várias referências, nomeadamente no futebol: Humberto, Chalana, Diamantino, Vítor Martins, Néné, Bento – seria estultícia da minha parte elencar todos os nomes que envergaram a camisola vermelha e que eu aprendi a glorificar.
Ao lado destes, não posso esquecer os nomes de Carlos Lisboa, Jean Jacques, Livramento, Ramalhete, Ricardinho, e os grandes do nosso atletismo, como António Leitão, José Carvalho, Anacleto Pinto ou agora os nossos Nélson Évora e Vanessa Fernandes.
Porque falo disto? Porque ao lado do eclipse das vitórias no futebol, na década de 90, também se verificou a mesma realidade nas modalidades. E se no futebol já se começam a ver fortes lampejos de luz, nas modalidades o sol também começou a raiar com intensidade.
Num caso como noutro, é só a partir da ascensão à liderança do Sport Lisboa e Benfica de Luís Filipe Vieira que se faz o regresso às vitórias. No futebol, a memória não nos trai – depois de 11 anos sem títulos, vencemos em 2003/04 a Taça de Portugal e em 2004/2005 o Campeonato e a Supertaça – todos sob a liderança de Vieira.
Nas modalidades, talvez que a memória esteja menos fresca. Por isso, aqui vai: no andebol, após 18 anos sem vencer o campeonato, regressamos ao título em 2007/08, e vencemos 2 taças da liga (2006/07 e 2008/09); a taça de Portugal não é ganha desde 1986/7 e a supertaça desde 1993/4.
Hoje, o andebol luta ombro a ombro por nova vitória no campeonato, e a recente vitória na taça da liga faz crer que o título máximo não irá fugir.
No basquetebol, os últimos títulos datam da década de 90, e não somos campeões desde 1994/5. Ainda revemos com um enorme prazer nostálgico as soberbas exibições daquele “cinco” mágico: Lisboa, Guimarães, Jean Jacques, Henrique Vieira e Mike Plowden. Gigantes que derrotaram os maiores da Europa, como o Real Madrid.
Hoje, comandados por essa glória que dá pelo nome de Henrique Vieira, vamos com 21 vitórias consecutivas e, tudo o indica, a caminho de vencer, de novo, o campeonato.
No hóquei, já vai longe o tempo das glórias do rinque, Livramento, Ramalhete ou Jorge Vicente. O campeonato não é ganho desde 1997/8, a taça de Portugal desde 2001/02 e a supertaça desde 2001/02. Este ano, com uma equipa jovem, estamos a poucos pontos do 1º lugar e face aos últimos resultados (nomeadamente a goleada infringida a FC Porto na Luz) com todas as condições para lutar pelo título no “play off”.
No voleibol, fomos campeões em 2004/05, quando não o éramos desde 1990/1, e ganhamos 3 taças de Portugal, em 2004/05, 2005/06 e 2006/07, o que não acontecia desde 1990/1. Este ano, as coisas não têm corrido na perfeição, mas a experiência de outra glória, que comanda a equipa há alguns anos, José Jardim, inspira todos os sonhos, até porque já vamos numa série de vitórias consecutivas.
Por fim, a nova modalidade, coqueluche das tv´s e dos pavilhões, o futsal. Pois aqui, o Benfica é rei e senhor, tendo sido 4 vezes campeão, 3 vezes vencedor da Taça e outras 3 da supertaça desde 2002/03. Neste período ainda foi finalista da UEFA Cup e da Taça das Taças. E temos um dos melhores jogadores do mundo, Ricardinho, muito assediado extra-muros mas que acabou por renovar com o Benfica.
E podíamos ainda falar das vitórias olímpicas de Nelson Évora e de Vanessa Fernandes, cujo ouro conquistado em Pequim, em Agosto passado, tornou o Benfica o clube português mais medalhado em Jogos Olímpicos.
Ainda recentemente, uma das nossas jóias da coroa, a Vanessa, assinou com o Benfica um contrato por mais 5 anos, num acto de gestão desportiva que merece todos os aplausos. Mas há mais. Falemos de infraestruturas…
Dois magníficos pavilhões, no complexo desportivo da Luz, são o sinal de que não é por falta de condições que os títulos vão falhar. Os nossos mais directos adversários ou não possuem qualquer equipamento, andando de casa às costas (Sporting) ou só agora estão a concluir um minimalista pavilhão, que não chegará para as encomendas (FC Porto).
Mas há mais. Enquanto o Benfica tem estas 5 modalidades de alta competição, o Sporting apenas possui 2 (futsal e andebol) e o FC Porto 3 (andebol, basquetebol e hóquei). Parece que já estou a ouvir: está tudo muito bem, mas o futebol?
Podem as vitórias nas modalidades substituir as do futebol? Não podem, claro. Nem o seu contrário é verdadeiro. Mas quando lemos Henrique Vieira, em recente entrevista a “A Bola”, dizer qualquer coisa como isto: “Todos os meses temos reuniões com o Presidente”. Sabemos que o Benfica Global não é hoje uma expressão nem um conceito sem sentido.
É uma ideia, um ideal, um espírito. Que já sofreu muitos tratos de polé (ai se Cosme Damião soubesse!), mas que tem vindo a reforçar-se, a fortalecer-se, numa lógica que passa por pensar uma instituição como um todo, no futebol e nas modalidades, e mesmo muito para além das paredes do estádio, dos pavilhões e das piscinas. E muito, mas mesmo muito, para além das próprias fronteiras pátrias. É este o Benfica Global que amamos.

Post-Scriptum: Nas últimas semanas, Luís Filipe Vieira celebrou um acordo de grande envergadura com a Sagres (Centralcer), cujo valor é invulgar para o mercado português. A Sagres vai passar a patrocinar todas as modalidades do Sport Lisboa e Benfica. Mais um acto de gestão de relevante significado para o engrandecimento do Benfica Global.


sinto-me: Renascido
música: Ser Benfiquista


23 comentários:
De Fernando Lopes a 17 de Fevereiro de 2009 às 12:13
Neu Caro Pedro, obrigado por contribuir positivamente para elevar o nosso Glorioso.
Para tal limitou-se apenas a constatar factos que avaliados avulsamente não são valorisados adequadamente quando analisados em conjunto. Afinal existe evolução, mesmo sabendo muito ainda há a fazer...
Mas para quem sabe como estávamos ainda há meia dúzia de anos, não deixa de ser louvável o caminho já percorrido...
Parabéns uma vez mais pela verdade aqui reposta por si e nunca é de mais dar os parabéns e agradecer a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para esta mudança de "cenário" naquilo que era a nossa realidade não há muito tempo. Aos dirigentes, secçionistas e principalmente os nossos atletas um agradecimento especial de todos os benfiquistas.


De LF a 17 de Fevereiro de 2009 às 11:47
Excelente post.
Também eu sou um fervoroso adepto das modalidades.
Creio ser único no desporto europeu, pelo menos ao nível dos clubes mais conhecidos, a prática de tantas modalidades.
No Andebol, no Basquete e no Futsal temos todas as hipóteses de ser campeões. Em qualquer uma dessas, temos, de longe, a melhor equipa.
No Hóquei é difícil mas é possível. No Volei é mais difícil.
Espero que o Rugby se mantenha na divisão maior, que o Ténis de Mesa suba, e que em breve também essas sejam modalidades de topo do clube.

Lamento o que sucedeu com o ciclismo, mas o projecto foi muito mal conduzido.
Trata-se de uma das minhas modalidades preferidas (quer como espectador, quer como praticante de cicloturismo), pelo que muito me agradaria que o Benfica, em breve, voltasse a tentar algo neste domínio. Infelizmente não tenho muitas esperanças.

A Benfica Tv pode contribuir para incrementar todo este ecletismo, o qual devemos defender com unhas e dentes.


De Pedro5 a 17 de Fevereiro de 2009 às 11:03
Assim sim...assim é falar à Benfica! Parabéns! Acho que este post deveria ser dedicado ao Sr. Bruno Carvalho que leva no seu discurso muito antibenfiquismo encomendado! Mas para manter os bons empregos , muitas vezes os homens perdem a dignidade! Parabéns!


De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2009 às 05:19
Eu acrescentaria um segundo POST-SCRIPTUM dirigido a todos os detractores de LFV e da sua obra com o adverbio arabe:
"OS CAES LADRAM E A CARAVANA PASSA".

Agora o meu Post-Scriptum:Muita gentinha que bem conhecemos, depois de ler este post, vai ter de recorrer a caixas e caixas de Alka Seltzer para conter a azia.Grande Pedro!


De José Almeida a 17 de Fevereiro de 2009 às 01:40
Eu acrescentaria o Rugby a este quinteto de modalidades (fomos campeões nacionais há bem pouco tempo), modalidade esta que até teve hoje uma boa nova.

Só nos falta de facto uma boa equipa no ciclismo para fechar em beleza.

Viva o Benfica


De FORTEIFEIO a 16 de Fevereiro de 2009 às 23:43
Gostei muito do texto, isso é ser benfiquista na união e na comunhão das modalidades do clube, só assim se demonstra a grandeza do Benfica. Parabéns.


De Ricardo Abreu a 16 de Fevereiro de 2009 às 22:24
O senhor Pedro Fonseca consegue fazer do programa "A bola é redonda" um programa humorístico. Parabéns!


De SL Benfica PlanetaPortugal a 16 de Fevereiro de 2009 às 20:35
Caros Amigos

Com o crescimento, que temos tido nos últimos meses no SL Benfica PlanetaPortugal (http://slbenfica.planetaportugal.com) torna-se necessário fazer um reforço significativo da nossa equipa de Moderadores.

Assim abrimos a partir de hoje um concurso para Moderadores para o SL Benfica PlanetaPortugal (http://slbenfica.planetaportugal.com).

Requisitos:

* Ser Benfiquista
* Bom senso
* Saber se expressar de forma clara e objectiva
* Disponibilidade regular

Preferência:

* Mais que 16 anos
* Mais de 3 meses de fórum e uma boa conduta

Responsabilidade:

* Moderação do Fórum
* Participação nos conteúdos do Portal

Vamos adicionar à equipa 5 Moderadores.

Para se candidatar a Moderador do SL Benfica PlanetaPortugal deverá registar-se (http://slbenfica.planetaportugal.com/forum/?action=register) e enviar uma mensagem para o Moderador dizendo a sua idade e disponibilidade.

Mais uma vez agradecemos o apoio que todos os nossos Companheiros de tantos Blogues do Benfica (http://slbenfica.planetaportugal.com) nos têm dado.


De MAFARRICO a 16 de Fevereiro de 2009 às 19:38
Caro Pedro,
Só em lembrar-me que há pouco mais de meia dúzia de anos era-mos um clube atolado em dívidas, a quem ninguém fiava um prego!!!!
Ainda assim andam por aí esses profectas da desgraça, para quem tudo isso que enumerou, não conta para nada, e só abrem a boca para criticar a torto e a direito.
Ninguém tenha a menor dúvida tudo isto se deve ao sr. LFV.
Parabéns amigo Pedro , por esta demonstração de BENFIQUISMO puro.
abraço
BENFICA SEMPRE


De Viriato de Viseu a 16 de Fevereiro de 2009 às 18:45
O que o PEDRO FONSECA acaba de escrever é uma JUSTA HOMENAGEM ao EXCELENTE trabalho que o nosso INSIGNE e ILUSTRE PRESIDENTE tem feito em prol do nosso Amado Clube!!!

Uma chapelada para si... com vénia!!!

O seu colega de blogue Sr. Bruno de Carvalho é que não vai gostar nada, mas mesmo nada, desta sua prosa!!!

VIVA O BENFICA !!!!!!!!!!!!!!

VIVA O NOSSO PRESIDENTE!!!!!!!!!!!!!


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds