Segunda-feira, 16 de Junho de 2008

Pedro Fonseca em 16/06/08 | comentar

O meu amigo Bruno Carvalho, principal mentor deste blogue que já está a fazer história, escreveu um "post" pertinente intitulado "Apito Final". O Bruno é um benfiquista a sério e insuspeito, mas o seu texto deixou-me seriamente entristecido. Prometi-lhe que ia responder e agora o faço.

A decisão da última sexta-feira não é uma vitória do FC Porto, nem uma derrota do Benfica - é uma vitória dos que querem manter o futebol fora das regras mais elementares do Direito; dos que querem que o futebol continue a ser um estado dentro do Estado, um mundo sem regras, sem civilidade, sem respeito, sem fair-play. Mas esta decisão é também uma profunda derrota do futebol português e vamos a ver as consequências que irá ter a nível internacional. Quem quer ser respeitado tem de se dar ao respeito e as instâncias superiores do nosso futebol não se deram ao respeito, por isso, não merecem ser respeitadas.

Eu gostava que o Bruno escrevesse isto, que é o que ele também pensa, mas preferiu virar as "balas" contra o seu e o nosso clube. É certo que tem toda a legitimidade para o fazer; é certo que tem um capital de idoneidade e de credibilidade para não aceitar conselhos de quem quer que seja, mas eu não ficaria de bem comigo se não lhe dissesse isto.

O Benfica já tem inimigos (a qualificação não fomos nós que a criamos) internos que cheguem para que gastemos as nossas preciosas energias para nos flagelarmos. Isto não significa ser acrítico, nem fechar os olhos ao que está mal e merece ser criticado. A questão é identificar o que é essencial e o que é acessório. E o essencial é, neste momento, a união em volta de um projecto protagonizado por Rui Costa que devemos apoiar e defender.

Quanto aos erros desportivos do passado, é claro que eles existiram, como existiram no FC Porto e no Sporting (e que erros!!!), mas o que deve ser realçado é que esta Direcção tirou o clube do fundo do poço, recuperou a mística, fez um estádio que é o orgulho de todos os benfiquistas (lembrem-se que sem este estádio tínhamos ficado fora do Euro 2004, e foi ali jogada a final), fez um centro de estágio, dois pavilhões (coisa que nem FC Porto nem Sporting têm), etc.etc.etc. Ah, e fomos campeões após 11 anos de jejum. É pouco? Claro que sim, claro que queremos ser campeões todos os anos, se possível. Mas basta fazer uma análise sobre o que passaram alguns grandes clubes europeus há alguns anos atrás, como o Manchester, o Liverpool e o Real Madrid, para se perceber que o "monstro" Benfica está a regressar.

O Bruno acha que o Benfica andou distraído com o Apito Final. Eu acho que nunca é tempo perdido lutar pela regeneração do futebol português. Liderar esse combate é também uma responsabilidade histórica de um clube como o Sport Lisboa e Benfica.

Numa coisa eu estou em completo acordo com o Bruno Carvalho: campeões, nós queremos ser campeões.




29 comentários:
De António Barreto a 27 de Junho de 2008 às 18:45
Caro Pedro Fonseca; é caso para dizer: Tirou-me as palavras do teclado!

Cumprimentos,
António Barreto


De Jorge Nuno a 17 de Junho de 2008 às 17:38
Champions League 2008/2009

Sorteio da fase de grupos a 28 de Agosto:

V. Guimarães na 3ª pré-eliminatória
Sporting no pote 2
FC Porto no pote 2
benfica no pote-que-os-pariu!


De antiporcos a 17 de Junho de 2008 às 19:43
O que adoro neste blog é que fica tudo escarrapachado sem censura. Entao aqui vai!

Ó PEIDOLAS, FREQUENTADOR DE PUTAS RANHOSAS, LÍDER DO CLUBE MAIS NOJENTO CORRUPTO E PUTANHEIRO DESTE QUADRADO, A TUA MAE FOI PAPADA PELO PAPA EM TRABALHO ( SIM , PQ QQ MAE DE UM DE TRIPA AZUL PORCO É PUTA RANHOSA) E RECEBEU UMA MENÇÃO HONROSA POR SERVIÇOS ORAIS. EMPLASTRO.


De Ribeirinho a 17 de Junho de 2008 às 17:19
Caros Benfiquistas,

Perante todo este cenário da actuação negligente da F.P.F e do seu silêncio, bem como o silêncio de quem tutela o desporto em Portugal.
Deveriamos apoiar o nosso Clube, com uma campanha de protesto na próxima época, para que todos os Adeptos e Sócios deste grande clube que é o S.L.Benfica, a não comparecer-mos nos estádios em que nos deslocamos na qualidade de visitantes e por sua vez encher-mos por completo o nosso estádio de cada vez que a nossa equipa jogue.(seria uma bufetada de luva branca, para quem pensa que o nosso Clube não tem tanta força e grandeza.)
Penso que desta forma iremos mostrar, a realidade da nossa força e solidariedade para com esta instituição, e ao mesmo tempo, quer a Liga de Clubes quer a F.P.F, iriam constactar uma significativa quebra nas receitas, ao não terem nos estádios, os adeptos do MAIOR CLUBE DO MUNDO. E PLURIBUS UNUM. VAMOS LEVAR EM CONTA O SIGNIFICADO DO SLOGAN DO NOSSO S.L.Benfica.
Chega de nos resignarmos perante esta gente que não quer limpar o Futebol em Portugal; e para um adepto como eu que vivo no Porto e ouço todos os dias as pessoas adeptas de um dos clubes desta cidade, vanglorizar que o crime compensa e que estamos cada vez mais fracos.
VAMOS PASSAR ESTA MENSAGEM
VIVA O BENFICA


De Jorge Ventura a 17 de Junho de 2008 às 11:28
Então o Sr. Bruno Carvalho é o principal mentor deste blogue ???
Interessante...admitindo que seja Benfiquista deve estar a seguir alguma estratégia...notoriedade, fama, conhecimento...de uma coisa é certa...não está a servir os interesses do nosso clube branqueando comportamentos dos outros...!!!
Saudações Benfiquistas


De Homo Sapiens a 17 de Junho de 2008 às 10:19
Caro Pedro Fonseca,
Parabéns pelo seu post. É bom ver o seu diálogo com o Bruno Carvalho e perceber que cada um de vocês dá a sua verdadeira opiniã.
No entanto, devo dizer-lhe que o seu comentário é fraco e em linha com tudo o que se tem feito no Benfica. Se não houver capacidade crítica continuaremos a perder.
Penso que o post do Bruno Carvalho vei romper com tudo o que é normal nos blogs dedicados ao Benfica.
Por isso é que é tão comentado, pois mostra uma linha de raciocínio clara e inovadora.
Por isso Pedro, estou de acordo com as coisas que diz, mas é muito importante o contributo do Bruno Carvalho.
Sobretudo queria dar-vos os parabéns pelo blog. Fazia falta haver um espaço de reflexão como este.
O Pedro Fonseca, o Bruno Carvalho, o António Sousa Cardoso e o Júlio Machado Vaz têm sido muito importantes para podermos pensar o Benfica.
Obrigado a todos. Continuem.


De Bruno Pinto a 17 de Junho de 2008 às 02:00
O Rui Moreira é que tem razão. É hora de investigar o Benfica, pretenso moralizador do futebol português, pois existem vários indícios fortes de irregularidades, nomeadamente na época 2004-05! Não está em causa a transparência no futebol, que todos querem; está em causa a hipocrisia dos que falam do FC Porto como o eixo do mal e do Benfica como os meninos de coro, que anseiam pela verdade desportiva.

CHEGA DA VOSSA HIPOCRISIA!! CHEGA DA PALHAÇADA QUE É O VOSSO DISCURSO!! JOGUEM À BOLA! SEJAM COMPETENTES! VENÇAM DENTRO DO CAMPO! CONTRATEM OS MELHORES!

Depois então falem!


De anti fCORRUPCAOputas a 17 de Junho de 2008 às 06:12
Olha mais um da vara de cantumil!!! Mas quem é consegue ganhar se os jogos já estavam comprados, as putas encomendadas, o ouro oferecido, as viagens confirmadas. Nunca terão mérito nas vossas vitórias, Cheiram demasiado mal. Contra os porcos, MATAR MATAR!


De DYLAN a 17 de Junho de 2008 às 12:18
O seu discurso e do Rui Moreira são iguais a tantos outros - destilam ódio por todos os lados - enfim, a lengalenga do costume, os eternamente perseguidos, oriundos no Norte, terra de injustiçados, brandindo a espada contra o poder instalado em Lisboa.
A justiça tarda, tem 25 anos de atraso, mas chegará...


De Paul a 17 de Junho de 2008 às 21:50
Mas qual é a tua oh meu andares a dizer que quem manda aqui sou eu.

Vai para o teu bloge meu caro


De Paul a 17 de Junho de 2008 às 22:02
Oh meu caro Pinto

Você também nunca chegou a galo. Nós por cá temos gente especialista da "mind" mas você nem deve saber quem foi Jung, quanto mais Shayna Rosenbaum

Cumprimentos e saudações desportivas


De Arquivo Vivo a 17 de Junho de 2008 às 01:15
Todos os postadores que até agora aqui vieram, têm uma certa razão, sobre os nossos problemas internos, no que ao futebol diz respeito, embora, nãoenterrando a cabeça na areia, tenhamos que dar oportunidade a Rui Costa, para que ele possa desenvolver o seu trabalho.

Em Dezembro, poderemos fazer um primeiro balanço.

Todavia, algo de MUITO MAIS GRAVE se está a passar
e, nós benfiquistas, temos de esquecer as nossas
questiúnculas e unir-nos contra os soezes e miseráveis
golpes de que estamos a ser vítimas, de um clube
confessadamente CORRUPTO, que manipula a seu bel-prazer o fantoche que se "agarrou" à cadeira da federação e os respectivos orgãos da dita, compostos
por muita gentalha que já deveria ter sido julgada e condenada, incluindo a Liga, da qual já deveriamos ter
saído, passando por um incompetente secretário de
estado (com esta do incompetente, estou a ser suave)
de quem, há muito deveriamos ter exigido a demissão.

As notícias vindas, hoje a público, merecem mais acção do que aquela que o comunicado da SAD,
preconiza.

Justifica queixas-crime contra todos os orgãos que superentendem o futebol profissional em Portugal,
com recursos aos tribunais nacionais e internacionais,
contra o Governo, para se aclarar o papel do S.E. e
eventuais coberturas de quem está a cima desse
"cavalheiro".

Pedidos de indemnização colectivos e individuais que
nos foram, são e serão causados por essas entidades
com dolo eventual.

Mais vale acabar, lutando, que viver neste pântano fétido que é o Desporto Português.

Se agirmos em conformidade, a "escandaleira" será de
tal ordem que isto terá de ter um fim.

Se nos acobardarmos, nem nos próximos 150 ganharemos um troféu Guadiana.

Aos gestores do blog, solicito que, neste momento conturbado, só sejam permitidos comentários de
benfiquistas.

É lamentável que gentalha abjecta venha a nossa
casa, proferir insultos torpes e que nós o permitamos.

Só devemos respeitar minorias, quando há reciprocidade, caso contrário temos OBRIGAÇÂO de
esmagá-las.


De Coluna D'Águias Gloriosas a 17 de Junho de 2008 às 00:16
Caro Pedro Fonseca

O teu amigo Bruno Carvalho disse alguma mentira no post a que te referes?

Não creio caro benfiquista, sabes muito bem que nós não fomos ou não vamos á Liga dos Campeões porque ficou definido lá dentro na Luz que Nuno Gomes e Petit tinha que ser titulares a todo o custo para irem ao Euro 2008.....

Camacho estava a colocar Binya e Makukula na equipa....foi completamente atraiçoado lá dentro e apercebendo-se da cama que lhe estavam a fazer tratou de se ir embora e não deixar que o deitassem nela.....

Hoje Nuno Gomes e Petit estão no Euro 2008 e o Benfica ficou em 4ºlugar e foi eliminado na Taça de Portugal em Alvalade porque após estarmos a ganhar por 2-0 na primeira parte o Rui Costa, o Petit e o Nuno Gomes deram o berro na segunda parte e deveriam ter ido pró banco porque não seguravam uma bola nem defendiam como o Léo deixou a entender nas declarações no fim do jogo....

Com Camacho a colocar Binya a trinco no lugar de Petit e Cardoso a titular absoluto e Makukula a entrar aos poucos o Benfica estava isolado em segundo lugar e com 6 pontos de avanço sobre o Sporting....

Com Chalana,Águas e Shéu com a benção de Rui Costa foi o desastre total depois como todos bem sabemos.....

Depois de Camacho sair o Rui Costa, o Petit e o Nuno Gomes jogaram quase sempre os 90 minutos.....

Rui Costa abandonou e os outros dois estão no Euro 2008....

E o Benfica?

Esse coitado dele e de nós os benfiquistas teve que ficar em 4ºlugar, a segunda pior classificação de sempre na história........

Como o Bruno Carvalho disse e muito bem o grande problema está lá dentro, está no compadrio e falta de profissionalismo revelados por exemplo neste penoso final de época......

Alguém defende o Benfica na praça pública?

O Sporting foi levado ao Colo para a Champions e para a vitória na taça de Portugal......alguém na Luz disse alguma coisa?

Ah se fosse ao contrário.......

Saudações Gloriosas


De MFQ a 17 de Junho de 2008 às 00:03
Face aos últimos desenvolvimentos, a direcção do SLB deverá ponderar muito seriamente a hipótese de coordenar e incentivar um protesto a nível nacional que obrigatoriamente envolva os restantes clubes.

A minha proposta vai no sentido de desencorajar os seus adeptos de assistirem aos jogos do Benfica nos estádios dos seus adversários. O protesto seria extensível a toda a próxima época.


MFQ


De iBenfiquista a 16 de Junho de 2008 às 22:50
"AQUELES QUE VENCEM, QUALQUER QUE SEJA O MODO COMO VENCEM, NUNCA SE ENVERGONHAM". Nicolau Maquiavel

Depois de vermos todas estas manobras é claro que os benfiquistas sentem-se defraudados, mais, FRUSTRADOS . Sentimo-nos como se fossemos roubados, não é?. Mas é isso mesmo que eles querem. Querem que desmobilizemos e que desistemos . TEMOS DE CERRAR OS DENTES E CONTINUAR A LUTAR, sem queixumes. Pois é isso é que os faz sorrir: O NOSSO DESESPERO. Mas não podemos dar-lhes esse prazer. Parecem os terroristas que se riem com os desespero das vítimas!

No entanto, não é com lamentos ou recriminações que vamos lá. TEMOS DE DAR AS MÃOS. Todos temos a consciência que O POLVO está entranhado em todas os níveis da sociedade portuguesa. A pouco e pouco iremos lá. Para isso é necessário com pequenos meios. TEMOS DE NOS TORNAR SUBVERSIVOS, como eles foram até conseguirem o poder. E como são para o manter. Podemos começar com pequenas coisa:

1. OBTER E DIVULGAR INFORMAÇÃO. Tentar saber tudo o que se passa no FCP através de amigos, conhecidos e familiares dos corruptos. Eu sei imenso do que se passa ou de passou no FCP através de amigos, conhecidos e familiares que adeptos. NÃO TER MEDO DE O DIVULGAR nos vários blogues que existem de benfiquistas. Temos de ser agressivos para com os corruptos onde quer que se encontrem. Ao fim e ao cabo, foi o que fez a Carolina Salgado!

2. IR-LHES AO BOLSO. Eu há já muito tempo que deixei de comprar o que quer que seja em lojas, mercearias, leitarias, padarias, cafés, cervejarias, supermercados, etc., que sejam de simpatizantes ou sócios do FCP . Deixar de fazer negócios com empresas ligadas ao FCP . Eu há alguns anos cheguei a ter 100.000 acções da SONAE . Pois vendi tudo (não sem antes ter feito uma bela maquia) e nunca mais vou comprar o que quer que seja deles. Eu nunca vejo os canais do norte ou compro jornais do norte, tais como, O Jogo e JN. Pelo contrário, apoiemos tudo e todo aquele que seja do Benfica. DEIXEMOS QUE ELES DEFINHEM NO PORTO!

3. APOIO. Apoiar tudo o que seja do BENFICA. Ir aos jogos sem criticar os nossos jogadores ou atletas. Contribuir monetáriamente , dentro do possível, para o nosso BENFICA.

4. Uma regra de ouro: "DO BENFICA, OU SE DIZ BEM, OU NADA!". Nunca criticar os nossos jogadores quando vamos aos jogos. Eu não entendo como é que um sócio ou simpatizante do Benfica consegue assobiar ou chamar nomes aos nossos jogadores. Por mais que falhem. Eram capazes de fazer isso a um filho? Pois eu não era! ASSOBIOS OU APUPOS APENAS PARA OS ADVERSÁRIOS!!. Por favor!.

Isto é tudo o que me lembro, agora ao correr dapena. Haverá, com certeza, muito mais que possamos fazer. O importante é DARMO-NOS AS MÃOS. Estamos sob ataque e por isso é importante juntarmo-nos todos e com pequenas contribuições iremos lá. "MUITOS POUCOS FAZEM MUITOS". E nós somos muitos!.

Um abraço amigo aos benfiquistas.








Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds