Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2008

Pedro Fonseca em 29/12/08 | comentar

Este é o meu último post de 2008. Nestas alturas, a tradição obriga a que façamos um balanço do ano. Para mim, a tradição ainda é o que era. Por isso, elegi os momentos que marcaram, na minha opinião, 2008.

Mas primeiro, quero eleger o homem do ano – Nélson Évora, português e benfiquista, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Quem senão um atleta benfiquista poderia dar a Portugal a maior alegria e o maior feito desportivo de 2008?
Vamos agora aos momentos mais marcantes. Sendo a ordem arbitrária, começo por um que teve o paradoxo de ser simultaneamente triste e feliz para os benfiquistas: a despedida de Rui Costa dos relvados.
O “maestro” disse adeus a uma carreira fantástica, não com os êxitos desportivos que desejaria, mas envergando a camisola que sempre amou e dignificou. Quando regressou ao Benfica vindo de Milão, pela mão de Luís Filipe Vieira, Rui Costa trazia dois objectivos na cabeça: ser campeão com a camisola do Benfica e acabar assim a carreira de jogador.
As lesões impediram que isso acontecesse, condicionando o desempenho desportivo de uma equipa que estava dependente da sua presença em campo. Acabou a última época já em sofrimento físico e psicológico. Disse adeus aos relvados em noite de emoções na Luz, numa das mais belas despedidas que o futebol já viu. Perdeu o Benfica um génio da bola, ganhou um excepcional director desportivo.
2008 foi um ano mau para o futebol profissional do Benfica. O 4º lugar na Liga foi resultado de dois factores conjugados: as lesões de Rui Costa, que o impediram de dar o seu contributo por vários jogos, e o abandono do treinador Camacho, com muitas jornadas ainda por disputar. No meio destas imprevisibilidades, era difícil fazer melhor.
Transformado em Apito Final, o processo de investigação à corrupção no futebol português, denominado Apito Dourado, viu o seu epílogo este ano, com a condenação de dois clubes importantes, o Boavista FC e o FC Porto, e respectivos dirigentes máximos.
Não me cabe aqui fazer a abordagem deste processo, nem dos seus soluços jurídicos. Apenas registo que no caso do Boavista, ele conduziu o popular clube do Bessa à descida de escalão e ao previsível desaparecimento; no caso do FC Porto, a situação, a meu ver, é mais grave porque irreversível.
O Apito Final, aparentemente, não produziu sequelas desportivas na colectividade das Antas. Aparentemente. Contudo, os prejuízos na imagem internacional do clube (internamente a imagem nunca foi muito famosa) foram gigantescos e, repito, irreversíveis.
Digo-o com conhecimento de causa. Em Genebra e em Basileia, onde assisti a jogos de Portugal no Euro 2008, quando me identificava junto de adeptos de outras selecções dizendo que era da “região do Porto”, tinha como resposta: “Ah, do clube que compra os árbitros!!!”. Talvez os portistas não tenham ainda essa nítida percepção, mas que essa nódoa é algo que manchará para sempre o clube, mais vitória menos vitória, isso é inequívoco.
Agosto foi mês de Jogos Olímpicos. Lá longe, em Pequim, o nome do Benfica foi gritado e dignificado. Nélson Évora (repito, o Homem do Ano), Vanessa Fernandes e Angel di Maria tornaram o Benfica no clube português mais medalhado em Jogos Olímpicos (não esquecer também a medalha de bronze de António Leitão, em Los Angeles/84).
Algumas semanas antes, o Euro 2008, na Suiça e na Áustria, fez parar Portugal. Uma semi-desilusão, com a eliminação nos quartos-final aos pés da finalista Alemanha. Os benfiquistas presentes no torneio, Nuno Gomes e Petit (Quim, infeliz, veio para casa devido a lesão) cotaram-se como dos melhores.
Outro dos pontos marcantes do ano foi a criação da Benfica TV. O arranque deste projecto, algo negligenciado por alguma imprensa (por motivos óbvios), está muito para lá do mero facto de colocar o Benfica na vanguarda dos clubes portugueses e ao lado dos maiores do mundo.
Contam-se pelos dedos das mãos os clubes de expressão mundial que deram o passo para montar um projecto audiovisual próprio. Mas a Benfica TV vai também ser um instrumento decisivo na “revolução” dos direitos televisivos em Portugal. Liderando as audiências, o Benfica exige as contrapartidas monetárias que a sua dimensão reivindica. Com a Benfica TV, Luís Filipe Vieira passa a deter a “arma” decisiva para a batalha que se avizinha.
2008 não terminou sem que o Benfica ascendesse ao lugar que deve ser sempre o seu: o 1º. Esta posição, que está já a incomodar muita gente (vidé arbitragem de Pedro Henriques no Benfica – Nacional), tem muitos responsáveis, mas deve-se sobretudo a uma estrutura de futebol profissional, blindada, eficaz e solidária (como se viu na resposta ao escândalo da anulação do golo de Cardozo no já referido Benfica – Nacional), pronta para dar resposta positiva a todos os desafios – e vão ser muitos e duros – que 2009 vai trazer. Estamos preparados! Um Bom Ano para todos!
 
PS: O Bruno Carvalho, cujos textos muito aprecio pela sua pertinência e arguta inteligência, deu, num dos seus últimos posts, uma notícia bombástica (os blogues também servem para dar notícias e não só para publicar opiniões), que, não fosse a nossa comunicação social andar distraída, seria manchete em qualquer jornal: José Veiga é benfiquista.
Ao revelar que o ex-presidente da Casa do FC Porto do Luxemburgo e antigo conselheiro predilecto de Pinto da Costa sempre foi, afinal, adepto (sócio?) do Benfica, destrói também um dos maiores mitos do clube azul-e-branco: só ter na sua estrutura portistas “bacteriologicamente” puros. Luís Filipe Vieira está perdoado.

sinto-me: Alegre
música: Happy New Year


29 comentários:
De dsoliveira a 5 de Janeiro de 2009 às 16:38
Escreve que, em Genebra e em Basileia, onde diz que assistiu a jogos de Portugal no Euro 2008, quando se identificava junto de adeptos de outras selecções dizendo que era da “região do Porto”, tinha como resposta: “Ah, do clube que compra os árbitros!!!”.

Nunca tal tinha ouvido ou lido.

Mas, já que me proporcionou o acesso a essa informação, gostaria que me dissesse qual era a sua resposta.


De SR Milhafre a 30 de Dezembro de 2008 às 23:21
VEIGA benfiquista!!!!!ah.ah..ah...é a anedota do ano!!!vcs até no pai natal acreditam...ah.ah..ah...


De Boca do Inferno a 31 de Dezembro de 2008 às 09:42
Antero Henriques, benfiquista? Olha que sim! Eh, eh, eh, eh, eh, eh.


De courato a 29 de Dezembro de 2008 às 23:00
Grandes e boas entradas para o Glorioso
e para todos os benfiquistas.
....................................

Li, que hoje há uma reunião a AF Porto sobre arbitragens e que a coisa está bastante quente.
Lorenço Pinto o herdeiro de Adriano Pinto, anda a fazer das dele.
Anda tramoia no ar.

A malta aí do Porto não sabe de nada?

Contem lá, só prá gente....


De Boca do Inferno a 30 de Dezembro de 2008 às 10:00
Já estamos fartos de Pintos:

-Pinto de Sousa
-Lourenço Pinto
-Adriano Pinto
-"Apinto" da Costa

Não acham que é demais?
Enfim, um resumo dos últimos 25 anos de futebol português.


De courato a 30 de Dezembro de 2008 às 15:53
É um aviario.


De ÁguiadeLeça a 30 de Dezembro de 2008 às 12:06
Parece que um tal Sr. Carvalho, fazia as nomeações dos árbitros para os jogos dos Distritais aos Domingos por volta do meio dia por telf .

Os árbitros dos Distritais, parece que não tinham acesso aos relatórios dos Delegados, logo, não sabiam como se classificariam no final do ano, só o Sr. Carvalho.

O Dr. Lourenço quer acabar com isto e tratou de tomar conta desse tipo de decisões.

Logo as nomeações vão ser feitas às 6ªs feiras.

Entretanto remeto o caro Courato, para uma entrevista
do presidente do S. Pedro da Cova, na Bola de Domingo.



De courato a 30 de Dezembro de 2008 às 15:49
meu caro aguia de Leça,
li essa entrevista.
Mas com no Record, informaram que os arbitros de 1ª caregoria reuniram de emergencia, antes, com o Carlos Carvalho e que na reunião da noite iriam ser discutidas questões quentes com o Pinto a querer fazer das suas (que não devem ser boas) gostava que ´daí do Porto a malta da comunicação espiolhasse isso.

É que se há corrupção, não é só nos distritais.
Já constatámos isso.


De Hugo a 29 de Dezembro de 2008 às 20:07
Caro Pedro,

Só espero que em 2009, quando escrever o último post do ano, possa dizer que fomos campões com todo o mérito, contra tudo e contra todos.

Mais. Que nesse ano, no campeonato que já irá a meio, diga também que vamos à frente com categoria.

Ah, e apurados para os 1/8 final da Champions League

Tudo isto com Reyes, Suazo, Aimar, Quique, etc,etc

Um feliz 2009 para si e para os seus


Abraço e saudações benfquistas,


De Leonino a 29 de Dezembro de 2008 às 17:57
Só mesmo o benfica e os seus pãndegos adeptos para nos fazerem rir...

Já agora: um bom ano de 2009 para todos!


De Boca do Inferno a 30 de Dezembro de 2008 às 09:49
Ri-te, ri-te, quando caires na realidade do teu clube, até choras!


De Ninja a 29 de Dezembro de 2008 às 17:50
São pessoas como você que apoiaram o Vale e Azevedo (não quer dizer que você o tenha feito, mas sim o seu tipo de pessoas, e agora deixam o actual presidente levar-nos à ruína com o aplauso dos sócios. Sejam críticos com o que ouvem e lêem. Eu acredito tanto que o José Veiga sempre tenha sido benfiquista, como que os presentes que recebi no natal foi enviados pelo pai natal.

Olhem para as contas do clube analisem-nas e critiquem-nas, olhem para a equipa de futebol. Estaremos de facto melhores, ou os outros piores? É que ganhar coisas quando somos de facto melhores é óptimo, porque nos permite ganhar muitas vezes, quando é mais por demérito dos outros é mau porque é uma excepção e demoraremos a ganhar...

o BENFICA actual é só jogadas e estratégias promocionais, chegam ao cumulo de dar na Benfica Tv os jogos de futsal em diferido, mas colocam lá directo. Dizem hoje uma coisa, e amanhã desmentem... Na página 27 da revista mística nº5 por exemplo vem que o hóquei mantém como sempre um candidato ao título, mas no entanto já com direcção deste presidente o hóquei chegou a lutar pela manutenção... Pensem nisto e critiquem... afinal o nosso presidente pode mentir e depois dizer: "menti só para aglutinar os benfiquistas." Esta última frase é dele não minha

P.S. - Culpar o Pedro Henriques por nos ter anulado um golo limpinho é muito fácil, mais difícil é apontar o dedo aos 11 jogadores que tiveram os primeiros 45 minutos do jogo sem se preocuparem em dignificar a camisola do BENFICA

Bom ano a Todos
Viva o Benfica





De aguiapoeta a 29 de Dezembro de 2008 às 23:19
O ninja deves ser outra encomenda dos andrades


De Ninja a 30 de Dezembro de 2008 às 00:49
Tu deves de ser daqueles que mesmo após provado que roubou o Benfica, ias para a porta do tribunal gritar para o Vale e Azevedo: "volta, volta estás perdoado."


De Boca do Inferno a 30 de Dezembro de 2008 às 09:37
O Ninja não é o jogador do Sporting, Derlei?


De courato a 30 de Dezembro de 2008 às 15:52
É pá... óh ninja,
andas à pesca de quê?

Se calhar de algum bordalo de cabeça encarnada...????


De Ninja a 31 de Dezembro de 2008 às 04:40
Ando só a tentar abrir os olhos a muitos benfiquistas, para ver se não estamos mais 11 anos sem ganhar o campeonato.


De jomanuel a 29 de Dezembro de 2008 às 15:17

A Notícia de que José Veiga é Benfiquista não é nova, a não ser para os menos atentos. Já depois de sair do Benfica ele afirmou, creio que numa rádio que toda a sua família é do Benfica.

Belo Post e um Bom Ano


De Et Pluribus Unum a 29 de Dezembro de 2008 às 14:17
Se o senhor Pedro Fonseca não perdesse tanto tempo a elogiar o presidente do Benfica, talvez lhe sobrasse algum para ler o livro que o senhor José Veiga escreveu com outros dois jornalistas. Aí, e desde finais de 2007, o antigo director-desportivo do Benfica assumiu que sempre foi benfiquista e que apenas trabalhou com Pinto da Costa por uma questão de interesse estratégico do seu negócio. De relevar, no entanto, que José Veiga nunca pertenceu à estrutura profissional do FC porto, tendo sido conselheiro pessoal do presidente, como Jorge Mendes já foi e deixou de ser. Sendo conselheiro e empresário, desenvolveu o seu negócio de representação de jogadores. Mas nunca pertenceu à estrutura profissional do FC porto, sendo essa uma diferença substancial em relação ao que acontece actualmente no Benfica. com Domingos Soares Oliveira(Sporting), Paulo Gonçalves (FC Porto) e mais encapotadamente Jorge Gomes (FC Porto) e autor material - o autor moral já nós sabemos quem é - de algumas das maiores patifarias do sistema, contra o Benfica e contra a verdade desportiva em Portugal. Posto isto, senhor Pedro Fonseca, pode continuar a elogiar o presidente do nosso clube. Só lhe fica bem, acredite.


De Vitória do Benfica a 29 de Dezembro de 2008 às 13:52
Boa Tarde Caro Amigo E Restantes Visitantes do Blog;

Bom Post, concordo com tudo o que diz, mas acrescento ainda mais:

O Benfica para além de primeiro no futebol está também em primeiro em tudo o que diz respeito ao basquetebol, algo que não acontecia há catorze anos

O CJ da FPF foi muito sério, quanto ás escutas, talvez muito mais profundo do que aquilo que alguém pedia prever, e nisso houve muita coragem de muita gente e de muitos benfiquistas

O Benfica foi o clube que mais merchandising conseguiu, 25 milhões de Euros

Mas o Benfica continua a ser o clube português de extremos, aquele que maior número de paixões gera, mas também aquele que cria maior número de inimigos e maior sede de vingança.

No Benfica, Suazo, Reyes e Aimar, Katso querem ficar e muitos golos marcar

No Benfica nós os que acreditamos devemos ajudar os adeptos mais pessimistas

No Benfica as casas do clube agora dirigidas por José Augusto vão ser uma forma de evidenciar que o clube é um clube mundial ( Portugal passando pela Austrália chegando ao Canadá)

No Benfica fomos capazes de criar um grande canal de televisão, onde todos podem fazer chegar a sua voz, quer através da “Linha Directa”, “Em Defesa do Benfica” “ Futebol das ligas” ou Canelas até ao Pescoço”

A Benfica TV é para além de tudo o que disse um instrumento de união da família benfiquista, porque é capaz de esclarecer muito do que a comunicação social não quer ou não é capaz.

No Benfica 2009 entra muito bem, com muitas coisas boas e muita ilusão

Bom Ano 2009


De King Lion a 29 de Dezembro de 2008 às 12:57
Coitaditos...


De Pica Miolos a 29 de Dezembro de 2008 às 19:42
Olha quem mia. O gatoleão.
O Pai Natal não te trouxe nada? Pelo menos um lugarzinho à frente do clube a norte do Douro?
O no futsal? E no andebol? Bem nas outras modalidades nem pergunto, pois já foram todas empenhadas.
Vê lá se tens mais tento e vais chatear a tua jaula, pois dá-me a impressão que muito terias para dizer sobre eles, ainda que com Tranquilidade.
Não venhas com sarcasmo, pois as tuas tiradas principalmente esta dá-nos vontade de rir.


'TADINHO

Um bom Ano para ti com muitos lugares abaixo de nós se possível, já que parece que gostas mais de alinhar pelo clube que mais nos tem prejudicado.

Abre os olhos que a luz está acesa e o tecto é baixo.
Percebes?



De Anónimo a 29 de Dezembro de 2008 às 23:20
Que o Ano Novo te traga miolos que bem precisas e que fiques no teu eterno 4º lugar.


De Anselmo Antunes a 29 de Dezembro de 2008 às 19:55
Palhacito...


De Pica Miolos a 29 de Dezembro de 2008 às 22:24
Olha mais um. Isto hoje fede a jaula ou bafo

Bom Ano para o Sr. Anselmo Antunes ou será AAAAAAH..........


De King Lion a 29 de Dezembro de 2008 às 23:11
Quem tu ?,claramente que o és.


De aguiapoeta a 29 de Dezembro de 2008 às 23:21
mais outro andrade


De Boca do Inferno a 30 de Dezembro de 2008 às 09:46
É só isso que sabes dizer? Já não te aturam nos teus blogues leoninos? Que frustrado!


De King Lion a 30 de Dezembro de 2008 às 15:43
A tua boca está cheia de couratos....


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds