Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2008

O que eu não entendo é como é que ainda há quem pense que a evolução do Benfica tem de estar ligada à história recente e ao modus operandi de um outro clube qualquer.

Os problemas do Benfica, desportivos, financeiros e outros, devem, a meu ver, ser resolvidos com base numa matriz própria, autónoma e independente de exemplos externos.

A fixação pelo FC Porto nunca trouxe nada de bom ao Benfica. O Benfica tem de saber pensar por si, fazendo uso de critérios claros de competência, ambição, excelência, responsabilidade. E extremo cuidado na forma como expõe fragilidades em público. 

Agir, na Luz, tendo como...norte, o Porto é, a meu ver, um erro. Por isso, qualquer análise, mais para mais feita em público, dos problemas do Benfica, que parta,  para a sua resolução, de uma comparação com o Porto ou qualquer outro clube, está, a meu ver, condicionada por esse pecado capital, à partida.

Percebo que vem viva cercado de portismo, acabe por acusar o toque. O aceno constante das conquistas recentes do FCP pode, talvez, levar a um desespero de comparação, mas não caiamos nessa armadilha! Aliás, eu poderia estar aqui a desfiar todo um rolo de argumentos que mostram que o FCP está também cheio de maus exemplos, que eu não gostaria de ver o Benfica trilhar, nomeadamente a nível da gestão financeira, para começar. Mas não vou por aí. Saibamos procurar dentro de nós, as respostas para as nossas falhas e não noutros lados. Eu não sou pelo pensamento único, e defendo um clube plural, aberto à discussão interna de tudo. Isso não está em causa.

Mas o meu ponto é este: analisar o Benfica, e tentar, modestamente, contribuir para a resolução dos seus problemas, não passa por trazer outro clube à conversa (seja ele qual for). Isso diminui o Benfica. Torna-o mais vulnerável e dá trunfos a quem é inimigo do nosso clube. Eu, como benfiquista, não sinto nenhuma inveja, nem qualquer complexo, em relação a qualquer outro clube. Conheço a nossa história, de que me orgulho, e reconheço-me na nossa idiossincrasia.  Que não tem, não pode ter, comparação.




35 comentários:
De sergio a 29 de Dezembro de 2008 às 22:35
ganha vergonha pede para "sair" não intendes nada de futebol es a vergonha dos benfiquistas de dos amantes de futebol.faz um favor não vas vais a bola e redonda pq o porto canal esta perder audiencia.


De Eduardo Terra Limpa a 5 de Dezembro de 2008 às 22:57
Pedro:

Gostei de ler o teu post. Aliás para discutir o nosso clube não precisamos de bitolas falsificadas.
Devemos discutir o nosso clube pelo que já foi e pelo que pretende ser.
Ninguém vive com o síndroma do norte do Douro.
Torna-se monocórdico ouvir sempre o mesmo do mesmo. Não haverá outros pontos de referência?
O nosso presidente, no ido jantar referiu que levantar o Benfica foi uma tarefa enorme e ocupou a grande parte da vitalidade e tempo.
Porque não utilizar a energia dispendida nas críticas estéreis e aproveitá-la na busca de soluções e propostas ganhadoras?
Todos nós temos as nossas razões e elas devem ser inseridas num contexto de diálogo e serviço bem como amor ao Clube.
De facto esquecer ilegalidades é pactuar com os prevaricadores.
Boa noite Pedro.
Um abraço amigo
Viva o Benfica

EEBot



De Galrinho a 5 de Dezembro de 2008 às 22:54
Caro P,

Peço apenas aos benfiquistas organizadores deste blog que ponderem a manutenção do sr bc.

Sinceramente, não se trata de divergências de opiniões, prespectivas diferentes de ver o SLB e esses clichés. Um benfiquista moderado e ponderado não percebe as longas prosas do sr. bc em que glorifica o presidente e as vitórias do fcp dos últimos 25 anos.

Rapare que ele sabe de cor as vezes em que o fcp passou as eliminatórias, as taças, os resultados, os anos, os marcadores. Sabe tudo do fcp, e di-lo com prazer e deleite.

Fora de brincadeiras, parece um blog do fcp.

Não me consigo lembrar de ter visto ou conhecido um benfiquista assim. Entre amigos, no colégio, na faculdade, no trabalho. É um benfiquismo estranho, para não dizer outra coisa e para não me acusarem de faccioso.

Por favor, ponderem a saída desse sr do blog. Falem entre si e votem.

Muito obrigado e um abraço,
Galrinho


De Gonçalo a 5 de Dezembro de 2008 às 18:35
Grande Pedro Ribeiro,
ontem comentei o post do Bruno Carvalho por não concordar com a menção abusiva do nome do Porto neste site (não há post dele onde não fale do Porto, até já fez um só dedicado a esse modelo do dirigismo nacional chamado Pinto da Costa; Ok, admito que para o Bruno seja) e hoje tenho de te dar os parabens por teres reposto a normalidade do blog.
O Benfica tem de se saber gerir a si proprio, com as suas virtudes e defeitos e não andar a copiar modelos ou métodos de outros.
O que mete mais impressão nisto tudo, é que basta o Benfica não ganhar 1 ou 2 jogos e já está tudo mal! Dêm tempo aos homens!!! No final da época fazemos contas e se for caso disso, muda-se. Agora não critiquem algo só porque o Quim teve 2 jogos maus. Ok, péssimos.

Abraços


De marley a 5 de Dezembro de 2008 às 18:30
A questão é: quem é que olha para dentro do clube para originar mudanças? Quantos de nós são ouvidos com o propósito de dar soluções que conduzam á mudança? Quantas assembleias gerais se fazem com o propósito de auscultar o que vai nos corações dos benfiquistas? Em que é que nós ,benfiquistas que amamos o nosso clube, podemos intervir no sentido de conseguir melhorar a situação desportiva e consequentemente financeira do nosso clube?
Todos os anos as nossas caras iluminam-se de felicidade porque na nossa ingenuidade ,achamos sempre que desta vez é que é. Claro que depois verificamos que mais uma vez nos enganámos e tudo fica adiado para o ano seguinte. Mas como é que se pode dar volta a isto sem que se faça realmente uma mudança de fundo (e isso passa pela mudança das mentalidades das pessoas que estão á frente dos destinos do nosso Benfica) no campo desportivo?
Ficámos fora da UEFA (ninguém me convence que consigamos marcar 8 golos ao Metalist e não sofrer nenhum) e nem por isso vi qualquer explicação por parte da direcção benfiquista(director desportivo incluído) para o sucedido. Ninguém me venha dizer que as equipas que nos calharam eram difíceis porque não é verdade. O que acontece é que temos "estrelas" mas não temos equipa e, sobretudo, a essa "estrelas",salvo raras e honrosas excepcções, falta-lhes ALMA,PERSEVERANÇA,QUERER,AMBIÇÃO, numa palavra,falta-lhes SENTIR A CHAMA IMENSA ,e quanto a isso não sei o que nós, benfiquistas,podemos fazer. Eu sou uma velha benfiquista (recuso-me a fazer classificações entre verdadeiros e falsos benquistas) que viveu muitas glórias e que se recusa a deitar a toalha ao chão !
Abraços benfiquistas


De pmja a 5 de Dezembro de 2008 às 17:14
oantitripa.blogspot.com
tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt
forumbenfica.blogspot.com
geracaobenfica.blogspot.com
Visitem estes, que valem apena

Caro P. agradeço a tua intervenção neste blog. A quem quer minar a opinião dos benfiquistas, nada melhor que usar a mesma arma.
Abraço


De R.O.T. a 5 de Dezembro de 2008 às 16:11
Haja alguém que neste blog responda directamente às alarvidades do senhor Bruno. O silêncio dos restantes membros, com excepção também do Pedro Fonseca do Inferno da Luz, é preocupante. Quem cala...


De geracaobenfica a 5 de Dezembro de 2008 às 14:55

UUUUUUI!

Sr Bruno Carvalho,

LEIA E CHORE!

Enorme P

GB


De Alberto a 5 de Dezembro de 2008 às 14:29
Não me venham com tretas! Este blog não tem nada a ver com o Benfica. Um blog de Benfiquista não pode estar sistematicamente a tecer comentários em que a estrela é o FCP e o Benfica o bombo. Desde um Bruno de Carvalho, "benfiquista" com a roupa azul e branca vestida, ainda compreendo. Parece que tem um cargo num canal de televisão no Porto e convém não molestar o pápa. De resto... salva-se o Dr. Júlio Machado Vaz. Mas para mim não chega. Como tal só me resta retirar este blog dos meus favoritos. Com mágoa o faço.
Passem bem.


De Augusto a 5 de Dezembro de 2008 às 13:56
Caro Pedro Ribeiro concordo em absoluto com o que está escrito e venho lembrar a alguns que a nossa experiencia com o "Pinto da Costa do Benfica" (Vale e Azevedo), foi traumatica e senão fossem socios como eu que tiveram +3 horas na fila para votar hoje o Benfica já não existia.
No Benfica sabe-se das contrações mais cedo do que nos outros clubes porque nós somos +- 6 Milhões e se a comunicação social não andar atrás do Benfica não vende.
Se nós dessemos porrada nos jornalistas a moda do Porto talvez eles não falassem tanto do Benfica; mas isso é correcto.
A gestão do Porto pode ter coisas boas, mas nós temos é que nos preocupar com o nosso clube á nossa maneira e da nossa maneira, porque o nosso problema somos nós que em vez de ajudarmos só complicamos com certas atitudes; chega de dar tiros no pé.
Nos somos um clube democrata ao contrario do Porto onde a gestão é monartica e repressiva.
Estamos no bom caminho, e preciso ter paciência e saber esperar porque a politica do despedimento e dos contentores de jogadores esta a acabar.

Saudações Benfiquistas


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds