Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008

1) Não contem comigo para rasgar as vestes e arrancar cabelos, a idade não me permite facilitar os AVCs e tenho família para cuidar.

2) Não tenhamos medo de reivindicar a gentileza de que somos capazes para com os adversários - cientificamente, fizemos o necessário para permitir aos leões o suspiro de alívio, "uf!, os lampiões levaram mais na tarraqueta...".

3) Uma equipa que tenciona ganhar ou empatar apoiada no contra-ataque, não pode sofrer um golo aos quarenta e cinco segundos, colocando o adversário na exacta situação que pretendia explorar.

4) A defesa foi um desastre, sobretudo pela esquerda. Encontremos algumas atenuantes balsâmicas - os putos nunca tinham jogado juntos e David Luiz regressa de um longo calvário. Quanto a Jorge Ribeiro, a única água benta possível será a pouca vocação defensiva de Reyes, mas que pecou mortalmente, pecou:).

5) A linha média nunca aguentou - ou imitou... - o pressing dos gregos e a já crónica incapacidade de transição voltou a assombrar-nos. E contudo, juro que considero Bynia o jogador do Benfica que mais se aproximou de níveis aceitáveis de rendimento. (O Katsouranis ainda estava gripado?).

6) Depois do 3-1, houve um período em que ficou demonstrada à saciedade - e à sociedade! - a tremideira da defesa helénica. O problema é que a nossa tremeu mais e levámos o quarto.

7) Bem sei que o adversário já estava em gestão de esforço e plantel, mas não desgostei dos minutos de Balboa e Urreta.

8) A UEFA já era e não devemos fazer disso uma tragédia... (já me custa pronunciar o adjectivo!). Como disse num post anterior, o desafio mais importante é Segunda contra o Setúbal. Quer isto dizer que imito a raposa que fingia desdenhar as uvas?; que pifei definitivamente do quinto andar?; que tenho a ambição de integrar o próximo elenco directivo e por isso estrangulo a crítica?

9) Três, dois, um..., não às perguntas 1 e 3, espero que não à 2:). Fizemos uma exibição miserável e sinto-me profundamente humilhado. Mas quero acreditar que os jogadores e a equipa técnica também. Quando não sabemos o que dizer, é assisado recorrer a um ditado popular, aí vai disto - não vale a pena chorar sobre o leite derramado ou, acrescento eu..., o quinto fino ou imperial na mesa! Não será o único desgosto do ano, mas que alternativa nos resta? Seguir em frente.

10) Respirem fundo e não moam o seixo das patroas, que já nos aturaram noventa minutos de vernáculo; adiantem o espírito natalício um mês e imaginem a alegria dos putos!; saboreiem antecipadamente o jantar romântico de amanhã ou o fim-de-semana prolongado, romântico ou não, que aí vem; dêem graças a Deus por não estarem no lugar dos nossos pobres banqueiros, às voltas com a crise, ou do Engenheiro Sócrates e da D.Manuela, que não têm tempo para futeboladas, ocupados como estão com o nosso futuro. Se tudo falhar, lembrem-se que em Vigo foi pior - apanhámos sete e não tivemos coragem de ir ao El Corte Ingles durante uns tempos:).

11) Boa noite a todos e viva o Benfica! Mesmo que hoje seja à custa de massagem cardíaca e respiração boca-a-boca...   




29 comentários:
De Vitoria do Benfica a 30 de Novembro de 2008 às 13:19
Meu caro Júlio

Gosto muito das suas crónicas e dos seus Posts. Mas este deixou-me estupefacta então o Senhor Professor Doutor ainda usa o termo patroa (ou seja alimenta na sua terminologia um velho termo machista).

Eu não gosto da Manuela é uma mulher que se tem destacado, eu poderia gostar, porque ainda sou do tempo da geração da Luisa sobe a calçada. Mas não sou pelo facto de só por ser uma mulher está tudo bem. Não gosto dela na politica, mas olhe que a criatura não é tola a ler o jogo e o futebol, leia a ultima crónica dela sobre futebol no expresso.

E verá a elegância de inteligência com que dá umas nalgadas de patroa no Paulo Bento.

Cumprimentos de uma mulher e grande benfiquista que adora que o Benfica tenha todos os dias uma Vitória






De Anónimo a 29 de Novembro de 2008 às 02:32
De forma mt resumida,concordo plenamente com a maioria do q disse, em especial com os pontos 2, 4, 6 e claro o 11 ;-)


Perdoe-me este post, que nada acrescentou, mas achei por bem referir que me revi plenamente no q foi expresso.

Cump.s
CF


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 28 de Novembro de 2008 às 15:43
Para desanuviar, e porque a malta precisa de boa disposição, deixo a ultima:

Noticia do dia

A situação dos Mercados Financeiros é tão má que as Mulheres estão outra vez a Casar por Amor!


De Tasqueiro a 28 de Novembro de 2008 às 13:11
Caro Prof.

Sou sempre um leitor atento e, regre geral, estou de acordo consigo. Desta vez não é excepção.

Vamo-nos concentrar nas competições internas, para termos uma alegria (ou duas, ou três) e deixarmos os nossos rivais com azia.

Mais vale fazer esta época em grande e preparar uma presença condigna na próxima Champions League, do que sofrer lesões e cansar os jogadores, para depois vir um qualquer clubezeco causar-nos um dissabor maior. Mas atenção, que eu gostava de ver o nosso clube conquistar este caneco um dia destes.

Vamos em frente! Ninguém nos pára!

VIVA O BENFICA!


De Do Benfiquista do Barreiro a 28 de Novembro de 2008 às 13:06
Qual é aquela do Espanhol além de meter o D. Luiz a jogar ao fim deste tempo todo ainda troca o Sidney de lugar.Daí resulta o descalabro de toda a defesa incluindo os laterais. E já agora o homem joga o futebol virtual. Quem foi ver os gregos jogarem? ou não foi ninguem porque esta equipa técnica não precisa de ver as equipas adversárias e mesmo os observadores de jogos não são levados a sério segundo sei parece que há falta de tempo.TENTEM SABER O QUER SE PASSA COM AS ANÁLISES às EQUIPAS ADVERSÀRIAS.Parece que as análises da playstation chegam aquilo está a ser tratado virtualmente e parece que às vezes resulta.
Saudações a todos.


De PR a 28 de Novembro de 2008 às 12:51
Totalmente de acordo. Dr. é isso tudo. E mantenho o que já dizia antes do jogo: vamos ser campeões nacionais, e essa deve ser a prioridade, esta época.


De BrunoF. a 28 de Novembro de 2008 às 11:49
Não sei devia rir ou chorar. O pesadelo foi muito grande. Caro JMV, depois de ter lido a sua crónica percebi que portei-me mal e não reagi bem com os outros após a vergonhosa derrota no nosso SLB. O coração não deixou...
A derrota de ontem à noite serviu, sobretudo, de bálsamo aos nossos detractores. Houve muita gente a festejar e ainda esta manhã um energúmeno, que apoia um clube de menor dimensão, insistiu em tentar gozar-me pela nossa derrota. Esta conclusão já não é de hoje. Há dois clubes em Portugal, o Benfica e o anti-Benfica. E esses, os segundos, com uma inteligência de segunda, são facilmente descobertos. Festejam mais as nossas derrotas que as vitórias dos seus clubes. São felizes assim e assim percebemos a sua menoridade intelectual.

Teremos de lamber as nossas feridas e esquecer a Taça UEFA. Temos de vencer o Setúbal, uma das muitas equipas B daquele clube de corruptos, que, enganem-se os nossos detractores, não representa o norte do país. Aqui a onda vermelha é maior do que imaginam.

Saudações


De King Lion a 28 de Novembro de 2008 às 11:41
Foram poucas,foram poucas haviam de ter sido 7.Metei os gajos da Bola pode ser que mudem o resultado...os maiores do mundo pela escumalha da comunicação social.


De Boca do Inferno a 28 de Novembro de 2008 às 14:22
Metei? Pobre de espírito... e de escolaridade...!


De Gil Nunes a 28 de Novembro de 2008 às 11:30
Bom dia,

Na minha opinião, a derrota do Benfica ficou-se a dever a uma causa que, quanto a mim, já ditou insucessos num passado recente: a insuficiência na observação das equipas adversárias.

Com Dudu Cearense em campo, a equipa do Olympiakos ganhou um maior comprimento e eficácia ao nível das transições com o Benfica, com três médios defensivos em campo, a não conseguir de forma conveniente as marcações. Para tentar equilibrar o jogo, os laterais foram fechando no meio, o que permitiu uma maior incursão pelos flancos de Djordjevic e Belluschi, sobretudo este último.

A nível ofensivo, com um grande fosse entre os médios defensivos e o ataque, as transições foram feitas de forma inconsequente.

Penso que uma observação mais detalhada podia ter reparado que um médio ofensivo podia ter inibido os gregos ou, na falta dele, uma estratégia de 4x4x2 que impedisse as subidas dos laterais. Além do mais, e à primeira vista, o lado esquerdo do Olympiakos pareceu-me o mais débil

À parte disso, o guarda-redes Quim tem necessariamente de apresentar um rendimento superior. Parece-me estar com baixos níveis de confiança, notando-se isso na forma como a defesa desce muito.

Obrigado


De Dylan a 28 de Novembro de 2008 às 14:44
Isto sem falar no nosso defesa esquerdo. Muito fraco. E Sidnei, extremamente lento.
E porque não contratar um defesa direito e um nº10 à prova de lesões!?


De OBSERVADOR ATENTO a 28 de Novembro de 2008 às 10:33
Caro Júlio,

Em termos de psicanálise não sei qual será a terapia aconselhável ao grupo. O que vimos foi mau, tal como já tinha acontecido com o Galatasaray . De resto, penso que Quique tem alguma responsabilidade, desde logo, na formação da equipa com a inclusão de três médios de características defensivas. Pecados mortais: no centro da defesa e no lado esquerdo; a falta de um médio criativo para servir os pontas de lança. Evidências: temos um banco de qualidade, mas, ainda, sem soluções para todas as posições; bastou faltar Luisão e a tremideira foi o que se viu.
Que fazer ? Claro ir em frente, apoiar já no próximo jogo e acreditar na equipa técnica. O pior que poderíamos fazer seria colocar em causa o trabalho feito esta época. Esses foram os erros dramáticos do passado.
Parabéns ao JMV.

Um abraço e saudações benfiquistas


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds