Terça-feira, 25 de Novembro de 2008

Miguel Álvares Ribeiro em 25/11/08 | comentar

 

 
 
Passado meio ano sobre a chegada de Quique Flores ao Benfica, a opinião sobre o seu trabalho e a sua forma de estar no desporto não podia ser melhor. Do ponto de vista dos adeptos benfiquistas, uma das coisas que Quique trouxe, que melhora definitivamente a nossa qualidade de vida, foi a tranquilidade acrescida com que podemos, hoje em dia, assistir aos jogos do Glorioso. De facto, habituados que estávamos a sobressaltos constantes, a solidez que a defesa do Benfica tem apresentado permite um descanso extraordinário aos adeptos que, como eu, já começavam a desenvolver problemas cardíacos.
 
Isto foi bem patente no Domingo, contra a Académica, onde os atacantes contrários poucas oportunidades tiveram de provocar perigo perto da nossa baliza. A defesa mostrou-se sólida - que gosto ver de novo a jogar David Luiz - e contou com a colaboração preciosa de Yebda e Binya (pouco criativos mas muito constantes no apoio defensivo). Reyes esteve em grande nível, desequilibrando em grande parte dos lances em que se envolveu, bem acompanhado por Nuno Gomes, que se mostrou mais uma vez essencial para abrir a defesa contrária e criar o primeiro golo. Fundamental também, nesse lance, a perspicaz desmarcação na diagonal feita por Rúben Amorim, que abriu o espaço para o passe decisivo, e a conclusão sem falhas. Rúben Amorim é um jogador de que tenho boa opinião, já que tem uma excelente leitura de jogo e uma acentuada preocupação táctica, mas ainda alterna com períodos onde está muito apagado. Concordo com o Júlio Machado Vaz que é um descanso contar com Cardozo, quando é necessário marcar penalties, mas, tirando isso, passou mais uma vez ao lado do jogo. Assim que entrou Suazo o ataque ganhou outra objectividade e vivacidade.
 
A equipa do Benfica vem crescendo de jogo para jogo, como Quique prometeu, faltando apenas aos jogadores do Benfica ganharem a confiança e maturidade suficientes para controlarem mais a bola e o jogo, sobretudo em momentos importantes.
 
Estes apectos – a solidez defensiva e a auto-confiança – serão fundamentais no jogo de grande importância que se segue, na Grécia, com o Olympiakos. Ao contrário do que eu previa, este jogo tornou-se fundamental para a qualificação para a fase seguinte da Taça UEFA, depois da derrota caseira com o Galatasaray. Vamos ver como os nossos jogadores vão lidar com esse acréscimo de pressão; esperemos que sejam capazes de nos dar mais uma alegria sem grandes sobressaltos.
 
Na breve pesquisa que fiz na Internet sobre o nosso adversário vi que a lotação do Estádio Karaiskakis é de 33 334 lugares; não concordam que há ali claramente um lugar a mais? Proponho que na 5ª feira esse lugar seja para mim 
           
 
Um abraço

tags: ,


26 comentários:
De Augusto a 28 de Novembro de 2008 às 09:41
Caro Miguel com tranquilidade levamos 5 infelizmente tenho toda a razão, falta mentalidade a esta equipa.

Um abraço


De Miguel Álvares Ribeiro a 28 de Novembro de 2008 às 03:42
Já não se pode elogiar!!!

Eu para aqui a gabar a solidez da defesa do Benfica e eles vão logo fazer um jogo destes!!!

Razão tinham, infelizmente, o Augusto e o Benfiquista Benfiquense.

Pronto, a Taça UEFA já era, vamos atirar-nos ao Campeonato e à Taça.



De Mário Azevedo a 27 de Novembro de 2008 às 17:10
Bom post , concordo com 90% do que foi escrito. Não estaria tão confiante em relação à actual equipa do Benfica. É preciso esperar para ver. O Porto é o Porto, tem sete vidas.
Em relação à arbitragem, penso que houve um período muito estranho (finais do anos 80, até meados dos anos 90), com casos Calheiros, Guímaros e afins. Coisas que nunca foram investigadas e muito mais comprometedoras do que as provas que existem agora. Só de pensar que à frente da arbitragem esteve um homem como Lourenço Pinto até dá arrepios na espinha. Por isso, julgo que a apito dourado veio muito atrasado. Nos últimos 15 anos, o Porto ganhou porque foi claramente melhor.


De Maria a 27 de Novembro de 2008 às 00:01
Bem, estou sem palavras ao ver que usam o nome do Benfica ao serviço do Apinto corrupto, sinceramente, isto é uma vergonha. De momento não compra árbitros, digo eu, compra pessoas que se sujeitam a bobos.
SLB sempre e contra a corrupção.


De Miguel Álvares Ribeiro a 27 de Novembro de 2008 às 00:10
Cara Maria

Não consigo ver em que é que o seu comentário se aplica ao que escrevi.

Cumprimentos


De Augusto a 26 de Novembro de 2008 às 13:55
"foi a tranquilidade acrescida com que podemos, hoje em dia, assistir aos jogos do Glorioso."

Boa Tarde.

Caro Miguel deixe-me discordar desta sua frase, porque tranquilidade a ver os jogos foi coisa que esta epoca raramente tivemos.
Estamos melhores; ganhamos mais vezes; temos melhor plantel; mas ainda falta confiança para podermos terminar os jogos com tranquilidade, porem espero que na Grecia não falte tranquilidade nem confiança, porque sem elas faltarem estamos fritos.

Saudações Benfiquistas.


De Miguel Álvares Ribeiro a 26 de Novembro de 2008 às 15:23
Caro Augusto

Acho que há claramente um acréscimo de tranquilidade; não que esta seja total mas já não estamos permanentemente com o coração aos saltos ... acho mesmo que este é um dos aspectos em que a equipa mais evoluiu.

Não faltarão certamente!

Um abraço



De Augusto a 26 de Novembro de 2008 às 16:09
Caro Miguel, porque eu acabo os jogos cansado segue uma analise minha aos 15 jogos oficiais do Benfica

Liga Sagres

Rio Ave 1-1 Benfica Sem Tranquilidade
Benfica 1-1 Porto Sem Tranquilidade
Paços Ferreira 3-4 Benfica Sem Tranquilidade
Benfica 2-0 Sporting Tranquilo
Leixões 1-1 Benfica Sem Tranquilidade
Benfica 2-1 Naval Sem Tranquilidade
V.Guimarães 1-2 Benfica Sem Tranquilidade
Benfica 1-0 Estrela Alguma Tranquilidade
Académica 0-2 Benfica Tranquilo

Taça de Portugal

Benfica 0-0 Penafiel Arrepiante
Benfica 3-0 Aves Tranquilo

Taça UEFA

Nápoles 3-2 Benfica Derrota
Benfica 2-0 Nápoles Alguma Tranquilidade
Herta 1-1 Benfica Sem Tranquilidade
Benfica 0-2 Galatasaray Derrota

Resumo :

7 Jogos Sem Tranquilidade
3 Jogos Tranquilo
2 Jogos Alguma Tranquilidade
1 Arrepiante
2 Derrotas
Total de 15 Jogos

Um abraço


De Miguel Álvares Ribeiro a 26 de Novembro de 2008 às 17:45
Caro Augusto

Sem querer polemizar, diria que me dá, pelo menos parcialmente, razão.

Mesmo não comparando com a situação que se vivia em anos anteriores, em que a bem da saúde decidi deixar de ver os jogos do Benfica (embora frequentemente não resistisse e ... voltasse a ver ... e a decidir que não voltava a ver ...) o progresso ao longo deste ano é assinalável, com uma grande intranquilidade nos primeiros jogos mas uma clara melhoria nos últimos.

Um abraço


De Benfiquista Benfiquense a 26 de Novembro de 2008 às 11:26
A bola é redonda e, como tal, uma vitória é sempre possível. No entanto, será uma ilusão pensarmos que esse (nosso) profundo desejo assenta num elevado grau de probabilidade.

Olhemos a realidade com espírito verdadeiramente desportivo, que tão arredio anda deste país tal como tão bem considerou o grande Rui Costa. Em Berlim, se tivesse que haver um vencedor em função das oportunidades de golo criadas, esse seria sempre o Herta. Contra os turcos, na Luz, foi aquilo que todos vimos. Portanto, o mais lógico é que na Grécia não consigamos um único ponto. Esta é a realidade, vista de um modo frio e sem falsos apegos.

Se assim for (e oxalá eu esteja enganado...), há apenas uma ilação a tirar e um estado de espírito a assumir: a equipa está em construção, merece continuar a ter todo o nosso apoio e até pode ser que - para consumo interno - consigamos chegar mais longe do que tem sido hábito nos últimos anos.

De facto, não morre ninguém se o SLB for afastado da UEFA. Ter pensado que o grupo que nos calhou era "favas contadas" é que terá sido muito pouco avisado. A frustação é sempre função directa da altura a que se coloca a fasquia e, avisadamente, teria sido totalmente desnecessária a frustação que se possa vir a instalar.

Mas como a esperança é a última coisa a morrer, lá estaremos todos a sofrer até que tal se justifique, pela positiva ou pela negativa...

Assinado: Benfiquista Benfiquense


De Miguel Álvares Ribeiro a 26 de Novembro de 2008 às 12:32
Caro BB

Tem alguma razão mas as probabilidades, no desporto, estão constantemente a ser contrariadas.

Espero que se engane e a vitória do Benfica seja clara e merecida mas, como muito bem diz, não morre ninguém se formos afastados da UEFA.

Vamos lá então sofrer ... pela positiva!

Um abraço


De Proença Vaz a 26 de Novembro de 2008 às 11:03
O futebol é estrutura, organização e competência mas também é momento.

Este é um jogo muito importante contra uma equipa muito muito forte. O jogo mais complicado da época até agora. Sem Luisão e Aimar parece-me muito muito difícil É um grande teste à nossa capacidade de sofrimento e ao momento táctico da equipa. Se aproveitar o momento a equipa pode crescer mais patamares e ajudar estrategicamente o clube (Benfica TV). Não se esqueçam que aconteça o que acontecer, seja qual for o momento, estamos a criar uma estrutura ganhadora para muitos anos.

Eu acredito sempre!

Saudações benfiquistas,

PV


De Miguel Álvares Ribeiro a 26 de Novembro de 2008 às 12:28
Caro Proença Vaz

Concordo que não nada é fácil mas eu também acredito! Sobretudo quando vejo uma equipa que, embora ainda em construção, já vai demonstrando alguma consistência e é capaz de nos brindar com grandes exibições, como fez contra o Nápoles ou o Sporting.

Um abraço


De pjsimoes a 26 de Novembro de 2008 às 10:14
Caro EEbot,

No meu blog dou uma atenção ás modalidades amadoras. É pouca coisa como as jornadas do fim-de-semana e os resultados e classificações após o fim-de-semana. É pouco mas já da para ir acompanhando os resultados das nossas modalidades. Não escrevo mais porque não tenho conhecimento profundo das modalidades, teria de ser alguém com conheciemntos para escrever sobre as modalidades. No meu blog apresento os jogos e classificações do Futsal, Basquetebol, Voleibol, Hóquei e Andebol.

Visitem: http://universobenfiquista.blogspot.com


De Miguel Álvares Ribeiro a 26 de Novembro de 2008 às 12:24
Caro pjsimoes

Obrigado pelo comentário, pela dica do blog e pelo trabalho que nele desenvolve.

Um abraço


De Nuno Santos a 26 de Novembro de 2008 às 03:27
http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2008/11/no-som-espanyols-som-catalans.html


De Miguel Álvares Ribeiro a 26 de Novembro de 2008 às 10:03
Caro Nuno

Por razões profissionais passei umas temporadas em Barcelona, no início da década de 90, e já era esse o sentimento que tão bem descreve na sua crónica, que li com muito prazer.

Um abraço


De Dylan a 26 de Novembro de 2008 às 00:53
Penso que esta será a derradeira prova de fogo para aferir das capacidades do Benfica nesta época. A equipa grega está recheada de estrelas: os argentinos Beluchi, Galletti, Leto; o francês Domi; os espanhois R. Bravo e Gonzalez; o experiente D. Kovacevic; o naturalizado Djordjevic; os brasileiros Dudu Cearense e Diogo, etc... Todos pagos a peso de ouro e que estão a dominar o campeonato helénico.
Sabemos a dificuldade que o SLB tem em ganhar jogos europeus fora do seu estádio, enfrentando ambientes adversos, pelo que o empate não seria muito mau dado o valor do adversário e as baixas de última hora no nosso plantel.

Tenho fé nas cavalgadas do Suazo.


De Miguel Álvares Ribeiro a 26 de Novembro de 2008 às 10:01
Caro Dylan

Eles têm as estrelas que muito bem refere, mas nós temos as nossas.

O empate não seria mau mas sejamos mais optimistas - como diz o Eduardo vamos manter a táctica dos 2 a 0.

Um abraço


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds