Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

19
Nov08

AGRADECIMENTO E ESCLARECIMENTOS

Bruno Carvalho

                       

 
1. NOTA PRÉVIA
 
Tinha prometido que hoje publicaria um post sobre o FC Porto e o seu presidente.
 
No entanto, devido ao que tenho lido nos últimos dias no Novo Benfica, vi-me obrigado a adiar esse post, pois entendo que devo escrever as linhas que se seguem.
 
A todos aqueles que já salivavam, prontos para me atacar por aquilo que eu vou dizer (seja o que for que eu escreva servirá os seus propósitos), espero que aguardem apenas mais uma semana. Terão matéria bastante para me insultar, para me atacar, para falar do meu “canalzeco”, para dizerem que eu estou ao serviço e que sou lacaio de Pinto da Costa, que sou um pirómano e por aí fora.
 
Poderão até afirmar, com renovada segurança, que sou portista desde pequenino. É que para esses eu sempre fui portista e agora que sou Director Geral do canal de televisão da cidade do Porto é que me tornei benfiquista. Estamos perante uma lógica tão boa que eu fico sem qualquer espécie de argumentos para a poder rebater.
 
Meus caros, não tenham pressa, afinal só terão que esperar mais uma semana e vão poder, como tanto têm vindo a sonhar, desmascarar-me de vez.
 
2. AGRADECIMENTO SINCERO
 
Confesso que estou sem palavras face ao que os meus companheiros de blog têm escrito sobre mim e muito especialmente ao António Souza-Cardoso, que muito me sensibilizou com o seu texto.
 
Estou-lhes imensamente agradecido e digo-lhes que é uma enorme honra estar ao seu lado neste projecto que já é de todos os benfiquistas.
 
É que o mais importante para mim no Novo Benfica é o facto de, tenhamos nós mais ou menos razão naquilo que dizemos, mantermos sempre o mesmo estilo de cordialidade, longe de insultos pessoais, longe de ironias mais ou menos finas que apenas servem para agredir e insultar os outros.
 
No Novo Benfica o que debatemos são ideias e não insultamos ninguém. E isso muita gente não tolera. Mas é esse o nosso caminho e dele não nos afastaremos.
 
Quero aproveitar para deixar uma palavra de sincero agradecimento a todos aqueles que, não me conhecendo pessoalmente, deixaram uma palavra amiga e que compreendem o que tentamos fazer pelo clube que amamos.
 
3. OUTROS BLOGS
 
No post anterior ao que analisei o desempenho de Luís Filipe Vieira no Benfica, escrevi um texto sobre o Novo Benfica. Nesse post afirmei:
 
“É que o Novo Benfica não se limita a ver em cada jogo 10 penaltis que não foram marcados a nosso favor, 5 expulsões de jogadores adversários que ficaram por marcar, ou a escrever insultos aos nossos adversários mais directos. No Novo Benfica somos todos benfiquistas e somos adeptos tão fanáticos como os outros. Também neste blog se fala de penaltis, de expulsões, de foras de jogo, de arbitragens e do famoso sistema. Mas fala-se de muito mais coisas.”
 
Estas afirmações foram entendidas como uma crítica a outros blogs o que desencadeou uma reacção irada do autor do blog Geração Benfica.
 
Gostava de esclarecer que não queria de forma alguma insultar ninguém nem diminuir nenhum outro blog. Há muitos blogs de grande qualidade sobre o Benfica e o Novo Benfica não se acha melhor do que ninguém. Há, no entanto, vários blogs que têm objectivos diferentes do Novo Benfica e eu não faço qualquer juízo de valor sobre eles.
 
A todos aqueles que se sentiram magoados ou atingidos pelas minhas palavras eu peço as minhas desculpas. Sei bem que as ofensas às vezes não estão em quem as faz, mas em quem as sente, e por isso reforço o meu pedido de desculpas. Quem me conhece sabe bem que não é meu hábito ofender os outros.
 
Já agora deixo aqui uma palavra para a Tertúlia Benfiquista. Confesso que apesar de não ser o meu estilo, a Tertúlia Benfiquista é um bom blog sobre o Benfica, escrito com paixão clubística, inteligência e humor.
 
Quando há dias fizemos o jantar na Catedral da Cerveja com o Presidente do Benfica e com o Rui Costa, ficou decidido, no meu gabinete, entre mim, o Pedro Fonseca e o António Souza-Cardoso, que faríamos um jantar aberto aos habituais frequentadores do Novo Benfica, mas bastante restrito, uma vez que chegamos a ter um cenário em que poderiam participar cerca de 400 pessoas.
 
Como não era esse o nosso objectivo, optámos por outra estratégia e ter um grupo pequeno à volta da mesa, para que o jantar fosse produtivo, como veio a ser. Mesmo assim, nós os três decidimos convidar a Tertúlia Benfiquista a estar presente e a levar os membros do blog que quisessem.
 
Apareceram dois bloggers da Tertúlia (Pedro F. Ferreira e Sérgio Bordalo) acompanhados do Pedro Ribeiro, que escreve quer para a Tertúlia quer para o Novo Benfica. Apareceram dois, mas podiam ter aparecido todos, que teriam sido muito bem-vindos.
 
Penso que o Novo Benfica os recebeu bem, com toda a deferência e cordialidade que se impunham.
 
Pena tenho que, a propósito do meu texto sobre Luís Filipe Vieira, alguns membros da Tertúlia Benfiquista tenham retribuído o nosso gesto com uma agressividade despropositada, chamando-me pirómano, messias e tecendo uma série de considerações lamentáveis sobre mim. É pena.
 
É pena, pois o que desencadeou isso foi somente a nossa diferença de opinião. Mas é para debater diferentes opiniões que aqui estamos todos. No entanto, cada um sabe de si e actua como quiser…
 
Entendo que o que nos une deve ser sempre mais forte do que aquilo que nos separa, pelo que, pela minha parte, vou manter a Tertúlia Benfiquista nos meus blogs favoritos e vou continuar a ler os textos aí colocados.
 
Já agora, relativamente ao texto escrito por Gwaihir intitulado “Para os pirómanos com défice de atenção” confesso que, à primeira vista, está muito interessante, mas deixo-lhe algumas notas no ponto seguinte.
 
Não quero deixar de advertir apenas para um aspecto, aqueles que acham que eu não percebo nada de contas ou que eu fiz uma análise mais ou menos superficial ao Relatório e Contas da Benfica Futebol SAD, deveriam ter investigado melhor o meu curriculum.
  
   
 
4. AS CONTAS DO BENFICA
 
Apesar do tom agressivo com que na Tertúlia se referiram ao meu comentário relativo às contas do Benfica, gostava de dizer, desde já, que não retiro uma vírgula ao que disse no meu post anterior. Não é o tom ofensivo nem o "show off" para a bancada que dão razão a quem escreveu o texto.
 
E mais. A minha análise é até bastante benevolente e isso prende-se com o facto de eu achar que a Administração está de boa fé e que está a ser feito um grande esforço para equilibrar o Benfica, pois os aspectos que apontei estão longe de serem exemplares.
 
Então vejamos.
 
Se não fosse a redução das Provisões para Outros Riscos e Encargos em 673 mil euros as contas da Benfica Futebol SAD seriam negativas em cerca de 553 mil euros. Assim ficaram positivas em 120 mil euros. A SAD justifica a redução dessas despesas porque “a Administração considera que se assistiu a uma diminuição do risco a que a Sociedade se encontra actualmente exposta”. Mas alguém percebe esta explicação? Talvez outros entendam, mas eu, na minha ignorância, não percebo a razão pela qual a SAD entende que diminuiu o risco da Sociedade. Até digo mais, se a SAD quisesse que alguém percebesse seria a primeira a explicar. Isto faz-me pensar que existiu aqui uma tentativa clara de passar à força os resultados da SAD para terreno positivo para que isso ficasse bem nas notícias.
 
É que durante o exercício passado, os proveitos operacionais da Benfica SAD registaram uma diminuição de 9 milhões de euros, o que corresponde a uma variação negativa de 15.5% face ao exercício anterior. Isto está escrito no Relatório e Contas da SAD que eu li, com o devido cuidado, antes de me pronunciar.
 
Esta diminuição de receitas nada tem a ver com a venda de jogadores de futebol, mas deve-se aos seguintes factos:
 
- diminuição dos proveitos gerados com cachets (que o Benfica recebe quando participa em jogos e torneios particulares)
- diminuição de receitas com cedências temporárias de atletas
- diminuição das receitas de bilheteira que está justificada com o pior desempenho da equipa na Taça UEFA face ao ano anterior
- diminuição dos prémios das competições europeias
- decréscimo das receitas de bilheteira, excluindo os cativos, devido ao mau desempenho da equipa no campeonato nacional (4º classificado)
 
Isto sim, justifica a dificuldade que a SAD teve em mostrar resultados positivos. Eu não inventei nada. Está tudo escrito no Relatório e Contas da Benfica Futebol SAD 2007/2008, que está disponível no site oficial da SAD na internet.
 
Quanto à dimensão do Passivo, eu sei bem que o Benfica não é a General Electric. É por isso que se fazem comparações com empresas do mesmo sector e não se comete o disparate de comparar alhos com bugalhos.
 
Assim, de acordo com a imprensa, o passivo do Clube + SAD dos principais emblemas portugueses é o seguinte:
 
- Boavista: 90 milhões de euros
- FC Porto: 160 milhões de euros
- Sporting: 240 milhões de euros
- Benfica: 280 milhões de euros (sem o Estádio)
 
Parece-me evidente que o Benfica, com este passivo, está ainda longe de uma posição de conforto financeiro. Parece-me que afirmar o contrário é que é um exercício de enorme irresponsabilidade. Estou certo que os próprios dirigentes do Benfica estarão de acordo comigo.
 
Aliás, há um dado objectivo que pode atestar o que digo, é o facto da Autonomia Financeira da Benfica Futebol SAD (Capitais Próprios / Activo) situar-se em apenas 15.5%, o que é um valor muito baixo em qualquer parte do mundo.
 
E há mais, os Capitais Próprios da Benfica SAD estão reduzidos a 23 milhões de euros face a um Capital Social de 75 milhões de euros, o que significa que a SAD já consumiu 52 milhões de euros em prejuízos acumulados.
 
Como os Capitais Próprios são já inferiores (e muito) a metade do Capital Social, esta situação coloca a Benfica SAD ao alcance do artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais.
 
Para cumprir o estipulado por lei, os Capitais Próprios da Benfica SAD teriam que ser, no mínimo, de 37.5 milhões de euros, pelo que estão em falta 14.5 milhões. Apesar da sua ineficácia actual, recordo que o artigo 35º prevê a dissolução da Sociedade para quem não cumprir os critérios aí exigidos.
 
No que diz respeito ao facto das contas da SAD serem auditadas pela KPMG, começo por agradecer o facto de me terem elucidado que não se tratam das iniciais do Kaiserslautern. Também imagino que a Deloitte não seja nenhum primo do Freddy Adu que venha jogar para o Benfica.
 
O facto é que as principais instituições financeiras do mundo, todas elas auditadas pelas mais conceituadas empresas do meio, faliram, foram nacionalizadas ou precisaram de enormes injecções de dinheiro para evitarem a falência, sem que nenhuma dessas prestigiadas auditoras tenha escrito uma só linha sobre o assunto. Só por curiosidade aponto alguns dos casos mais conhecidos, apesar de haver muitos outros:
 
- Merrill Lynch – auditado pela Deloitte & Touche
- Morgan Stanley - auditado pela Deloitte & Touche
- HSBC – auditado pela KPMG
- Bear Stearns – auditado pela Deloitte & Touche
- Lehman Brothers – auditado pela Ernest & Young
- Goldman Sachs – auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- Freddie Mac - auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- Fannie Mae - auditado pela Deloitte & Touche
- Société Générale - auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- AIG - auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- HBOS - auditado pela KPMG
- Hypo Real Estate - auditado pela Deloitte & Touche
- Northern Rock – auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- Credit Suisse - auditado pela KPMG
- Fortis - auditado conjuntamente pela KPMG e pela PriceWaterhouseCoopers
 
O facto dos auditores não terem feito qualquer reserva está mais do que visto que não confere nenhuma garantia especial e não desmente de todo o facto da Benfica SAD ter chegado aos resultados positivos apenas por uma mal explicada redução de provisões, num momento em que se vivem tempos muito difíceis.
 
Tudo isto que eu escrevi não visa retirar o mérito à Administração do Benfica e em especial ao seu Presidente. Longe vão os tempos de Vale e Azevedo e a credibilidade do Benfica regressou e isso deve-se a Luís Filipe Vieira. No entanto, a guerra ainda não está ganha e ainda há muito que fazer.
 
Foi apenas isso que eu disse e tenho pena que alguns tenham tentado promover-se e serem engraçados à custa de uma análise séria que procurei fazer.
 
5. CONCLUSÃO
 
Não posso concluir sem deixar de agradecer publicamente aos seguintes frequentadores habituais do Novo Benfica pelas palavras que quiseram deixar:
 
- Vitória do Benfica
- Joaquim Lopes
- Jomanuel
- Tiago V.
- Eduardo Terra Limpa
- Xander Águia
- Afonsus
- Rui Lopes
- Valdir Cardoso
- Yur@n
- LF
- Mike (Moscovo)
- Pelicano
- Gosto Muito de Fruta
- PMCA
- Norberto Vieira
- Observador Atento
- Arquivo Vivo
- Dylan
- Mafegos
- Hugo
- Manoel Barbosa
- ProençaVaz
- Zé
 
Todas estas pessoas, e muitas mais, estão verdadeiramente interessadas em discutir o nosso Benfica. Basta ler os comentários de todos eles para perceber o que eu digo. E que fique claro, muitos deles expressam, por diversas vezes, o seu desacordo relativamente ao que eu digo, mas isso é salutar.
 
É que há outros que se esforçam muito para descredibilizar este blog e principalmente a mim. Há mesmo alguns que chegam a usar 11 nomes diferentes (ou mais) para me insultarem, para assim lançarem cortinas de fumo e darem ideia que há uma grande contestação relativamente ao que eu vou escrevendo.
 
Eu deixo aqui uma pergunta: porque é que esses se darão ao trabalho de cada vez que eu escrevo comentar com tal agressividade o que eu digo usando mais de 11 nomes diferentes? Que interesses têm esses senhores no Benfica que eu poderei estar a ameaçar? Com franqueza, não sei.
 
Para os que passam a vida a dizer que se eu me candidatasse a presidente do Benfica seria imediatamente esmagado, fica aqui o meu esclarecimento: eu não estou em campanha eleitoral nem o Novo Benfica tem esse fim como facilmente se pode verificar atendendo à diversidade de pontos de vista expressa por cada um dos membros do blog.
 
Por outro lado, também se percebe, por aquilo que aqui vou escrevendo, que não estou em nenhum concurso de popularidade.
 
Este blog existe para aqueles que amam o Benfica e gostam de pensar o seu clube e não é para aqueles que lhes custa escutar e respeitar a opinião dos outros.
 
É que eu também consigo distinguir a floresta de algumas ervas daninhas que por aí andam.
 
Bruno Carvalho
 
 
PS 1: Sou criticado, pasme-se, até por normalmente escrever um ou mais post-scriptum. Este PS é apenas para não os desiludir e para dizer que continuarei a escrever os PS que bem entender.
 
PS 2: Não quero deixar de felicitar o Leixões que cometeu a enorme proeza de em poucos dias ganhar no Dragão e em Alvalade. O Leixões é um clube de Matosinhos, essa fantástica terra onde eu trabalho. Tenho grande respeito pelo Leixões, até porque é um clube sociologicamente muito parecido com o Benfica, isto é, é um clube do povo. A principal diferença do Benfica para o Leixões, é o que o Benfica ganhou 30 campeonatos, foi 2 vezes campeão europeu e conquistou muitos outros títulos. Se não fossem as vitórias provavelmente nada diferenciaria os dois clubes. Esse pequeno detalhe com que eu aborreço as pessoas, as vitórias!
 

111 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D