Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008

Bruno Carvalho em 19/11/08 | comentar

                       

 
1. NOTA PRÉVIA
 
Tinha prometido que hoje publicaria um post sobre o FC Porto e o seu presidente.
 
No entanto, devido ao que tenho lido nos últimos dias no Novo Benfica, vi-me obrigado a adiar esse post, pois entendo que devo escrever as linhas que se seguem.
 
A todos aqueles que já salivavam, prontos para me atacar por aquilo que eu vou dizer (seja o que for que eu escreva servirá os seus propósitos), espero que aguardem apenas mais uma semana. Terão matéria bastante para me insultar, para me atacar, para falar do meu “canalzeco”, para dizerem que eu estou ao serviço e que sou lacaio de Pinto da Costa, que sou um pirómano e por aí fora.
 
Poderão até afirmar, com renovada segurança, que sou portista desde pequenino. É que para esses eu sempre fui portista e agora que sou Director Geral do canal de televisão da cidade do Porto é que me tornei benfiquista. Estamos perante uma lógica tão boa que eu fico sem qualquer espécie de argumentos para a poder rebater.
 
Meus caros, não tenham pressa, afinal só terão que esperar mais uma semana e vão poder, como tanto têm vindo a sonhar, desmascarar-me de vez.
 
2. AGRADECIMENTO SINCERO
 
Confesso que estou sem palavras face ao que os meus companheiros de blog têm escrito sobre mim e muito especialmente ao António Souza-Cardoso, que muito me sensibilizou com o seu texto.
 
Estou-lhes imensamente agradecido e digo-lhes que é uma enorme honra estar ao seu lado neste projecto que já é de todos os benfiquistas.
 
É que o mais importante para mim no Novo Benfica é o facto de, tenhamos nós mais ou menos razão naquilo que dizemos, mantermos sempre o mesmo estilo de cordialidade, longe de insultos pessoais, longe de ironias mais ou menos finas que apenas servem para agredir e insultar os outros.
 
No Novo Benfica o que debatemos são ideias e não insultamos ninguém. E isso muita gente não tolera. Mas é esse o nosso caminho e dele não nos afastaremos.
 
Quero aproveitar para deixar uma palavra de sincero agradecimento a todos aqueles que, não me conhecendo pessoalmente, deixaram uma palavra amiga e que compreendem o que tentamos fazer pelo clube que amamos.
 
3. OUTROS BLOGS
 
No post anterior ao que analisei o desempenho de Luís Filipe Vieira no Benfica, escrevi um texto sobre o Novo Benfica. Nesse post afirmei:
 
“É que o Novo Benfica não se limita a ver em cada jogo 10 penaltis que não foram marcados a nosso favor, 5 expulsões de jogadores adversários que ficaram por marcar, ou a escrever insultos aos nossos adversários mais directos. No Novo Benfica somos todos benfiquistas e somos adeptos tão fanáticos como os outros. Também neste blog se fala de penaltis, de expulsões, de foras de jogo, de arbitragens e do famoso sistema. Mas fala-se de muito mais coisas.”
 
Estas afirmações foram entendidas como uma crítica a outros blogs o que desencadeou uma reacção irada do autor do blog Geração Benfica.
 
Gostava de esclarecer que não queria de forma alguma insultar ninguém nem diminuir nenhum outro blog. Há muitos blogs de grande qualidade sobre o Benfica e o Novo Benfica não se acha melhor do que ninguém. Há, no entanto, vários blogs que têm objectivos diferentes do Novo Benfica e eu não faço qualquer juízo de valor sobre eles.
 
A todos aqueles que se sentiram magoados ou atingidos pelas minhas palavras eu peço as minhas desculpas. Sei bem que as ofensas às vezes não estão em quem as faz, mas em quem as sente, e por isso reforço o meu pedido de desculpas. Quem me conhece sabe bem que não é meu hábito ofender os outros.
 
Já agora deixo aqui uma palavra para a Tertúlia Benfiquista. Confesso que apesar de não ser o meu estilo, a Tertúlia Benfiquista é um bom blog sobre o Benfica, escrito com paixão clubística, inteligência e humor.
 
Quando há dias fizemos o jantar na Catedral da Cerveja com o Presidente do Benfica e com o Rui Costa, ficou decidido, no meu gabinete, entre mim, o Pedro Fonseca e o António Souza-Cardoso, que faríamos um jantar aberto aos habituais frequentadores do Novo Benfica, mas bastante restrito, uma vez que chegamos a ter um cenário em que poderiam participar cerca de 400 pessoas.
 
Como não era esse o nosso objectivo, optámos por outra estratégia e ter um grupo pequeno à volta da mesa, para que o jantar fosse produtivo, como veio a ser. Mesmo assim, nós os três decidimos convidar a Tertúlia Benfiquista a estar presente e a levar os membros do blog que quisessem.
 
Apareceram dois bloggers da Tertúlia (Pedro F. Ferreira e Sérgio Bordalo) acompanhados do Pedro Ribeiro, que escreve quer para a Tertúlia quer para o Novo Benfica. Apareceram dois, mas podiam ter aparecido todos, que teriam sido muito bem-vindos.
 
Penso que o Novo Benfica os recebeu bem, com toda a deferência e cordialidade que se impunham.
 
Pena tenho que, a propósito do meu texto sobre Luís Filipe Vieira, alguns membros da Tertúlia Benfiquista tenham retribuído o nosso gesto com uma agressividade despropositada, chamando-me pirómano, messias e tecendo uma série de considerações lamentáveis sobre mim. É pena.
 
É pena, pois o que desencadeou isso foi somente a nossa diferença de opinião. Mas é para debater diferentes opiniões que aqui estamos todos. No entanto, cada um sabe de si e actua como quiser…
 
Entendo que o que nos une deve ser sempre mais forte do que aquilo que nos separa, pelo que, pela minha parte, vou manter a Tertúlia Benfiquista nos meus blogs favoritos e vou continuar a ler os textos aí colocados.
 
Já agora, relativamente ao texto escrito por Gwaihir intitulado “Para os pirómanos com défice de atenção” confesso que, à primeira vista, está muito interessante, mas deixo-lhe algumas notas no ponto seguinte.
 
Não quero deixar de advertir apenas para um aspecto, aqueles que acham que eu não percebo nada de contas ou que eu fiz uma análise mais ou menos superficial ao Relatório e Contas da Benfica Futebol SAD, deveriam ter investigado melhor o meu curriculum.
  
   
 
4. AS CONTAS DO BENFICA
 
Apesar do tom agressivo com que na Tertúlia se referiram ao meu comentário relativo às contas do Benfica, gostava de dizer, desde já, que não retiro uma vírgula ao que disse no meu post anterior. Não é o tom ofensivo nem o "show off" para a bancada que dão razão a quem escreveu o texto.
 
E mais. A minha análise é até bastante benevolente e isso prende-se com o facto de eu achar que a Administração está de boa fé e que está a ser feito um grande esforço para equilibrar o Benfica, pois os aspectos que apontei estão longe de serem exemplares.
 
Então vejamos.
 
Se não fosse a redução das Provisões para Outros Riscos e Encargos em 673 mil euros as contas da Benfica Futebol SAD seriam negativas em cerca de 553 mil euros. Assim ficaram positivas em 120 mil euros. A SAD justifica a redução dessas despesas porque “a Administração considera que se assistiu a uma diminuição do risco a que a Sociedade se encontra actualmente exposta”. Mas alguém percebe esta explicação? Talvez outros entendam, mas eu, na minha ignorância, não percebo a razão pela qual a SAD entende que diminuiu o risco da Sociedade. Até digo mais, se a SAD quisesse que alguém percebesse seria a primeira a explicar. Isto faz-me pensar que existiu aqui uma tentativa clara de passar à força os resultados da SAD para terreno positivo para que isso ficasse bem nas notícias.
 
É que durante o exercício passado, os proveitos operacionais da Benfica SAD registaram uma diminuição de 9 milhões de euros, o que corresponde a uma variação negativa de 15.5% face ao exercício anterior. Isto está escrito no Relatório e Contas da SAD que eu li, com o devido cuidado, antes de me pronunciar.
 
Esta diminuição de receitas nada tem a ver com a venda de jogadores de futebol, mas deve-se aos seguintes factos:
 
- diminuição dos proveitos gerados com cachets (que o Benfica recebe quando participa em jogos e torneios particulares)
- diminuição de receitas com cedências temporárias de atletas
- diminuição das receitas de bilheteira que está justificada com o pior desempenho da equipa na Taça UEFA face ao ano anterior
- diminuição dos prémios das competições europeias
- decréscimo das receitas de bilheteira, excluindo os cativos, devido ao mau desempenho da equipa no campeonato nacional (4º classificado)
 
Isto sim, justifica a dificuldade que a SAD teve em mostrar resultados positivos. Eu não inventei nada. Está tudo escrito no Relatório e Contas da Benfica Futebol SAD 2007/2008, que está disponível no site oficial da SAD na internet.
 
Quanto à dimensão do Passivo, eu sei bem que o Benfica não é a General Electric. É por isso que se fazem comparações com empresas do mesmo sector e não se comete o disparate de comparar alhos com bugalhos.
 
Assim, de acordo com a imprensa, o passivo do Clube + SAD dos principais emblemas portugueses é o seguinte:
 
- Boavista: 90 milhões de euros
- FC Porto: 160 milhões de euros
- Sporting: 240 milhões de euros
- Benfica: 280 milhões de euros (sem o Estádio)
 
Parece-me evidente que o Benfica, com este passivo, está ainda longe de uma posição de conforto financeiro. Parece-me que afirmar o contrário é que é um exercício de enorme irresponsabilidade. Estou certo que os próprios dirigentes do Benfica estarão de acordo comigo.
 
Aliás, há um dado objectivo que pode atestar o que digo, é o facto da Autonomia Financeira da Benfica Futebol SAD (Capitais Próprios / Activo) situar-se em apenas 15.5%, o que é um valor muito baixo em qualquer parte do mundo.
 
E há mais, os Capitais Próprios da Benfica SAD estão reduzidos a 23 milhões de euros face a um Capital Social de 75 milhões de euros, o que significa que a SAD já consumiu 52 milhões de euros em prejuízos acumulados.
 
Como os Capitais Próprios são já inferiores (e muito) a metade do Capital Social, esta situação coloca a Benfica SAD ao alcance do artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais.
 
Para cumprir o estipulado por lei, os Capitais Próprios da Benfica SAD teriam que ser, no mínimo, de 37.5 milhões de euros, pelo que estão em falta 14.5 milhões. Apesar da sua ineficácia actual, recordo que o artigo 35º prevê a dissolução da Sociedade para quem não cumprir os critérios aí exigidos.
 
No que diz respeito ao facto das contas da SAD serem auditadas pela KPMG, começo por agradecer o facto de me terem elucidado que não se tratam das iniciais do Kaiserslautern. Também imagino que a Deloitte não seja nenhum primo do Freddy Adu que venha jogar para o Benfica.
 
O facto é que as principais instituições financeiras do mundo, todas elas auditadas pelas mais conceituadas empresas do meio, faliram, foram nacionalizadas ou precisaram de enormes injecções de dinheiro para evitarem a falência, sem que nenhuma dessas prestigiadas auditoras tenha escrito uma só linha sobre o assunto. Só por curiosidade aponto alguns dos casos mais conhecidos, apesar de haver muitos outros:
 
- Merrill Lynch – auditado pela Deloitte & Touche
- Morgan Stanley - auditado pela Deloitte & Touche
- HSBC – auditado pela KPMG
- Bear Stearns – auditado pela Deloitte & Touche
- Lehman Brothers – auditado pela Ernest & Young
- Goldman Sachs – auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- Freddie Mac - auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- Fannie Mae - auditado pela Deloitte & Touche
- Société Générale - auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- AIG - auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- HBOS - auditado pela KPMG
- Hypo Real Estate - auditado pela Deloitte & Touche
- Northern Rock – auditado pela PriceWaterhouseCoopers
- Credit Suisse - auditado pela KPMG
- Fortis - auditado conjuntamente pela KPMG e pela PriceWaterhouseCoopers
 
O facto dos auditores não terem feito qualquer reserva está mais do que visto que não confere nenhuma garantia especial e não desmente de todo o facto da Benfica SAD ter chegado aos resultados positivos apenas por uma mal explicada redução de provisões, num momento em que se vivem tempos muito difíceis.
 
Tudo isto que eu escrevi não visa retirar o mérito à Administração do Benfica e em especial ao seu Presidente. Longe vão os tempos de Vale e Azevedo e a credibilidade do Benfica regressou e isso deve-se a Luís Filipe Vieira. No entanto, a guerra ainda não está ganha e ainda há muito que fazer.
 
Foi apenas isso que eu disse e tenho pena que alguns tenham tentado promover-se e serem engraçados à custa de uma análise séria que procurei fazer.
 
5. CONCLUSÃO
 
Não posso concluir sem deixar de agradecer publicamente aos seguintes frequentadores habituais do Novo Benfica pelas palavras que quiseram deixar:
 
- Vitória do Benfica
- Joaquim Lopes
- Jomanuel
- Tiago V.
- Eduardo Terra Limpa
- Xander Águia
- Afonsus
- Rui Lopes
- Valdir Cardoso
- Yur@n
- LF
- Mike (Moscovo)
- Pelicano
- Gosto Muito de Fruta
- PMCA
- Norberto Vieira
- Observador Atento
- Arquivo Vivo
- Dylan
- Mafegos
- Hugo
- Manoel Barbosa
- ProençaVaz
- Zé
 
Todas estas pessoas, e muitas mais, estão verdadeiramente interessadas em discutir o nosso Benfica. Basta ler os comentários de todos eles para perceber o que eu digo. E que fique claro, muitos deles expressam, por diversas vezes, o seu desacordo relativamente ao que eu digo, mas isso é salutar.
 
É que há outros que se esforçam muito para descredibilizar este blog e principalmente a mim. Há mesmo alguns que chegam a usar 11 nomes diferentes (ou mais) para me insultarem, para assim lançarem cortinas de fumo e darem ideia que há uma grande contestação relativamente ao que eu vou escrevendo.
 
Eu deixo aqui uma pergunta: porque é que esses se darão ao trabalho de cada vez que eu escrevo comentar com tal agressividade o que eu digo usando mais de 11 nomes diferentes? Que interesses têm esses senhores no Benfica que eu poderei estar a ameaçar? Com franqueza, não sei.
 
Para os que passam a vida a dizer que se eu me candidatasse a presidente do Benfica seria imediatamente esmagado, fica aqui o meu esclarecimento: eu não estou em campanha eleitoral nem o Novo Benfica tem esse fim como facilmente se pode verificar atendendo à diversidade de pontos de vista expressa por cada um dos membros do blog.
 
Por outro lado, também se percebe, por aquilo que aqui vou escrevendo, que não estou em nenhum concurso de popularidade.
 
Este blog existe para aqueles que amam o Benfica e gostam de pensar o seu clube e não é para aqueles que lhes custa escutar e respeitar a opinião dos outros.
 
É que eu também consigo distinguir a floresta de algumas ervas daninhas que por aí andam.
 
Bruno Carvalho
 
 
PS 1: Sou criticado, pasme-se, até por normalmente escrever um ou mais post-scriptum. Este PS é apenas para não os desiludir e para dizer que continuarei a escrever os PS que bem entender.
 
PS 2: Não quero deixar de felicitar o Leixões que cometeu a enorme proeza de em poucos dias ganhar no Dragão e em Alvalade. O Leixões é um clube de Matosinhos, essa fantástica terra onde eu trabalho. Tenho grande respeito pelo Leixões, até porque é um clube sociologicamente muito parecido com o Benfica, isto é, é um clube do povo. A principal diferença do Benfica para o Leixões, é o que o Benfica ganhou 30 campeonatos, foi 2 vezes campeão europeu e conquistou muitos outros títulos. Se não fossem as vitórias provavelmente nada diferenciaria os dois clubes. Esse pequeno detalhe com que eu aborreço as pessoas, as vitórias!
 



111 comentários:
De João Soares a 5 de Dezembro de 2008 às 09:33
O sr. até estava a ser convincente, mas a partir do momento em que diz que o BENFICA tem 30 campeonatos, estragou tudo!!!!!!!!
A mim pouco me importa saber se o sr. é mesmo BENFIQUISTA ou não, mas saber que o sr. trabalha num canal com o nome de Porto Canal, não corre muito a seu favor, claro que isto não lhe interessa, mas é isso mesmo que faz com que as pessoas estejam de pé atrás consigo!!!!!


De Joaquim Varela a 29 de Novembro de 2008 às 00:38
Confesso que não li os 108 comentários, mas gostaria de fazer só uma GRANDE correcção. O Benfica tem 31 campeonatos e não 30!


De joaoaugusto a 26 de Novembro de 2008 às 09:36
Boas, caro Bruno:

São Posts destes que me fazem acreditar que um dia o nosso "GLORIOSO" irá ter novamente uma direcção capaz de aliar as vitórias a um crescimento, sustentado, do seu ecletismo e do seu património sociocultural .
Não a qualquer preço!
Mas sim, procurando a verdade e a lisura de processos!
Não traficando influências..procurando sim, nos campos as vitórias e nos gabinetes as estratégias para sermos os melhores.
Um bravo para si!
Continue assim .
Um abraço.



De Bruno Carvalho a 26 de Novembro de 2008 às 15:54
Caro João Augusto,
Obrigado pelas suas palavras.
Um abraço,
Bruno Carvalho


De Hugo Caseira a 25 de Novembro de 2008 às 13:01
Caro Bruno Carvalho,
até agora,a meu ver, não houve nenhum post seu em que se pudesse pôr em causa o seu(verdadeiro)benfiquismo!E por isso é com extremo incómodo que o vejo a ser insultado,criticado...Mas creio que o Bruno está acima dos que vêm aqui assiduamente somente para o enervar.
Uma palavra de apoio para o Bruno e espero que continue a escrever desta forma tão cordial,imparcial e esclarecedora.O Bruno é um grande benfiquista,disso ninguém duvide!

Forte abraço Bruno!

Viva o Benfica!!!

P.S.:Há cerca de mês e meio que me encontro sem computador em casa mas brevemente já terei e este facto explica a minha ausência,embora tenha acompanhado os posts do Bruno(os mais interessantes,peço desculpa aos outros autores que também muito bem escrevem mas o Bruno escreve de uma forma absolutamente fantástica),


De Bruno Carvalho a 25 de Novembro de 2008 às 14:39
Caro Hugo,
Obrigado pelas suas palavras.
É bom tê-lo de volta.
Cheguei a pensar que se tinha zangado connosco, mas agora já percebi a razão do seu afastamento.
O blog precisa de pessoas como o Hugo para conversarmos civilizadamente sobre o nosso Benfica.
Um abraço,
Bruno Carvalho


De Vitoria do Benfica a 23 de Novembro de 2008 às 12:29
Bom Dia caro Bruno restantes amigos e outros visitantes do blog

Deixe-me que o cumprimente pelo facto de ter > 100 comentários ao seu mais recente Post. Li primeiro o seu Post . Quanto aos comentários li alguns, outros não fui capaz porque senti um sentimento visceral.

Alguns comentários são exemplo como se discorda argumentando com classe elevação e educação, outros são exemplo como se concorda com amizade, mas sem perder a identidade, outros são simplesmente impróprios do nosso conceito de Benfiquista .

Numa análise mais fria, sem entrar em considerações técnicas, considero que está aqui algo daquilo que nós Portugueses não fomos capazes de aprender com a Democracia e que tanta falta nos faz. Aquilo que nos impede de ter capacidade de ouvir os outros de reflectir sobre o que dizem ou escrevem argumentando com dados técnicos ou simplesmente evidenciando a nossa discordância pelo desconforto que esta ou aquela opinião nos criam. Este tipo de comportamento tão necessário na vida como futebol não é rotina em Portugal e é dever daqueles que aceitam estes valores defende-los e implementa-los. Se queremos um Benfica com nível Europeu temos de ouvir os que reflectem e não insultar

Deixo ainda dois comentários:
1) À camisola que deveria ser vermelha e não preta e logo hoje que vamos jogar contra a Académica. Espero que esta não seja a camisola que Domingos Paciência, esse sim o mais Portista de todos os treinadores Portugueses, até mais do que Jesualdo, exiba logo à noite depois do jogo.

E o outro é:

2) ABAIXO O INSULTO VIVA O BENFICA


Saudações Benfiquistas


De Bruno Carvalho a 23 de Novembro de 2008 às 18:52
Cara Vitória,
Obrigado pelas suas sensatas palavras.
A Vitória representa o melhor que o Benfica tem e é para si e para todos aqueles, que mesmo discordando de mim, percebem que uma troca de ideias é diferente de insultos fáceis e gratuitos.
O seu comentário é importante para mostrar que há um Benfica civilizado, até mesmo porque a Vitória já discordou de mim várias vezes, mas sempre com grande elevação.
Tenho orgulho em ser do mesmo clube que a Vitória!
Os meus melhores cumprimentos,
Bruno Carvalho


De GM a 22 de Novembro de 2008 às 13:42
Mais um post sobre o Maior Criminoso do Desporto em Portugal?!!!
Quanta bajulação...
E mais um ataque à Admnistração do BENFICA!Ele chama-lhe "exigência"...
Este Bruno Carvalho tem azar pois há quem perceba verdadeiramente de Contabilidade.
Ler as palavras e as barbaridades que escreve demonstram bem os seus propósitos: DESESTABILIZAR.
Nem uma palavrinha de reconhecimento do mérito dos Nossos profissionais.
Incrivel.Ou talvez não..



De Bruno Carvalho a 23 de Novembro de 2008 às 01:20
Caro GM,
Por acaso já leu o que eu escrevi.
Espere mais uns dias e poderá criticar com mais alegria e firmeza.
Cumprimentos,
Bruno Carvalho


De GM a 23 de Novembro de 2008 às 15:02
Eu até pagava para estar errado!!

Pode crer.

Aguardo(amos),então.





De algarvio a 22 de Novembro de 2008 às 01:28
Caro Bruno Carvalho

Enquanto que os Benfiquistos são maldizentes, os Benfiquistas têm por obrigação ser exigentes.

A sua critica desmedida e sistemática enquadra-o na primeira categoria (a dos Jaime Antunes e afins).

1 – Os resultados não são directamente comparáveis porque:
a) só têm onze meses;
b) este ano não inclui os cativos vendidos no mês de Julho;
c) não foi transferido nenhum Simão.

2 – Mesmo assim, considerando que foram apenas onze meses, e extrapolando, as quotizações, cativos e merchandising aumentaram. O que diminuiu foi a “Vendas de Jogadores”, o “Empréstimo de Jogadores” e óbviamente a “Bilheteira” e “Prémios da CL”. Enquanto que os dois primeiros items são “conscientes” os outros dois têm a ver com a má performance desportiva associada à Venda no ano anterior do nosso Capitão e ao deficiente planeamento desportivo (cuja responsabilidade é integralmente da Administração da SAD encabeçada pelo Presidente Luis Filipe Vieira).

3 – É despropositado, e após três anos de lucros consecutivos da SAD vir agora falar do do artº 35 do CSC que é, infelizmente comum aos verdinhos e azulinhos.

4 – A KPMG é só uma da quatro grande empresas mundiais de auditoria, e sim KPMG não quer dizer Kaiserslautern, mas sim como fácilmente poderia ter pesquisado Klynveld Peat Marwick Goerdeler (sinceramente desconhecia o significado deste último), cuja origem remonta ao século XIX. Se não serve talvez seja bom ir a Marte buscar uma Auditora.

5 – Óbviamente que cada um recorre às fontes que entende. Entendo que com base num exercício honesto, não deveriam ser utilizados determinados meios de CS que falam do Passivo Total de um e comparam com o Passivo Bancário de outro.

6 – O SLB publicou no ano passado pelo 3º ano consecutivo o R&C Consolidado do Grupo Benfica. Nem os verdinhos nem os azulinhos o fazem, é que o R&C consolidado dos azulinhos é o da SAD que não inclui várias entidades, nomeadamente a EuroAntas (que a título meramente informativo é que detem o Estádio). O do Grupo Benfica INCLUI o Estádio.

7 – Quanto à diminuição das Provisões, é normal que após vários anos a “limpar a casa” os processos pendentes diminuam, e o risco associado a algumas transações tambem diminua, pelo que é normal que com boas práticas de gestão as Provisões tambem diminuam.

8 – O Passivo Consolidado do Grupo Benfica em 31/07/2007, volto a repetir INCLUINDO O ESTÁDIO, era de 305M€. Deste o exigivel, não incluindo 10M€ de provisões, era de 215M€ (pág. 28).

9 – Os Capitais Próprios, se assim quisermos chamar, do Grupo Benfica melhoraram mas continuam a ser negativos (mas é um facto que não tivemos a benesse de um Centro de Estágio oferecido nem 310M€ - valores actualizados - para o Estádio).

10 – Folgo em saber que o Bruno é accionista da SAD, e que na última AG da mesma terá questionado a Direcção sobre a redução das Provisões!! E pelos vistos os marotos não lhe responderam!! A sua pergunta foi efectuada telepáticamente?? Ou foi nalguma AG que desconheço??

11 – É que se isto é análise séria ...

Cumprimentos

PS 1: já que tambem gosta de Post-Scriptums um pedido, não conspurque um espaço de Benfiquistas com o maior cancro do futebol português.

PS 2: uma vez que a Sra. Filomena Pinto da Costa tem um espaço cultural no Canal que V. Exa. dirige e que tal completar o ramalhate com a árbitra de futebol Joana Pinto da Costa a comentar as incidências da Jornada?


De Benfica Eagle a 22 de Novembro de 2008 às 11:52
João,

Como sempre, sublime!

Grande Abraço


De GM a 22 de Novembro de 2008 às 13:49
Caríssimo,

Este homem passa a vida a difamar-Nos e diz-se Benfiquista desde pequenino.Também o é o Rui Santos e é aquilo que se vê,e lê.Se bem que,justiça lhe seja feita,o Rui Santos denuncia o clube lá de cima e o seu Presidente CORRUPTO de quando em vez.
Aqui,o autor deste post NUNCA O FAZ.Ao invés disso,passa o tempo todo a bajulá-lo e a referi-lo como exemplo de gestão!!!
Porquê...??

Saudações ENORMES!!


De Bruno Carvalho a 23 de Novembro de 2008 às 00:15
Exmo. Sr.,
Julgo apenas que deveria saber que, apesar de não ter vendido o Simão o ano passado, ainda assim o Benfica facturou 13.5 milhões de euros com vendas de jogadores: Manuel Fernandes, Anderson, Karadas, Karyaka, Miguelito, Diego Souza, Bergessio, Canales, Stretenovic e José Roberto.
Quanto às contas não tenho nada a acrescentar ao que já disse apesar de o poder fazer.
Cumprimentos
Bruno Carvalho


De geracaobenfica a 21 de Novembro de 2008 às 17:46
Mea Culpa? Não me comove...

Os afazeres profissionais só hoje me permitiram dar atenção ao comovente pedido de desculpas do Novo Benfiquista Director do PortoCanal.

Não me vou alongar, porque o Blog Geração Benfica não tem como propósito servir de contra resposta a acções terceiros. Mas ainda assim, não quis deixar de manifestar a minha total ausência de comoção pela atitude do Sr. Director do Porto Canal.

Em primeiro lugar, registo como curiosidade o novo, e sempre conveniente, adiamento da brilhante análise ao Sr. dos Apitos. Será que algum dia vai aparecer...? Ou basicamente foi necessário mais algum tempo para, face aos acontecimentos recentes, dar-lhe um ar.... benfiquista?

Sr. Director do PortoCanal, o tal onde a esposa do Sr. dos Apitos tem um programa, o Blog Geração Benfica não teve qualquer reacção irada para com V. Exa., pois limitámo-nos a comentar a sua escrita e dar a conhecer, neste espaço, a "descodificação" das suas palavras, à luz do que identificámos. As suas palavras ficaram longe (muito longe) de nos ofender ou sequer magoar, nunca lhe reconhecemos tal importância.

Importa, por fim, dar largas às nossas garalhadas ao verificar que os seus agradecimentos não vão para todos, nem para aqueles que o desafiaram... mas sim para os que, qual ovelha de rebalho, lhe abanar a cabeça e o fizeram sentir um aceite candidato eleitoral.

Ao Sr. Director do PortoCanal, o tal onde a esposa do Sr. dos Apitos tem um programa, o Blog Geração Benfica apenas o informa que de nos manteremos atentos e diligentes. Desta vez, um pedido de desculpas até pode ter "passado" junto dos mais distraidos... o segundo pedido de desculpas será o início do fim do seu (ou dos seus comparsas) sonho eleitoralista.


De Bruno Carvalho a 21 de Novembro de 2008 às 18:36
Eu nem lhe ia responder, mas acho que estas linhas que escreveu são tristes e lamentáveis.
Enfim, fiquei esclarecido.
Bruno Carvalho


De geracaobenfica a 24 de Novembro de 2008 às 18:17

Nao lhe vou dar descanso, meu caro!

O seu lugar é fora do Benfica e da sua rota de influencia.


De Marreta Vermelho a 21 de Novembro de 2008 às 15:19
Eu não faço parte de nenhum dos blogues, nem sou nenhum dos 11 nicks pertencentes a alguém, uso sempre este nome. Posto isto, além de ser deselegante utilizar um convite para jantar, como razão suficiente para evitar comentários críticos a um post escrito por si, há ainda a pergunta que me ocorre. Como é que se convida o presidente LFV para jantar, e logo a seguir se critica a sua gestão ? isto utilizando os mesmos argumentos por si alegados. E o porquê de não constar no seu post as respostas dadas por LFV ás suas dúvidas no respectivo jantar, pois não acredito que tendo tido a oportunidade certa, as não tenha colocado directamente ao Presidente. Se não as colocou, então acho uma situação muito estranha e pouco honesta, e uma atitude estranha tomada por quem quer ajudar o Benfica de forma tão desinteressada.


De Bruno Carvalho a 21 de Novembro de 2008 às 18:47
Meu caro,
Eu não me importo que me critiquem, isso é normal, democrático e salutar.
As críticas que faço a LFV são sobre o seu desempenho no Benfica. Não são críticas pessoais e muito menos insultos.
Essa é a diferença e penso que todos entendem o que digo.
Cumprimentos,
Bruno Carvalho


De Marreta Vermelho a 21 de Novembro de 2008 às 19:54
Obviamente, se calhar não me expliquei bem, falava das suas críticas á gestão do Presidente LFV. Só não me respondeu se o facto de não ter colocado no seu post as respostas, de LFV, ás suas preocupações com as contas do Benfica, se deveu apenas a esquecimento, ou se foi porque tendo tido a oportunidade de lhas colocar pessoalmente optou por não o fazer ? Eu se tivesse o seu Currículo e conhecimentos técnicos, não teria perdido uma oportunidade de Ouro para colocar as questões ao Presidente, e para inclusive, fazer algumas sugestões no sentido de melhorar a gestão do nosso Glorioso Benfica ! Espero que me diga que o fez, e que não desperdiçou uma oportunidade de baliza aberta....


De Anónimo a 21 de Novembro de 2008 às 12:26
O Benfica ganhou 31 campeonatos nacionais!


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds