Domingo, 9 de Novembro de 2008

António de Souza-Cardoso em 09/11/08 | comentar

Benfica.jpg

Escrevo depois de uma jornada de caça madrugadora, feita junta a Mértola, num montado dobrado, imponente e custoso, prenhe de perdizes ásperas a exigir assomos rijos do corpo.

Quando tocou a vespertina tinha dormido 3 horas velozes, minguadas e senti o corpo lerdo e dorminhoco a pedir mais descanso para as despesas do dia.

Pensei no que acontecera na véspera. Pensa-se sempre na véspera com arrependimento. Aquele último wisky…, aquela última hora de escusada folia.

Mas quando rememorei, sorri, ainda com o doce sabor do Benfica.

 Foi uma “Ganda Noite”.

 Acabada, é certo, com 3 horas de condução até Mértola sob o castigo de um nevoeiro denso. Mas valeu a pena.

Lá estava o “Terra Limpa” com um texto magnífico que explicava que o Xistra é um instrumento de limpeza equídea (com amostra e tudo);

 Lá estava a querida Vitória que tem um sorriso tão amigo e suave como os comentários que escreve.

 Lá estava o João e o Pai do João que o educou com esmero e paixão benfiquista.

 Lá estava o meu Amigo Raúl Lopes e o nosso amigo Luis Miguel que não via há anos “gordos” (os anos, não ele).

 Lá estava a tertúlia, feita de gente fogosa e cheia de graça.

Lá estava o Presidente, bem-humorado e chistoso, dando ao evento o cariz familiar que merecia.

Lá estava o Rui Costa, rigorosamente á minha frente (juro, não estou a regar) com aquele ar de “menino” (como ele diz) que nos cativa a todos.

Lá estávamos nós:

 Eu, o Bruno Carvalho (feliz, tal como eu), o Pedro Fonseca (que finalmente conseguiu dar cabo de mais um carro), o Armindo (a quem falta o tempo para a “palavra” mas não para “comunhão”), o Pedro Ribeiro (que joga com a mesma destreza connosco e com a Tertúlia).

 A noite teve, para mim que lá regressava depois da arrepiante vitória com o Nápoles, muitos momentos inesquecíveis, coroados com uma intervenção serena, construtiva e ambiciosa do Presidente Luis Filipe Vieira que correspondeu à transbordante vontade, tão bem defendida pelo Bruno Carvalho, de sermos (sempre) “Campeões para Sempre”.

Mas os dois momentos que me tocaram mais fundo, os grandes golos que este novo Benfica fez na noite de ontem da Luz, foram os daquele texto apaixonado do Carlos que, sem estar presente, nos projectou a todos para este intrépido romantismo que é “sermos Benfica”, na mesma imensa paixão: projectados no ar naquela indelével mas majestática linha da esperança ou, como com o Galatasaray, arrostados no chão a sacudir o pó, só no tempo preciso que nos leva a subir outra vez.

E a intervenção (toda) de Rui Costa, que nos contou a sua vida (toda) de Benfiquista inteiro, mesmo nos tempos em que a geografia e a grandeza o afastaram de nós.

Durante uns vinte mágicos minutos, ali ficou, com aquele ar de “Menino” ainda apaixonado, a falar da Sua amada com elegante desvelo e inebriante paixão.

Quando o Rui terminou pedindo para o Balneário o texto do Carlos, juntou num rosto que é o dele e num gesto que nos abraçou a todos, a grande Declaração de Amor que acompanhará a memória desta Ganda Noite de paixão e fervor Benfiquista.

 

António de Souza-Cardoso

 

PS1: Seria injusto não destacar o papel do Pedro Fonseca na organização do Jantar. Também Ele um exemplo maior de Amor e dedicação ao Clube. Manuel Alegre diria: – “que este Amor é de Pedro por … Benfica”. Eu digo, com mais simplicidade: - Obrigado Pedro!

PS2: Outra vez por razões que me ultrapassam - o Alentejo profundo está ainda mal “conectado”, não conseguir pôr o post no momento que seria oportuno. As minhas desculpas por isso.

 


sinto-me: Apaixonado, sempre
música: Love For Ever


46 comentários:
De António Barreto a 15 de Novembro de 2008 às 19:26
Junto o meu aplauso aos promotores do evento, a todos os participantes e, claro, ao "staff" do Benfica, com destaque para os Srs Paulo Gonçalves, Rui Costa e Luis Filipe Vieira, que, simpáticamente nos ouviram e retribuiram com palestras sinceras, emocionantes e lúcidas, que nos aproximou ainda mais do nosso Benfica, tornando-o, um bocadinho mais forte.

Eu fui feliz duas vezes; por mim e, ainda mais, pelo meu João - que se orgulha de ser Benfiquista, sabe de futebol como poucos e está sempre pronto a defender o nosso clube, mesmo em ambientes adversos, "contra os tubarões de negro" - radiante, pelo simples facto de poder trocar algumas impressões com esse Príncipe dos relvados, chamado Rui Costa. Obrigado Rui, obrigado Presidente, obrigado a todos.

Estes eventos porém, para serem plenos, devem ter algo mais além do convívio, devem, ao menos, deixar uma ideia pronta a germinar; e este teve-a.

O nosso Terra Limpa, deixou uma que vale a pena considerar; a criação de um movimento cívico de adeptos do Benfica que promova o Benfiquismo e o desporto em geral. Porque Não? Vale pelo menos um segundo encontro, onde se equacione o tema mais concretamente.

O nosso Pedro Ribeiro, além do texto emocionante que leu - da autoria do nosso Carlos, que não estava presente e teremos de conhecer -, e que agora repousa no balneário do nosso estádio, mostrou, em diálogo mais restrito, como se pode, efectivamente, defender o nosso Benfica, identificando os actos e agentes hostis e interpelando as entidades responsáveis com a fundamentação técnicamente adequada. Aprendamos pois, com o nosso Pedro.

Sublinho ainda o anúncio da recandidatura de LFV à Presidência do Benfica, que enalteço e agradeço, e a disponibilidade que declarou, perante todos, ao nosso Bruno Carvalho para clarificar todas as dúvidas que tivesse, quando quisesse.

Portanto, caro Bruno, a partir de agora, tem todas as condições para fundamentar correctamente as suas análises, reflexões e sugestões, acabando de vez com a especulação a partir de pressupostos não confirmados.

Viva o Benfica e os Benfiquistas!

Pai do João


De a 11 de Novembro de 2008 às 10:27
Caro ASC, penso que me enganei, penso que me referi ao texto em questão como sendo do Sr. Costa, mas queria dizer Sr. Carlos.

Um abraço


De António de Souza-Cardoso a 12 de Novembro de 2008 às 20:04
Caro Zé

Julgo que não se enganou. asc


De a 11 de Novembro de 2008 às 10:18
Caro ASC, antes de mais parabéns pelo seu post, extraordinário como sempre.

Sublimes as palavras do Sr. Carlos. Sinto-as a todas como se fossem minhas. Como gostaria, para além de as ter escrito, de as ouvir recitadas, qual poema, como pano de fundo imagens dos momentos inesquecíveis do glorioso – e foram tantos. Escutá-las no nosso canal Benfica, ou em qualquer outro, antes dos jogos ou sempre. Imagens a preto e branco que deram o Benfica a conhecer irremediavelmente ao mundo, imagens a cores que, infelizmente, foram as únicas que conheci, ainda que fiéis e suficientes para me arrepiarem e me fazerem sentir orgulhoso de ser do Benfica. Imagino-as ditas ao som do piano, de cânticos de claques ou simplesmente narradas em silêncio. Em tom de banda sonora dos tais bons e maus momentos, das grandes jogadas aos grandes golos, do velhinho estádio da luz, do novo, dos voos da águia Vitória, do choro do Eusébio e do Rui Costa, e, mais do qualquer outro momento, daquele sorriso do Miklos Fehér. Sei que isso ultrapassa todo e qualquer alcance que as palavras do Sr. Costa pretendem atingir, mas Miklos Fehér morreu em campo com aquela camisola 29 colada ao corpo. Nessa altura, apesar de ser pouco mais que uma criança, chorei como nunca mais voltei a chorar. Senti, para além de uma revolta atroz, um orgulho imenso do nosso clube, daqueles jogadores, das homenagens, da viagem a Gyor, do choro impressionante do Camacho. Tornei-me muito mais Benfiquista. Ainda hoje me comovo e me revolto quando me recordo que a morte chega fria e impediosa, que a morte não tem escrúpulos. Se os tivesse não o levaria daquela forma, não a alguém com aquela idade, não depois de um sorriso daqueles. Fehér morreste em campo ao serviço do Benfica, com aquela camisola colada ao corpo que jamais alguém envergará. Isso nunca esquecerei!!
Obrigado!
Benfica sempre!!
NN


De António de Souza-Cardoso a 12 de Novembro de 2008 às 20:06
Obrigado meu Amigo em meu nome mas, principalmente em nome do Carlos que nos deixou um poema (diz bem..) tão impressivo e bonito. Abraço. Asc


De Tripeiro Vermelho a 10 de Novembro de 2008 às 17:31
Benfiquistas o momento é de união, vamos todos "trabalhar" em prol do Benfica! Tenho lido muita coisa por aí, em tempos também manifestei o meu desagrado por alguns textos aqui colocados, mas vamos lutar juntos mesmo com algumas opiniões diferentes.

VIVA O BENFICA!
VIVA O BENFICA!
VIVA O BENFICA!


De António de Souza-Cardoso a 10 de Novembro de 2008 às 17:52
Caro Amigo

Acho até que a nossa diversidade pode ser também a nossa riqueza. asc


De Yur@n a 10 de Novembro de 2008 às 15:51
Que inveja, e que pena tenho que a distancia não me tenha permitido participar no jantar.

Tenho apenas de apontar um detalhe no seu brilhante post, ASC, e que é falta do link para o texto referido que que julgo da maior justiça que todos conheçam.

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/845718.html


De António de Souza-Cardoso a 10 de Novembro de 2008 às 16:02
Tem razão Iuran. Já o tinha feito nos primeiros comentários. abraço. Antonio


De antirotascorruptas a 10 de Novembro de 2008 às 14:56
Já sei que os fascistas no NoVo???? Benfica nao vão passar este comentário. Mas enquanto esse adepto de corruptos que dá pelo nome de bruno carvalho estiver presente, os verdadeiros adeptos do glorioso nao vos darão mérito nenhum. O Benfica é do povo! E como há mais marés que marinheiros, rapidamente seram esquecidos.


De António de Souza-Cardoso a 12 de Novembro de 2008 às 20:08
De fact só por engano de que me penintencio publiquei a alrvidade que escreveu. O Bruno Carvalho é dos mais apaixonados benfiquistas que eu conheço e o primeiro instigador e animador deste Blog. Escreverei precisamente sobre o Bruno Carvalho no próximo post. asc


De Valdir Cardoso a 10 de Novembro de 2008 às 14:36
E esqueci-me de acrescentar isto.

E que tal uma jantarada quando o Benfica vier ao Norte ?
Porque no Porto e arredores o que não faltam são benfiquistas !!!

Ficam aqui os meus 5 cêntimos ( que a vida está cara ) !!!


De Gosto muito de vendidos.... a 10 de Novembro de 2008 às 15:02
é Verdade sim senhora, que nos no porto tamvem somos muntos do banfica e haverem de ver quando nós nos juntamos na taberna da tia ermelinda a bebermos mines e a confartenizar....

o shór falou vem. haviem de vir cá fazer um jantar que eu até tenho uma shuraqueira lá no parque de merendas da freguesia de cinfães...

faziamos uma pandega á glorioso....


De António de Souza-Cardoso a 10 de Novembro de 2008 às 16:04
Caro Valdir

Acho excelente sugestão. asc


De Brioxene a 10 de Novembro de 2008 às 13:40
No Benfica existe também a Isabel Cutilero, fotografa, BENFIQUISTA indefectivel, que nos proporciona a todos fotografias magnificas do glorioso.
Era bonito, alguém respnsável do Benfica, reconhecer o valor que esta profissional tem.



De António de Souza-Cardoso a 10 de Novembro de 2008 às 16:12
Se fotografa bem o Benfica, viva a Isabel. abraço. António Sc


De afonsus a 10 de Novembro de 2008 às 12:52
Caros amigos,

É com alegria que leio as vossas palavras e que sinto a extraordinária noite que passaram, certamente, no ninho da águia. Amar o Benfica como todos o fazemos, cada qual à sua maneira, sentados na mesma mesa, bebendo do mesmo vinho, saboreando a mesma comida, olhos nos olhos... São estes os ingredientes para um serão à Benfica! Não estive presente (neste) mas também eu gostaria de ler esse texto do Carlos que vai fazer parte da decoração do nosso balneário, em que só alguns equipam mas onde todos vestimos aquela camisola. Que as palavras do LFV, que o sorriso contagiante do Rui, que a vossa presença, que a minha vontade de lá ter estado possam tornar este Novo Benfica numa enorme família. Parabéns pela iniciativa, que o Bruno Carvalho seja benvindo e que continuem a escrever e a viver assim o nosso glorioso clube! Abraços. Afonsus, CD


De António de Souza-Cardoso a 10 de Novembro de 2008 às 16:06
Obrigado Afonsus. Espero que possa participar no próximo. asc


De Gosto muito de rissóis de vitela a 10 de Novembro de 2008 às 10:03
Confesso, estou viciado. No final do jogo de ontem lembrei-me imediatamente de vir cá ao "Novo Benfica", o blogue com maior audiência da blogosfera portuguesa. Estou feliz, como podem compreender. Com uma magnifica vitória no reduto dos sportinguistas que afasta o vencedor e nos coloca como favoritos para vencer a fruteira na final com o Aves, a coisa promete. Quanto ao jantar de 6ª feira, falei com um amigo que é primo de um comendador que foi convidado para o referido repasto e que me disse que foi um sucesso. "Gostei muito das entradas de fruta", disse ele com um ar guloso. Confesso que não percebi. De qualquer forma, algo que o sensibilizou foi a humanidade demonstrada pelo Sr. Luis Filipe Vieira. Parece que deixou 10€ de gorjeta ao empregado. Pena o mau hálito que o senhor parece padecer, não o empregado. Mas isso são pormenores. O importante mesmo é o convívio e a comidinha. De referir que, ao contrário daquilo que se passa em jantares semelhantes organizados por outros clubes, não existem relatos que algum árbitro tem aparecido por lá. Positivo, portanto. Desejo-vos um excelente início de semana.


De António de Souza-Cardoso a 10 de Novembro de 2008 às 16:08
Pronto que quer que lhe diga. Faça um jantar com os seus amigos! Com rissois de vitela mas sem nenhum senhor do apito faz favor. asc


De Eduardo Terra Limpa a 11 de Novembro de 2008 às 09:14
Olha lá ó Rissol não seria melhor fazer uma patuscada no tasco do Carrasco em Matosinhos, com os teus contemporâneos? Talvez viesses a saber coisas que nem imaginas e não serias tão leviano e inocente depois nas tuas tiradas de mau gosto, pois verias nas teias que estás metido.
Porque perdes tu tempo em meter o nariz onde não és chamado?
Já viste que este Blogue é de gente séria e não de provocações. Até tem havido a paciência de aturar gente como tu.
Reduz-te
Que tenhas um bom dia.

EEBot.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds