Domingo, 12 de Outubro de 2008

António de Souza-Cardoso em 12/10/08 | comentar

 

Todos sabemos, mais ou menos empiricamente, que qualquer coisa para ter qualidade e consistência exige a existência e a validação do tempo.

Desde os deslumbrantes frescos da Capela Sistina, até ao mais mimoso doce do Convento de Tibães, tudo ficaria por cumprir se não pudéssemos dispor desse bem único que é o tempo, afinal aquele que assegura a nossa própria existência.

O tempo é de tal forma incontornável que já antes do adágio sobre Roma e Pavia, Deus simbolizou a criação do Mundo, na passagem do tempo. Apesar de, na Sua magnitude, poder limitar-se a “estalar os dedos”, a verdade é que quis representar a excelência da obra feita, no trabalho e no tempo que a garantem e dignificam. Por isso, só descansou ao sétimo dia.

Serve a reflexão dominical para introduzir a questão da “intermitência” do actual Benfica.

Confesso que sou daqueles Benfiquistas que não me conformo com menos do que vitórias e, com um lugar que não seja o primeiro de todos. Não contemporizo nem tenho paciência para menos do que isto, como infelizmente vejo em muitos Benfiquistas dos dias de hoje. Voltarei a este tema em “posts” futuros.

O Benfica e a sua Direcção, perante os desastrosos resultados desportivos das últimas épocas, têm sobre si a pressão do tempo. Da opinião pública e publicada, mas principalmente da sua espantosa massa associativa (o melhor activo do Benfica) que, tal como eu, não se conforma com menos do que ver o Benfica campeão.

Julgo que nesta época foram dados passos importantes para que o Benfica tenha finalmente uma organização coerente, em que cada um conhece o seu papel e o contributo que se lhe exige para um resultado de sucesso.

Mas a verdade é que é tudo novo, neste Benfica que ainda não é o “Novo Benfica”:

O director desportivo é novo, o treinador é novo, muitos dos jogadores mais influentes são novos enfim, apesar de a maioria de nós acreditar no potencial destas novidades, a verdade é que em termos de resultados ainda nada ganhamos e tudo são ainda promessas que o tempo pode ou não cumprir.

O drama parece ser que falta a este Benfica o tempo de confiança que precisa, para acomodar a mudança e assegurar um projecto de efectiva qualidade.

O Benfica chegou, uma vez mais (porquê??) tarde ao campeonato. Fez a pré-época com jogadores que já foram embora e sem muitos dos jogadores que hoje fazem parte da equipe principal.

Entrou novamente fora do tempo, e teve por isso que recuperar o tempo perdido. E, infelizmente, que fazer tudo…, ao mesmo tempo:

Interiorizar modelos, rotinas, mecanismos; ganhar qualidade física; garantir um colectivo equilibrado e coerente (volto a lembrar, aos que não deram valor, a falta de um defesa direito); e trabalhar muito os factores anímicos, motivacionais, de atitude e de liderança que é necessário incutir nos jogadores.

É esta falta de tempo, esta obrigação de fazer tudo ao mesmo tempo que fundamenta a tal “intermitência exibicional”. O Benfica já foi capaz do melhor e do pior em pouco mais de dois meses. Quer do ponto de vista físico - veja-se a diferença entre o jogo do Porto e o do Sporting; Quer do ponto de vista motivacional – veja-se a diferença entre os jogos do Nápoles e, por oposição, os do Rio Ave ou do Leixões.

Por isso eu que sou dos que não gosto de perder nem a feijões, sugiro que possamos dar um tempo de qualidade a este Benfica com tanta coisa de novo, para ver se ele se transforma mesmo no “Novo Benfica” que temos ambicionámos.

As contas, dos pontos e dos títulos, mas também as contas de quem deve ser responsabilizado pelo sucesso ou insucesso do projecto, fazem-se no fim.

No tempo certo - que espero seja o mesmo tempo que o Benfica precisa para ser Campeão.

 O tempo da Festa que há tanto tempo aguardámos.

 

António de Souza-Cardoso

 

PS1: Ao tempo que o Benfica precisa (e à intermitência exibicional que tem demonstrado) em nada ajuda a mesma intermitência no campeonato, constantemente interrompido por treinos ou jogos da selecção. Um equipe com tantos “seleccionáveis” ressente-se muito destes “intervalos de tempo”

 

 


sinto-me: ansioso
música: Let´s Go
tags:


35 comentários:
De gislaine stipp a 24 de Maio de 2009 às 03:25
estes jogos são tão devagar que eu fico muito iritada


De lbs a 25 de Outubro de 2008 às 14:34
Quero deixar aqui um abraço ao meu amigo pelo aniversário natalício do senhor seu tio-avô AMADEU DE SOUZA-CARDOZO, ENORME MESTRE DA PINTURA pORTUGUESA. hoje dia 25-10-2008.
BENFICA SEMPRE


De António Barreto a 16 de Outubro de 2008 às 20:38
Ora aqui está uma atitude sensata, que é necessário cultivar por todos os adeptos, mantendo vigilância às outras componentes significativas, internas e, externas.
Tenho fortes razões para acreditar que o maior condicionamento ao crescimento competitivo do Benfica é de natureza política. De que outra forma se pode compreender um tão prolongado e profundo processo de corrupção desportiva a não ser pela "consentimento implícito" da esfera política? Que interesses servem a actual conjuntura? Porque será que o apoio governativo a uma eventual candidatura de Portugal/Espanha ao mundial de 2018 foi anunciado precisamente no dia em que o tribunal decidiu submeter a julgamento os arguidos do apito dourado, os quais, são acusados de, durante muitos anos, terem viciado as classificações dos árbitros? Algum de vós me dá uma sugestão?
Mas então, porque é que o Sr Presidente da Federação não é responsabilizado? Não sabia?! Não lê jornais?! Não ouve comentadores?! Não vê, ao menos alguns jogos?! Não podia fazer nada?! Nem ao menos uma advertência em privado seguida de convite de demissão? A sua aparente inacção não pode ser interpretada como cumplicidade? E o Sr Secretário de Estado não devia ter feito o mesmo relativamente ao Sr Presidente da Federação?!Parece-me que há quem pense que os Benfiquistas são parvos ou covardes!
Pontas de lança? Centrais? Armadores de jogo? São necessários dos bons, mas...depois...vem o coelhinho de preto e come!!!
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Ora aqui está uma atitude sensata, que é necessário cultivar por todos os adeptos, mantendo vigilância às outras componentes significativas, internas e, externas. <BR>Tenho fortes razões para acreditar que o maior condicionamento ao crescimento competitivo do Benfica é de natureza política. De que outra forma se pode compreender um tão prolongado e profundo processo de corrupção desportiva a não ser pela "consentimento implícito" da esfera política? Que interesses servem a actual conjuntura? Porque será que o apoio governativo a uma eventual candidatura de Portugal/Espanha ao mundial de 2018 foi anunciado precisamente no dia em que o tribunal decidiu submeter a julgamento os arguidos do apito dourado, os quais, são acusados de, durante muitos anos, terem viciado as classificações dos árbitros? Algum de vós me dá uma sugestão? <BR>Mas então, porque é que o Sr Presidente da Federação não é responsabilizado? Não sabia?! Não lê jornais?! Não ouve comentadores?! Não vê, ao menos alguns jogos?! Não podia fazer nada?! Nem ao menos uma advertência em privado seguida de convite de demissão? A sua aparente inacção não pode ser interpretada como cumplicidade? E o Sr Secretário de Estado não devia ter feito o mesmo relativamente ao Sr Presidente da Federação?!Parece-me que há quem pense que os Benfiquistas são parvos ou covardes! <BR>Pontas de lança? Centrais? Armadores de jogo? São necessários dos bons, mas...depois...vem o coelhinho de preto e come!!! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>ASC</A> dê-me aí uma ajuda; equipe ou equipa? <BR>AB


De Kapone a 14 de Outubro de 2008 às 07:10
A proza e bonita e o Português muito bem cuidado, afinas de contas há que falar mal mas bem.
Que o Benfica poderia ter jogado melhor contra Leixões e Rio Ave é uma verdade, mas verdade é que não vê quem é cego ou pior faz de conta que não vê.
Não se ver o que se passou no estádio dos arcos ou em matosinhos é querer tapar o sol com a peneira ou pior ainda é do tipo de comentadores afiliado aos pasquins da esquina, e que aprenderam a escrever com os avensados do costume.
Meu caro não se trata de arranjar desculpas para os maus resultados, trata-se sim de comentar factos reais, de jogos em que a equipa apesar de jogar mal foi e muito prejudicada, mas isso porém não convem escrever.
De facto um blog que se diz Benfiquista e não ataca o sistema é uma daquelas coisas que é obra... aliás muito comparavel aos nossos pasquins com os seus avensados, vulgo "Rascord" "A Bolha" e "O Nojo"
e porque não "Novo Pseudo Benfica" Cairia a matar.


De António de Souza-Cardoso a 14 de Outubro de 2008 às 10:07
Meu Caro Amigo
Não percebo metade das coisas que diz - problema meu, claro. Tenho denunciado os prejuizos que o Benfica tem tido, mas não me parece que esteja ai o único problema. O que está mais à nossa mão resolver é mudar a atitude dos jogadores para que possam jogar com o mesmo impeto e altivez que jogaram contra o Nápoles e Sporting e não jogaram contra Leixões ou o Rio Ave. Se tivermos atitude dificilmente nos conseguem prejudicar. Já agora avençado vem de avença e escreve-se com "ç". asc


De marley a 14 de Outubro de 2008 às 00:11
Meu caro ASC . Concordo consigo, o Benfica não jogou da mesma forma com o Nápoles e Sporting e o Rio Ave e Leixões. Na verdade pareciam pessoas diferentes a jogar e ,apesar das manigâncias dos homens do apito, não há qualquer justificação para atitudes tão dispares em campo. Nem sequer o facto de ser uma equipa nova, um treinador novo, um director desportivo novo pode desculpar as más exibições com o Rio Ave e muito especialmente com o Leixões. É que , ficar no topo da tabela ,deveria ter sido a motivação de todos os jogadores do nosso Benfica e ,com muita pena minha, não foi o que sucedeu . E, por dizer isto não sou menos benfiquista do que outros, porque ser benfiquista também é não calar a mágoa que sentimos quando o nosso Glorioso não sai dignificado. Benfica sempre. Saudações


De António de Souza-Cardoso a 14 de Outubro de 2008 às 10:07
Exactamente Marley. Provavelmenete disse melhor do que eu o que eu queria dizer. asc


De Jorge Relvao a 13 de Outubro de 2008 às 23:23
Caro António,

Neste momento o Benfica tem (quase) tudo para ser campeão. Tem tempo, tem Academia , tem Presidente, tem Director Desportivo, tem Equipa Técnica, tem Adeptos e tem... Uma Equipa... quase perfeita. Falta só; um homem a meio campo que não tenha medo de ter a bola, de a guardar, de temporizar as jogadas, que pense o jogo e que acima de tudo transmita confiança e serenidade à Equipa. Acredito que esse Homem já cá esteja e tenho esperança que o Quique o prepare e o mentalize da melhor forma possível e que ainda esta época apareça nos relvados, na sua total planitude a distribuir perfume, elegância e alegria e que possa contagiar todo um Clube, o galvanize de uma vez por todas e o coloque no lugar de onde nunca deveria ter saído. CAMPEÕES... NÓS SOMOS OS VERDADEIROS CAMPEÕES...
Um Abraço
Jorge Relvao


De António de Souza-Cardoso a 14 de Outubro de 2008 às 10:09
Concordo. Talvez apostasse também num bom defesa direito


De Kapone a 13 de Outubro de 2008 às 14:05
Infelizmente quando se fala no melhor e no pior os pseudo comentadores esquecem as próprias vicissitudes dos jogos em si e a forma como as coisas foram condicionadas, uma lesão de Reyes aos 7 minutos de jogo em Leixões, e a forma ardilosa como o Benfica foi empurrado para trás em Leixões, escusado será dizer que o golo mal anulado a Yebda por suposta falta de Nuno Gomes ao Guarda redes do mar. Escusado é falar de que um jogador de nome Wesley acabou o jogo com 9 faltas e nem um único cartão recebeu quando a lei diz que um jogador q seja reincidente em 3 falta leva o respectivo amarelo, pois é caso para se dizer que este mesmo jogador teria direito a 3 amarelos mas ...
Não esquecendo as entradas durissimas por trás a Di Maria que nem amarelo, ou um penalty sobre Nuno Gomes q foi transformado em falta ao contrário.
Escusado será dizer que o Benfica não conseguia ter a bola no pé e porquê? Simples as entradas eram a matar mas por norma eram sempre ao contrário, como pode uma equipa praticar seja que futebol for quando se joga contra 14 em que um dos intervenientes dá pelo nome de Benquerença aquele mesmo da Luz em que um tal de Baia tira uma bola de dentro da Baliza.
Porque não falar do penalty sobre Aimar no estádio dos arcos, e a sucessão de cantos que deu o golo ao Rio Ave que tem origem num pontapé de baliza transformado em canto?
Quando um pseudo comentador que escreve num blog e omite factos e apenas se limita a falar mal, algo de muito mau se passa.
Faz lembrar a boa moda a imprensa Portuguesa, ou seja mais do mesmo mais do mesmo... Para quem se diz Benfiquista e tão depressa fala mal como fala bem, é uma enorme falta de sinceridade, faz lembrar aqueles pseudo jornalistas ou avensados dos pasquins a mando da voz do dono.


De António de Souza-Cardoso a 13 de Outubro de 2008 às 22:49
<não sei que lhe diga. Acho que é dostais que arranja sempre desculpa para tudo e que não admite que o Benfica, como qualquer um de no pode ter bons e maus momentos. O desempenho do Benfica nesses jogos e nos outros não foi igual. Porue a equipe ainda não é equipe. É a minha opinião que não estou sempre a deitar culpas par sistemas e fntasmas, embora saiba que existam e denuncie que têm prejudicado o Benfica nos últimos anos. asc


De Anónimo a 13 de Outubro de 2008 às 12:36
Não foi só no Norte que se trocou as datas de nascimento.Para os lados da Luz também se fabricou uma data de nascimento. A siglia SLB nasceu no dia 13 de Setembro de 1908 e não em 1904.Nesta última data nasceu o Sport Lisboa, um dos seus pais fundadores.
Era como seu eu utilizasse a data de nascimento do meu pai ou da minha mãe.Mais honestos foram o Atlético e o União de Leiria, que sempre utilizaram as datas das fusões das quais nasceram.


De aNNóNNimo a 14 de Outubro de 2008 às 10:43
O.K.!
Anónimo, já percebemos. O 'amigo' pertence ao Grupo Desportivo, organizador de bailes ao Campo Grande!!!


De joaoaugusto a 13 de Outubro de 2008 às 09:29
"O Benfica chegou, uma vez mais (porquê??) tarde ao campeonato. Fez a pré-época com jogadores que já foram embora e sem muitos dos jogadores que hoje fazem parte da equipe principal. "

Aí está uma boa questão!
Não será uma questão de gestão de activos, quer patrimoniais e desportivos?
Julgo que 98 jogadores e oito treinadores em tão poucos anos dizem tudo de uma gestão que é preciso alterar.
No "Glorioso" desde há muitos anos,..valha à verdade que não é só defeito destes gestores que agora estão à frente do SLB....é sempre a mesma coisa, nova época nova fornada de jogadores e novo treinador....
será que é mesmo necessário tantas aquisições..ou é outro problema mais grave?
Julgo que o Glorioso está a precisar de um "arrepiar "de rumo...antes que seja tarde demais e..algum ..ich...qualquer nos acorde deste fartar....que pode dar num enfarte cardíaco.
Gostaria de acreditar neste"novo Benfica de 2008-2009, mas não vejo e nem pressinto que a....música que vamos ouvir ,seja diferente de outras épocas...
Novo treinador, novos jogadores...é preciso dar tempo ao tempo....bla,bla....
Não acredito!Nova gestão implica novas pessoas!
Venham elas, antes que seja tarde!
Um abraço.


De António de Souza-Cardoso a 14 de Outubro de 2008 às 10:10
Julgo que esta mudança e a grande expecativa que criou merecem o beneficio da dúvida dos benfiquistas. Merecem tempo que é o que sugiro se dê ao Benfica. asc


De Viriato de Viseu a 12 de Outubro de 2008 às 23:57
Não se conforma com um lugar que não seja o primeiro?????

Também eu!!!!!!!!

Assim sendo é preciso combater então o APINTO DOURADO que existiu para isso mesmo: NAO SERMOS OS PRIMEROS!!!!!

Eu luto em todos os blogues incluindo alguns dos andróides, onde escrevo isto mesmo: FOMOS ROUBADOS DURANTE ANOS PELAS CORRUPÇÕES DO...CORRUPTO.

A coisa já andava desde há muito a nevagar. Aquele descuido do CALHEIROS, não foi levado a sério e, por isso, a corrupção já foi a céu aberto...daí as escutas!!!!

-Estais a fazer as classificações, pergunta o Apinto Apinto ao Apinto de Sousa???

-Este já não chateia mais, ouviu-se o Apinto a propósito do resultado da encomenda ,quando o MEU GLORIOSO foi perder(?) com o Nacional!!!

E mais...muito mais....

Por onde tem andado, Sr. SOUZA-CARDOSO????

Esteve fora todos estes anos???

Porque raio este Novo Benfica não se centra no combate ao Apinto Dourado, que nos tem impedido de ocupar os lugares a que o MEU ENORME tem direito!!!

Já sei, já sei, vai dizer-me que de vez em quando a nossa equipa não foi muito por aí além...

Também o clube da fruta teve equipas mediucres e o tal APINTO se encarregou de inclinar os relvados a seu favor, contando para isso com árbitros devidamente recheados de envelopes, com observadores a gosto, com o Presidente dos árbitros sempre de espinha curvada e com um informático de malas feitas e pronto a viajar de Lisboa, para se banquetear com umas papas de sarrabulho acompanhado de um bom verde fresquinho Casal Garcia....eheheheheh, aliàz este informático ía levar a carta a Garcia...penso eu de que...

Já agora, vale a pena pensar nisso!!!

Que raio de blogue este, já não basta andar a gastar o meu tempo a remar contra a maré ns blogues dos andrades, como tenho que neste, supostamente do Glorioso, andar a gastar em vão os meus neuróneos!!!

VOU VER SE CONSIGO IR AO TAL ALMOÇO!!!!!!!!!!



De António de Souza-Cardoso a 13 de Outubro de 2008 às 22:54
Eu de facto gosto mais de falar de futebol do que apitos dourados. Fiz muitos artigos sobre o apito dourado e com a minha cara e o meu nome denunciei em mais do que um canal televisisvo e durante alguns anos esta situação. Não levo por isso lições de moral de gente que fala do que quer escondido atrás de um nome que não tem e de um computador que ninguém vê. asc


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Volta o futebol, com a fe...

UFA !

COIMBRA FOI UMA LIÇÃO

UMA CANDIDATURA FUNDAMENT...

Mais um troféu na galeria

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Caro GloriosasferaExcelente ideia a sua de reunir ...
Caro Highlander Essa é uma das que tenho ouvido co...
Até posso concordar com a parte da união que Scola...
Em homenagem aos Blogues Benfiquistas, a Gloriosas...
Está-se mesmo a ver que eles não queriam arriscar ...
arquivos

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds