Domingo, 5 de Outubro de 2008

Bruno Carvalho em 05/10/08 | comentar

 

Aqui fica a opinião de Carlos Frota recebida no e-mail novobenfica.post@gmail.com
O texto abaixo não reflecte a minha opinião, mas sim a opinião de Carlos Frota.
Todas as semanas publicarei alguns dos textos que me forem chegando.
Bruno Carvalho
 
 
VIVER A DEMOCRACIA NO BENFICA: A DISCORDÂNCIA E A TOLERÂNCIA
 
O sentimento de pertença a um clube desportivo nem sempre é racional. Sinceramente, não penso que deva ser uma preocupação prioritária analisar o que condiciona o "ser" de um clube. Ser-se do Benfica ou do Sporting (do Porto ou do Boavista) pode derivar de uma série de razões completamente diferentes entre si e todas elas sempre respeitáveis.
 
Esse sentimento de pertença ocasiona, mesmo, aspectos curiosos na trama das relações humanas: não é interessante ver irmanados na festa de uma vitória António Costa (PS), Jerónimo de Sousa (PCP), Marques Mendes (PSD), Miguel Portas (BE), Sílvio Cervan (CDS)? (Segui a ordem alfabética, para evitar especulações...) Políticos que se digladiam diariamente abraçar-se-ão no dia em que o Benfica for de novo campeão europeu - porque esse dia há-de chegar.
 
O que acontece (provavelmente em todos os clubes, mas no Benfica é por demais evidente) é que o cimento que nos devia unir é débil perante a adversidade. É certo que vivemos há já muitos anos com o estigma "de não ganhar" (no futebol principal), que temos tido acidentes de percurso graves, mas tal como numa família é nos momentos difíceis que mais importa a união, também no nosso clube é necessário que não existam fracturas que o debilitem.
 
Isso não significa que se ponha de lado a capacidade de crítica em todos os sectores da vida do clube: isso seria negar a democraticidade que existe no Benfica - e é bom lembrá-lo - há muito mais tempo do que a democracia no país. Mas as divergências em democracia devem contribuir para o esclarecimento e para a consolidação de uma vontade que seja expressa por uma maioria - nunca para o minar da própria democracia, que convive mal com atropelos à sua natureza.
 
Sei que não é possível eliminar os excessos (desde os assobios na Luz até ao desmando do benfiquista que "acariciou" o árbitro assistente no recente Benfica-Porto, passando pelas frases menos elegantes que neste mesmo blog de encontram facilmente) mas seria bom que se constituísse uma frente de combate a esses excessos, uma frente pedagógica como deveria existir em toda a democracia, explicando várias coisas: que a tolerância é compatível com a discordância e só a valoriza; que o poder da democracia reside em cada um de nós, pela força do voto no momento da decisão, mas uma vez clarificada a vontade da maioria é esta que prevalece até ser altura de nova votação; que o direito de as minorias contestarem o que julguem estar errado existe, mas não deve nem pode subverter o regular funcionamento da instituição.
 
Há quem pense que a actual gestão do Benfica não é a melhor? Todos agradeceríamos que aparecesse alguém com credibilidade, amor ao clube e condições de disponibilidade pessoal, que apresentasse propostas claramente justificadas para lutar nas próximas eleições para a presidência do Benfica contra uma eventual recandidatura de Luís Filipe Vieira.
 
Neste momento, este tem um mandato confortavelmente apoiado por uma grande maioria: o momento de julgar que essa maioria ainda existe terá de ser julgada nas próximas eleições e seria muito mau se não aparecessem outros candidatos, com programas claros e realistas.
 
Entretanto, independentemente das posições sobre o que está bem e está mal, cada um de nós quer o melhor para o clube, incluindo o que é impossível: que ganhe sempre. Mas é esse irracional que suporta o nosso orgulho de ser benfiquista!
 
Carlos Frota
 



bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds