Quinta-feira, 21 de Agosto de 2008

Bruno Carvalho em 21/08/08 | comentar

 
O Benfica tem-nos habituado, nos últimos anos, a grandes pré-temporadas onde é sempre a equipa que se destaca pelas aquisições que faz, o que contrasta depois com a performance da equipa durante a época.
 
Já disse num post anterior que esta é a altura do ano em que nós estamos mais felizes.
 
Este ano, mais uma vez, somos claramente os campeões da pré-época.
 
Chegou mais um autocarro de jogadores e partiu outro cheio de homens que há pouco tinham chegado à Luz rotulados de craques.
 
Nota-se no ar um entusiasmo geral que, aliás, perpassa por este blog.
 
A pergunta que se impõe é: será que vai acontecer a mesma coisa que anos anteriores mal a bola comece a rolar a sério?
 
Penso que o desempenho do Benfica nesta pré-época, apesar de alguns problemas foi claramente melhor do que habitual e vou expor, com clareza, o que na minha opinião, de bom se fez e o que foi menos bom:
 
POSITIVO
 
O destaque principal vai inteirinho para Luís Filipe Vieira: geriu bem os silêncios, colocou o homem certo à frente do futebol (apesar de ter sido à custa do sucesso desportivo de toda a época anterior) e mostrou que o Benfica é detentor de uma solidez financeira invejável. Luís Filipe Vieira junta a tudo isto o facto de continuar a ser o líder da cruzada pela limpeza do futebol português.
 
Tenho aqui criticado algumas vezes o desempenho do nosso Presidente, mas penso que o comportamento de LFV nesta pré-época foi, a todos os títulos, exemplar. Foi solidário com Rui Costa e soube estar longe dos holofotes da fama mesmo nos momentos em que Pablo Aimar e José António Reyes fizeram a sua chegada triunfal a Lisboa.
 
Positivo foi também o trabalho de Rui Costa. O Benfica este ano viu chegar muitos jogadores, mas desta vez não chegou refugo. Aimar, Reyes e Carlos Martins não são uns jogadores quaisquer. Vêm seguramente conferir qualidade ao Benfica. Urreta, Yebda, Balboa e Ruben Amorim, noutro nível, parecem ser boas apostas. Como poderá ter sido uma boa aposta Sidnei. O tempo o dirá.
 
Se juntarmos a estes jogadores a categoria de Cardozo, Di Maria, David Luiz, Katsoranis e Quim, começamos a ter, de facto, uma boa equipa.
 
Pareceu-me, ainda, extremamente positiva (e muito importante em termos de correlação de forças) a resposta que o Benfica deu ao Porto relativamente à saída de Cristian Rodriguez. É que ir buscar Reyes para esse lugar foi de mestre.
 
Positiva foi também a escolha do treinador. Parece ser muito sério, exigente e moderno apesar de ainda ser claro que existem problemas na colocação da equipa em campo.
 
NEGATIVO
 
De negativo há poucas coisas, mas há sempre este problema de termos tido que comprar muitos jogadores e termos de começar outro ciclo. Mas parece-me que desta vez foram escolhidos jogadores com classe e com critério.
 
Parece-me, no entanto, extraordinário que o Benfica ainda não tenha ido comprar um bom defesa direito. É gritante que Nelson não serve para o lugar e Maxi Pereira deixa muito a desejar. Mas ainda há tempo e certamente Rui Costa deve andar a tratar do assunto.
 
Não gostei igualmente da saída de Petit do Benfica e gostaria de Makukula se mantivesse no plantel.
 
O que menos gostei da pré-época foi a forma como tudo o que se passou no Benfica vinha espelhado na comunicação social. Sabíamos, ao minuto, que o avião tinha levantado para ir buscar Aimar e depois Reyes. Foi tudo uma espécie de Reality Show. Rui Costa sabe bem que, quando a época começar, proteger o balneário é essencial. Há que parar com essa fuga permanente de informação de vez. Ela só serve aos nossos adversários e a jornais e televisões que não hesitarão em desfazer tudo do que se está a construir no Benfica mal isso lhes dê vantagens.
 
CONCLUSÃO
 
Afinal também eu estou entusiasmo com a pré-época. É verdade. Também sou adepto e benfiquista doente como todos vocês.
 
Mas parece-me que há claros sinais de melhorias na forma como as coisas foram feitas este ano.
 
Afirmo já aqui que não exijo que o Benfica seja campeão este ano. Se for, melhor. O que exijo é respeito pelo trabalho sério que foi feito este ano. É importante que não se ponha tudo em causa mal os resultados não correspondam áquilo que queremos.
 
É preciso ter paciência pois o Benfica parece finalmente estar claramente no bom caminho
 
Espero ver um Benfica solidário.
 
É necessário que Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Quique Flores consigam entender-se nos maus momentos que seguramente vão existir, uma vez que não há margem para mais novos ciclos.
 
Viva o Benfica!
 
Um abraço a todos.
 
Bruno Carvalho
 
 
PS: Parabéns à iniciativa do Miguel Osório. Achei excelente e vem mostrar a vitalidade deste espaço que é de todos os benfiquistas.
 

sinto-me: Esperançado


18 comentários:
De Jorge Relvao a 23 de Agosto de 2008 às 00:01
Caro Bruno,
Julgo ( é minha opinião) que esta sua análise é um pouco precipitada e fora de tempo, pois estamos a "arrancar" para uma nova época e teria melhor cabimento que a efectuasse no final do ano civil (no Natal). Aliás, penso que teria outro resultado. Por coincidência ou não, desta vez, tudo está a dar certo. Já reflectiu no seguinte? Compra da totalidade do passe do Di Maria, antes do Jogos Olímpicos Isto é como acertar no Euro-milhões ... Mas o que me consola é que não foi feito por acaso, e quem tomou esta iniciativa não é nenhum novato e sabe perfeitamente o que está a fazer. Sopram bons ventos para os lados da Luz e que assim continue. De qualquer forma, criticas construtivas são sempre bem vindas. Bons ventos...
Um abraço
Jorge Relvao


De Vitoria do Benfica a 22 de Agosto de 2008 às 12:50
Caro Bruno
Gostei muito do seu post, Também acho que faz falta um lateral direito. Mas temos de concordar que está a ser um bom projecto esta aposta em Quique e em Rui Costa.

Os Jogos Olimpicos foram mais do que razão de orgulho para o Benfica e para a politica adoptada para as modalidades amadoras

Saudações Benfiquistas


De Bruno Carvalho a 22 de Agosto de 2008 às 23:34
Obrigado pelo comentário.
Também fiquei orgulhoso pelo êxito dos nossos atletas olímpicos.
Cumprimentos
Bruno Carvalho


De António Pedro Albuquerque a 22 de Agosto de 2008 às 12:06
Caro Bruno
Depois de uma crítica mais forte e talvez exagerada da minha parte.
Venho aqui felicitá-lo por este exelente post q vai ao encontro daquilo que eu tambem penso.
Parabéns

cumprimentos


De marioalex a 22 de Agosto de 2008 às 12:05
Será que poderíamos fazer uma troca de links? O meu blog é o http://wrestling-fever.blogspot.com/

Poderiam colocar e depois avisem-nos imediatamente que nós colocamos o vosso de imediato!

Cumprimentos

Wrestling Fever


De Miguel Sottomayor a 22 de Agosto de 2008 às 11:30
mais uma vez o Benfica mostrou que é maior do que o próprio país... Os dois medalhados portugueses nos jogos olímpicos são do benfica...se somarmos a estes a medalha do Di Maria ficamos com três medalhas. São três medalhas do benfica contra três de Portugal. Só acho é lamentável que ainda não haja um único post relativo à conquista do Nélson!!!inadmissível!!!!


De vipviper a 22 de Agosto de 2008 às 02:37
So posso dizer ALELUIA!
Nao sei bem o que se passa com BC mas nao deixarei de estar com um pe atras.
Pela primeira vez (embora com alguns ses)nao critica LFV.Tera caido na realidade ou, decerto, prepara outra bordoada, estando para isso de atalaia.
Tenho muita pena de pensar assim mas o historial da critica constante a FLV tem ja muitos volumes e gato escaldado de agua fria tem medo


De Dylan a 22 de Agosto de 2008 às 01:13
Finalmente gostei de um artigo da sua autoria. Continue assim, sempre realista.


De Dylan a 22 de Agosto de 2008 às 01:10
Finamente gostei de um artigo da sua autoria.


De Rui Gamboa a 22 de Agosto de 2008 às 00:10
Além da posição de defesa direito, parece-me que também a lateral esquerda não está bem preenchida. O Léo é muito esforçado e, de forma geral, é um bom jogador, ou seja defende bem e ataca bem, mas peca num ponto essencial: não sabe cruzar.

Já disse isto mesmo noutros fóruns benfiquistas e fui pesadamente criticado, por isso já sei que o mesmo poderá acontecer aqui. Mas, por favor, antes de criticarem olhem com atenção os cruzamentos do Léo , é que a forma como ele se entrega ao jogo, por vezes faz com que não notemos esse pormenor.

O Jorge Ribeiro, por seu lado, tem um excelente pé esquerdo e cruza muito bem, mas não tem a qualidade global do Léo . Por isso, acrescentaria ao Petit , que foi falado no postal, a saída do Sepsi .

De resto, acho que Yebda foi uma grande contratação e será uma revelação.

Saudações Benfiquistas!


De Cosme Damião a 22 de Agosto de 2008 às 02:24
se ele soubesse cruzar era o melhor lateral esquerdo do mundo e já não estava no Benfica,além disso o resto de jogo dele compensa o facto de não saber cruzar.


De 4º anel a 21 de Agosto de 2008 às 22:26
Visito regularmente este blog e acho incrível que não uma referência do maior destaque aos nossos atletas do nosso clube medalhados em Pequim !!

Tá tudo tonto? Continuamos a ser obtusos e só apreciamos e falamos de futebol? Ou seja desporto em Portugal o que interessa é o futebol, o resto é paisagem... Por isso temos poucas medalhas !


4ºanel


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds