Terça-feira, 29 de Julho de 2008

MO em 29/07/08 | comentar

Anuncia-se uma limpeza no balneário do Benfica mas o que mais me tem preocupado nos últimos anos é a razia à alma do Clube, a delapidação da sua História.

Chamou-me a atenção no dia de inauguração do novo estádio o facto do filme que passou nos video-screens não fazer qualquer ligação ao passado do Benfica: era um momento único para todos os que lá estavam e mais parecia que estavamos a ver um filme institucional da Somague: retro-escavadoras, betão e obra.

Tão pouco para um clube com a nossa dimensão.

Basta olharmos um pouco para campeonatos como o inglês ou outras modalidades nos Estados Unidos para entendermos que os responsáveis pelo marketing e comunicação dos Clubes, mais do que gerirem o presente, gerem um estado de espírito assente nos momentos mais altos de cada instituição. A isso chama-se gerir o orgulho, que é a única forma de qualquer adepto suportar Torneios do Guadiana e encarar os amigos na segunda-feira de peito cheio.

Lançar uma águia antes dos jogos e volta e meia em jantares e cerimónias de encher o olho chamar o Eusébio é muito pouco. O nosso Pantera Negra é muito mais do que uma estátua, embora cada vez menos assim pareça. E é muito mais que Rui Costa, disso não tenhamos dúvidas. E o Benfica será sempre mais que os dois juntos. E ninguém se pode esquecer disso...

Contratar Aimar por muitos milhões e descurar esta dimensão do Futebol é um sinal de falta de visão e de profissionalismo. Se a isto somarmos um treinador espanhol, jogadores de todas as nacionalidades e filiações clubísticas e a dispensa de jogadores profundamente enraízados com a realidade benfiquista sobra muito pouco.

Mais do que nunca, numa altura de revolução dentro do Clube e de crise de resultados, devíamos ter em atenção a alma. Gerir uma Marca tem tudo a ver com isso. E a maior Marca portuguesa da actualidade está a jogar em 2-5-3.

Chame-se a nossa História, os nossos heróis, inspire-se a bancada, o banco e o balneário e peça-se a superação de todos. Estar na Luz deve ser uma responsabilidade, um orgulho e uma extraordinária oportunidade para todos.

Na bancada ao menos estão sentados Diamantino e Chalana. Pode ser que ajude.


sinto-me:
música: Hurt - Johnny Cash


20 comentários:
De PQ a 29 de Julho de 2008 às 19:42
pantera negra 4ever, rui costa nem lhe xega aos pés. qualquer dia faz-se a si próprio uma estátua, e ao vieira tb


De SR Milhafre a 29 de Julho de 2008 às 17:31
Agora é começar a pensar no treinador a contratar em outubro. este QUIQUÉ já é cadaver...outro A JORGE...e..em janeiro...mais 6 reforços, é o pagode total


De Depena galinhas a 29 de Julho de 2008 às 16:12
Até nisso o SLGaivotas é de partir o coco a rir...

Ja tou a ver o filme, quando o Eusébio morrer, vão mumificar o homem e leva-lo a rastos a todas as tainadas dos papagaios, qual montra das aberrações...

As grandes equipas europeis tiveram la outros grandes jogadores, e alguns até melhores que Eusébio, e não se agarram de uma forma desesperada as glorias passadas...


De Anti-Corruptos a 29 de Julho de 2008 às 16:32
Mumificado e empalhado vai ser o Pinto da Costa para ser colocado na galeria dos corruptos ao lado do Al Capone!


De Luis a 29 de Julho de 2008 às 15:29
Meus caros gloriosos,

mais uma vez me dirijo a este blog para pedir que todos juntos (adeptos e blogs) façamos pressão para que a Direcção do clube e da SAD e bem assim todos os Benfiquistas individualmente NÃO RECONHEÇAM A PARTIR DE HOJE - dia em que PC viu confirmada a suspensão por 2 anos por tentativa de corrupção - OS TÍTULOS DESPORTIVOS CONQUISTADOS PELO FCP DESDE QUE ESTE É GERIDO POR PINTO DA COSTA. Pertencemos a um clube nobre, e mesmo que outros estejam a assobiar para o lado (como os nossos amigos de Alvalade, agora menos preocupados em enterrar a verdade desportiva) NÃO PODEMOS DEIXAR PASSAR A OPORTUNIDADE DE TOMAR UMA POSIÇÃO QUANTO À CORRUPÇÃO NO FUTEBOL PORTUGUES INSTIGADA PELO fcp DE pinto da costa.

TEMOS 31 CAMPEONATOS GANHOS QUE NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS COM PROXENETISMO, TURISMO AO BRASIL, RECEPÇÃO DE ÁRBITROS EM CASA, E TUDO O MAIS QUE QUEM VÊ BOLA EM PORTUGAL SUSPEITA MAS QUE POSSIVELMENTE NUNCA SABEREMOS EXACTAMENTE.

AS ESCUTAS SÃO CLARAS, AS CONDENAÇÕES DESPORTIVAS TAMBÉM.

EU NÃO RECONHEÇO QUALQUER CAMPEONATO GANHO PELO fcp NOS ÚLTIMOS 25 ANOS. E VOCÊS?

Saudações de glória

PS- Sobre as excessivas mudanças de jogadores também concordo que trazem muita instabilidade e que a história demonstra que raras vezes tantas mudanças tiveram resultados logo no primeiro ano. Aconselho por isso aos Benfiquistas que tenham consciência que esta equipa vai precisar de anos para ser construída. Não acredito no campeonato este ano e não quero colocar essa pressão nesta equipa. Prefiro assim e estarei no estádio (sou sócio cativo) todos os jogos na Luz a puxar pelo meu clube.


De João José Aquilino Pires a 29 de Julho de 2008 às 16:07
Ora bem, damos todos as mãos, não reconhecemos os títulos ganhos pelo FC Porto desde que o dirigente desportivo com mais títulos conquistados no mundo (lícitos ou não, a Justiça que o diga, é também nisso que assenta um estado democrático) é presidente do Porto... e depois? Ficamos contentes por ser os únicos com três estrelas no peito? Ou ficamos contentes se vencermos o Sporting em Alvalade? Ou ficamos a assobiar para o lado se o Porto ganhar os próximos 10 campeonatos porque ainda assim não apanhariam os nossos 31? Meus senhores... esse NÃO É NEM PODE SER o caminho para o Benfica... o SLB construiu-se no campo, não fora dele... infelizmente, é no campo, e também fora dele, que o Benfica se tem vindo, lentamente, a se auto-destruir...

Saudações aquilinas,
JJ Aquilino Pires


De Depena galinhas a 29 de Julho de 2008 às 16:17
Têm 31 campeonatos ganhos, da qual, cerca de 30 de uma forma desonesta, ganhos no regime, onde não havia Press livre, onde todos os abusos, subornos, extorsões e falsificação de resultados foram cometidos pelos brumelhos...sem que tenham vindo a lume, abafados pelo regime e interesses instalados!!!

Acerca do ultimo campeonato gannho, palavras do luis dos Pneus:

"Não deviamos ter ganho este campeonato", mais um que não conta, e que não vos reconhecemos...

Desta forma, nós vos reconhecemos qualquer campeonato ganho!!!!!!


De João José Aquilino Pires a 29 de Julho de 2008 às 16:26
Depena Galinhas: onde estão as provas desse jogo sujo? O argumento do Salazar, Fátima, Fado e Futebol é simplista demais para a minha cabecinha... é nos tribunais que se provam os crimes e o jogo sujo. Que seja do meu conhecimento, até hoje, Pinto da Costa foi condenado a 2 anos de suspensão (que valem o que valem) por corrupção tentada. Tem conhecimento de algum presidente benfiquista condenado pelas mesmas razões ou outras similares? Se tem, faço gosto em que mo diga...


De Depena galinhas a 29 de Julho de 2008 às 18:27
por isso mesmo caro João Aquilino Pires, se viveu os tempos da velha senhora, saberá com certeza e melhor que eu, que o SLB era o clube representante do pais, tendo havido uma ostracização dos outros clubes, em que aos brumelhos tudo lhes foi permitido, e tendo havido alguns casos mais que duvidosos, trataram logo de mandar pa debaixo do tapete, para não trair o apoio dado pelos intocaveis da ditadura, ou se não estivessemos a falar do regime vigente: uma ditadura!!!!

Em relação ao Pinto da Costa, não ponho a mão no lume por ninguem, mas sabe tão bem quanto eu, que, a ser culpado de alguma coisa, a corrupção não termina as portas do FCP, continua e engrossa pelo SLB, onde se extende a Liga e Federação!! O Pinto da Costa não foi, nem vai ser condenado em nenhum processo criminal em relação ao caso, e se duvidas hajam, o beneficio da duvida é do acusado, segundo a constituição Portuguesa!!!!

Agora, nunca um clube nacional, e estamos a falar em tempos bem recentes, foi tão levado ao colo pelas principais instituições desportivas e publicas
portuguesas!!! quer exemplos? lembra-se da divida ao fisco e seg. social, que foi liquidada com cheque careca? o que aconteceu? o caso foi encoberto, e foram aceites acções do Benfica como caução...

o que deveria ter acontecido em nome da verdade desportiva?

As galinhas eram recambiadas para a II divisão sem APELO NEM AGRAVO!!!

A bem pouco tempo, o SLgaivotas tinha uma divida a um clube Brasileiro por motivos de formação de um jogador que adquiriu, o chamado ressarcimento de solariedade.
À data do licenciamento do campeonato, a divida manteve-se, tendo sido liquidada a ultima da hora, impulsionados pelo ultimato da FIFA..

o que deveria ter acontecido?

Galinhas na II divisão, pk não podiam haver dividas dessa rubrica do clube aquando do licenciamento do Campeonato pela Liga de clubes!!!

O que aconteceu? como nem todos os clubes são porcos sujos como o SLSuinos, ninguem reclamou..o caso passou em branco....


De Anónimo a 30 de Julho de 2008 às 02:16
Dás pena ó galinhas! Tu e o teu padrinho Doninha Fedorento!


FREITAS, O PORTO E A LONGA VIDA DAS BARATAS



«O que se passou na já famosa reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol não admite dúvidas jurídicas, desportivas ou morais. Independentemente da decisão que estava em causa, da descida do Boavista ou da penalização de Pinto da Costa, só mesmo a claque dos SuperDragões ou gente com paralisia cerebral pode fingir não ter visto o que toda a gente viu: uma manobra inacreditável do presidente do CJ, António Gonçalves Pereira, para manipular o conselho a seu bel-prazer e beneficiar Porto e Boavista, desse por onde desse. O parecer de Freitas do Amaral sublinha apenas o óbvio, com a vantagem de sustentar esse óbvio com argumentos jurídicos irrefutáveis e numa linguagem compreensível por qualquer mortal. Freitas é de tal forma cristalino na descrição das sucessivas golpadas tentadas por Gonçalves Pereira que a carreira deste como advogado e político só não está acabada se não houver um pingo de vergonha nesta terra.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.



De João José Aquilino Pires a 29 de Julho de 2008 às 16:28
Além do mais, devia estudar melhor os seus livros de história, o Regime de que fala acabou em 1974, vá ver quantos campeonatos o Benfica venceu depois disso...
Mas, tentando entender o seu ponto de vista, e partindo do princípio que 30 dos campeonatos foram ganhos durante o Regime., então e do Porto ganhos entretanto?...
Haja bom-senso...


De Depena galinhas a 29 de Julho de 2008 às 18:54
ganhou meia duzia deles, tendo sido roubado até ao tutano nas arbritagens, não sou eu que o digo, que não vi esses jogos, são os outros adeptos, e não so do fcp, é claro que compreendo que essa visão não é partilhada por vós...nem que provas houvessem...

O Porto superiorizou-se após o 25 de abril, tal e qual as empresas em mercado livre e em concorrência leal!!

Até sou da opinião que este deveria ser um study case para os administradores e dirigente das empresas nacionais, em Portugal pós ditadura!!!


De Porco a 29 de Julho de 2008 às 16:29
"...nós vos reconhecemos qualquer campeonato ganho"

Muito obrigado então.
É bom ver que mesmo alguém chamado Depena Galinhas reconhece todos os campeonatos conquistados pelo SLB e logo a sua superioridade.


De Depena galinhas a 29 de Julho de 2008 às 18:34
hahahhahhahhha

não estejas tão contente, até fico orgulhoso por teres acreditado no meu lapso, peço imensa desculpa mas foi um erro de palmatória ortográfico...

NÃO VOS RECONHECEMOS QUALQUER CAMPEONATO GANHO!!!!

Assim estaria correcto!!!


De controlo48 a 29 de Julho de 2008 às 17:25
Ao depana galinhas
ESCREVESTE ISTO MEU ATRASADO MENTAL?
Hoje é o dia da apresentação da equipa do FC Porto aos seus adeptos.

O “prato forte” é o jogo com o Celtic de Glasgow (com início às 21h00 e transmitido na RTP1), equipa que tão boas memórias traz aos portistas. A final de Sevilha é por muitos considerada a final mais emocionante de todas aquelas em que o FC Porto esteve envolvido e, pasme-se, realizou-se apenas há cinco anos atrás.

Contudo, a grande expectativa para logo à noite está relacionada com a apresentação dos jogadores que irão compor o plantel 2008/09, os quais serão apresentados, um a um, antes do jogo com os escoceses.

Com a contratação de Givanildo Souza “Hulk” (um possante avançado brasileiro) já desvendada, qual será a grande surpresa anunciada por Pinto da Costa?

Miccoli, cuja contratação, segundo algumas “fontes”, terá ficado acordada quando Antero Henriques foi a Palermo negociar a opção de compra de Mariano Gonzalez?

Adriano, cuja contratação (por empréstimo) seria uma das contrapartidas no negócio de Quaresma com o Inter de Milão?

Simão Sabrosa, integrado numa negociação com o Atlético de Madrid, envolvendo Lucho e a resolução do caso Paulo Assunção, e cuja contratação viria suprir a venda do Quaresma (e "picar" o SLB)?

Ou a verdadeira surpresa será a renovação com Quaresma, aumentando-lhe o salário e a duração do contrato que tem com a FCP SAD?


De Depena galinhas a 29 de Julho de 2008 às 19:15
a ber bamos, mas prognósticos so no fim do jogo...

espera por ele e verás!!!!!!!

ps: olha os erros ortográficos....


De aNNòNNimo a 30 de Julho de 2008 às 00:10
UMA MENTIRA REPETIDA MUITAS VEZES (3)
Nos últimos tempos tem sido comum encontrar espalhada pela blogosfera uma redonda e persistente mentira, segundo a qual o Benfica seria um clube conotado com o antigo regime ou protegido pelo mesmo.
Em cerca de trinta anos de adepto de futebol nunca tinha ouvido tal coisa, e foi preciso aparecerem uns iluminados, fanatizados e instrumentalizados por um certo poder, para ver lançada no ar essa atoarda, como se se tratasse da mais cristalina das evidências.
A afirmação é tão absurda que não mereceria mais que o silêncio. Mas ainda assim, não gostaria de perder a oportunidade de deixar aqui algumas notas, para que os mais novos não se deixem enganar, e a partir das quais se pode ver o ridículo em que caem aqueles que, por fraqueza de espírito, ingenuidade ou ignorância, se deixam manipular e fanatizar por quem deles se serve e assim perpetua um poder bem mais absoluto do que devia, e para o qual a ética e a justiça estão, não na ponta da espingarda como diria Mao-Tse-Tung, mas sim numa qualquer comemoração triunfante na Alameda das Antas. Vejamos:

1 - Será o menos importante, mas para começar, a cor vermelha diz bastante. Salazar, que nem sequer gostava de futebol, nunca patrocinaria um clube com as cores da sua figadal inimiga União Soviética. A comunicação social até foi forçada a utilizar a palavra “encarnados” para descrever o Benfica, de modo a não conjugar “vermelhos” com “vencedores”, o que poderia ser dramático para o regime. Ao contrário do Real Madrid – que usava cores queridas aos falangistas de Franco -, o Benfica usava as cores da revolta. Diria até que, por exemplo, o azul e o branco ficariam esteticamente bem melhor com toda a simbologia salazarista.
2 - O Estado Novo teve início em 1926 e começou a desintegrar-se em 1961 com as crises estudantis e a guerra colonial. Pois foi precisamente na fase decadente do antigo regime que o Benfica emergiu como força dominante do desporto português.
Nos primeiros vinte e cinco campeonatos nacionais (entre 1934 e 1959, ou seja o período mais relevante do Salazarismo), a lista de vencedores é encabeçada pelo Sporting com 10 títulos, seguindo-se o Benfica com 9, o F.C.Porto com 5 e o Belenenses com 1. O Benfica tinha portanto vencido 36 % dos campeonatos – em 2008 tem 42%...
3 - O 25 de Abril foi, como todos sabem, em 1974. Pois nas três épocas seguintes o Benfica foi tri-campeão !. Nos vinte anos a seguir à revolução o clube da Luz, não parecendo sentir nada o fim da ditadura, venceu 10 campeonatos, 7 taças, e foi a 3 finais europeias. No mesmo período o F.C.Porto conquistou 8 campeonatos, 5 taças e foi a 2 finais europeias. O Sporting venceu 2 campeonatos e 2 taças.
A crise benfiquista, e a consequente hegemonia portista, deu-se apenas devido às sucessivas má gestões de Jorge de Brito (neste caso mais de quem o acompanhava), e sobretudo, Manuel Damásio e Vale e Azevedo que, paralelamente a outros aspectos, abriram campo aos triunfos portistas das últimas decadas.
4 - Por falar em presidentes, o Benfica foi ao longo da sua história, e enquanto durou o regime anterior, quase sempre presidido por ilustres oposicionistas. Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE, e no consolado de Tamagnini Barbosa o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por “conspiradores”. Um outro presidente (Júlio Ribeiro da Costa) teve mesmo de se demitir para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime, dada a sua forte conotação política com a oposição. O Benfica chegou a ter um presidente operário (Manuel Afonso, também, naturalmente, oposicionista), e foi, de longe, o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar, como de resto seria de esperar numa agremiação tão marcadamente popular desde a sua fundação.
5 - Os órgãos sociais do Benfica sempre foram eleitos democraticamente, o que por diversas vezes foi alvo do olhar recriminador da PIDE, que acompanhou os actos eleitorais e assembleias-gerais bem de perto. Durante muitos anos foi o Benfica a única das grandes instituições do país onde o poder era escolhido através de voto livre e democrático. Nem o Jornal do clube escapou à perseguição, sobretudo quando tinha à sua frente José Magalhães Godinho.


De aNNóNNimo a 30 de Julho de 2008 às 00:17
6 - Os poderes públicos apoiavam tanto os “encarnados” que em 1956 escolheram o Sporting – por convite - para participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, apesar do campeão da época anterior ter sido o Benfica.
7 - O Estádio das Antas, construído com fortíssima ajuda do regime, e financiado por gente a ele ligada, foi inaugurado num dia 28 de Maio, data em que Gomes da Costa havia partido do norte em direcção a Lisboa para instalar a ditadura em Portugal, 26 anos antes. Curiosamente, o Benfica estragou a festa e venceu por…2-8 !!
Pelo contrário, o Estádio da Luz foi construído (muitas vezes literalmente) pelos sócios do Benfica, sem recurso a quaisquer subsídios, e permitiu ao clube acabar com os sucessivos despejos a que foi sujeito e a que foi estoicamente resistindo. Curiosamente, o estádio que o Benfica utilizava antes tinha sido arrendado pelo Sporting (clube da aristocracia lisboeta), que então lhe chamava Estádio 28 de Maio. O Benfica não só fez questão de o inaugurar num dia 5 de Outubro, como lhe mudou o nome, designando-o apenas por “Campo Grande”.
8 - No início dos anos quarenta, época dourada de Salazar, o F.C.Porto beneficiou da ajuda dos seus influentes homens do poder para, através de dois cirúrgicos alargamentos, evitar cair para a segunda divisão, após se ter classificado em terceiro lugar no seu campeonato regional, que na altura apurava as equipas (os dois primeiros) para a prova nacional. Mal se sabia que, décadas e décadas depois, seria novamente a sua influência a evitar a descida, agora por motivos bem diferentes, e bem mais nebulosos.

9 - Como referiu Manuel Alegre – insuspeito de salazarismo – os relatos dos jogos do Benfica, e as suas vitórias, eram motivo de grande regozijo entre os exilados políticos. O Benfica era mesmo, para alguns deles, o único motivo de orgulho no seu país.
10 - O Benfica foi campeão europeu com jogadores que faziam parte dos movimentos de libertação das colónias, como Santana e Coluna. Obviamente que Salazar não teve alternativa senão engolir o sapo e colar-se ao êxito do clube, aproveitando-se dele para efeitos políticos.
11 - Nas comemorações da vitória aliada na segunda guerra mundial, toleradas por Salazar apenas por receio de represálias dos vencedores – sobretudo a tradicional aliada Inglaterra – viram-se nas ruas bandeiras de França, dos Estados Unidos, de Inglaterra e…do Benfica, estas naturalmente substituindo as da URSS, e utilizadas por oposicionistas comunistas.
12 – O hino do Benfica (“Ser Benfiquista”) cantado por Luís Piçarra não é o original do clube. O primeiro hino, composto por Félix Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi silenciado pelo regime.
13 – O Estádio da Luz passou 17 anos, desde a sua fundação, sem ser utilizado pela selecção nacional. Só já nos anos setenta se disputou o primeiro jogo de Portugal num estádio benfiquista. Nunca se jogou a final da taça na Luz ou em qualquer outro estádio utilizado pelo Benfica, ao contrário do que aconteceu nas Antas, onde o F.C.Porto disputou (em casa) nada menos que três finais, antes e depois do 25 de Abril.
14 - O primeiro grande escândalo de arbitragem na história do futebol português valeu um título ao F.C.Porto. Estávamos em 1939, no auge da ditadura salazarista, e no jogo decisivo os “vermelhos” viram um golo anulado nos últimos instantes, que valeria a vitória e o título. Também a história Calabote (que foi irradiado) está mal contada – e em breve poderei falar dela -, e de resto redundou num outro título para o F.C.Porto, que aliás já na altura demonstrava uma propensão enorme para se envolver em questões desta natureza.
15 – Ao longo dos anos do regime ditatorial, as situações em que os poderes públicos e federativos prejudicaram o Benfica administrativamente sucederam-se. Uma das mais conhecidas foi a não autorização para adiar o jogo da Taça de Portugal frente ao V.Setúbal, marcado para o dia seguinte à final de Amsterdão em 1962. Mas houve outras, como a marcação da repetição de um jogo para três dias antes da tal jornada de Calabote, obrigando o Benfica a um desgaste adicional que lhe poderá ter custado o título.


De Anónimo a 30 de Julho de 2008 às 00:58
16 – Nunca em tempo algum o Benfica teve um seu sócio, ou mesmo adepto, como presidente de organismos ligados à arbitragem do futebol. O F.C.Porto é o que se sabe, e o Sporting também não se pode queixar pois tem agora lá um “emblema de ouro”.
17 - O Benfica conquistou mais títulos nacionais nas modalidades extra-futebol em democracia (57), do que em ditadura (44). Ao contrário, por exemplo, do F.C.Porto, que à excepção do caso específico do hóquei em patins, tem mais títulos antes da revolução de Abril do que depois (25 antes -19 depois).
18 - O Benfica tem entre os seus adeptos gente de todos os estratos sociais e sectores políticos. Mas convenhamos que Álvaro Cunhal, José Saramago, Xanana Gusmão, António Guterres, Jerónimo de Sousa, António Vitorino de Almeida, Artur Semedo, Manuel Alegre, Miguel Portas e muitas outras figuras da esquerda portuguesa, simpatize-se mais ou menos com elas, nunca seriam seguramente adeptos de um clube de algum modo relacionado com o regime fascista.
19 – É curioso que o Benfica, tendo adeptos espalhados pelo país e pelo mundo, tem maior expressividade precisamente nas zonas mais conhecidas pelo seu combate ao fascismo, ou seja Alentejo – onde a percentagem de benfiquistas é absolutamente esmagadora - e cintura industrial de Lisboa, nomeadamente a margem sul do Tejo. Pelo contrário, o F.C.Porto tem a grande maioria dos seus adeptos concentrados na região norte, pouco conhecida pelo combate democrático – pode ser injusto para muitos dizê-lo, mas a verdade é que a maioria dos agentes da PIDE eram nortenhos, e a maioria dos detidos eram provenientes justamente das zonas onde existe maior expressão do benfiquismo.
Nos anos quentes da reforma agrária, no pós-revolução, sei de pessoal das UCP’s alentejanas que se organizava em excursões para os jogos internacionais do Benfica.
20 – Seria interessante também fazer a contabilidade dos adeptos e sócios do Benfica nas ex-colónias. Como seria possível haver tantos benfiquistas, por exemplo, em Angola e Moçambique, se o clube tivesse alguma conotação com o regime que durante anos lhes negou a independência e lhes deu a guerra ?

publicado por LF no Blog VEDETA DA BOLA


P.S. - Ó "pilha-galinhas", aqui tens uma parte da História do Estado Novo e do Maior clube de Portugal, sem hiatos,paragens - para desenhar o emblema?!! - "refundações" ou invenções.
Apesar de saber que esse azlibronco cérebro, tem dificuldades de entendimento, informo-te que em plena DEMOCRACIA de 1974 a 1994, o SLB ganhou 10 (dez) e o FCP (oito)!
E isto, apesar do Gang dos Pintaínhos, já estar implantado no terreno!
Percebes ou queres um desenho? -aNNóNNimo-


De slbacores a 30 de Julho de 2008 às 15:49
Excelente explicação para os benfiquistas mais novos como eu e principalmente para os corruptos


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds