Sexta-feira, 25 de Julho de 2008

Paulo Ferreira em 25/07/08 | comentar

Não, não vou falar hoje de Vale e Azevedo (por acaso até irei um pouco...) e muito menos de Aimar.


Julgo que não deve passar sem ser assinalado neste local, a retirada (menos dignificada que o merecido) de um dos mais geniais jogadores portugueses, João Vieira Pinto, o Grande Artista e um dos expoentes da Geração de Ouro (ou pelo menos assim apregoada durante muito tempo).

 

Não sou um admirador de João Pinto em toda a sua plenitude, dado que o seu percurso não é propriamente imaculado. Percorreu vários clubes em Portugal (embora tal pudesse nem ter sido bem assim), nunca percebi a 100% se era um boa influência no balneário ou nem por isso, teve um episódio "esquisito" tal como Paulo Sousa, e teve comportamentos em campo inaceitáveis. No entanto, é impossível negar a sua qualidade futebolística, a sua raça em campo, as exibições fenomenais registadas (impossível esquecer aquele 6-3 com o Sporting) e o facto de estar intimanente ligado a um título nacional e duas Taças de Portugal.

Jogou no nosso Benfica 302 jogos, onde marcou 90 golos!

 

A sua saída do Benfica, escorraçado por Vale e Azevedo em mais um acto de destruição do património do clube, levou-o para o rival da 2ª circular onde para meu (nosso) desespero em 4 anos marcou 32 golos am 142 jogos, fazendo 2/3 do trabalho de Mário Jardel que se "limitava" a fazer o que melhor sabia...completar o que outros lhe preparavam.

 

Não sendo, e digo-o mais uma vez, um admirador acérrimo de JVP como sou de Rui Costa, não posso deixar enquanto Benfiquista e Português de lhe deixar o meu obrigado e de lhe desejar felicidades e que possa deixar o seu legado (a parte boa) aos mais novos continuando ligado ao futebol.

 

PS - O plantel do Benfica fica mais composto dia após dia e temos razões para estar optimistas.
Luís Filipe Vieira revela coragem, ousadia e prepara o plantel para poder ser campeão! É preciso lembrar que isto só é possível porque as finanças do Benfica estão em ordem e o Benfica tem credibilidade! Espero que a sede de ser campeão não desiquilibre novamente as finanças. Mas isso LFV já mostrou saber gerir...
Neste momento o que me preocupa é que sendo esta uma fase da época decisiva por ser aquela em que se ganham as bases (sobretudo físicas) para fazer uma grande temporada, ainda o plantel esteja incompleto, grande parte dos jogadores terem voltado há muito pouco tempo (o que é mais grave no benfica por ser dos 3 grandes aquele que terá uma base de plantel com mais oscilações face à temporada transacta - basta haver mudança de treinador) e que até há muito pouco tempo tenhamos andado com demasiados jogadores para treinar convenientemente. Sendo quem deveria começar primeiro acabamos por ser os que começam (em condições) mais tarde. Não é grave...mas tem de se recuperar o tempo perdido!

 

Saudações Benfiquistas,
Paulo Ferreira




20 comentários:
De GOSTO MUITO DE FRUTA a 27 de Julho de 2008 às 21:10
Deixei o meu obrigado ao jvp quando este foi, como dizem, "escorraçado" do Benfica. Deixei o meu obrigado nessa altura, pois as pessoas têm a memória curta. O menino d´ouro, ouro esse sacado ao Benfica durante largos anos, após ter sido escorraçado do At.Madrid, onde os gajos nao eram cegos, apesar da cunha do Futre, veio pedir esmola pra Portugal pela mão do Valentim. Lembrou-se o Valentim de o impingir ao Benfica. O mesmo Valentim que sempre afirmou que os dirigentes do Benfica não sabiam escolher jogadores. Dito e feito. Com as expeculações do costume lá levou o cheque e deixou o lixo. Do jvp, as pessoas lembram-se de ter marcado 3 golos ao zporting numa noite em que se enganou, como aliás, toda a gente se engana de vez em quando. Foi o unico marco que tem como referencia com a camisola do Benfica. Já as pessoas se esqueçem da HUMILHAÇÃO VERGONHOSA que fez passar todos os Benfiquistas, dirigentes, bem como o Presidente da altura Jorge de Brito. Se houvesse carácter, se houvessem valores, nessa altura jamais esse boneco da bola vestia a camisola do Benfica. Fizeram desse escroque um mito da bola. Um gajo sem caracter e sem principios. Nunca gostei do Vale Azevedo, mas que o homem teve meia duzia de atitudes de valor, lá isso teve. Uma delas foi mandar o menino mimado embora e a outra foi faze-lo vir a publico como capitao,pedir desculpa a todos os benfiquistas pelo vergonhoso jogo de Vigo. Caiu o carmo e a trindade nessa altura......Mitos são só mitos....foi dos maiores mitos criados pela massa associativa do Benfica. A maioria dos benfiquistas têm a mania de criar mitos e querer torná-los á força simbolos iguais ou maiores que a bandeira do clube. Sempre vi o jvp como um xupista mamaozinho que teve sorte na vidinha. E ainda por cima levou uma brasa daquelas!!!! á gajos com sorte e ponto final.


De Paulo Ferreira a 28 de Julho de 2008 às 13:03
Obrigado pelo seu comentário.

Não concordo quando diz que os 6-3 foram o único jogo bom do JVP. Acho que fez inúmeros jogos de classe e (quase) sempre com grande raça e entrega.

Quanto ao resto, Jorge de Brito, etc, já me tinha manifestado quanto ao facto de não o considerar uma referência. O que não impede que goste do seu futebol e reconheça que prestou um bom serviço ao Benfica.
Considero também que até podia ter saído do Benfica quando saiu...mas nunca a custo zero!

Saudações,
Paulo


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 28 de Julho de 2008 às 14:55
Caro Paulo, evidentemente que jvp fez mais jogos com alguma qualidade do que o do 6-3. Também nao ponho em causa que o Paulo goste do seu futebol. Para mim, individuos como ele, paulo sousas e pachecos não deveriam ter lugar num clube como o Benfica. Há valores a preservar e que não se deveriam nunca vender por dinheiro algum. Acho também que jvp até foi um bom jogador mas nunca aquilo que fizeram dele. Á falta de melhor criaram aquele mito. Se fosse realmente muito bom tinha seguido as pisadas dos realmente muito bons como Figo, Rui Costa ou o Couto. Mas as unicas propostas que chegaram á Luz para compra do seu passe, eram aquelas que saiam nas capas dos jornais em determinada altura do ano, só para a Direcção do Benfica lhe reforçar o contrato. A unica coisa que concordo consigo sobre este tema é que realmente jvp foi um "grande artista".
Saudações Benfiquistas


De Nando a 27 de Julho de 2008 às 10:02
Bom dia, venho por este meio fazer-vos uma proposta. O vosso blog é bom, parece-me que os autores escrevem muito bem, desde já os meus parabéns. Eu tenho um blog não à muito tempo, mas estou a gostar bastante dele e tenho tido algum feedback positivo. O que eu pensei foi criar um espaço dedicado ao Sport Lisboa e Benfica no mesmo. Uma rúbrica semanal com nome ainda a decidir (p. exemplo: "O voo da àguia") totalmente da autoria de um blog relacionado com referido clube. Já duas equipas aceitaram o desafio. O vitoria-1922 para o Guimarães e o Mística Azul e Branca para o Porto. Estou a tentar procurar neste momento blogs que queiram representar as equipas do Sul e colaborar com uma rubrica semanal. Podem escrever de tudo, podem ser polemicos, informativos, críticos, a única regra é nunca usar calão. de resto a minha preferencia cai sobre voces, sendo um blog de tão ampla qualidade. www.gazzetta-futebol.blogspot.com é o blog em causa. Podem comunicar comigo através do Email nmor88@gmail.com ou adicionar-m no msn nmor_88@hotmail.com. É verdade podem colocar publicidade do google nos vossos textos se entenderem, eu farei publicidade com banner lateral ao vosso site com muito gosto. Gostaria que me respondessem


De necas a 25 de Julho de 2008 às 21:28
Claro que o João Pinto foi um jogador acima da média.
Jogou em grandes clubes mas foi no SLB que mostrou a sua mais valia. Como benfiquista e desportista agradeço o bom futebol que demonstrou.

Contudo, como qualquer pessoa, teve momentos de alguma precipitação.

Quanto ao Vale e Azevedo, apesar do seu aventureirismo foi eleito democraticamente pelos sócios. É uma página negra, mas a história também é feita destas referências.

Não quero pensar que se não formos campeões esta época, mesmo lutando com todas as forças, o projecto do Rui tenha que se de novo revisto e então passaremos outra vez por contratar mais um tir de jogadores.

Não poderemos ter jogadores de top, devido á dimensão da realidade portuguesa, mas temos que apostar na nossa juventude e rentabilizar os jogadores que tenham alguma qualidade.

O Mourinho é considerado o melhor treinador do mundo, mas pensem se ele conseguia ser campeão da segunda liga portuguesa pelo Leixões, por exemplo.?

Não basta ter um grande treinador , mas sim uma grande estrutura com ideias claras, jogadores com paixão pelo jogo e pelo clube, departamentos activos e competentes e acima de tudo incutir o mais precioso da história do Benfica: GANHAR, GANHAR, GANHAR!!!


De Paulo Ferreira a 26 de Julho de 2008 às 10:25
Concordo em pleno consigo. Obrigado pela participação.

Saudações,
Paulo Ferreira


De Vitoria do Benfica a 25 de Julho de 2008 às 19:37
Eu tenho pena do João Pinto. No entanto ele não ficou um grande amigo do clube. Mas isto foi mais uma daquelas que o Vale e Azevedo fez. A este propósito a Leonor Pinhão, apesar do seu Benfiquista não recorda, porque neste momento parece que está numa de branqueamento do Vale e Azevedo, leia-se a sua última crónica em A Bola que para além de fazer algumas considerações válidas sobre a entrada e saida de jogadores ou seja o Benfica é com alguma preocupação um clube treinador-dependente, se o Quique sair lá vão mais não sei quantos.


De goleador a 25 de Julho de 2008 às 19:16
Neste momento o que me preocupa é que sendo esta uma fase da época decisiva por ser aquela em que se ganham as bases (sobretudo físicas) para fazer uma grande temporada, ainda o plantel esteja incompleto, grande parte dos jogadores terem voltado há muito pouco tempo (o que é mais grave no benfica por ser dos 3 grandes aquele que terá uma base de plantel com mais oscilações face à temporada transacta - basta haver mudança de treinador) e que até há muito pouco tempo tenhamos andado com demasiados jogadores para treinar convenientemente. Sendo quem deveria começar primeiro acabamos por ser os que começam (em condições) mais tarde. Não é grave...mas tem de se recuperar o tempo perdido! Diz Paulo Ferreira.

Nem repara, o PF, que a época passada é para esquecer e não para retirar dela nada. Aos jogadores que transitarem apenas há que exigir uma nova mentalidade e respeitarem as directivas do treinador.

cumprimentos e seja mais coerente.


De Paulo Ferreira a 25 de Julho de 2008 às 19:27
Obrigado pelo comentário,
Mas eu disse algo de contrário ao que diz ? Apenas constato que nesta fase somos os que estamos mais atrasados na preparação dos 3 grandes (não digo que tal não fosse necessário) e isso preocupa-me. Aliás deve preocupar a todos...mas tal como disse antes não é grave e ainda há tempo para recuperar.

Saudações,
Paulo


De goleador a 25 de Julho de 2008 às 22:12
ao PF

Exacto, disse e diz que não é grave. Contudo escreve... e sobre o que não é importante. Porquê?


De Paulo Ferreira a 26 de Julho de 2008 às 10:34
Para mim é importante. Não é grave mas importante é-o sem dúvida.

Paulo


De goleador a 25 de Julho de 2008 às 19:09
O Parecer de Freitas, vai ficar para as calendas?

Claro que o jPinto é mais importante.


www.bolanatola.blogspot.com

vejam sobre o parecer de Freitas do Amaral por encomenda de Madaíl, para fugir à decisão em tempo util, para a UEFA penalizar Pinto da Costa. Os nossos batoteiros são exímios.


De Paulo Ferreira a 25 de Julho de 2008 às 19:28
Preferi comentar o virtuosismo do futebol á sua podridão. Foi a minha escolha esta semana...

Saudações,


De brmf a 25 de Julho de 2008 às 14:58
Eu sou um fã do JVP e uma das coisas que mais me envergonha enquanto Benfiquista foi a forma como foi escorraçado do clube por um senhor a contas com a justiça e que em tempos era idolatrado na luz. Não me esqueço disso: durante muito tempo Vale e Azevedo foi simplesmente endeusado por uma grande franja de adeptos benfiquistas. Após 3 anos onde quase acabou com o Benfica, perdeu as eleições que diputou com M. Vilarinho por muito pouco. À data da saída de JVP, poucos adeptos se manifestaram contra (lembro-me de meia dúzia de adeptos à porta do estádio!).

Sou a favor de uma homenagem por parte do Benfica ao JVP, ele é um grande benfiquista - seu sei e sinto isso!-, apesar de não o poder demonstrar de forma tão cabal como, por exemplo, Rui Costa. Quer se queira, quer não, foi muito mal tratado na luz e recebido de braços abertos em Alvalade. Essas coisas não se podem esquecer.

Quanto mais não seja, devia ser homenageado pela sua prestação naquele jogo que, provavelmente, mais vezes é revisto pelos benfiquistas (o youtube ajuda!).

Força JVP!


De Paulo Ferreira a 26 de Julho de 2008 às 10:37
Obrigado pelo seu comentário.

Não concordo com um jogo de homenagem ao JVP. Também o admiro enquanto jogador e acho que ele faz parte de uma parte importante da história do Clube. No entanto, e apesar de mal tratado que foi no Clube, não foi no Benfica que começou nem no Benfica que acabou, nem foi o último clube em Portugal que representou.

Acho que as homenagens não devem ser "banalizadas" e devem estar guardadas para os grandes icons do Benfica. Apesar de tudo e sem desvalorizar o que ele deu ao Benfica, acho que o JVP não o é.

Obrigado pela sua participação.

Paulo


De brmf a 28 de Julho de 2008 às 10:10
Uma homenagem não tem que passar obrigatoriamente por um jogo. Aliás, também discordo de um jogo de homenagem. Não sendo uma opinião consensual, não faria sentido fazê-lo. Correr-se-ia o risco de estarem "meia-dúzia" de adeptos no estádio e lá se ia o espírito e objectivos da coisa.

Existem outras formas de homenagear ex-jogadores.

Mas tenho que discordar consigo quando diz "não foi o último clube em Portugal que representou". Pudera... O que escreve é um facto que não pode ser assacado ao JVP e não pode, a meu ver, ser utilizado como argumento. Se foi escorraçado, como é que podia ter acabado no Benfica?


De Paulo Ferreira a 28 de Julho de 2008 às 13:05
Tem razão nesse ponto. Mas seja porque razão for, fazer um jogo de homenagem a quem depois do benfica passou uma série de anos no Sporting torna-se...esquisito.

Com outras forma de homenagem, concordo.

Saudações,
Paulo


De afonsus a 25 de Julho de 2008 às 14:55
amigo paulo ferreira

"...terem voltado HÁ muito pouco tempo..."
"...e que até HÁ muito pouco tempo..."

Peço desculpa pela correcção mas agradeço que também me façam o mesmo quando eu errar.

Atentamente
claudio domingos


De Paulo Ferreira a 25 de Julho de 2008 às 19:29
Obrigado,
Está corrigido. Depressa e bem, há quem mas não sou eu :)

Paulo


De palito a 25 de Julho de 2008 às 14:39
Sem dúvida um grande artista,um jogador e homem que como todos os humanos,tinha defeitos, mas que me conseguiu fazer sonhar durante a minha infância e enfeitava as paredes do meu quarto.Mas acima de tudo um muito obrigado pelos eternos 6-3...
sócio 90062 dv 1515


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds