Quarta-feira, 13 de Julho de 2011

António de Souza-Cardoso em 13/07/11 | comentar

O final das várias competições e o amargo de boca que esta época nos deu, motivaram uma retirada mais prolongada.

Mas o "Novo Benfica" tem uma história e uma memória que não queremos perder.

Tanto mais quanto é dedicado a uma das nossas mais fervorosas paixões que é o Benfica.

 

Não estou especialmente esperançado na época que agora vai começar.

Vejo no Benfica uma "reprise" de um filme a que já temos assistido - excesso de jogadores, desnorte organizacional, mudança radical da equipa e uma pré-época provavelmente feita com quem nem sequer vai fazer a época.

 

Espero estar enganado, mas começa a ficar claro para muitos mais do que eu, que o problema do Benfica é um problema da Organização.

Não posso (até porque sou um Benfiquista do Norte que "leva com eles" todos os dias) resistir a comparar o percurso do Porto - que mantém a estrutura principal da equipa e que apesar de ter mais um treinador estreante, corre o risco de o fazer campeão.

Porque está lá a organização e a cultura que devem ser dedicadas aos campeões.

Não quero falar (ou desculpar-me) de coisa invias que é claro que existem. Mas não explicam tudo.

 

E a verdade é que o nosso Benfica - a maior marca, a maior massa associativa e a maior universalidade desportiva de Portugal e, provavelmente, do Mundo, se vêem atirados para sonhos menores, que não são merecedores de tudo o que fomos e de tudo o que somos.

Temos um problema de organização e de liderança.

E quantos mais anos será preciso para que os benfiquistas o percebam.

 

Tenho um Filho com 14 anos que viu o Benfica ganhar 2 vezes (uma em cada 7 anos, tal como Jacob...). Aos 14 anos (nasci no final de 59) julgo (fica para V. aferição) que só vi o Benfica perder 2 vezes. Esta é a diferença.

 

É por isto que vale a pena lutar: Por um Novo Benfica que tem que ganhar adeptos que acreditem que é possivel mudar e voltar a ser Glorioso e a dar aos Benfiquistas as alegrias que só alguns de nós puderam viver.

 

Viva o Benfica!




17 comentários:
De Anselmo Damásio a 18 de Julho de 2011 às 22:23
Subscrevo o que você diz.
Olhe eu também tenho um filho com 13 anos que só viu o Benfica ganhar duas vezes, talvez devido a isso goste mais de basquetebol do que futebol. Não tenho os titulos contabilizados mas eu nasci em 1970 e vi o Benfica ganhar campeonatos e taças anos após anos até aos meus 14 anos.
Apesar de tudo espero que estejamos enganados e que possamos ganhar alguma coisa esta época.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS


De António de Souza-Cardoso a 19 de Julho de 2011 às 16:35
Pois, isso é de facto o que doi. Tentarmos exolicar aos nossos filhos o empolgamento que nós sentimos e... eles não. asc



De Anónimo a 14 de Julho de 2011 às 15:11
Notícias futebol da 1ª liga actualizadas diariamente:

www.adeptosdofutebol.blogspot.com


De Carlos Loyos a 14 de Julho de 2011 às 12:22
Um Nortenho que defende um clube do sul e para mais de lisboa, capital colonioalista e que está a atirar este país para o buraco, devia ser fustigado e despedaçado em público! A bem do Norte!


De António de Souza-Cardoso a 16 de Julho de 2011 às 09:32
Sou Nortenho com muita honra, mas também Português com muito orgulho e adepto do maior Clube do meu Pais. Eu e muitos muitos Nortenhos que não falam em parvoices de colonialismo nem de tretas assim. è por excessos desses que ainda não conseguimos fazer a regionalização


De O voo da Águia é Glorioso a 8 de Agosto de 2011 às 18:41
Um que julga que "colonialista" é um insulto... mas só insulta a ignorância do sujeito que a inventou... "penso eu de que"!


De Miguel Ferreira a 14 de Julho de 2011 às 08:30
Caro António,

Realmente notei a ausência de posts aqui no blog, mas não deixei de o visitar regularmente, daí ter visto logo este post de rentrée ".

Pouco ou nada há a dizer, depois de ler o seu penúltimo parágrafo... eu estou ligeiramente melhor, tenho um filho de 4 anos que já vibrou com o último campeonato, mas é de pensar nisso, de facto.

Todos sabemos a travessia no deserto que fizemos desde 1993/94, naquele célebre ano do 6-3. Então depois da presidência do Vale e Azevedo, pior ficámos. Como sabemos aquele ano 2004/05 foi enganador, pois a estrutura não estava ainda bem montada para começar no trilho das vitórias de forma consistente, o chamado novo ciclo. Agora julgo que está.

Nestes últimos dois anos, o Benfica foi Benfica. O ano passado começou mal, com as arbitragens a terem papel fundamental também nesse arranque. Não é desculpa, é um facto. Fomos muito prejudicados, pénalties não assinalados, 26 amarelos nos primeiros 5 jogos, etc . Bem sei que perdemos a Supertaça e, claro que os frangos do Roberto não são esquecidos, mas houve claramente manobra do Porto a querer travar a nossa força logo no inicio. É que, para além, de sermos prejudicados, o Porto foi muito beneficiado (mão do Rolando com o Nacional, dois penálties com o Rio Ave, etc ), tudo nas primeiras 5 jornadas. Concordo que isso não sirva de desculpa, mas não pode deixar de ser referido. É que o nosso rival do Norte percebeu que o Benfica estava diferente.

Penso que este ano vai ser decisivo e, de facto, há muitas mexidas, e, pior que isso, muitas entradas sem aparente qualidade, pelo menos nestes jogos de pré-época... E a preocupação na defesa, sem nenhum jogador que será titular.

Agora uma coisa é certa para mim: a estrutura do Benfica (e penso que se pode dizer também, Organização) é, hoje, muito boa. E falo em toda a estrutura, desde os escalões de formação, onde fomos campeões de Juvenis este ano, 25 anos depois do último título!

Vamos confiar que este voltará a ser o nosso ano com uma equipa renovada, recuperando o título e fazendo uma boa Champions (nem podemos pensar em não a atingir).

Um abraço benfiquista,
Miguel Ferreira - Sócio com Red Pass renovado.


De António de Souza-Cardoso a 16 de Julho de 2011 às 09:36
Caro Miguel

Gostava muito de partilhar a sua esperança sobre a Organização. De facto o tempo o dirá, para quem ainda tem a paciência do tempo.Obrigado pelo cordial comentário. Saudações Benfiquistas. António


De VIAJANTE VERMELHO a 13 de Julho de 2011 às 23:54
E porque não prolonga as férias, assim,como definitivas?
Vir desde logo com a mesma conversa furada de que o Benfica não tem organização e nunca deixa de se lambuzar com comparações com o F.C.Porko, para isso, o melhor mesmo é ir-se para sempre. Como o D. Sebastião ou então....não digo.
O dr., confirma-se, não deixa de repetir-se nas suas apreciações onde o clube corrupto sempre figura. Benfiquistas por conveniência, como o seu adorado Bruno Carvalho, temos muitos e já que é do norte, fique por aí na província para não perder as raízes.


De António de Souza-Cardoso a 16 de Julho de 2011 às 09:38
A Provincia de que fala foi onde nasceu Portugal. A capital onde está foi conquistada por nós à bofetada. Mas ainda ficaram resquicios, está visto. Ainda bem que o Benfica é maior que alguns dos seus membros.


De VIAJANTE VERMELHO a 17 de Julho de 2011 às 06:13
Pois foi, Portugal nasceu e morreu no norte e o atraso nunca recuou, cresceu cada vez mais. Porque será que os "orgulhosos" provincianos só procuram a capital para se valorizarem? Precisa de provas?
Não faça comentários imbecis quando não quer, não pode, não convém ou não sabe responder às questões. Se calhar é por isso que ainda não foi "armado cavaleiro".


De António de Souza-Cardoso a 19 de Julho de 2011 às 16:40
De facto não merece que se perca tempo consigo porque nada percebe de centralismo e de espirito cortesão no poder. É esse o seu defeito, para além de falta de conhecimento geral também não conhece a história dos que fizeram Portugal e dos "cortesãos da Corte" que, vindos sabe Deus de onde, foram afirmando jurisprudencia e centralismo no controle do poder. Passe bem.


De desPortista a 3 de Agosto de 2011 às 14:54
Ó Dr. ASC não perca tempo com os operacionais do HESBOLLAH (Braço armado do Benfica). Esses tipos não sabem mais nada para além do que lhes é injectado pela Benfica TV (Corão mal interpretado).


De ALEXANDRE SANTOS a 13 de Julho de 2011 às 18:10
Antes de mais agradeço que não tenham deixado "morrer" este espaço, onde veem os verdadeiros Benfiquistas carpir as suas mágoas. A esperança é a ultima a morrer, era o lema dos nossos rivais da circular, mas neste caso acho que cada vez mais pensamos o mesmo e tambem o tal "para o ano é que é"... não entendo como pessoas responsáveis deixam que um qualquer auto-titulado "catedrático DO FUTEBOL OU DA TÁTICA" que ia perdendo um campeonato para o Braga, continue a dar perante todos uma amostra infantil do que deve ser uma equipa de Futebol. Continue a dar uma imagem tão má de uma Instituição como o Benfica. Mas o que é que se passa com os ditos grandes senhores do Clube ? Estão a deixar bater de novo no fundo para depois então pegarem nos cacos ? Será possivel que ninguem vê que o Benfica tem de jogar sempre, MAS SEMPRE MESMO, para ganhar ? Será que nem diz ao senhor mascador profissional de pastilha elástica que, pelo menos, os nossos imigrantes merecem todo o respeito do mundo, até pela maneira como vivem a apoiam o nosso clube?

É impensável que uma equipa jogue tão pouco, que mostre tão pouco. Não quero dizer que tenham de já estar a jogar a 100%, mas pelo menos devia-se ver mais soluções, ou tentativas. Já nem sequer vou falar das carradas de jogadores que esse senhor exigiu, continua a exigir e vai mandar embora. Não querendo ser mais papista que o papa, ontem quando o Benfica marcou o golo disse logo que os dois "desgraçados" que o fabricaram , iam ser dispensados por tal desplante. Urreta e David Simão. Um porque jogou bem contra o Porto foi logo despachado, o outro simplesmente porque é Portugues e Benfiquista...entre outros. Estou plenamente de acordo com o que diz sobre a falta de organização, que engloba a falta de exigencia aos responsaveis. É só ver o que e como perdemos o campeoanto de futebol, o futsal, o Basquetebol, andebol, hoquei. volei, juniores...enfim tudo, até tenis de mesa e bilhar. Lá se ganhou o atletismo masculino na ultima corrida da competição por meio segundo...ufa. Mas voltando ao que mais nos interessa, já se viu que o actual treinador não tem estofo para o Benfica, era bom que não fossem em mais conversas de chacha e se os responsáveis tal como eu querem ganhar alguma coisa e parar de passar vergonhas mandem o treinador já embora, paguem-lhe a viagem e uma caixa gigante de pastilhas e obrigado mas não queremos mais do mesmo. Espero sinceramente que no final desta época ele desminta tudo isto com resultados no nosso clube, porque de certeza que ele vai lá ficar. Mas não me venham dizer que a permanencia é um bom acto de gestão, não cometam esse crime...tal como já disse uma vez sobre o Sr. JJ digo o mesmo sobre a Direcção e o seu Presidente : ser teimoso por vezes dá frutos, mas tanta teimosia junta dá em burrice elevada ao cubo. Tenham um pouco de respeito pelos verdadeiros Benfiquistas e vergonha na cara.

Lembrem-se o Benfica não pode passar pelo que passou no Sábado. Uma equipa com liderança forte e que pretende ganhar alguma coisa não pode ser enxovalhada como foi. DEMONSTRA A FALTA DE RESPEITO QUE TODOS TEEM PELO BENFICA, ATÉ UM NICE QUALQUER DESISTE DE JOGAR CONNOSCO...SÓ SE JÁ TEVE DEDO DO MISTER PARA CONSEGUIR GANHAR UM JOGUITO NO ESTÁGIO. MAS QUANTO A MIM FOI MESMO FALTA DE PROFISSIONALISMO DE QUEM DIRIGE O NOSSO CLUBE... ENFIM MAIS DO MESMO. MAIS UMA ANO A SOFRER.

Um abraço



De António de Souza-Cardoso a 16 de Julho de 2011 às 09:40
Obrigado pela sua reflexão que subscrevo-me em boa parte e que espero, pela riqueza dos temas, possa merecer outros comentários.


De Anónimo a 13 de Julho de 2011 às 17:34
SOU BENFICA

Como benfiquista fico triste por andar toda uma horda de gatunos (Dirigentes e Diretores) a fomentar milhentas transferências para comer faustosas comissões.
O Jesus "que nem falar sabe" lá vai metendo as dezenas de pretensos craques para justificar a comezaina.
Grande SLB dos Presidentes que metiam dinheiro no Clube e não aumentavam o património pessoal servindo-se do glorioso.
Quem pára esta vergonha que se arrasta sem respeito pela grandeza que somos, passeando pela Europa a nossa falta de classe perante equipas de qualidade secundária.
Vai ser como o ano passado, vamos chegar à Champions e à Liga sem um 11 definido?
Continuem com as dezenas de transferências...é só mamar comissões, vilanagem.


De António de Souza-Cardoso a 16 de Julho de 2011 às 09:43
Também acho uma gestão pouco serena, deixando sair referencias do Clube como Nuno Gomes ou Moreira, ou talentos confirmados como Salvio, para gastar muito mais dinheiro em promessas ainda por cumprir. Não sei se é jogo de comissões. Espero sinceramente que não e que os mecanismos de controle da SAD prevaleçam. Espero que seja apenas má gestão. Mas gostei mais do jogo de ontem...


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds