Sexta-feira, 6 de Maio de 2011

António de Souza-Cardoso em 06/05/11 | comentar

Estive ontem em Braga com o meu Filho e velhos Amigos (o Zé Esteves de Aguiar foi um deles).

 

Íamos, como habitualmente, de alma aquecida pela "chama imensa" que sentimos em sonhar com um Benfica europeu.

O jogo era contra o Braga - acessivel diria para o que estava em causa, depois de uma vitória na Luz. Julgo até que apenas nos bastaria marcar.

 

O resultado do jogo e a eliminação do Benfica, deixaram-nos muito tristes.

Mas a condição fisica e animica da equipa e a impotencia de se encontrarem alternativas para virar o resultado deixaram-nos próximos da indignação.

Porque o que estava em jogo era a dignidade do Clube.

Era o regresso a um patamar de que temos estado arredados há tantos anos.

Era a consolidação de um projecto que custou tanto a florescer e que afinal já voltou a murchar.

 

Onde está o tal Benfica Campeão?

Onde estão as promessas que nos fizeram de um Clube ao nivel da sua história e grandeza?

 

Tenho dito, desde que este Blog começou que o Benfica tem um problema de Organização. A gestão desportiva é feita por quem percebe pouco de futebol ou não tem o instinto, a firmeza e a coragem de que se fazem os grandes dirigentes. A comunicação e a gestão animica e motivacional são também determinantes.

Infelizmente o Benfica não tem tido este tipo de dirigentes.

Existe provavelmente boa vontade.

Mas com a maior marca global portuguesa deveríamos saber fazer melhor.

 

De quem é a culpa?

Um já a assumiu - Luis Filipe Vieira que pediu desculpa a todos nós. Evoluiu nos niveis de responsabilidade o que é bom. Agora já não se esconde dizendo que não marca golos nem defende penalties. Mas ao assumir a culpa tem que dizer o que vai fazer a seguir.

Para ganhar o perdão de todos os benfiquistas.

Para ganhar a confiança que precisamos.

 

Não sou como já disse muitas vezes dos que se escondem sempre em teorias das conspiração (que as há), em erros de terceiros (que os há também) e em festejos despropositados por segundos, terceiros ou quartos lugares.

Sou dos que reconhece que a minha geração de Benfiquistas - a dos últimos 30 anos, falhou. E falhou, principalmente, porque deixou de saber escolher bons dirigentes.

 

Fico à espera de perceber se existem mais culpados...

E o que farão para voltar a reunir a Familia Benfiquista à volta da grandeza de um Clube que na geração anterior só sabia ganhar.




12 comentários:
De rui ferreira a 10 de Maio de 2011 às 03:33
http://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/LUIS-FILIPE-VIEIRA-DEMITA-SE/140385006032734

juntem-se a nós e lutem contra as telenovelas da benficaTV!


De Tonel a 8 de Maio de 2011 às 16:53
Os arrogantes vermelhos vão ver Dublin por um canudo.


De Águia de Prata-Sócio 11554 a 11 de Maio de 2011 às 13:39
Pelo teu "nick" também não deves ver nada por um canudo há muito tempo......ou és daqueles que nem clube tens, uns dias és corrupto, outro dia és falido submisso ou outros dias ainda consegues ser corrupto "B" - "mete fotos debaixo da porta do árbitro" da pedreira?


De NAF a 7 de Maio de 2011 às 20:33
É claro que já no final da época passada se percebia que o Jesus não era o "maioral" que se fez crer... afinal o Benfica só garantiu o campeonato na última jornada (nada parecido com o campeão deste ano...). Por isso pergunto como se renovou o contrato ao treinador, daquela forma substancial e ainda sob a "ameaça" de sair (talvez para o Porto)... Desde o início da época futebolística que agora terminou (para o Benfica) que o Jesus é o treinador mais bem pago de Portugal - o que agora faz com que as possibilidades de despedimento ficam condicionadas (os jornais hoje escreviam valores entre 5 e 7 milhões de indemnização)... Ainda assim valores abaixo da contratação de um guarda-redes... Mas não o despeçam: ele hoje já disse que será campeão para o ano que vem... por isso deixem-no estar - vendam todas as jóias, encaixem à grande! contratem barato e nos júniores e o resto é com o Jesus: por ele vai ser campeão para o ano!


De Manuel Rodrigues a 7 de Maio de 2011 às 16:09
A culpa é dos pedros fonsecas que por aí andam a bajular e a pulir os sapatos de um meia leca que usa o Benfica para as negociatas privadas de forma a subir no ranking das maiores fortunas deste país.
é milionário? quer ser presidente? mostre o seu benfiquismo (duvido) e meta a nota no Benfica.
Cumpra o que prometeu e dê ao Benfica um plantel para ganhar a liga dos campeões.
É só encher o rabo á conta do Glorioso


De Águia de Prata-Sócio 11554 a 6 de Maio de 2011 às 17:33
Sou pouco favorável à teoria que não estamos organizados como essa super instituição, se for pelo lado da corrupção dispenso. Este ano aconteceu algo que nos apanhou absolutamente de surpresa : Jesus é um "bluff". As dificuldades surgiram e o homem mostrou que não tem categoria, é um Jesualdo em versão melhorada. Aliás, se formos honestos temos que reconhecer que já na época passada, nos últimos jogos antes do título sentíamos que a equipa já estava nas "lonas", mais duas,três jornadas e tínhamos perdido o título. Ora esta incapacidade do Jesus apanhou em cheio toda a direcção do clube, por isso compreendo a grande dificuldade na gestão desta crise inesperada. Convencemo-nos que temos um grande treinador e não temos.
Mas existe algo que a Direcção do clube tem que exigir imediatas responsabilidades : como é que os "técnicos", pagos com elevados salários, explicam o colapso físico da equipa neste último mês? quem são estes "técnicos" ? que preparação académica, que conhecimentos têm? Gostava de ouvir uma explicação para esta brutal queda de forma física de quase toda a equipa, até o Maxi onte esteve totalmente ausente do jogo.


De Sousa a 6 de Maio de 2011 às 16:25
A culpa foi dos papalvos dos sócios que votaram VILAVINHOS há 11 anos reabrindo a porta à Olivedesportos que como se veio a provar perdeu em tribunal o litigio com o Benfica do Dr. Vale e Azevedo. Durante estes 11 anos o clube bateu todos os recordes pela negativa, meditem. O gatuno do VA teve que fugir desta "justiça" deixou o clube com 20M de passivo deu cabo da vida dele. O passivo actual será 5 vezes mais?. Mas o Presidente faz parte do topten no ranking de fortunas cá do burgo. Será do guaraná!!!!???.


De Hugo a 7 de Maio de 2011 às 22:37
És dos poucos que ainda sobram mas és azevedista...

Isto não está bem mas esteve muito bem nos três anos desse senhor, não haja dúvida...

Ainda bem que apareceu Vilarinho e depois LFV que, sem dúvida, nos levantou da gestão desse anormal...

Se ele é o Presidente ideal depois dessa recuperação, já é outra questão...

Mas querer atacar LFV defendendo Vale e Azevedo roça o ridículo..

Mas fica a tentativa...

Idiota!!!


De BENFIQUISTA a 6 de Maio de 2011 às 16:23
No meu comentário ao Post "ANO DE MÁ GESTÃO" já tinha aflorado a falta de pulso destes nossos Dirigentes, ou a falta que lhes faz perceberem de Futebol, não quer dizer que eu perceba mais, mas quem está no negócio...são eles.

Quanto á pergunta colocada, penso que só tem uma resposta possivel mesmo correndo o risco de considerarem que vou pela via mais fácil. Mas este é um espaço onde felizmente me permitem carpir mágoas que vão cá dentro e onde, respeitam a opinião de cada um. Como já referi não percebo muito de Tácticas nem estratégias de jogo. Sei o essencial para perceber um jogo de Futebol no seu todo. Como alguns, com responsabilidades acrescidas , teem a ousadia de afirmar, não sou nem me considero um Catedrático da Táctica ou do Futebol, nem pouco mais ou menos. Mas na minha maneira simples, quase inocente, de ver o jogo, dou comigo a pensar se esta equipa do Benfica treina mesmo para cada encontro ou se simplesmente vai ao Centro de Treinos "picar o ponto"... Ontem no meio de tantos erros individuais absurdos cometidos, desde passes errados, más recepções de bola ou não recepções de bola, faltas de atenção ao jogo, falta de inteligência para fugir ao fora de jogo ou falta da mesma ou de atenção para não endossar a bola ao colega deslocado, houve situações que me fizeram encontrar o CULPADO PARA A DERROTA E PARA A ELIMINAÇÃO : A Equipa Técnica com Treinador á cabeça. Sei que é a via mais fácil, mas não encontro explicação para serem efectuados 5 lançamentos laterais consecutivos da mesma maneira, sem a ordem vir de fora, não há explicação para os cantos serem executados todos da mesma forma, para a teimosia dos passes longos e para os cruzamentos sem termos um cabeceador na área, chegando ao cúmulo de ser o próprio Cardozo a fazer cruzamentos para ninguem... Eu não estive no Estádio, mas na TV só vi o Jesus mexer-se do sitio a 5 minutos do final, quando percebeu finalmente que a história clubistica não ganha jogos ou eliminatórias. FOI TRISTE, MUITO TRISTE... Gostava que o Treinador explicasse o motivo pelo qual já no final do jogo, "jogou" a favor do Braga ao obrigar vir o Maxi da direita para a esquerda para efectuar mais um dos tais lançamentos laterais que todos já sabem para onde vai, perdendo quase 1 minuto para a reposição, gostava de ver explicado porquê é que não mandou avançar os centrais para a área quando entrou na fase do desespero e do chuveirinho descarado, sendo mesmo um dos centrais, Luisão, a fazer o tal bombear bolas para a defesa do Braga tirar sem problemas. Até eu, que só dei uns pontapés na bola, não fui Futebolista, sei que os defesas querem é bolas bombeadas de frente e então se não tiverem ninguem a estorvar melhor, como é que alguem que faz vida desta profissão não consegue ver coisas tão simples? Já agora só mais duas questões que eu gostava que o "Catedrático" explicasse, se souber a resposta : Aqui entro na estratégia da equipa e posso estar muito errado, mas adorava ser elucidado. Ao intervalo da eliminatória estamos a ganhar por 2 a 1, vamos ao campo do adversário onde os resultados lá obtidos falam por si. Somos a equipa mais previsivel do mundo, quer a jogar quer na sua constituição. Talvez o melhor ou seguramente um dos melhores jogos da época foi no Dragão para a Taça, com o Peixoto ao lado do Javi. Porque não foi treinado o mesmo sistema para o jogo de Braga? Os Minhotos teem um meio campo forte e só o Javi não chegou como se viu. A teimosia exacerbada dá em incompetência e isso foi o que vi tambem ontem em Braga por parte do nosso Treinador. Que continua sem ter ninguem que o chame á razão e sem assumir minimamente os erros cometidos durante a época...Já agora a segunda questão : Que jogo é que Jorge Jesus esteve a ver durante a partida de ontem?? No final ao dizer que o Braga só defendeu parece que na realidade não esteve na Pedreira. Parece que não viu as defesas do Roberto e a maneira que o adversário congelou bola e partia para o ataque sem bombear e criava quase sempre perigo. Foi mau demais, perdoem-me os desabafos mas realmente fiquei muito desiludido. São desabafos de um Benfiquista que não se importava de RECEBER OS DESCONTOS que os profissionais da equipa de futebol do Benfica efectuam, quanto mais os chorudos ordenados que levam para casa produzam ou não...


De Luis Represas a 6 de Maio de 2011 às 12:23
Não valemos um chavelho.
Estamos na sarjeta.
O Porto é mesmo um exemplo. Bolas


De Aguia Nazarena a 9 de Maio de 2011 às 17:28
O Porto é um exemplo da corrupção.


De António a 6 de Maio de 2011 às 11:44
Foi muito triste, quase ficámos à beira do abismo, mas os sintomas de depressão já tinham sequelas, desde a derrota de Braga, com a machada final no jogo da taça contra o porto...

Ainda assim, conseguimos dar uma resposta contra o PSV, reconquistar a Taça da Liga, mas com o estado anímico destroçado, fomos impotentes para marcar um golo e atingir o auge da final...

Desgostos a mais é certo, mas se analisarmos de forma fria e racional, graficamente, os ultimos 20 anos, a descida abrupta e o deserto que atravessamos desde os anos 80, nestes ultimos dois anos, ou melhor, desde que o Rui Costa tomou conta da equipa, tem vindo a progredir, a subir de forma gradual...

Mas ninguém se levanta das profundezas do abismo e começa logo a ganhar, mesmo assim, o Benfica tem essa particularidade, num ápice acorda a sua imensa massa adepta, mas a ânsia enorme também esmaga por vezes a vontade dos jogadores, pequenos para tanto sonho...

Mas temos que ser preserverantes, os dirigentes porventura tem ainda muito a aprender, mas é importante que haja auto-estima, tranquilidade para por a render o talento dos jogadores, mais trabalho e ambição, não fazer ruir tudo, mas reforçar os alicerces para continuar a subir e a caminhar!

http://bem-me-quer-benfica.blogspot.com/


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds