Domingo, 1 de Maio de 2011

António de Souza-Cardoso em 01/05/11 | comentar

O Benfica começou a época a gerir bem. A venda de Ramirez, Di Maria e, mais tarde David Luiz, apesar da saudade que deixam e da indiscutivel importância que tinham na equipa, é um acto de gestão indispensável a quem tem o passivo do Benfica.

O mesmo da compra de Salvio e Nico Gaitan, a compensaram aquele dia malévolo em que deixamos fugir Falcão.

Já não de Roberto que me parece ter altos e baixos que comprovam a sua imaturidade, maior para mim da de Júlio Cesar e, principalmente, da de Moreira. Para não falar do episódio serôdio que envolveu a saida de Quim.

 

Mas na primeira Taça que disputou contra o Porto, percebeu-se bem que equipa ainda estava de ressaca de uma festa de alguém que nos últimos anos, andava arredado dos festejos. e por isso se deslumbrou.

Depois foi o inicio de época desastroso no Campeonato, com arbitragens também desastrosas que quase condenaram a época à quinta jornada. Este periodo culminou com o vergonhoso 5 a 0 no Dragão.

 

A equipa acordou então e, a espaços, chegou a mostrar que bem poderia ser a melhor equipa portuguesa.

Entretanto na Europa sairamos sem honra da mitica Liga dos Campeões que Jesus (tal como Luis Filipe Vieira no passado) prometeram vencer.

A má gestão mais gritante foi a gestão fisica e psicológica da equipa: O Benfica começou a época cansado e acabou a época... também cansado.

Perdemos depois o Campeonato (já vamos a muitos pontos do Porto) e mais tarde a Taça de Portugal, em condições quase incompreensíveis perdendo uma vez mais com um Porto que, apesar de ajudado pelas arbitragens, mereceu vencer o campeonato.

 

Ganhamos depois, com pouca festa, a Taça da Liga, um troféu pequeno de mais para o Benfica.

 

E agora temos a Liga Europa.

 

Julgo, tal como Mourinho, que as finais não se jogam, ganham-se e nesta final (se o Benfica passar o Braga) não há má gestão que afecte o sonho dos jogadores ganharem este único jogo.

É essa a minha esperança e, julgo, que de todos os Benfiquistas.

E isso mostraria que apesar da má gestão, nos resta ainda defender a nossa grandeza.

 

Com a esperança e a convicção que temperaram o carácter de campeões que nunca poderemos perder! 




6 comentários:
De BENFIQUISTA a 2 de Maio de 2011 às 12:21
Antes de mais, agradeço-lhe por manter vivo este Blog, que deveria ser lido, "relido", observado e o seu conteúdo analisado por alguém da estrutura do Futebol do nosso CLUBE. Mas por alguém que realmente perceba o que está a ler e que compreenda a mensagem que se pretende passar. Nenhum verdadeiro Benfiquista quer o mal do seu CLUBE, as criticas boas ou más devem ser vistas para engrandecer ainda mais e respeitadas dentro do contexto. Sou sincero : Não gosto de pessoas que teem a mania que sabem tudo, que falam demais, que se auto-elogiam permanentemente, que tratam os outros como querem e apetecem. Assim como não gosto de de uma Entidade Patronal que tudo isto permite sem ter a decência de chamar a atenção do seu funcionário que deve produzir mais e falar menos. Quando se contrata alguem é com o intuito deste mostrar resultados. Quem contrata não deve ter medo de chamar a atenção para os erros que estão a ser cometidos...só se o patrão e o encarregado também não perceberem do oficio e se contentarem com serviço de produção mínima...Esta é a imagem que eu tenho do Futebol do Benfica. Dói. Mas a para mim a verdade é esta. E não é só esta época. Mesmo a época passada, em que fomos Campeões. Sim ganhámos o titulo, o mesmo titulo que quase perdía-mos para o ...Braga, sem tirar mérito este clube pelo campeonato que fez. Para mim, continuo com opinião pessoal, um Campeão para o ser verdadeiramente, não pode ganhar um só campeonato isoladamente, tem se ter continuidade logo na época seguinte...o Clube e a respectiva estrutura, com Treinador incluido. Temos o exemplo do Boavista que foi campeão, não quero discutir se com mérito ou não, e todos sabemos o que lhe aconteceu. E ao seu treiandor de então que sinceramente nem sei por onde anda, penso que para o Oriente ou então por cá a treinar equipas pela internet.
Sei que é uma frase muito repetida, mas é sempre actual : " para ser grande não basta parecê-lo tem tambem de o ser verdadeiramente e sobretudo merecê-lo". Para se ter êxito tem que se sofrer primeiro para festejar no fim. Uma Equipa, Instituição ou um Clube como o BENFICA, não precisa que os diversos responsáveis andem permanentemente a dizer o quão são grandes...TEEM É O DEVER DE O DEMONSTRAR EM CAMPO. O Benfica e os seus responsáveis ao entrarem sistemáticamente nas guerrinhas de palavras, em diálogos desnecessáros por tudo e por nada, só se estão a colocar ao nível da pequenez de quem faz disso fraquezas forças, chegando ao cúmulo de se gabarem disso mesmo. Uma equipa como o Benfica não pode ter um Departamento de Imprensa que se limita a realizar alguns desmentidos, fomentar e manter discussões sem nexo... Acho eu que tambem deveria ter o cuidado de "educar/ensinar" os seu funcionários na forma de abordarem certos temas, jornalistas e conferências de Imprensa. O Benfica não pode andar sistemáticamente ao reboque de ninguem, ou do que é dito para tentar destabilizar.

Já me alonguei demais, mas ainda quero dizer o seguinte, e mais uma vez era bom que alguem da estrutura, que não olhasse só para o seu umbigo desse uma vista de olhos : Não podemos andar a construir equipas B e catadupa. Temos de adquirir jogadores que entrem de caras na equipa, que sejam mesmo reforços. Não podemos andar a comprar jogadores e dizer que falta tempo de adaptação e são colocados a rodar para se adaptarem em...em Inglaterra, Espanha, Uruguai, Brasil, etc... quando o campeonato é em Portugal. Temos de ter na estrutura de Futebol alguem que saiba verdadeiramente o que é o Benfica, que perceba muito de Futebol e que não tenha medo de chamar o Teinador e Jogadores á atenção. Cometem-se os mesmos erros demasiadas vezes, não pode ser um "yes man", tem se ser alguem que saiba do que fala, alguem que não queira só um "tacho" pós reforma. E temos muita gente capaz entre jogadores e treinadores campeões no Benfica, com Humberto e Toni á cabeça, ou os dois. Ainda me lembro quando o Grande SR. Mário Wilson disse que no nosso clube qualquer Treinador se arriscava a ser campeão, agora por muito que nos custe, isso acontece noutro clube, porque a estrutura e planeamento é tudo como diz.

Quero-lhe agradecer a boa vontade e o favor de publicar este comentário, que, penso eu, não ofende ninguém e é o pensar de muitos de NÓS.

Um abraço.


De VIAJANTE VERMELHO a 1 de Maio de 2011 às 21:29
É matemático.Já o tinha verificado ao rever posts antigos.O dr. sempre aparece quando o Benfica está em baixo e para lhe largar umas quantas críticas.Em ocasiões em que o Benfica está bem também vai aparecendo espaçadamente e mesmo assim tem que deixar a sua marca.
Mas que azedume é esse?Há por aí comentários que em nada abona o seu proclamado benfiquismo.E não sou eu que o digo,leio simplesmente. E vou ter que ler mais porque neste blog há matéria suficiente onde se poderá tirar e ficar com ideia do quanto defende o Benfica.
Já verifiquei também que grandes nomes e conhecidos benfiquistas fizeram parte deste blog e abandonaram sem escreverem uma letra.Outros há que escreviam periódicamente e deixaram de o fazer.
Dos que mais criticam o clube(pelo que verifico em leituras anteriores) e que aparece nos piores momentos é o dr. Não acha estranho?
Afinal há incógnitas,para alguns certezas, pela negativa, quanto ao projecto de defesa deste blog relativamente ao Benfica.
Alguém poderá explicar, por favor?


De António de Souza-Cardoso a 2 de Maio de 2011 às 10:25
Não deve ter lido bem os meus posts, desde o começo deste Blog.
Ao contrário do que diz e julgo também que do seu caso pessoal, eu penso pela minha cabeça, não recebo encomendas de ninguém. Digo bem do desempenho do meu Clube quando esse desempenho está à altura da grandeza da equipa, da marca e da organização. Digo mal quando não está. O Benfica precisa de uma cultura de exigência e de rigor e não de se contentar em ganhar campeonatos de vez em quando. Eu sou dos que não se conformam por ver, por exemplo, o desempenho do Porto nos últimos 30 anos. E de fazer o respectivo comparativo.
Eu não sou ao contrário do meu Amigo, daqueles que se satisfazem comum quarto lugar do Benfica e que acusam tudo e todos de conspirarem contra o Clube.
Essa é a diferença entre nós, para além do anonimato e de me não parecer que "trabalhe por conta própria".


De Joseph Lemos a 3 de Maio de 2011 às 17:08
Caro Viajante

Não perca mais tempo com o dr porque em pouco tempo vai silenciá-lo como sempre faz quando lhe dizem as verdades frontalmente.

Graças ao seu comentário e à resposta dele, tive uma vêz mais a oportunidade de arrancar-lhe a máscara com que sempre tenta esconder o seu anti-benfiquismo.

Como não o poderia fazer aqui,pelas razões apontadas, fi-lo no meu blog onde poderá também participar.

Eis o endereço:www.bimbolagartada.blogspot.com

Cumprimentos


De Anselmo Damásio a 1 de Maio de 2011 às 15:17
Subscrevo o que o senhor disse, realmente um mau planeamento da época deitou tudo a perder, apesar de prejudicados pelas arbitragens habituais, os tiros nos pés que demos é que ditaram as derrotas obtidas.
Quanto à Liga Europa, espero que seja desta que eu veja o Benfica a ganhar uma Final Europeia, em 41 anos de vida já assisti a 3 finais e a 3 derrotas, espero que à 4ª seja de vez e possamos ganhar mais uma final para dedicar aos campeões da Taça dos Campeões e da Taça Latina.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS
VIVA AO BENFICA


De António de Souza-Cardoso a 2 de Maio de 2011 às 10:25
É isso meu Amigo. Lá estaremos em Braga e seguramente em Dublin a defender esse sonho....


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds