Quinta-feira, 17 de Março de 2011

António de Souza-Cardoso em 17/03/11 | comentar

Fomos a Paris. Ao bonito Parque dos Principes. À cidade luz, a referência da cultura europeia e mundial.

 

Jogamos contra o maior Clube desta que esta uma das maiores e mais importantes capitais do Mundo.

 

E qual o maior Clube desta capital maior? ...O Benfica, acreditam?

 

É verdade e para quem tem dúvidas bastou ver o parque dos Principes repleto com uma maioria de Benfiquistas.

 

O Benfica tem esta dimensão que mais nenhum Clube, produto ou marca portuguesa, concede deter. É de facto uma instituição global. Das mais fortes porque numa área que "joga" tão fortemente com emoções. E por isso suscita tantas invejas e tantas pressões. tantas pulsóes que se têm que acantonar num registo regionalista e bacoco.

 

O Benfica fez um jogo inteligente. Outra vez segurado no pulmão de Fábio Coentrão, no virtuosismo de Sálvio e na eficácia de Nico Gaitan. Tivemos o dominio do jogo e o maior nº de oportunidades. Não fomos, desta vez, prejudicados por ninguém. Nem beneficiados, como já é habitual.

 

Vêm ai os quartos de final. Escrevo quando o Porto ganha ainda ao CSKA por 2-1 e o Braga está empatado com o Liverpool, jogando de igual para igual com esse gigante europeu.

 

Julgo que os Clubes portugueses têm, os três, condições para prosseguir na Europa.

 

Só um, no entanto, tem esta dimensão universal, de ser maior mesmo em casa dos maiores. De jogar em casa duas vezes.

 

Esta a glória do Benfica que desperta a "chama imensa" mas também o imenso ódio que obriga a que se fale do Benfica quando Ele nem sequer lá está.

 

Continuamos vivos nas diferentes frentes. Julgo que Jesus desistiu do Campeonato. Sem o admitir, mas provando-o em campo. Em particular com o Portimonense onde fica a dúvida se jogamos com um titular ou com... nenhum.

 

Eu que não sou de desistir, não gosto disso, mas é verdade que nos esperam muitas glórias, ainda, para esta época. De Lisboa a Luanda, do Porto a Paris. Em Portugal, na Europa e no Mundo que é de onde é o Benfica!

 

 

António de Souza-Cardoso

 




21 comentários:
De Carlos Pinto Correia a 21 de Março de 2011 às 12:45
Caro Senhor
Sou emigrante; estou em França há 18 anos. Sou portista. Fanático. Longe da pátria apoio sempre qualquer clube português. Com uns camaradas, fomos de Marselha a Paris apoiar a equipa portuguesa. De 9, apenas 1 era benfiquista. Como nós muitos. Do Sporting, da Académica, do Braga... Acredito que ainda há muitos encarnados em França, mas já não tantos como querem fazer acreditar. Por favor, não fique também cego com essa da mistura clube-país. É por isso, talvez que os meus irmãos na metrópole dizem que por lá o benfica é o clube mais odiado por causa dessa petulância e pelo recusar o mérito aos outros.
Um araço.


De António de Souza-Cardoso a 24 de Março de 2011 às 12:04
Foi ver o Benfica?


De victor manuel a 24 de Março de 2011 às 14:24
Respondendo ao seu comentário sou levado a comentar que a diferença que o senhor vê em França não é de que há menos Benfiquistas por ai(será que andam a morrer?) ou estão todos a regressar a Portugal?
O que o senhor nota é que só depois que o FCP começou a obter vitórias é que os seus apoiantes começaram a aparecer. Dai que agora repare que afinal os outros clubes(principalmente os do FCP) começaram a aparecer. Tive colegas fanáticos do SCP que no trabalho só se deu conta deles depois que o SCP quebrou o longo jejum de 18 anos.Até ai ninguem sabia quem eles eram.
Quanto aos seus irmãos na Metrópole(a França fica onde?Fora da Metrópole?) dizerem que o SLB é o Clube mais odiado diga-lhes que isso é a mensagem que os dirigentes e todos os propagandistas portistas procuram fazer crer que existe em Portugal, mas que é uma falsidade.Infelizmente a máquina montada pelos dirigentes do FCP no controle sobre alguns clubes procura fazer passar essa imagem mas que é totalmente falsa.O SLB onde quer que vá, excepto emzonas do País onde mais fácilmente os vândalos se introduzem no meio dos adeptos de outros clubes, é sempre bem recebido e em festa.Porque para nós Benfiquistas DESPORTO É FESTA e só consideramos termos rivais e não INIMIGOS. Quando vêm tb para a FESTA ela existe, e tal como ontem se verificou no Basket o FCP venceu na Luz e tudo decorreu na normalidade de um jogo de competição. Tal seria possivel no Pavilhão do FCP? Todos vimos o que aconteceu no jogo de Hóquei ali disputado...
RIVALIDADE É SALUTAR MAS TRAZER ODIO E GUERRA para o DESPORTO é apanágio de quem não sabe conquistar provas de outro modo.
Obrigado pelo apoio que foi dar a Paris mas não tenha dúvidas que 90% dos apoiantes do SLB nas bancadas do Parque dos Principes era de Benfiquistas vindos de vários países limitrofes da França. Tb a soutras euipas portuguesas quando jogam no estrangeiro são apoiadas por portugueses sejam eles de que clubes sejam.E que continue a ser assim sempre pois tenho muita familia emigrante e sei o prazer quie sentem quando alguma equipa ou atleta português se evidencia no exterior todos rejubilam e se sentem mais orgulhosos de serem PORTUGUESES.


De VIAJANTE VERMELHO a 19 de Março de 2011 às 14:18
Tem razão.Graças a Vieira que o clube voltou a ser uma referência mundial,suscita invejas e pressões e assim não seria se tivesse caído nas mãos de um tal candidado que o sr. apoiou contra o nosso presidente. Não acha que já é tempo de retratar-se nesta questão?


De António de Souza-Cardoso a 20 de Março de 2011 às 15:10
Nunca fiz parte de nenhuma lista, nem votei em nenhum dos candidatos, porque simplesmente não podia votar pela intolerável discriminação com os sócios que não são de Lisboa (como os que apoiaram o Benfica em Paris). mas sou amigo e admirador de bruno carvalho e disso nuna me envergonharei.


De VIAJANTE VERMELHO a 20 de Março de 2011 às 22:08
Não votou por discriminação com os sócios fora de Lisboa?
Que eu saiba no Benfica não existe esse tipo de presuposto.O melhor será trocar isso por miudos porque uma acusação desse tipo é muito grave e há que esclarecer, certo?


De António de Souza-Cardoso a 24 de Março de 2011 às 12:05
Muito graves são as palermices que o Sr. diz


De VIAJANTE VERMELHO a 20 de Março de 2011 às 22:29
Esqueci comentar o seguinte:
Nem vou discutir a sua admiração pelo indivíduo mas está a querer dar a volta ao texto.
Eu escrevi que apoiou e não falei em voto.


De victor manuel a 22 de Março de 2011 às 09:49
Cada um é livre de escolher em quem votar. Ninguem é condenado por tal acontecer. Só há que reconhecer que há candidatos que logo que se apresentam mostram que não possuem capacidades nem qualidades para serem Presidentes dum Clube com a dimensão do SLB. Tudo se aceita e cada qual segue o seu caminho. Mas vir dizer que não votou porque foi discriminado em relação aos votantes de Lisboa isso é que não. Ou mostra o seu desconhecimento em relação ao SLB (o que é grave para quem vem opinar sobre o SLB) ou mostra má fé (o que não acredito). Todos sabem que o SLB é o ÚNICO CLUBE EM PORTUGAL em que os seus sócios podem votar EM TODO O MUNDO. Usando o voto eletronico que está disponivel para todos os associados.


De António de Souza-Cardoso a 24 de Março de 2011 às 12:07
Pois o que me informaram foi que os sócios correspondentes como é o meu caso não podiam votar. Mas se é um erro ainda bem. Porque a grandeza do Benfica vem da sua universalidade (acho que até devia tirar o "Lisboa" do nome).


De victor manuel a 24 de Março de 2011 às 14:30
É natural que os sócios correspondentes tenham um tratamento diferente. Tb pagam valores diferentes e como tal têm condições diferentes.Falei dos sócios efectivos mas irei procurar saber quais as condições do sócios correspondentes pois penso que na ultima AG foram feitas alterações de modo a evitar o aparecimento de aventureiros que podem, com populismo fácil, destruir uma Instituição secular. Não faz muito tempo que tal ia acontecendo no SLB e há que blindar o Clube a oportunistas que pensam que tudo sabem e não entendem a dimensão que o SLB tem. Gerir uma tasca(com todo o respeito pela tasca) não é o mesmo que gerir um Hipermercado.
Agradeço o seu esclarecimento pelo facto de não ter sido publicado o meu comentário de imediato e aceito. Tb não é muito habitual passar todo o tempo por aqui, mas sempre vou dando uma vista de olhos.E faço-o pq alguns comentários têm qualidade....


De victor manuel a 23 de Março de 2011 às 20:00
Posso saber pq razão não foi publicado o meu comentário em que afirmava que o sr. está enganado em relação ao poder votar em qualquer parte do planeta nas eleições do SLB? Há censura?


De António de Souza-Cardoso a 24 de Março de 2011 às 12:08
Desculpe estive fora, não faço disto profissão.


De vitor nunes a 19 de Março de 2011 às 11:44
Na Holanda vai ser igual,mais benfiquistas do que adeptos do PSV? A humildade deveria levá-lo a escrever que em Paris estavam mais Portugueses do que adeptos do PSG,você não sabe o que é ser emigrante?Valha a santa ignorância.


De António de Souza-Cardoso a 20 de Março de 2011 às 15:12
Mas o meu Amigo está a dizer o quê que eram portistas os que lá estavam? Não brinque comigo. O único Clube com dimensão mundial é o Benfica. Quando o Porto tiver em qualquer estádio de outro Clube de qualquer Pais, maior nº de adeptos do que esse Clube, o meu Amigo avise que eu dou o braço a torcer.


De vitor nunes a 20 de Março de 2011 às 22:58
O senhor é que falou em FCP,não fui eu,do que eu falei foi da falta de humildade,ou se quiser de conhecimento do que é ser emigrante,de resto já sei que o senhor é um benfiquista de uma casta superior ,e até duvido que haja alguém tão benfiquista.
Mas continuo a dizer que da vida de emigrante o senhor não entende nada,percebeu?


De rui pereira a 25 de Março de 2011 às 14:58
Sim, sim, pois, pois.
Tudo isso é muito lindo, a vida de imigrante e tal, mas depois quando não é o Benfica e são outros, a gente vê as enchentes.
Enchentes de ar, é o que é.
Tenho a certeza que estariam portugueses adeptos de outros clubes, lá no parque dos príncipes, mas não são esses que fazem as enchentes.
Doutra forma veríamos as mesmas enchentes com qualquer outro clube português.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Sim, sim, pois, pois. <BR>Tudo isso é muito lindo, a vida de imigrante e tal, mas depois quando não é o Benfica e são outros, a gente vê as enchentes. <BR>Enchentes de ar, é o que é. <BR>Tenho a certeza que estariam portugueses adeptos de outros clubes, lá no parque dos príncipes, mas não são esses que fazem as enchentes. <BR>Doutra forma veríamos as mesmas enchentes com qualquer outro clube português. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Tosos</A> sabemos que isso não acontece. Os nossos adversários, por muito que isso os incomode, tb sabem. <BR><BR>


De Anónimo a 18 de Março de 2011 às 19:35
ESTIVE A LER UMAS COISAS INTEREANTES SOBRE O SR, DOUTOR E A MINHA ALMA FICOU PARVA.
NADA DE COLAGEM DA MONARQUIA FANDANGA AO CLUBE DO POVO, OUVIU?
ISSO DE MONARQUIA É ALGUMA COISA QUE SE COMA?
UM DIA O SR. DOUTOR VAI SER ARMADO CAVALEIRO PARA IR RECEBER O TRIBUTO QUE OS PARVALHÕES DOS BRASILEIROS DE PETRÓPOLIS AINDA PAGAM A ESSE PRETENSO REI SEM COROA QUE O SENHOR DOUTOR TANTO IDOLATRA.

ACORDEM BRASILEIROS ESTAMOS NO SÉCULO XXI E MANDEM O PRETENSO REI AREAR A COROA QUE JÁ CAIU DE PODRE.



De António de Souza-Cardoso a 20 de Março de 2011 às 15:14
Ainda bem que a sua Alma ficou parva, assim não conflitua com o resto. Só uma enorme falta de conhecimento e de respeito pela História de Portugal e do Brasil, o levam a dizer alarvidades desse tamanho.


De Pastor a 17 de Março de 2011 às 21:31
Estimado,

Em completo acordo.


De António de Souza-Cardoso a 20 de Março de 2011 às 15:14
Obrigado meu Amigo


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds