Sábado, 12 de Março de 2011

Miguel Álvares Ribeiro em 12/03/11 | comentar

O que aconteceu com o nosso Vice-Presidente à saída de um conhecido restaurante da cidade do Porto é inadmissível e indigno, e faz parte de um longo rol de atitudes indesculpáveis que adeptos portistas têm perpetrado contra o Benfica e os seus dirigentes.

 

Sou portuense, com muito orgulho e honra, e acho sinceramente que as gentes do Norte são as mais hospitaleiras e francas de todo o país. Infelizmente, quando se considera a vertente desportiva, isto é, quando em vez dos portuenses falamos dos portistas, passamos de um extremo ao outro.

 

Porque sou portuense e um apaixonado benfiquista ouço com muita frequência estas perguntas:

 

- Não nasceste no Porto? Então porque é que és benfiquista?

 

Estas perguntas só teriam alguma lógica admitindo que a escolha do clube é feita de forma racional e desapaixonada, o que para mim (e penso que para a generalidade dos adeptos) não faz qualquer sentido.

 

O verdadeiro adepto sofre apaixonada e irracionalmente com o seu clube. É evidente que nenhum adepto assiste calmamente a um jogo do seu clube, avaliando friamente quem está a jogar melhor para decidir quem acha que deve merecer a sua preferência na vitória.

 

Quando assisto a um jogo do Benfica estou a torcer desde o primeiro ao último segundo para que o Benfica se superiorize ao seu adversário e penso que não sou nenhuma excepção.

 

Coisa diferente é não ser capaz de reconhecer que a equipa jogou mal e/ou que o adversário foi superior e mereceu a vitória. Muito mais grave ainda, indesculpável mesmo, é que se pratiquem actos de violência e vandalismo em nome do clubismo.

 

É também evidente que este tipo de actos não é exclusivo dos adeptos de nenhum clube, embora venham sendo cada vez mais comuns entre os portistas. Penso que isso se deve em grande medida à flagrante incapacidade dos dirigentes portistas para condenar este tipo de acções e ao sentimento de total impunidade que deriva de não se conhecerem casos em que os culpados tenham sido julgados e condenados de forma exemplar.

 

Com isto está-se a conseguir afastar as pessoas normais do futebol e de outras manifestações desportivas. Se não houver uma grande preocupação de encontrar uma forma de impedir este tipo de comportamentos, eles vão envenenar de tal forma o fenómeno desportivo que podem mesmo acabar ele.

 

Termino repescando uma frase de um dos meus primeiros posts nest blog:

 

“O mais perverso de tudo isto é que o desporto, que devia ser essencialmente uma escola de valores, consiga que pessoas bem formadas compreendam, e até justifiquem, os comportamentos mais atentatórios desses mesmos valores, desde que seja ao serviço do seu clube. Não contem comigo para isso!”

 

Saudações Benfiquistas

 




12 comentários:
De Lampião... a 6 de Abril de 2011 às 02:59
...APAGA A LUZ, AHAHAHAHAHAHAHAHAH QUE GOZO


De rui pereira a 23 de Março de 2011 às 22:47
Chamem-me rebuscado, mas para mim estes lamentáveis incidentes que temos vindo a assistir, visam, em última analíse, explorar a possibilidade de poderem jogar a 2ª mão da meia final da Taça de Portugal, fora da Luz.
Quem sabe? Aí a uns 100 ou 150 km de Lisboa.
Sempre lhes aumentava um pouco a probabilidade de ganhar.
Ou alguém ficaria surpreendido com um interdição do Estádio da Luz, após uma recepção "à maneira" a tão "ilustre convidado"
Estas são as manobras tipicamente mafiosas, tantas vezes utilizadas ao longo da história, pelo clube corrupto.
Pessoalmente concordo em absoluto com a posição da direcção do Benfica, quando pede aos adeptos que em vez da resposta que merecem, lhes dêem a resposta inteligente.
Estou convencido que no Benfica se percebe o verdadeiro alcance destes... chamemos-lhes incidentes.
Que lindo seria, os adeptos do clube corrupto ficarem com a violência e o insulto só para eles.
Pena é que boa parte dos adeptos de futebol, não pautam as suas acções pela inteligencia. Infelizmente, porque também temos disso no Benfica, não tenho muita esperança que sejamos capazes de dar a resposta inteligente.


Um benfiquista da cidade do Porto



De iBenfiquista a 16 de Março de 2011 às 23:09
Caro Miguel Alvares Ribeiro, quando alguém lhe perguntar porque é que é do Benfica, por ter nascido no Porto, penso que a melhor resposta é que dizer que ser benfiquista não está confinado a uma qualquer região especial de Portugal, ou do mundo, um benfiquista é um cidadão do mundo. E que, pelo facto dos andrades pensarem assim, é mais uma razão para se sentir orgulhosamente benfiquista.

Um abraço benfiquista


De Miguel Álvares Ribeiro a 15 de Março de 2011 às 16:56
Confesso que nem eu esperaria de Pinto da Costa, de quem já não tenho a menor das ilusões, que descesse tão baixo nos comentários feitos a este perigoso, indigno e inadmissível incidente.

Realmente acabei por ter mais razão ainda do que aquela que esperava pois os comentários que esse "dirigente" fez são um verdadeiro apelo à violência e ao ódio.

Indigno mais uma vez!


De Justiceiro a 15 de Março de 2011 às 14:58
De repente tentam passar uma esponja pelo facto de terem matado um adepto do Sporting, terem incendiado um autocarro de adeptos do Porto que foram apoiar o Hóquei, terem agredido um jogador do Hóquei ao ponto de este ter ficado em coma, terem agredido o Pinto da Costa à porta do Hotel em Lisboa... Sejam sérios, sejam Homens e repudiem todo e qualquer tipo de violência, venha ela de qualquer parte.


De Miguel Álvares Ribeiro a 15 de Março de 2011 às 16:52
Caro Justiceiro

Não sei a quem se pode referir uma vez que todas essas inadmissíveis acções foram repudiadas pelos dirigentes do Benfica e pelos benfiquistas em geral.

No post que comenta refiro mesmo que "É também evidente que este tipo de actos não é exclusivo dos adeptos de nenhum clube ..."

De mim, em particular, não só nunca ouviu uma palavra de incentivo à violência como sempre ouvirá críticas a actos desse tipo.

Infelizmente, e era essa uma das principais conclusões do meu post, não vê o mesmo tipo de atitude por parte dos dirigentes do F C Porto, que com as suas tiradas parecem querer justificar os actos indignos dos seus adeptos.

Cumprimentos


De Miguel a 15 de Março de 2011 às 12:45
Pessoal, no próximo jogo SLB - fcp vamos gritar do princípio ao fim Corruptos. Espalhem a palavra e que chegue aos NN e DV, eles ao começarem, toda a gente os acompanha. Eles viam 65.000 a gritar CORRUPTOS e os responsáveis pelo desporto veriam que nem todos são cegos e que pode ser um fenómeno tipo Geração à rasca. Facebook e todos os canais possíveis!!!


De Zé Barros a 14 de Março de 2011 às 18:30
Viajante,de valentes da inter-net está o mundo cheio...


De Verdade Desportiva a 14 de Março de 2011 às 14:56
O Real Madrid já solicitou, que o controle anti-doping em Espanha passe a ser uma coisa séria e não uma brincadeira . Como é em Portugal, depois destes anos todos, sempre com o mesmo clube a ganhar campeonatos de uma forma estranha, ninguém ousa pedir o mesmo?


De VIAJANTE VERMELHO a 13 de Março de 2011 às 04:40
Ponto 1: Quem faz tal pergunta só pode ser ignorante ou pretende provocar.

Ponto 2: Fica alerta porque não é impossível que os selvagens voltem à carga contra outros benfiquistas que se manifestem como tal.

Ponto 3: Embora tarde, a Lei fará descer a espada da Justiça sobre as cabeças da escumalha porkista.

Ponto 4: A Justiça pelas próprias mãos também é uma possibilidade e o acto de banditismo contra o nosso vice está a despertar a indignação em muitos grupos que ponderam retaliar.

Ponto 5: Embora seja de índole pacífica,se algum bandido porkista me cair nas mãos, (a paciência esgotou-se) vai recordar por toda a vida. E estou preparado para a próxima visita dos labregos à Catedral.


De Miguel Álvares Ribeiro a 13 de Março de 2011 às 18:06
Caro Viajante vermelho
Compreendo a indignação, que compartilho, e espero também que a justiça se faça sentir sobre os culpados.
Não estou, no entanto, minimamente de acordo com as propostas de retaliação que advoga; não é repetindo os comportamentos que criticamos que resolveremos seja o que for - no fundo, se o fizermos apenas estamos a descer ao nível daqueles que criticamos.
Cumprimentos


De VIAJANTE VERMELHO a 13 de Março de 2011 às 18:24
Eu não disse que advogava a retaliação mas sim que vários grupos benfiquistas estão a ponderar responder.
Quanto a mim, se algo acontecer na minha presença não vou ficar impávido e sereno porque não vou dar a outra face, prefiro o olho por olho, dente por dente.
Em parte, é por causa da serenidade que a bandidagem avança confiante.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds