Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

11
Jul08

PINTO DA COSTA

Bruno Carvalho

 
Tenho forçosamente que começar por agradecer a todos que com os seus comentários ajudam a reflectir sobre o Benfica. A todos, mesmo àqueles que me criticam.
 
Eu tinha total consciência que a maioria das reacções iria ser negativa. Mas, meus amigos, blogues para dizer mal do Porto, de Pinto da Costa e para glorificarem cegamente o Benfica não faltam. Este blog pretende, precisamente, ser um espaço de reflexão diferente.
 
Quero agradecer o apoio público do meu amigo Júlio Machado Vaz que vem defender a liberdade e a pluralidade deste espaço. Também eu a defendo.
 
Quando enderecei, com o António Souza-Cardoso, os convites aos diversos bloggers do “NOVO BENFICA” deixei bem claro que cada um diz o que quer. Não somos uma tendência dentro do Benfica nem temos outro objectivo comum que não seja pensar o Benfica. Isso já está provado.
 
Devo só fazer um reparo, eu não tenho nenhuma disponibilidade antecipada para o martírio, mas sei muito bem o que significa não bater cegamente no Porto ou em Pinto da Costa. Quem me conhece profissionalmente, como o Júlio conhece, sabe bem que digo sempre, sem temores, o que penso e não tenho grande tendência para a vitimização.
 
Quero também deixar uma palavra para outro amigo meu, Pedro Fonseca, um grande benfiquista que me pede para não relembrar os resultados do Benfica. Desculpa Pedro, mas fazer isso é o caminho para perpetuar os maus resultados e eu quero acabar com a senda de derrotas do Benfica. Para além disso, o que eu fiz foi apenas constatar factos. Não os distorci, mas também não os mascarei.
 
Vou explicar, talvez um pouco melhor, o que penso, apesar de eu achar que já fui suficientemente claro no post anterior.
 
“conhece o teu inimigo e conhece-te a ti próprio
e poderás lutar 100 batalhas sem derrotas”
Sun Tzu, Filósofo chinês (544-496 A.C:) autor de “A Arte da Guerra”
 
Só uma pequena nota: em desporto não há inimigos, mas adversários.
 
Como diz a citação de um dos mais famosos estrategas militares, se não o maior de todos os tempos, é fundamental conhecer bem o adversário para lhe poder ganhar todas as batalhas.
 
Ignorar e desprezar o que se passa no Porto tem sido um erro fatal.
 
Na minha opinião, o Porto tem:
 
- uma grande capacidade de organização
- capacidade de comprar e reconhecer bons jogadores de futebol
- uma estrutura que apoia e protege os treinadores
- uma balneário fechado e solidário
- uma boa equipa de preparação física
- um bom departamento médico
- relação de apoio e amizade com diversos clubes mais pequenos
- capacidade de influência nas estruturas de decisão do futebol português
 
Tudo isto são ingrediente para a vitória.
 
O Porto é perfeito? Claro que não.
 
O Benfica pode ser melhor que o Porto? Com certeza que sim. E é por isso que eu luto.
 
No Benfica as coisas não correm tão bem como eu quero. Apesar de reconhecer qualidades em Luís Filipe Vieira que, aliás, já as enumerei em posts anteriores, eu acho que o Benfica não está no caminho que pode e deve estar.
 
Recordo apenas o episódio da tentativa rocambolesca de contratação de Eriksson onde inacreditavelmente estava com uma câmara da SIC à porta do hotel em Manchester a filmar Luís Filipe Vieira e Rui Costa… Isso seria possível com o FC Porto?
 
Alguém acha normal o Benfica tenha ido buscar Diamantino Miranda para adjunto e depois vir o ajunto espanhol (nem sequer foi Quique Flores) dizer que Diamantino e Chalana não iriam estar presentes nos treinos?
 
Alguém percebe as dezenas de lesões musculares que existem por época no Benfica e que são quase inexistentes no Porto? Ano após ano?
 
Isto são meros exemplos, há muito mais, mas falarei disso em tempo oportuno.
 
Reconhecer méritos e qualidades no Porto faz de mim um benfiquista medíocre? Para muitos faz. Paciência.
 
E quanto à corrupção, vamos falar sem rodeios. Quem for culpado que seja condenado. Mas condenado em tribunais decentes e justos.
 
Andou Maria José Morgado tanto tempo a investigar para um juiz desmontar as mentiras de Carolina Salgado em poucos minutos. Essa senhora aos olhos de alguns benfiquistas é, agora, uma testemunha credível, esquecendo-se esses mesmos dos tempos que ela se sentava no Estádio da Luz ao lado do líder dos Super Dragões a insultar o nosso presidente.
 
Se queremos limpeza no futebol (queremos todos), que seja feita de uma forma séria e não através de episódios inenarráveis como os do Conselho de Justiça.
 
Aqueles que pensam que o Porto apenas ganha por ser, nas palavras deles, um clube corrupto, estão enganados. Enquanto o Benfica não perceber isso não voltará a ganhar.
 
É preciso, como dizia Sun Tzu, conhecer bem o adversário para o vencer.
 
Um abraço a todos.
 
Bruno Carvalho

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Torres Ferreira 13.07.2008

    O que é pena é haver benfiquistasinhos tótós e fracotes, daqueles que ainda são capazes de fazer coro com os andrades/galegos e os lagartixos falidos de alvalixo em desfavor do glorioso Benfica, benfiquistasinhos assim tipo bruno carvalho e este tal de miguel.

    Nós no Benfica só queremos HOMENS e MULHERES que sejam BENFIQUISTAS 100% em todas e em quaisquer circunstâncias.

    Só é VERDADEIRAMENTE BENFIQUISTA QUEM AMA O BENFICA COMO SE ESTE FOSSE REALMENTE NÃO uma espécie de 2ª família (isso é para benfiquistas de meia tijela, tipo este miguel, o bruno carvalho, o júlio machado vaz, etc) , mass como se realmente o BENFICA Glorioso e Inigualável fosse realmente da sua 1ª (primeira) FAMÍLIA.

    Isto é que é BENFIQUISMO, os resto são patacoadas de benfiquistasinhos de aviário que nem sabem se são carne ou peixe, enfim são uns aytênticos "ATRAPALHAS" e atrasos de vida.

    volto a dizer e sempre o direi contra TUDO E CONTRA TODOS:

    Viva O Glorioso, Eterno e Inigualável BENFICA, o Maior e Melhor Clube de Portugal, com muitos e muitos e muitos adeptos e Sócios de AÇO, adeptos e sócios de BENFIQUISMO 1000000000000% PURÍSSIMO.

    O resto só ATRAPALHA e não INTERESSA nem ao menino Jesus.

    Benfica, sempre,sempre,sempre,sempre o Maior e o Melhor de Portugal e realmente um dos 10 (dez) Maiores clubes de todo o Mundo.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2008
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D