Sexta-feira, 11 de Julho de 2008

Bruno Carvalho em 11/07/08 | comentar

 
Tenho forçosamente que começar por agradecer a todos que com os seus comentários ajudam a reflectir sobre o Benfica. A todos, mesmo àqueles que me criticam.
 
Eu tinha total consciência que a maioria das reacções iria ser negativa. Mas, meus amigos, blogues para dizer mal do Porto, de Pinto da Costa e para glorificarem cegamente o Benfica não faltam. Este blog pretende, precisamente, ser um espaço de reflexão diferente.
 
Quero agradecer o apoio público do meu amigo Júlio Machado Vaz que vem defender a liberdade e a pluralidade deste espaço. Também eu a defendo.
 
Quando enderecei, com o António Souza-Cardoso, os convites aos diversos bloggers do “NOVO BENFICA” deixei bem claro que cada um diz o que quer. Não somos uma tendência dentro do Benfica nem temos outro objectivo comum que não seja pensar o Benfica. Isso já está provado.
 
Devo só fazer um reparo, eu não tenho nenhuma disponibilidade antecipada para o martírio, mas sei muito bem o que significa não bater cegamente no Porto ou em Pinto da Costa. Quem me conhece profissionalmente, como o Júlio conhece, sabe bem que digo sempre, sem temores, o que penso e não tenho grande tendência para a vitimização.
 
Quero também deixar uma palavra para outro amigo meu, Pedro Fonseca, um grande benfiquista que me pede para não relembrar os resultados do Benfica. Desculpa Pedro, mas fazer isso é o caminho para perpetuar os maus resultados e eu quero acabar com a senda de derrotas do Benfica. Para além disso, o que eu fiz foi apenas constatar factos. Não os distorci, mas também não os mascarei.
 
Vou explicar, talvez um pouco melhor, o que penso, apesar de eu achar que já fui suficientemente claro no post anterior.
 
“conhece o teu inimigo e conhece-te a ti próprio
e poderás lutar 100 batalhas sem derrotas”
Sun Tzu, Filósofo chinês (544-496 A.C:) autor de “A Arte da Guerra”
 
Só uma pequena nota: em desporto não há inimigos, mas adversários.
 
Como diz a citação de um dos mais famosos estrategas militares, se não o maior de todos os tempos, é fundamental conhecer bem o adversário para lhe poder ganhar todas as batalhas.
 
Ignorar e desprezar o que se passa no Porto tem sido um erro fatal.
 
Na minha opinião, o Porto tem:
 
- uma grande capacidade de organização
- capacidade de comprar e reconhecer bons jogadores de futebol
- uma estrutura que apoia e protege os treinadores
- uma balneário fechado e solidário
- uma boa equipa de preparação física
- um bom departamento médico
- relação de apoio e amizade com diversos clubes mais pequenos
- capacidade de influência nas estruturas de decisão do futebol português
 
Tudo isto são ingrediente para a vitória.
 
O Porto é perfeito? Claro que não.
 
O Benfica pode ser melhor que o Porto? Com certeza que sim. E é por isso que eu luto.
 
No Benfica as coisas não correm tão bem como eu quero. Apesar de reconhecer qualidades em Luís Filipe Vieira que, aliás, já as enumerei em posts anteriores, eu acho que o Benfica não está no caminho que pode e deve estar.
 
Recordo apenas o episódio da tentativa rocambolesca de contratação de Eriksson onde inacreditavelmente estava com uma câmara da SIC à porta do hotel em Manchester a filmar Luís Filipe Vieira e Rui Costa… Isso seria possível com o FC Porto?
 
Alguém acha normal o Benfica tenha ido buscar Diamantino Miranda para adjunto e depois vir o ajunto espanhol (nem sequer foi Quique Flores) dizer que Diamantino e Chalana não iriam estar presentes nos treinos?
 
Alguém percebe as dezenas de lesões musculares que existem por época no Benfica e que são quase inexistentes no Porto? Ano após ano?
 
Isto são meros exemplos, há muito mais, mas falarei disso em tempo oportuno.
 
Reconhecer méritos e qualidades no Porto faz de mim um benfiquista medíocre? Para muitos faz. Paciência.
 
E quanto à corrupção, vamos falar sem rodeios. Quem for culpado que seja condenado. Mas condenado em tribunais decentes e justos.
 
Andou Maria José Morgado tanto tempo a investigar para um juiz desmontar as mentiras de Carolina Salgado em poucos minutos. Essa senhora aos olhos de alguns benfiquistas é, agora, uma testemunha credível, esquecendo-se esses mesmos dos tempos que ela se sentava no Estádio da Luz ao lado do líder dos Super Dragões a insultar o nosso presidente.
 
Se queremos limpeza no futebol (queremos todos), que seja feita de uma forma séria e não através de episódios inenarráveis como os do Conselho de Justiça.
 
Aqueles que pensam que o Porto apenas ganha por ser, nas palavras deles, um clube corrupto, estão enganados. Enquanto o Benfica não perceber isso não voltará a ganhar.
 
É preciso, como dizia Sun Tzu, conhecer bem o adversário para o vencer.
 
Um abraço a todos.
 
Bruno Carvalho

sinto-me: Empenhado


111 comentários:
De paulo jorge a 21 de Julho de 2008 às 00:30
Aconcelho-o a não gastar pérolas....


De Pedro5 a 15 de Julho de 2008 às 17:40
- uma grande capacidade de organização
- pois tem, uma organização que vai desde casas de alterne até ao Vaticano...

- capacidade de comprar e reconhecer bons jogadores de futebol
- neste caso tem muito boa gente a ganhar milhões em comissões de jogadores principalmente com certos e determinados empresários, aliás há que manter os vícios...

- uma estrutura que apoia e protege os treinadores
- esse apoio tambem pode ser dado com bombas dentro do carro do treinador caso não satisfaça o "mestre"!

- uma balneário fechado e solidário
- Ai d'alguem que saia fora da coleira, vejam o caso do Assunção ou do Derlei...para não falar do Costinha...já ouvi dizer que é tão fechado que cada vez que um jogador sai para se divertir é seguido por Porches, vejam lá esta solidariedade!

- uma boa equipa de preparação física
- bolas, com 63 jogadores a fazer parte do plantel , mesmo que fosse uma "mer..." de departamento , havia sempre maneira de tapar o buraco...que dizer de Bruno Moraes ou Sokota?
- um bom departamento médico
idem idem

- relação de apoio e amizade com diversos clubes mais pequenos
- com 40 jogadores para emprestar, quem é que não quer ter boas relações com o Porto!?

- capacidade de influência nas estruturas de decisão do futebol português
- Tem é uma data de cassetes de video com a maior parte das "estruturas" a ser filmada em grandes bacanais! Chama-se o "polvo" , já ouviu falar?

Já agora se é Benfiquista esqueceu-se de referir um ponto essencial que o Porto tambem tem: É CORRUPTO E BATOTTEIRO E NÂO TEM NEM POR SOMBRAS A CLASSE DO BENFICA E A SUA GRANDEZA, JÁ QUE A MESMA NASCE , NÃO SE COMPRA!

ANDAR DE CABEÇA ERGUIDA PARA MIM É MAIS IMPORTANTE QUE GANHaR, MEU AMIGO!

Ass: Pedro5 / Sócio 7254 (há 35 anos)


De iBenfiquista a 15 de Julho de 2008 às 23:18
Ha, ha, ha. Pedro, aquela das cassettes é engraçada. Mas é a pura verdade! Não há organização que nos valha! Infelizmente tenho de dar-te razão em quase tudo. É o futebol que temos!

Saudações benfiquistas.


De El Niño Rosso a 14 de Julho de 2008 às 13:14
Para um benfiquista falar sempre do porto é um bocado bizarro. E falar sempre bem do porto como o senhor é um bocado..............(cada um escreva o que quiser).


De Bruno Carvalho a 15 de Julho de 2008 às 00:28
Meu caro,
Tenho pena que a maioria das pessoas não percebam o que eu quero dizer.
Eu acho que o Benfica tem que perceber onde erra sistematicamente.
O Benfica é de longe o maior clube de Portugal, mas não ganha.
Se está tudo bem, porque não ganha?
Essa é e minha preocupação.
Cumprimentos,
Bruno Carvalho


De Santos a 21 de Julho de 2008 às 06:38
Poderia ter escolhido o exemplo do manchester ou do lion, se escolhesse o milan acabava por ouvir falar de berlusconi e o seu polvo, mas ainda assim se aceitava melhor do que dar como exemplo de sucesso o porto! È como dar de exemplo os estados unidos para definir democracia, ou mesmo defender que os meios justificam os fins!! Ponha na cabeça uma coisa, se eu roubar um banco e não fôr apanhado poço facilmente fazer-me de filantropo, mas a verdade é que sou uma farsa, e a mim as farsas pouco têm a ensinar a não ser como não o ser!! Espero que o seu exemplo como pai não seja o mesmo que tem como benfiquista, ou arrisca-se a andar a elogiar os filhos dos outros pelo que têm independentemente de como o conseguiram.. È um desastre este seu comentário, mas é saudável que o tenha feito porque a meu ver ainda somos o clube mais democrático e onde todas as opiniões contam, mas mais saudável ainda será compreender que os bons exemplos nem sempre são os que andam de mão dada com o sucesso, mas sempre os que mantêm intácta a sua honra!! Arranje outras estruturas para comparar, apesar de compreender a dificuldade que deve ser encontrar exemplos nos últimos tempos perto das bandas do FCP ( boavista, gondomar, valentins, administradores de bancos, presidentes de conselhos de justiça, pimenta machado, viagens ao brasil, caso da fruta, bordéis, claques a mando,discursos prepotentes, mentira pública, homnagens na assembleia, separatismo regional, difamação do nome dos que vivem abaixo do douro, ameaças a jogadores e treinadores,etc..) O que aconteceu ao porto foi o mesmo que aconteceu ao chelsea, ou seja teve o factor mourinho, pois se retirarmos esses dois anos, tudo o resto pode e deve ser posto em causa, pois até ai a mentira e o crime deram cartas!! e foi só perder mourinho para se voltarem aos vélhos hábitos, é obvio que alguma coisa ficou de bom a nivél da qualidade desportiva.. mas á custa de quê e de quem??

Espero que continue a opinar de livre vontade, mas que tambem saiba crescer com a critica e com isso rever melhor quem são os seus exemplos de eleição!!


De Santos a 22 de Julho de 2008 às 02:39
como vês santos há comentários e comentários... não descortinei a reação ao meu comentário, terá sido por não ser abonatório??


De Bruno Carvalho a 22 de Julho de 2008 às 12:13
Caro Santos,
Eu respondi-lhe no post do António Souza-Cardoso, intitulado Luís Filipe.
Melhores cumprimentos,
Bruno Carvalho


De Santos a 23 de Julho de 2008 às 06:35
Deve\ser\engano\nao\ha\resposta\nenhuma!!


De Bruno Carvalho a 23 de Julho de 2008 às 11:19
Caro Santos,
A minha resposta (que se deve ter perdido) dizia mais ou menos o seguinte: admito toda e qualquer discussão e opiniões diferentes sobre futebol.
Agora não lhe admito, nem a si nem a ninguém, que me venha falar da forma como eu sou pai.
Eu não o ofendi pessoalmente e apenas peço o mesmo tipo de respeito.
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Carvalho


De brmf a 14 de Julho de 2008 às 10:13
"- relação de apoio e amizade com diversos clubes mais pequenos
- capacidade de influência nas estruturas de decisão do futebol português"

Os outros pontos são de boa organização. Estes que cito são de simples tráfico de influências. Acha correcto?

P.S.: Concordo em absoluto com a análise que faz do Benfica. Mas estes pontos só dão razão àqueles que falam da "vassourada".


De Bruno Carvalho a 15 de Julho de 2008 às 00:30
Bem observado. Finalmente !!!!
Repare, que eu não disse o contrário do que o meu amigo diz.
Pensemos uma coisa, quando Luís Filipe Vieira era presidente do Alverca quem era o seu principal aliado?
Obrigado e um abraço
Bruno Carvalho


De Terra Limpa a 13 de Julho de 2008 às 23:07
Caro Bruno:
Deixe-me tratá-lo assim, pois comungo consigo as ideias expostas no seu blog.
Não cria mais raiva num alternadeiro do que não falar dele, nele ou ignorá-lo.
Chega de dar demasiada importância a um indivíduo tão rasteiro.
Concordo consigo que em desporto não há inimigos mas sim adversários.
Quem assim não pensa, tem um enorme déficit formativo.
A nossa grande preocupação deve ser tornar o Benfica ainda maior e ganhar e perder faz parte das regras do jogo.
Quando essas regras são adulteradas por responsáveis desportivos, o que compete a todos aqueles que estão de boa fé no desporto é denunciar e fazer a pressão com provas de molde a que todas as toupeiras saiam das suas galerias subterrâneas e sejam punidas exemplarmente pelas leis que regulam este país.
O FCP, não tem nada mais do que o Benfica já teve e que era para o PC uma pedra no sapato.
Antes de se jogar à Porto, já ele dizia que gostava de ver o Porto jogar à Benfica.
Estas declarações não eram feitas há poucos anos, mas sim, declarações que ele tinha antes de começar a "ganhar campeonatos".
Portanto não há mais do que repor aquilo que é nosso e anda arredado do pensamento dos benfiquistas.
Cotinuemos a escrever sobre o Benfica, chamando a atenção para o que está mal, mas ao mesmo tempo contribuir para a criação de uma nova mentalidade clubista, no respeito pelos valores desportivos dos elementos e agentes do nosso clube.
Devemos também, com o espírito de missão, em prol da verdade desportiva denunciar e divulgar tudo o que não faz parte do desporto.

Saudações benfiquistas

EBot.


De Bruno Carvalho a 15 de Julho de 2008 às 00:31
Obrigado pela sua opinião.
Um abraço
Bruno Carvalho


De Miguel Figueira a 13 de Julho de 2008 às 16:17
Só comentar um ponto que referiu: O Porto compra e reconhece bons jogadores.

Vide a Bola da passada semana onde mostra que o Porto gastou 15 M€ em jogadores a época passada e nehum deles foi titular.

Cumps
MF


De Bruno Carvalho a 15 de Julho de 2008 às 00:35
Compreendo o que diz.
Mas a verdade é que o Porto tem acertado muito mais do que nós e isso deixame-me revoltado.
As pessoas acusam-me de não ser benfiquista, mas é precisamente o contrário.
Um abraço
Bruno Carvalho


De oscar a 21 de Julho de 2008 às 23:07
Como disse o Nuno Golos, o FCP dá (mais) tempo para os jogadores se afirmarem.

O Adu, o Makukula, o Bergessio, ... serão assim tão maus ?


De Jorge Silva a 13 de Julho de 2008 às 15:55
Estas teorias do Bruno Carvalho, baseadas em meias verdades e por isso mesmo, alvo de uma demagogia atroz, fazem-me lembrar a época em que Pinto da Costa e seus seguidores começavam a ascender no futebol nacional. Foi a época em que em Lisboa e nomeadamente no Benfica se achava que o sr Lima seria uma pessoas competente e séria! Depois disto viu-se o resultado!
Mas que raio, neste Benfica ainda existirem pessoas que gostam de arrear as calças!


De Miguel a 13 de Julho de 2008 às 11:32
chegou o torres ferreira.. pronto é o fim deste blog.. è pena :(


De Torres Ferreira a 13 de Julho de 2008 às 15:08
O que é pena é haver benfiquistasinhos tótós e fracotes, daqueles que ainda são capazes de fazer coro com os andrades/galegos e os lagartixos falidos de alvalixo em desfavor do glorioso Benfica, benfiquistasinhos assim tipo bruno carvalho e este tal de miguel.

Nós no Benfica só queremos HOMENS e MULHERES que sejam BENFIQUISTAS 100% em todas e em quaisquer circunstâncias.

Só é VERDADEIRAMENTE BENFIQUISTA QUEM AMA O BENFICA COMO SE ESTE FOSSE REALMENTE NÃO uma espécie de 2ª família (isso é para benfiquistas de meia tijela, tipo este miguel, o bruno carvalho, o júlio machado vaz, etc) , mass como se realmente o BENFICA Glorioso e Inigualável fosse realmente da sua 1ª (primeira) FAMÍLIA.

Isto é que é BENFIQUISMO, os resto são patacoadas de benfiquistasinhos de aviário que nem sabem se são carne ou peixe, enfim são uns aytênticos "ATRAPALHAS" e atrasos de vida.

volto a dizer e sempre o direi contra TUDO E CONTRA TODOS:

Viva O Glorioso, Eterno e Inigualável BENFICA, o Maior e Melhor Clube de Portugal, com muitos e muitos e muitos adeptos e Sócios de AÇO, adeptos e sócios de BENFIQUISMO 1000000000000% PURÍSSIMO.

O resto só ATRAPALHA e não INTERESSA nem ao menino Jesus.

Benfica, sempre,sempre,sempre,sempre o Maior e o Melhor de Portugal e realmente um dos 10 (dez) Maiores clubes de todo o Mundo.


De paulo jorge a 21 de Julho de 2008 às 00:27
É por causa de idiotas destes, com palas vermelhas nos olhos, que o benfica não sai da cepa torta.
Louvo a ingenuidade dos criadores deste blog que ou ainda não perceberam que, como portugal, o Benfica é amado por 95% de grunhos, ou estão dispostos por a desbaratarem pérolas.


De Tiago a 13 de Julho de 2008 às 11:22
Totalmente de apoio ! Excelente texto escrito num blogue que tanto tem publicado de positivo .

http://catedraldapalavra.blogspot.com/


De goleador a 13 de Julho de 2008 às 09:43
Este postador, como benfiquista é uma lástima.

Só responde a quem o elogia. Normalmente não benfiquistas.

A tese dele dos inimigos, então é uma galhofa pegada.

Dizem que é director do Porto Canal... só se por duas razões ou serve interesses que não do Benfica ou porque tem grandes cunhas.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds