Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2010

José Esteves de Aguiar em 08/12/10 | comentar

 

O jogo do Benfica contra o Schalke 04 chegou a ter momentos confrangedores, tal a inércia da maior parte dos nossos jogadores.

 

Apesar de um início algo prometedor, criando oportunidades de golo, rapidamente se viu que Óscar Cardozo não estava nos seus dias, falhando oportunidades e revelando uma falta de acerto e empenho inaceitáveis num profissional.

 

Aliás, as críticas que neste blog têm sido feitas nos últimos tempos, voltaram a ter toda a razão de ser.

 

Há uma estranha apatia que parece contagiar negativamente até jogadores como Fábio Coentrão ou Carlos Martins.

 

Pensando no jogo desta noite, se quiser dizer qual terá sido o melhor jogador do Benfica, não consigo decidir. O pior, sim, para mim foi César Peixoto, mas todos os outros – Roberto à parte – acumularam passes errados, cortes à toa, remates disparatados e muita displicência.

 

Este não é, seguramente, o Benfica que Jorge Jesus anunciou, no início da época, como tendo condições para ir longe na Champions. A jogar assim, continuar na Liga dos Campeões apenas poderia resultar em mais resultados desastrosos e indignos do nome do nosso grande Clube.

 

Por milagre da Nossa Senhora de Lyon, acabamos por ir à Liga Europa, em detrimento de um “colosso” do futebol mundial chamado Hapoel de Telavive.

 

É bom que o tempo que medeia até ao início da nossa participação naquela competição, seja aproveitado para, mais do que lições técnico-tácticas, incutir BENFIQUISMO nos nossos jogadores!

 

Não podemos admitir que jogadores bem pagos por nós todos, se dêem ao desplante de revelar uma displicência que nos envergonha.

 

Durante a parte final da transmissão televisiva do jogo com o Schalke, a dada altura, foi bem audível um grito de revolta – creio que de um espectador desesperado – o qual disse “joguem à bola, mexam-se, o Hapoel está a ganhar em Lyon!”

 

Penso que aquele grito de revolta simbolizou bem o estado de espírito de todos os Benfiquistas que estavam a assistir à nossa equipa a arrastar-se, desgarrada, pelo relvado, parecendo que o relógio jogava a nosso favor.

 

É, no fundo, o grito de revolta de tantos que retiram do magro salário familiar o dinheiro necessário para continuarem a pagar as quotas de sócio e os bilhetes para assistirem aos jogos e que se sentem defraudados por “meninos mimados e novos-ricos”, que não chegam a suar a camisola que um dia tiveram a honra de vestir.

 

PS – Estou curioso para ver como é que os portistas vão chamar a este campeonato – depois do “dos túneis” será o “dos penalties”??

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              




17 comentários:
De Nelson V a 9 de Dezembro de 2010 às 16:43
Caro Zé,

Acho que um gajo quando analisa sem paixão, fá-lo com mais discernimento. Posto isto, a diferença do benfica versão 2010/11 para a anterior é muito simples:

Venderam Di Maria... titular no Real Madrid
Venderam Ramirez .... titular no Chelsea

Como está bom de ver, sendo os ditos jogadores titulares em equipas de topo do futebol europeu, parece-me obvio que a sua ausência seja por demais notada.

no entanto, e mais importante do que os jogadores que venderam:

-Não venderam o David Luiz ... que tanto queria sair.
-Não venderam o Luisão ... que sonhava fazer o ultimo grande contrato.
- Não venderam o Saviola ... que sonhava ter relançado a carreira com uma época de sonho no benfica e voltar a um real madrid ou coisa que o valha.

É nisto que o futebol corrupto do porto é imbatível . Dá-me ideia que existe ali um frontalidade muito própria do flatulento mor na gestão das vendas. Os gajos quando assinam com uma cláusula de 30 milhões já sabem que é por aquele valor (ou muito perto) que saem e que é escusado andarem com choradinhos.

Por ultimo, mas não menos importante:

- A falta de olho de JJ para a contratação. Peixoto, uma autentica nódoa. Weldon , este ano nem convocado é. Jara , uma valente cagada . Salvio .. quem puder, que o gajo precisa de mais 20 metros de campo para correr. Restam dois miúdos que auguro grande futuro, é uma questão de paciência por parte dos adeptos; Gaitan e Kardec.

Abraço


De José Esteves de Aguiar a 10 de Dezembro de 2010 às 00:12
Caro Nelson,
O teu contributo neste blog, na qualidade de adepto de futebol - embora lamentavelmente não Benfiquista - é sempre bem vinda porque a análise sem paixão realmente é mais objectiva.
Concordo com alguns dos teus comentários, mas não te esqueças que também o Porto, por vezes, dá o dito por não dito e acaba por vender jogadores bem abaixo do valor inicialmente previsto.
Relembro-te o caso do Quaresma, quando foi para o Inter. A princípio o PC dizia que ele não sairia por valor inferior ao da cláusula de rescisão (40 millhões de euros), passado algum tempo já falava em 25 milhões e acabou por vender por 17...
Um abraço.


De wessel25 a 9 de Dezembro de 2010 às 00:09
Boa noite caro José Esteves de Aguiar

Em primeiro lugar penso que foi uma das exibições mais penosas do Benfica na Luz esta época isto porque o jogo também não era propriamente o mais motivador e também porque os adeptos não estavam com a equipa ...

Em segundo lugar não se deve colocar tudo no mesmo saco e o Cardozo tem sido dos jogadores desde que regressou de lesão mais lutadores para inverter a situação ao contrário por exemplo de um David Luiz que mostra que não tem estofo para vestir a nossa camisola ...

E ainda temos aqui comentadores a querer vender o Cardozo o que eu pessoalmente acho espantoso já que se está a falar do melhor goleador estrangeiro do Benfica a par de Magnusson ...

Em terceiro lugar o insistir num jogador como César Peixoto parece me desadequado até para o próprio jogador que mostra não ter confiança nem cabeça absolutamente nenhuma ...
Ao contrário da época passada Jesus em vez de antecipar soluções insiste nos mesmos problemas o que é no mínimo irónico ...

Em quarto lugar a clara falta de atitude da equipa no seu geral que encarou o jogo como sendo um jogo a feijões ao invés de o encarar com um espírito vencedor o que é inadmissível num clube como o Benfica e que obriga a nossa estrutura a rever quem tem vontade e classe para jogar no nosso clube ...

Por ultimo e isto não é para disfarçar os problemas do Benfica realçar a vergonhosa arbitragem do jogo no Dragão ...
O Porto neste momento é a equipa que está a jogar o melhor futebol e não precisa destes benefícios para nada ...
Se fosse ao contrário eu como adepto benfiquista também ficava triste pela minha equipa ganhar desta maneira ...
Não é dizer que houve um favorecimento deliberado a favor do Porto mas ficava bem aos adeptos azuis e brancos admitirem que este jogo foi uma vergonha ...
O problema é que daqui a uma semana ninguém se lembra disto, os pontos já estão na mala e os árbitros mantém-se com a mesma impunidade de sempre e ninguém os responsabiliza pelos seus erros ...
Para quando uma discussão real acerca da profissionalização dos árbitros?
Será que não se quer profissionalizar os árbitros porque se estes forem profissionais são responsabilizados pelos seus erros e só realmente os melhores se mantém a apitar?

Ficam as questões em aberto

Saudações Benfiquistas e desportivas


De José Esteves de Aguiar a 9 de Dezembro de 2010 às 23:44
Caro Wessel25,
Obrigado pelo seu sempre oportuno comentário, com o qual estou, genericamente, de acordo.
Realmente, muita coisa há a mudar, para voltar a por a equipa nos carris!
Um abraço


De OBSERVADOR ATENTO a 8 de Dezembro de 2010 às 20:09
Caro José,

Vamos assumir, em primeiro lugar, que a saída de Di Maria e Ramires não explicam, nem de perto nem de longe, o que se está a passar com a equipa. Não sei o que se passa em concreto, mas há uma coisa evidente: a atitude dos jogadores, com uma inércia preocupante, e a postura do treinador nos jogos nada tem a ver com a da última época. Primeira conclusão, falta de liderança, seja do treinador, como penso, seja mesmo dos dirigentes, incluindo o presidente LFV . Alguma coisa tem que ser feita a curto prazo, sob pena de o pior estar para vir, quero dizer que nem 2º lugar na LIGA poderemos alcançar e muito menos títulos. Para desfazer dúvidas, o actual Benfica respira muito menos saúde que o Sporting. Há, no entanto, uma diferença substancial no que concerne ao Benfica, que é a sua aposta nesta época e a enorme diferença em termos orçamentais.
Para atalhar caminho adianto algumas sugestões, de um treinador de bancada sem informação relevante, tentando atacar o problema: tentar transferir David Luís e Cardozo em Janeiro; ceder César Peixoto e Luís Filipe; emprestar Jara, sem opção de compra, a uma equipa nacional da 1ª LIGA; adquirir um defesa esquerdo, assumindo a saída Coentrão no final da época; adquirir um ponta de lança do estilo Kléber; encontrar no mercado um jogador para colmatar a saída de Ramires; utilizar Nuno Gomes nos jogos que exigem mais experiência. Estas são, apenas, algumas sugestões, mas mantendo o objectivo de conquistar o título.O valor de uma equipa mede-se pela força do colectivo, pela sua coesão, sem os quais não há vitórias, como tem demonstrado o Real Madrid nas últimas épocas. Está também claro, para toda a gente, que JJ não é tão competente como fizeram crer no ano passado, nem, porventura, tão mau como simbolizam os lenços brancos. Tendo em conta o valor do contrato de JJ, segundo a comunicação social, a forma como foi negociado, e a falta de objectivos, penso que, neste momento, será parte do problema e já não solução. A responsabilidade social do GLORIOSO e a sua dimensão não se compadecem com 2ºs lugares e os atletas que servem o clube têm que saber isto muito bem e agir em conformidade com os chorudos salários que recebem.
A terminar gostaria de fazer um apelo: o momento não é bom, mas é precisamente, por isso, que os milhões de adeptos devem manter o apoio, mas com esse exemplo exigir aos responsáveis que tomem as decisões necessárias, identificando as maçãs podres, se, porventura, for caso disso.
Apoiemos, pois, o GLORIOSO SLB comparecendo em massa no estádio da Luz.
saudações benfiquistas


De José Esteves de Aguiar a 9 de Dezembro de 2010 às 23:40
Caro Observador Atento,
Agradeço-lhe o seu comentário, bastante completo e agradeço-lhe, acima de tudo, o apelo que faz à união dos Benfiquistas, que tão precisa será sempre!
Um abraço.


De Anónimo a 8 de Dezembro de 2010 às 14:38
Carissimo José Esteves:

Este campeonato vai ser apelidado de Normal, sem Ricardos enCostas....


De José Esteves de Aguiar a 9 de Dezembro de 2010 às 23:36
Realmente, estamos a voltar à normalidade, ou seja aos roubos descarados a favor do Porto...


De Luis Miguel T Melo a 8 de Dezembro de 2010 às 14:00
Caro Zé,
Não adianta criticar. Penso que a questão central tem a ver como facto dos jogadores se terem convencido que estão numa equipa que não pode ter grandes aspirações. Sentem dificuldades imensas perante equipazinhas, vão desmolarizando até se convenceremque é mpossivel fazer, igual ou melhor, que o ano passado.
Frases como " o treinador tem tudo o que pediu", aligeirando responsabilidades, também não ajudam.
Como é possível dizer uma coisa dessas? As aquisições feitas, além de não se destinarem a colmatar as saídas, foram feitas com o único critério de fazer crescer jogadores, valorizando-os para depois os vender.
A equipa do ano passado constítuia uma base de uma grande equipa. Se este ano ia disputar a Liga dos Campeões, que é a prova mais importante do mundo a nível de clubes, onde joga o melhor que há no mundo do futebol, como se pôde baixar a qualidade? Já sei que económicamente podia ser impossível, mas então diga-se.
NÃO TEMOS FUTEBOL PARA A LIGA DOS CAMPEÕES. NÃO SOMOS SUFICIENTEMENTE BONS!
O que eu queria estar convicto era que sim, agora, mas temos um projecto para lá chegar.
Termino afirmando que o treinador faz as omeletes com o tipo de ovos que lhe dão. Compreendo a falta de entusiasmo que revela este ano. Mas, convém disfarçar um bocadinho, se for possivel.
De qualquer forma, desde 1990 que o Benfica não jogava tanto, como a fantástica equipa do ano passado.
Um abraço


De José Esteves de Aguiar a 9 de Dezembro de 2010 às 23:34
Caro Luís Miguel:
Obrigado pela tua colaboração, para já ainda do lado dos comentadores mas, brevemente, como blogger.
Concordo basicamente com o que escreveste, mas acho que o treinador tem ovos mais do que suficientes para a maior parte das omeletes que tem tido que cozinhar.
Temos jogado em galinheiros perfeitamente ao nosso alcance, mas até de garnizés temos levado bicadas...
Um abraço.


De Anónimo a 8 de Dezembro de 2010 às 12:55
Primeiro confessam que o Benfica este ano é uma merda, e depois atiram a culpa aos árbitros. São os árbitros os responsáveis pela equipa do Benfica? As teimas tiram-se na Europa. E está bem à vista de todos o que cada equipa vale. Estes lampiões fazem mesmo uma figura triste, já ninguém os leva a sério...


De José Esteves de Aguiar a 9 de Dezembro de 2010 às 23:17
A coberto do anonimato, afirma algo que não corresponde à realidade. Ninguém confessa que o Benfica este ano é uma merda e, se nos queixamos dos árbitros a nível nacional, temos amplas razões para tal (ao contrário do Porto, por exemplo...)
Quanto à Europa, a história é outra - para mim falta, a esta equipa, traquejo internacional, o que determinou os maus resultados verificados.


De BENFICAMPEÃO a 8 de Dezembro de 2010 às 12:28
Caro JAE, gostaria apenas de dizer, em relação ao seu post anterior "QUEM MANDA NO BENFICA", que o que se impõe questionar não é quem manda no Benfica, mas antes: "A QUEM É QUE VIERIA VENDEU O BENFICA E A TROCO DE QUÊ"

SAUDAÇÕES


De BENFICAMPEÃO a 8 de Dezembro de 2010 às 12:23
Caro JEA, discordo da sua análise. Apelidar de “meninos mimados e novos-ricos” os jogadores que, há uns meses atrás, ganharam o campeonato jogando como há muito tempo não se via, colocando-lhes em cima a factura do desempenho na presente época, é no mínimo injusto da sua parte. Dentro da mesma linha de pensamento, teria que apelidar também Rui Costa de menino mimado e novo rico. Afinal,´de algum tempo a esta parte, o Rui tem estado quieto e calado assistindo á queda da equipa campeã!
Algo de errado se está a passar internamente no clube. Não creio que jogadores com qualidade que há 3 ou 4 meses jogavam com alegria e que tinham orgulho em envergar a camisola do Benfica, apresentem estes níveis de desempenho apenas porque não lhes apetece ou porque sejam, como diz, "meninos mimados". Alguém está a encostar Rui Costa no Benfica. Jesus foi bom na época passada e hoje é uma sombra de si mesmo.
Entenderei e respeitarei se não publicar o meu comentário, mas aqui fica o meu grito de revolta, pois é isto que me vai na alma:
QUE MERDA É ESTA DE PRESIDENTE É QUE O BENFICA TEM?????
O que é que os benfiquistas estão há espera de Jesus, após o presidente vir para a praça pública afirmar que " estes foram os jogadores que Jesus pediu"??? Não deveria ter vindo a terreiro, este pedreiro da merda, defender o treinador e consequentemente o clube?? Terá sido Jesus quem quis vender dois dos mais talentosos jogadores da época passada?
Continuem a defender esta sanguessuga que preside aos destinos do Benfica e que sacode a água do capote nos momentos em que é preciso que haja um presidente á altura do clube para o defender.
Este individuo nao defende os interesses do clube. Este individuo defende INTERESSES PRIVADOS Á CUSTA DO SPORT LISBOA E BENFICA!
Com ele, Benfica campeão, só antes das próximas eleições quando o cadeirão estiver termido.
Este individuo é uma nulidade ao nível da gestão desportiva e está a ser o coveiro do Benfica.
Pela vontade dele, Jesus irá embora. Venderá as joias que restam e comprará mais dois camiões de jogadores. Vamos voltar ao mesmo porque este gajo, roseta de prata do fcp está-se marimbando para o Benfica. O que ele quer é espaço e visibilidade para as grandes negociatas privadas onde se sacam milhões.
É este o tal presidente do povo! quem o apelidou assim, ainda vai ter de o engolir inteiro. Infelizmente e para mal dos nossos pecados.
Saudações



De José Esteves de Aguiar a 9 de Dezembro de 2010 às 23:12
Caro Benficampeão,
Obrigado pela sua participação.
Quando refiro os meninos mimados e novos-ricos, não quero dizer que os jogadores são os únicos culpados da actual situação, mas provavelmente são a face mais visível, daí a minha crítica.
Quando a equipa não está a carburar, contra quem é que lhe apetece reclamar? Não acredito que não lhe saia um "mexe-te, corre, joga à bola", intercalado com um "mas do que é que este gajo está à espera para mexer na equipa?", esta última frase obviamente dirigida ao JJ.
Concordo consigo com a necessidade de o Presidente surgir a terreiro para defender o nosso Benfica com unhas e dentes. Pessoalmente até estou à vontade para o criticar, porque sempre o apoiei e contribui para a sua eleição.
Um abraço.


De Génio da Bola a 8 de Dezembro de 2010 às 03:38
grande post, parabens.
concordo plenamente, isto está a ser um escandalo.

cumprimentos


http://genialdabola.blogspot.com


De José Esteves de Aguiar a 9 de Dezembro de 2010 às 22:40
Caro Génio da Bola,
Obrigado pelo seu apoio.
Um abraço.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds