Quinta-feira, 25 de Novembro de 2010

António de Souza-Cardoso em 25/11/10 | comentar

Depois do "estado de choque" interno veio o estado de choque europeu com o Benfica a ser goledo pelo modesto Hapoel de Telavive e, com isso, eliminado da fabulosa "Champions".

 

Não tivemos sorte é verdade. Dominamos um jogo em que fomos goleados, também é.

Mas temos que saber reflectir porque é que em duas semanas sofremos duas goleadas tão decisivas para o nosso desempenho interno e europeu.

 

Não temos a mesma equipa. Não tanto porque sairam 2 elementos mas porque "têm" que jogar as novas aquisições e, dizem, há jogadores com baixa motivação no Clube.

Ontem jogamos com 5 novos jogadores: Roberto, Gaitan, Sálvio, Kardec e Jara. E se é certo que são boas promessas é mais certo ainda que não têm a maturidade necessária para os jogos decisivos.

Não vou falar do passado recente de Roberto, mas não pude deixar de pensar quando Jorge Jesus abandonou o losango apostando em Gaintan e Sálvio para os extremos, a falta que fez o jogo profuso, inteligente e maduro de Nuno Gomes. Como teria substituido bem a imaturidade (prometedora, é certo) de Alain Kardec.

 

O Benfica tem de parar para pensar. Para recolocar objectivos, para recuperar psicologicamente os jogadores. Para voltar a animá-los da chama imensa que os fez campeões.

Isso faz-se com trabalho e humildade.

Mas também com ambição. Só não é possivel o que a matemática impede.

Por isso não prosseguiremos na Champions, mas Deus (não Jesus) nos livre de não ir à Liga Europa e de não termos a ambição de a ganhar.

Por isso perdemos a SuperTaça, mas Deus (não Jesus) nos livre de desistirmos antecipadamente do Campeonato ou de qualquer outra competição.

 

Acho que o Benfica tem que se recuperar e para isso, por cima do fato de gala de campeão tem agora que voltar a vestir o fato macaco do trabalho e da humildade que lhe deu tantos frutos o ano passado.

 

Viva o Benfica!

 

 

António de Souza-Cardoso

 




23 comentários:
De Génio da Bola a 2 de Dezembro de 2010 às 04:13
tambem nao concordo com algumas vertentes da politica de contrataçoes, nao so o abuso nos jogadores sul americanos, que nao é assim um problema tao grande, mas sim nas contrataçoes excessivas de avançados e de jogadores muito jovens, ao qual chamam jogadores para o futuro. na minha opiniao tem de haver um equilibrio, nao so jogadores jovens, mas tambem jogadores ditos "feitos" que tenham rendimento logo e nao passados 2 ou 3 epocas, pois o benfica tem que ganhar titulos todas as temporadas e nao so de vez enquando como é obvio. concordo tambem que poderiam "caçar" noutros mercados como por exemplo o europeu, mas o que nao se percebe é a obcessao por contratar avançados e mais avançados, para que tantos avançados se nao têm quem lhes faça chegar lá as bolas? deveriam pensar nisto.

viva o benfica

cums


De João Barbosa a 30 de Novembro de 2010 às 13:17
"É totalmente falso que tenha dado o que quer seja a Augusto Duarte, que ele tenha ido a minha casa para ser influenciado", adiantou Pinto da Costa.

Perante o tribunal afirmou ainda "Se não estou a falar a verdade, que caiam sobre a pessoa que eu mais amo, a minha filha, todos os males do mundo."

Pinto da Costa salientou que a acusação é "maquiavélica" e pediu a Deus para castigar aqueles "que provocaram esta situação".


Ora diga lá outra vez em que parte é que Pinto da Costa jura pela vida da filha, em como nunca tinha tido a visita de um árbitro em casa. Sabe ler ao menos?

Se eu tivesse moedas de cêntimo por cada "alteração da realidade" que vocês fazem por essa blogosfera, era mais rico que o Bill Gates!


De iBenfiquista a 2 de Dezembro de 2010 às 22:20
Com que então isso não é o mesmo que jurar pela vida da filha? É muito pior do que isso! É desejar à filha o pior, desgraças, doenças, morte, etc., do que há no mundo. Pois está a mentir descaradamente! Como facilmente se pode testemunhar!

E sou eu que não sei ler? E ainda tem a distinta lata de vir defender um tal demente e celerado?

Este andrades são ignóbeis!



De João Barbosa a 26 de Novembro de 2010 às 19:52
"De João Barbosa a 27 de Março de 2009 às 14:07 -
Apetece-me dizer que o Bruno Carvalho é o Claus Schenk Graf von Stauffenberg do Benfica (quem não conhece este personagem, façam o favor de consultar a wikipédia - sempre aprendem qualquer coisa). Infelizmente, o destino deste personagem não foi o mais feliz, caso contrário ainda alguma coisa se teria salvo na Europa.
Como a história tem tendência a ser repetitiva, ainda veremos LFV acabar no seu bunker da Luz a dar ordens a exércitos que já não existem e a culpar a nação benfiquista da sua ruína. Para A.H. era Marx e os judeus, para LFV é Pinto da Costa e os portistas.
Benfiquistas, quando tudo descambar, depois venham dizer que não têm culpa, não sabiam de nada e apenas cumpriam ordens...”


No dia 27 de Março de 2009, escrevi aqui no blog este comentário. Foi amplamente ignorado. Hoje apeteceu-me relembrá-lo. Obrigado!
Cumprimentos
João Barbosa


De iBenfiquista a 28 de Novembro de 2010 às 22:25
Comparar Bruno Carvalho com Stauffenberg é das comparações mais estúpidas que já li. É uma tentativa extremamente demagógica e manipuladora de comparar o LFV com o A.Hitler. O que os andrades não fazem, a demagogia e as manobras que utilizam para desviar as atenções. É extraordinário. Se alguém tem um ditador em casa são os andrades. Nem é preciso ir mais longe.

Depois de tantos livros e artigos escritos sobre o Siciliano de Contumil, basta ler o último livro, "As manobras de Pinto da Costa", para ver onde mora o verdadeiro ditador. Mas se fosse apenas ditador...

É uma combinação de ditador, mafioso, ladrão, mentiroso compulsivo (a sua mais marcante e constante característica ao longo dos anos), vigarista, chico-esperto, um dos mais refinados hipócritas que eu conheço. Na História da Humanidade não conheço um hipócrita que se lhe iguale. E não é dizer pouco.

Comete perjúrio em pleno tribunal, jurando pela vida da filha, em como nunca tinha tido a visita de um árbitro em casa. Que todos ouvimos nas escutas com as indicações tipo GPS. Como lhe chama a velhota onde compro os jornais, "É um ignóbil!"

Enfim, os andrades estão bem servidos. Aproveito para reproduzir um texto feito por um miúdo benfiquista, miúdo mas nada estúpido.

“Quanto ao clube da moda, levado em ombros pela imprensa avençada, juízes e políticos corruptos, alguns deles talvez forçados a sê-lo, depois de serem fotografados ou filmados de calças na mão nalgum "calor da noite", e toda uma organização com tentáculos que já chegaram ao país dos relógios (de ouro), depende exclusivamente de uma "careca de um velho rico e putanheiro", mas que um dia se vai apagar e, convençam-se disto, por muito que os sucessores se estiquem, nunca a fotocópia será igual ao original. Não conheço nenhuma ditadura que tenha sobrevivido muito tempo à morte do ditador.
 Aí sim, ir-se-á reescrever a história de um clube corrupto, que até a data da fundação inventou!”.

Os andrades é que estão a precisar de um Stauffenberg, antes que seja tarde demais.



De Barba azul a 29 de Novembro de 2010 às 15:54
Escrito por um miúdo, dizes tu? Sim senhora, que paleio, putanheiro praquí, calças na mão pralí! E que experiência, que horizontes de vida larga...
Não estaria possuído pelo espírito do Alfredo Farinha?



De O voo da águia é Glorioso a 30 de Novembro de 2010 às 10:16
Não, apenas "possuído" pelo espírito mafioso de uma associação de malfeitores com sede num clube de futebol, nascido em data errada.


De AXN a 26 de Novembro de 2010 às 19:32
PARAR...?!!!!!

Ainda mais


De António a 26 de Novembro de 2010 às 10:15
Excelente artigo sob o estado de espírito vigente, a atitude a tomar, para repara danos e prosseguir ambições, dificilmente alguém encontraria melhores frases ou expressões como:

"O Benfica tem de parar para pensar. Para recolocar objectivos, para recuperar psicologicamente os jogadores. Para voltar a animá-los da chama imensa que os fez campeões...

...tem que se recuperar e para isso, por cima do fato de gala de campeão tem agora que voltar a vestir o fato macaco do trabalho e da humildade..."

É isso que todos nós queremos, sentir novamente as alegrias e a emoção do ano passado, da grandiosidade e o carisma que nos faz um dos mais emblemáticos clubes do mundo, é preciso recarregar baterias, mas esse processo tem que ser feito em movimento, trabalhando muito, pois nem sempre a bola irá entrar, se não se tentar até à exaustão...

Um abraço de esperança, é preciso ganhar em Aveiro, depois temos três jogos em casa para devolver a alma ao sonhador!

Viva o Benfica!
http://bem-me-quer-benfica.blogspot.com/


De António de Souza-Cardoso a 26 de Novembro de 2010 às 11:09
Obrigado António pelos seus comentários sempre construtivos. Abraço.

António


De Joaquim a 26 de Novembro de 2010 às 01:48
O BEIRA-MAR TEM AUTORIZAÇÃO DO SPORT LISBOA E BENFICA DE USAR O SIMBOLO EM CAXECOIS "CAMPEÕES"? O S.L.BENFICA GANHA ALGUM DINHEIRO COM ISSO?


De António de Souza-Cardoso a 26 de Novembro de 2010 às 11:10
Confesso que não sei ao que se refere


De Barba azul a 29 de Novembro de 2010 às 16:04
Alargue horizontes, Joaquim! Existe vida para além da Iª Liga!: o Beira-Mar é o actual Campeão da Liga Orangina, ou lá como se chama agora a IIª Divisão.


De wessel25 a 25 de Novembro de 2010 às 23:46
Boa noite descobri este blog benfiquista há pouco tempo e é a primeira vez que estou a comentar ...
Concordo em parte com o post mas penso que existe alguma coisa a nível estrutural que tem de mudar ...
Um clube com a dimensão e a história do Benfica não pode entrar num jogo com o Hapoel de Tel Aviv quase a medo e à espera de um golo furtuito a partir de um canto ... Um clube da nossa grandeza não se coaduna com uma mentalidade estranha de alguns jogadores que a perder 1 a 0 no meio campo jogavam a passo e à falta de melhor passavam para o Roberto ... Um clube como o Benfica tem de ter um treinador realista e que antes de um jogo em casa do Lyon não venha com arrogâncias que ainda não merece ter ...
Um clube deste calibre deveria ao invés de apostar sempre em jovens argentinos tentar por vezes pôr a jogar o Nelson Oliveira ... Um clube ganhador não empresta o Urreta numa altura em que se percebe que não temos ala esquerda.
Sei que nem tudo é mau mas revolta-me e aflige-me o actual estado desportivo do meu clube e faz-me imensa confusão como se consegue arruinar tanta coisa em pouco mais de quatro meses ... É necessário parar para pensar mas sobretudo é preciso começar a agir porque estes meninos ganham milhões por ano e muitos não sentem a camisola que envergam e são uns meninos mimados que tem o seu grande carro e a sua grande casa e não tem o mínimo de cultura benfiquista ...
Adorava que depois disto e talvez lhes fizesse bem que os nossos meninos passassem uns tempinhos a treinar na faixa de gaza sem receber uns meses a ver se recuperam o cérebro ...
Saudações Açorianas e desculpem me o desabafo mas ontem foi mau demais para ser verdade ...


De António de Souza-Cardoso a 26 de Novembro de 2010 às 11:11
Caro Amigo

partilhe de boa parte das preocupações que nos trás. mas precisamos de animo para erguer de novo a cabeça. Obrigado pela participação. António


De JOAFER a 25 de Novembro de 2010 às 16:59
Parar para pensar? Então vós não estais sempre a pensar no apito dourado etc,etc,?...Continuai neste caminho de pensamentos que ides longe.
Mas, o que vos vale, é que há sempre alguma alta entidade que vos libra de males maiores.


De António de Souza-Cardoso a 26 de Novembro de 2010 às 11:12
Caro Amigo
Libra é a moeda do Reino Unido.


De Sergio_F a 25 de Novembro de 2010 às 16:32
Excelente o seu post, no entanto um pequeno reparo , falar em vencer a Liga Europa é cair no erro do JJ e do LFV que falaram em vencer a Liga dos Campeoes naquele que foi o disparate da época.
Ter ambição para ganhar a Liga Europa ? Sim logico que sim !! mas essas conversas devem ser internas, devem ser para o grupo, temos que ser humildes e olhar para o lado a Liga Europa vai ter em breve boas equipas vindas da Liga dos campeoes o que a vai tornar altamente competitiva, veja-se o caso do FCP que apesr de toda a motivação não se diz candidato á Liga Europa apesar de podermos reconhecer que no momento actual é provavelmente um serio candidato á mesma.
O dificil de entender é que num grupo que ate era dos mais faceis não conseguimos o apuramento o Lyon é o 8º classificado do seu campeonato e o Schalke o 15º , comparativamente ao Braga so podemos fazer os mesmos pontos que eles já conseguiram e os adversarios do Braga foram o 3º do campeonato Ingles o 1º da Ucrania e o 1º da Servia.
Vamos arrumar a casa , chega de tapar o sol com a peneira, esta visto que o Rui Costa é figura decorativa pois LFV já lhe tirou o tapete á muito tempo não lhe perdoando a vinda do Quique e todos sabemos que pessoas influentes mas descontentes não são boas conselheiras, não culpo o Rui Costa , apenas alerto que algo não vai bem no interior, talvez exista quem queira sair e houve falta de humildade ao se dizer que so se vende pela clausula, quando todos sabemos que os clubes ( todos ) so possuem menos de 50% dos passes, logo quem diz se vende ou o valor da venda são os investidores que perante estes resultados vão certamente querer vender já pois a montra já fechou.
Para o JJ e LFV HUMILDADE por favor !!


De António de Souza-Cardoso a 26 de Novembro de 2010 às 11:15
Caro Sérgio
Percebo o que diz. Mas julgo que é possivel juntar humildade e dedicação, com ambição e vontade de ganhar sempre. Acho sempre mal quando definimos fasquias intermédias. Obrigado pela participação. António


De Seneca a 25 de Novembro de 2010 às 15:03
Embrulha e engole!


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds