Quarta-feira, 27 de Outubro de 2010

José Esteves de Aguiar em 27/10/10 | comentar

 

Quem gosta de futebol, de assistir a espectáculos com muitos golos e magníficas jogadas, não pode deixar de lamentar a diferença verificada no Benfica, da época anterior para a presente.

 

É claro que as saídas de Di Maria e de Ramires não são fáceis de colmatar, mas todos os anos ocorrem transferências de jogadores importantes, dos mais variados clubes e a vida tem que continuar.

 

Mas, de facto, o nosso clube está diferente, para pior, do que na época anterior e tal tem-se reflectido nalguns resultados.

 

A nível nacional, considero que os pontos perdidos nas primeiras jornadas o foram muito mais devido a factores externos – como as arbitragens adversas – do que propriamente devido a fraquezas internas.

 

Com efeito, mesmo com a roubalheira descarada a que fomos sujeitos, o Benfica jogou mais do que o suficiente para vencer adversários como a Académica, o Nacional ou o Vitória de Guimarães. Não deslumbrou como na época passada, é certo, mas lutou para criar oportunidades de golo e, nalguns casos, só por manifesta falta de sorte não as concretizou.

 

A cada jogo que passa, Roberto vai dando mais razão a quem decidiu contratá-lo, mesmo que o valor da transacção tenha sido inusitadamente elevado para um guarda-redes.

 

É certo que, no início desta época, já perdemos pontos importantes por causa de falhanços incríveis de Roberto, mas também é verdade que, começando com o penalty defendido no jogo contra o Setúbal, a partir daí o guarda-redes tem feito defesas notáveis, tendo rendido pontos ao Benfica.

 

Um facto curioso a reter é que, desde que Roberto tem a jogar, à sua frente, a defesa titular da época passada, nunca mais deu um “frango”. A falta de confiança entre o guarda-redes e a sua defesa era evidente, como evidente é agora o crescente bom entendimento entre todos.

 

A nível europeu é que se verifica, a meu ver, um maior défice, relativamente à época passada. O Benfica que se vê em campo é amorfo, sem chama nem garra, parecendo conformar-se com o “perder por poucos”.

 

Ora, uma tal atitude num clube com a grandeza do nosso, é inadmissível. Dá a sensação de que alguns dos nossos jogadores têm acusado em demasia a “pressão” de jogarem na Liga dos Campeões, ficando como que bloqueados, para não dizer assustados perante os nomes de alguns dos jogadores das equipas adversárias.

 

Jorge Jesus também sofreu uma transformação para pior. Deixou de ser tão interventivo durante os jogos, parecendo pensar que o decurso do tempo se encarregará de proporcionar resultados positivos.

Além disso, tem adoptado uma postura arrogante e altiva em diversas declarações antecedendo os jogos, nomeadamente proclamando uma superioridade que, depois, não concretiza dentro de campo, em “jogo jogado”.

 

Confesso que preferia a versão do Jorge Jesus mais humilde mas mais eficaz, que conseguia motivar a nossa equipa, na época passada, de uma forma notável, fazendo-a somar pontos e espectáculo.

 

A versão do Benfica 2010/2011 ainda não conseguiu aliar as exibições aos resultados, fazendo lembrar mais a época em que a equipa era comandada pelo Trapattoni.

 

Vamos aguardar pelos próximos embates, com particular destaque para dois muito próximos e que podem afectar, de forma decisiva, a prestação desta temporada – os jogos contra o Lyon, na Luz e contra o Porto, no Dragão.

 

Tanto num como no outro, o Benfica deverá “arregaçar as mangas” e os nossos jogadores lutarem até à exaustão, mostrando que são dignos de envergarem as camisolas do nosso Glorioso!




13 comentários:
De Paulo A. Santos a 2 de Novembro de 2010 às 15:20
Na minha humilde opinião, penso que o Benfica planeou mal, muito mal a época. Planificou mal os jogos treinos , este em Luanda não lembrava aos do Norte para nos prejudicarem. E por fim acho que não estamos com jogadores física e mentalmente fortes para se continuar a jogar com a mesma táctica do ano passado. É constrangedor ver que qualquer equipa corre tanto ou mais que nós, assim é difícil ganhar. Sem tirar valor e mérito á equipa técnica que nos deu o ultimo campeonato, apetece dizer que parece que ainda estamos em êxtase com o titulo, continuamos a festejar e os outros a pontuar. Neste momento, assim como no inicio do campeonato o Benfica tem de jogar em 4x2x3x1 , temos de ser humildes e reconhecer que não cabem todos na mesma equipa e que o melhor para a mesma é dar um pouco mais de força e velocidade nas alas com um avançado móvel. E é aqui que se vê o tal mau planeamento...Temos uma boa equipa de suplentes, de segundas opções, mas para uma equipa campeã isso é só um pormenor, falta-nos a equipa titular do 1/2 campo para a frente : defesas e trincos, temos, nº 10 desenrascamo-nos bem, agora extremos e avançado bastante móvel, não há. Já agora, nesta equipa sem extremo direito não teria um lugarzito o Urreta ? E nos Juniores não anda lá um miúdo que poderia de vez em quando ser chamado? É necessário ir a Espanha, sem tirar valor aos jogadores , contratar jovens da mesma idade e para se adaptarem ao campeonato Português mandarem-nos rodar em Inglaterra?O Rui Costa rodou no Fafe... É esquisito...parece que voltámos umas épocas de má memoria atrás onde os empresários é que faziam as compras em nome do Benfica... O investimento justifica-se quando a equipa principal está bem servida para todas as posições e se prevê a saída do jogador titular. Aí sim, mas o campeonato joga-se cá...e é a Portugal que o jogador se tem de adaptar. E já agora, se me permite que isto já vai longo, O Sr. José Esteves de Aguiar e os restantes companheiros bloggers , tentem fazer ver a alguém com responsabilidades no Benfica que, agora que temos um dos melhores defesas-esquerdos do mundo, não o tentem transformar num médio -ala vulgar.

Era bom que alguém da equipa técnica lesse as coisas que se escrevem, porque ninguém sabe tudo, estamos sempre a aprender, não é vergonha dizer que não sabemos... vergonha é demonstrar que sabemos, mas por teimosia continuamos a errar. E tanta teimosia pode dar em incompetência...para não dizer burrice, que fica mal.

Um Abraço e até qualquer dia

Paula Alexandre P. Santos


De Pedro carneiro a 4 de Novembro de 2010 às 00:40
Reparei agora que tambem fala de futebol...

Ainda bem, concordo em quase tudo o que disse.

Ressalvo apenas um aspecto, na minha opinião a diferença entre ano passado e este ano chama- se RAMIRES.

Se reparar ano passado o benfica era muito mais pressionante sobre a bola, por quando perdia a bola, o ramires fechava no meio junto ao garcia sendo assim a recuperação mais rapida.

Este ano o benfica só têm o Garcia a defender. Gaitan,Aimar e o Martins não fazem isso, o que deixa a equipa muitas vezes descompensada.

Acho que a grande diferença começa por ai, obviamente que o Gaitan não é o DiMaria. A diferença entre um e outro são 20 milhões de euros...;)

As soluções do banco deixam muito a desejar, ainda ontem se viu isso.

Benfica precisa de se reforçar no meio campo senão dúvido que faça uma boa época.

Cumprimentos

RPC


De Paulo A.P.Santos a 5 de Novembro de 2010 às 14:09
Caro Sr. Carneiro;

Como qualquer Treinador de Bancada todos nós temos a nossas opiniões, eu, tal como o Sr., tambem a tenho. Não percebo muito, penso que o suficiente para conseguir ver um jogo desde o inicio e pensar logo para mim mesmo quais as lacunas de cada equipa, e não só no fim como a maior parte o faz. Claro que não sou nenhum expert, por isso a maior parte das vezes fico com a opinião só para mim, mas penso que como todos os amantes do Futebol gosto de pensar a minha equipa e quais os jogadores que poria a jogar e quais as alterações que faria conforme o desenrolar do jogo...Atitude mesmo típica de Teinador de Bancada, ou neste caso mais de Sofá, nao é?

Concordo plenamente com todo o seu comentário. Vê-se que entende do que fala, futebol, o que neste caso do Benfica até nem é muito dificil diga-se de passagem.

Cumprimentos e até qualquer dia.
Paulo P. Santos


De Rui Pedro Carneiro a 8 de Novembro de 2010 às 17:15
Caro Paulo,

Como não sou pessoa de pisar em quem está em baixo, não me vou alongar muito sobre o resultado de ontem, até porque o que aconteceu está a vista de todos.

O Narcisismo do treinador do Benfica está a matar a equipa.

Imagino como se deve ter sentido O Gaitan ou o Cesar Peixoto por não lhes darem a oportunidade de jogar na ala.

Imagino como é que 2 belissimos jogadores, como o David Luiz e o Coentrão ficaram depois da maneira como lhe correu o jogo ontem com dezenas de olheiros na bancada de varios clubes da Europa.

Já para não falar do Sidnei, lançado as feras, ou do Saviola que não saiu do banco.

O que eu me referia da primeira vez que comecei a comentar neste blog é isto mesmo.

O Benfica do ano passado, era uma boa equipa, mas faltava lhe consistencia nos grandes jogos.

Essa consistência apareceu propagandeada pelo o treinador e pela comunicação social, e isso ficou aceite por todos.

Ganhar liga dos campeões, fazer o bi - campeonato, mestre da tatica, novo mourinho, catedratico, etc

O benfica está a pagar uma fatura muito alta, por todo esse pretensiosimo.

Como imagina não estou triste ;) Mas gosto que o Benfica esteja forte para valorizar as vitórias do Porto

Espero que pelo menos tenha apreciado interiormente os bonitos golos do Porto ;)

Um abraço,

RPC


De Rui Pedro Carneiro a 2 de Novembro de 2010 às 11:25
Andava aqui entretido nas minhas pesquisas quando me deparei com este curioso blog.Então gostava se me for permitido, porque sou portista convicto,chamar a atenção para o seguinte facto.
Sem sombra de dúvidas o Benfica foi melhor ano passado, mas apenas melhor do que aquilo que costuma ser. Porque se os meus amigos esquecerem as goleadas contra dez jogadores, ou as vitorias contra equipas de segundo plano da Europa, da epoca do Benfica sobra muito pouco.
Será por isso que no campeonato,perde no confronto direto contra Braga e Porto. Derrotas por 2-0 e 3-1, com a agravante do Porto estar a jogar com Dez, Enquanto que em casa o melhor que conseguiu foi arrancar 2 vitórias mal amanhadas por 1-0.
Na Liga Europa mal apareceu uma equipa da primeira divisão Europeia, Foram logo despachados por 3-1,com o famoso mestre da tatica a inovar metendo o David Luiz a defesa esquerdo e o Fabio Coentrão no Banco.
Na taça o Vitória arrumou com o benfica na luz sem apelo nem agravo.
E na já classica taça da liga...Ganharam sim! e muito bem admito!Mas com o Porto a jogar com o terceiro guarda -redes que se encarregou de oferecer 2 golos ao benfica, logo a abrir.

Posso educadamente fazer uma pergunta? Nomeiem uma grande Equipa que o Benfica tenha ganho de uma forma convincente ano passado...

E já agora aproveito para exemplicar. Porto ano passado,num ano muito mau. Benfica 3-1,Braga 5-1,Sporting 5-1,Na Europa, Atlético Madrid 2-0,3-0, Arsenal 2-0.

Benfica num ano muito bom. Ganhou a sporting 4-1 com o sporting a jogar com 10 desde os 3 minutos. E eliminou de forma categórica esse "colosso" que é o Everton.

O resto... propaganda para vender jornais!!

Abraço,

Rui Pedro Carneiro



De Paulo A. Santos a 2 de Novembro de 2010 às 14:50
Espero que o Sr. Carneiro, que tão educadamente aqui apelidou a nossa equipa de terceira mundista e os seus elementos de incompetentes, não se importe que tambem eu, educadamente como é meu costume, concorde com algumas coisas que disse, nomeadamente quando se refere ás grandes equipas que o Benfica não defrontou para o Campeonato. Estou de acordo. Defrontou equipas que lutam para não descer, que lutam para a Europa, que lutam para se formar, e defrontou o Seu F.C.Porto que luta nos tuneis e nos gabinetes alem das lutas travadas telefónicamente. O Sr. Carneiro certamente tem conhecimento das escutas que se fala sobre aquele processo da "Face Oculta" não tem ?? Acha degradante e nojento termos politicos assim não acha? Pois. E o que acha daquele outro proceso de escutas em que entra o seu presidente além de outros membros do seu querido clube?? Acha o mesmo ou não quer responder para ganhar um Dragão de Ouro, como o outro, por se ter portado bem e não levar tau-tau ?? Por muitos titulos que o FCP ganhou ou venha a ganhar, nunca se livrará da desconfiança de todos...e não vale a pena falar da europa porque tambem aí houve queixas de árbitros que não tiveram direito ao que outros já tinham tido...No seu lugar e no lugar de todos os adeptos do seu clube tinha vergonha de dizer que era do FC Porto, pelo menos enquanto lá estivessem os rostos da vergonha. Muito educadamente Sr. Carneiro, permita-me questioná-lo sobre algo que nunca entendi muito bem, talvez porque nunca passei pelo mesmo, : Como é que no FC Porto continuam a estar pessoas formadas em Direito, Economistas e etc...bastantes pessoas com estatuto académico, sabendo o que fez o seu presidente? Concordam com o que foi feito e comeram do mesmo bolo, ou são simplesmente surdinhas que se recusam a ler jornais???
Nem sequer vou falar dos colossos a quem o Porto ganhou a época passada, ganhou ao Benfica é certo, depois ganhou ás reservas das reservas do Arsenal, ganhou ao Sporting o que convinhamos não era nada deste mundo, O Atlético Madrid do ano passado ainda deve estar a pensar como ganhou a Taça, e só de pensar que o porto lhes ganhou e naõ ganhou nada... e ainda, há sempre o ainda, ganhou ao Braga, equipa dificil para qualquer uma menos para o Porto naquela altura...vá-se lá saber porquê... há fins de semana com Domingos assim...

Estamos conversados Sr. Carneiro? Foi um prazer não ser interrompido, para ouvir mais uma vez as lamúrias de alguem que aceita que os jogadores andem a agredir tudo o que mexe, para depois lá conseguirem os seus dragõezitos com benção papal...

Terminando como o Sr. "...o resto é propaganda"...

Um abraço;
Paulo Alexandre P. Santos


De Rui Pedro Carneiro a 4 de Novembro de 2010 às 00:26
Caro Paulo Alexandre Santos,

Acho que houve aqui algum equivoco entre aquilo que eu escrevi e aquilo que o sr Paulo leu.

1º O tema do assunto em discussão é a diferença entre o Benfica deste ano e o do ano passado, e apenas dei a minha opinião. Não falei de tuneis nem de arbitros nem nada disso.Falei de futebol jogado.E nisso o Benfica tem de melhorar porque ainda não é consistente.

2º Não disse que o benfica é uma equipa terceiro-mundista. Isso foi você que o disse. O benfica têm belissimos jogadores que sempre admirei como o Aimar ou o Saviola e não é por serem de o Benfica que vou deixar de os admirar.

3º Admito que possa não ter gostado do meu tom irónico, mas não foi intenção ofender. Pensei que aqui se debatia futebol. Pelos vistos enganei-me.

4º Em relação a escutas e essas coisas estranhas, quero lhe dizer o seguinte.Eu falo de futebol, não sou advogado do Pinto da Costa nem me interessa ser,por isso vou lhe responder com futebol e cronologia.

Recentemente O presidente Luis Filipe Vieira foi entrevistado pelo Miguel Sousa Tavares. Quando o MST perguntou ao LFV se os campeonatos que o Mourinho ganhou foram limpos a resposta dele foi que esses sim.

Aqui entra a cronologia, entre 1999 e 2002 os campeões foram o Sporting,Boavista e novamente o Sporting,por isso não têm razões de queixa do Porto.

Entre 2003 e 2004 o Mourinho ganhou os tais campeonatos limpos que o LFV falou.

2005 o Benfica foi campeão, num campeonato polémico,como bem se lembra, mas que foi Limpo porque em 2004 tinha começado o apito Dourado.

e entre 2006 e 2009 o Porto ganhou, e ai o processo estava a decorrer, por isso não têm como reclamar.

E ano passado o Benfica ganhou com mérito porque como admiti no inicio desta conversa foi melhor, do que costuma ser. E se não entendeu o que eu quis dizer eu passo a explicar. O benfica nos ultimos anos tem sido sempre uma equipa irregular, e ano passado não foi.

Voltando as coisas que você disse gostaria de lhe dizer o seguinte, provavelmente você é um grande benfiquista e como grande benfiquista têm memória.

Lembra-se por exemplo como O Deco veio para o Porto em 1999?

Ou o Ovchinikov no ano seguinte?

Lembra se onde o actual presidente do Benfica costumava assistir ao jogos do Benfica no Porto? e com o cachecol de que clube ao pescoço?

Há mais exemplos, mas já não entram no campo do futebol, entram no campo das coisas que você referiu e isso não me interessa discutir,porque é um mal português, e seja benfiquista ou portista, todos têm razões a apontar.


Fale me sobre o Aimar, ou sobre o Belushi, sobre o saviola ou o Hulk,sobre Coentrão ou o Pereira.

sobre o 4-3-3 do porto ou o 4-4-2 do benfica

Fale -me da primeira parte fantastica de ontem do benfica e das 4 assistencias do carlos martins e o segundo golo do coentrão.

E fale me tambem das fifias do Roberto, das más substituições do Jesus.

Isso é que interessa, porque eu nenhuma parte do meu post falei do tunel,do ricardo costa, e dessas tretas tds que os perdedores usam como desculpa.

Se acha lamentavel o que ouviu nas escutas, acredite que o seu presidente e o ex diretor do futebol tambem estão lá com as mesmas conversas eos mesmo objectivos e não adianta sacudir as coisas para cima dos outros.

Mas se se recordar esses 2 anos, e se realmente você é uma pessoa honesta, têm de reconhecer que o Mourinho fez um trabalho fantastico nesses 2 anos.

Espero de certa forma o ter esclarecido em relação ao post que eu fiz e ao que penso sobre futebol.

E se entender responder me, gostaria que me falasse de futebol. Porque os jogadores não têm culpa daquilo que os presidentes fazem.

E dou já o mote se me permite... Gostei muito da primeira parte do Benfica ontem, mas sinto que o plantel do Benfica é curto. E continuo a ter dúvidas em relação á qualidade do guarda-redes.

O que me diz sobre isso?

um sincero abraço, e um sincero pedido de desculpas se ontem, de alguma forma inadvertida o ofendi.

Saudações

Rui Pedro Carneiro





De Paulo A. P. Santos a 5 de Novembro de 2010 às 13:58
Caro amigo desportista, permita-me tratá-lo assim;

Claro que houve da minha parte um equivoco de interpretação sobre o que o Sr. Carneiro havia escrito. Perdoe-me mas a minha área são mais os numeros, embora me desenrasque no Português, a interpretação entre linhas nunca foi o meu forte...por isso não consegui vislumbrar na sua escrita qualquer comparação entre o Benfica desta época e o da temporada transacta. Mas concerteza é erro meu pelo qual me penitencio e peço humildes desculpas...sabe, é que ás vezes a chamada "Clubite Aguda" só nos deixa ver e ler o que nos interessa e o que me interessou e chamou a atenção no que escreveu foi, pareceu-me na altura, a tentativa de minorizar o êxito do meu clube na ultima época, focando alguns pontos, fazendo crer que o Benfica só terá jogado com equipas muito fracas e muitas vezes só conseguiu ganhar por jogar em vantagem numérica, tirando mérito ás vitórias e chegando mesmo ao ponto de ironizar com opções do Nosso Treinador e dizendo que só ganhamos ao FCPorto poque o vosso treinador de então decidiu jogar com o terceiro GR... Mas agora entendo que estava errado, porque o que o Sr. Carneiro pretendia dizer, estava nas tais entrelinhas que eu tenho dificuldade em decifrar. Estou esclarecido. Ainda bem, deve ter sido a tal "Clubite" que só deixa ver e ler, por vezes ouvir, o que nos interessa.

Quanto ao restante conteúdo da sua resposta, estamos conversados. O Sr. sabe o que eu penso. Eu sei o que pensam os adeptos do Porto, não vale a pena alongar conversa, nem sobre o que fala sobre LFV, aí teríamos de entrar naquela parte que fala de pessoas agarradas ao poder e que são quase ditadores, por terem medo que outros tomem o seu lugar e descubram as falcatruas que fez ao londo de anos e comparar com outras Instituições que teem mais liberdade e democracia onde podem aparecer novos candidatos com ideias para ajudar o clube...e não me venha falar do que o que está bem não se mexe, ou em equipa que ganha não se mexe. Há clubes onde as opiniões contrária são permitidas e ouvidas, há outros em que quem tem opinião contrária é posto no olho da rua, tanto faz ter sido campeão europeu ou não.

Um grande abraço, continue assim adepto do seu clube que eu assim continuarei do meu, foi um prazer.

Obs: Não quero que tome esta minha escrita por ironica, porque como sabe esta é uma forma de falar e escrever de quem não sabe o que dizer. É uma demonstração de fraqueza quando empregada para adjectivar alguem ou alguma Instituição...É muitas vezes uma maneira de ter graça, tipo palhacito que não consegue fazer rir ninguem, mas pregando uma rasteira em alguém põe a plateia em delírio.


De João a 2 de Novembro de 2010 às 10:14
Olá.
Visitei o seu blog http://novobenfica.blogs.sapo.pt e achei-o bastante interessante.
Gostaria de entrar em contacto convosco.
O meu email é ritamourabrito@gmail.com
Seria óptimo se me pudessem enviar um email.
Obrigada.
Cumprimentos,
Rita


De JAFER a 29 de Outubro de 2010 às 16:17
E Hulk e Sapunaro também são fáceis de colmatar?


De FranciscoB a 28 de Outubro de 2010 às 17:43
Trapattoni foi o melhor treinador que já passou pelo Benfica.


De Anónimo a 29 de Outubro de 2010 às 12:07
Então não é o jorge jesus?


De Joe fontes a 28 de Outubro de 2010 às 00:50
o Porto esta motivado agora pois os arbitros deram-lhe a moral no inicio foi tudo bem preparado amostrando cartos por tudo e por nada para ficarem de fora contra o porto


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds