Quarta-feira, 11 de Agosto de 2010

José Esteves de Aguiar em 11/08/10 | comentar

 

Antes de mais, queria pedir desculpa aos visitantes deste blog pela minha prolongada ausência do mesmo, ausência esta motivada por questões profissionais inadiáveis. Não tenho a presunção de pensar que eu tenha feito qualquer falta mas, pelo contrário, eu é que tenho sentido a falta destes escritos e da troca de comentários com que os leitores me têm honrado.

 

Passando ao tema deste post, começo por reconhecer que já bastante tem sido escrito sobre o jogo de arranque oficial da época 2010/2011, embora a Supertaça Cândido de Oliveira se reporte sempre à época anterior.

 

No cômputo geral, parece-me dificilmente rebatível que perdemos justamente. Mesmo depois daquele início desastroso, considero que, a partir dos 25 minutos de jogo, conseguimos passar a ter a iniciativa, tendo mesmo desenvolvido alguns ataques bem gizados, que só não levaram mais perigo à baliza do Porto porque Cardozo e Saviola se encontravam nitidamente em noite não.

 

Confesso que não percebo qual a razão para que Jorge Jesus tenha resolvido alterar, precisamente num jogo a doer, a estrutura que tão boa conta tinha vindo a dar na maior parte dos jogos da pré-época. Para mim era claro que já começava a ver-se a existência de rotinas no desenvolvimento do ataque do Benfica, assente essencialmente na acertada colocação de alguns jogadores.

 

Era o caso do Fábio Coentrão a defesa esquerdo – com o César Peixoto ou o Gaitan mais avançados na ala esquerda, do Jara (parece-me grande contratação) na ala direita mas fazendo rapidíssimas desmarcações e trocas de bola e com o Saviola muito móvel, fugindo à marcação dos adversários, embora ainda acusando falta de ritmo, o que se traduzia em frequentes dificuldades de dominar a bola nas condições a que já nos habituou.

 

E depois, claro, o Cardozo goleador, bem municiado por aqueles jogadores rápidos e altamente tecnicistas e ainda um Carlos Martins em boa forma, quer na execução de passes a “rasgar”, quer a experimentar os seus potentes remates de longe.

 

Sobre o Roberto, não querendo contribuir para a campanha de crucificação do rapaz, não posso deixar de lamentar a teimosia de Jorge Jesus em continuar a insistir na titularidade do guarda-redes espanhol, quando é clara a insegurança dele, bem patente aliás na cara de pânico que exibe.

 

Se Jorge Jesus acredita assim tanto no Roberto, deve protegê-lo durante este momento mau que atravessa, em vez de o lançar às feras como tem feito regularmente e, a meu ver insensatamente, o fez contra o Porto.

 

Se a intenção é que seja uma aposta de futuro, então que não o ponha a jogar no Benfica do presente, sob pena de lhe matar prematuramente a carreira. Aliás, penso que a margem de manobra de Jorge Jesus na utilização do Roberto deve estar a ficar cada vez mais curta, correndo o risco de, num destes dias, ser Luís Filipe Vieira ou Rui Costa a impor-lhe que o retire da equipa.

 

É sabido que, para que uma equipa se “solte” para a frente, é fundamental ter confiança em quem fica “lá atrás”. Quando os restantes jogadores não confiam no guarda-redes – o que me parece estar a ficar patente no Benfica – partem de forma mais retraída e mesmo hesitante para o ataque.

 

Um outro ponto em que me parece que Jorge Jesus “pecou” no jogo da Supertaça foi em escalar um meio-campo demasiado macio, para fazer frente a uma equipa reconhecidamente combativa como é o Porto e, ainda por cima, “picada” para uma vingança criada por espíritos imaginativos e férteis, que vislumbraram terem sido altamente prejudicados ao longo da época passada.

 

Para permitir a subida dos defesas laterais, parece-me óbvio que o meio campo defensivo do Benfica deveria ser reforçado e de combate, com Javi Garcia ao lado de Airton, tendo Carlos Martins ou Aimar mais adiantados, como municiadores de Jara, Cardozo e Saviola. Tenho, para mim e desde o descalabro do jogo de Liverpool da época passada, que há jogos em que há que assumir um meio campo mais defensivo, que permita aos homens da frente atacar sem receio de desguarnecer as costas.

 

Apesar dos reparos acima feitos, considero que o Benfica tem uma equipa suficientemente forte para consumo interno e mesmo para provocar umas agradáveis surpresas na Champions, mas Jorge Jesus deverá voltar ao registo que o caracterizou ao longo da temporada anterior – com grande humildade e sempre a deitar água na fervura de excessivos optimismos - ao contrário daquilo que aparenta neste início de época, mostrando mesmo alguma sobranceria.

 

No ano passado, também o primeiro jogo oficial se saldou por um resultado negativo – o empate caseiro com o Marítimo – mas a partir daí a equipa embalou para uma época que nos encheu de alegrias, espalhando um futebol espectacular e altamente eficaz por praticamente todos os campos por onde passou.

 

Acredito firmemente que o mesmo vai suceder nesta temporada e que o adágio popular mais uma vez vai ser cumprido – o primeiro milho é dos pardais!




19 comentários:
De farolencarnado a 13 de Agosto de 2010 às 16:42
Pois é....como não posso fazer um Post sobre oTEMA Queirós e LFV...faço, se me for permitido,um comentário sobre a notícia de hoje,LFV vai apoiar Queirós.
Lá vai:

""Uma GRANDE INJUSTIÇA que estão a fazer a QUEIRÓS"-LFV no BRASIL(12-08-10)


Como é possível.....é!LFV também quer fazer parte do LOBBY que foi criado pelo"SISTEMA" para recolocar novamente QUEIRÓS nos carris.Estou contra esta atitude do "meu Presidente".É mais uma ..para mim já não é novidade......eu tenho sempre uma esperança que algo mude, mas....nada.

LFV devia manter-se fora desta "Guerra".O BENFICA devia ter notado que o "poder" do NORTE,sabe-se lá porquê ,está a apoiar QUEIRÓS...então LFV não devia manter-se neutro'
Claro que sim!

Caro José Esteves de Aguiar o que pensa sobre o assunto?

O Glorioso deve liderar e ser exemplo.....não deve ser seguidista!
Um abraço.



De José Esteves de Aguiar a 14 de Agosto de 2010 às 11:27
Caro farolencarnado:
Concordo totalmente consigo. Apesar de eu ser apoiante do LFV, de modo algum posso estar de acordo, quando ele vem publicamente defender um personagem como Carlos Queiroz.
É um péssimo treinador, cobarde nas decisões que toma, incapaz de assumir um jogo de ataque. Tenho a certeza de que os 7-0 à Coreia foram obra de uma equipa que se soltou, não ligando patavina às indicações do Queiroz. Por ele, ao fim de 1 ou 2-0, teria mandado recuar os jogadores, para defenderem o resultado...
Uma selecção como a de Portugal a precisar de jogar um play-off para se apurar para um Mundial, é um caso evidente de má direcção!
Além disso, é arrogante e não hesita em armar confusões com quem quer que seja que ele considere estar a colocá-lo em causa.
Não esqueço ainda a convocatória para o Mundial na qual, de forma absolutamente anti-benfiquista, o Queiroz apenas incluiu um jogador do Campeão Nacional (e que foi, apenas, o melhor da selecção!) e só para substituição do Nani é que chamou o Rúben Amorim (quando, se tivesse visão e coragem, para substituir um extremo, deveria ter chamado outro, como o Djaló). Jogadores como Quim, Carlos Martins e o próprio Rúben Amorim deveriam ter integrado a convocatória principal.
A minha opinião é de que ele deveria ser despedido com justa causa, não apenas com base nas peripécias relatadas, mas principalmente por não cumprir, com a diligência que lhe era exigível, o trabalho para que foi contratado.
Quanto ao LFV, acho que não só não devia defender o Queiroz como o faz, como também não deveria ter apoiado o Fernando Gomes para a Presidência da Liga. As conotações de ambos ao poder obscuro do FCPorto são por demais evidentes...
Um abraço.


De Mané Zézé a 24 de Agosto de 2010 às 22:52
estás contra o teu presidente??? so agora?? és um ceguinho. Abre o olhos mula


De tostas a 12 de Agosto de 2010 às 22:38
só quero deixar a minha opinião sobre o Roberto, não concordo com o encostar do guarda redes, se o tecnico confia nele (eu sei que confia e digam o que disserem será sempre o titular) só o colocando sempre a titular ele poderá ganhar confiança porque qualidade parece ter.

Acredito que bastará um ou dois jogos sem sofrer golos para a confiança regressar.

Até porque não teve nenhuma responsabilidade nos golos sofridos na supertaca. E em relação as hesitações parece mais um histerismo colectivo do que outra coisa.



De Joseph Lemos a 12 de Agosto de 2010 às 18:30
Caro Esteves Aguiar

Não tenha medo de recorrer às ferramentas de exclusão de ''posts''.

Há indivíduos apostados em lançar a confusão e denegrir não só o clube como também quem o dirige.
Eu estou farto de ''brunistas'',''azevistas'', e ''veiguistas'' que, infelizmente, populam por aí remoendo a sua inveja,ignorância e sêde de oportunismo. Em muitos blogs e forums que ostentam o nome do Benfica se albergam estes crápulas e, muitos deles,(conheço muitos,familiares até) aplaudiram e festejaram à grande o nosso 32º Título com loas a LFV e sua gerência.

No meu blog não lhes dou guarida.

Chamem-me o que quiserem mas não estou disposto
nem perco tempo com imbecís.

TUDO PELO BENFICA!


De José Esteves de Aguiar a 12 de Agosto de 2010 às 20:25
Caro Joseph Lemos:
Obrigado pelo seu comentário. Às vezes nem respondo a certas diatribes, mas neste caso apeteceu-me. Talvez seja por estar de férias e, por isso mesmo, mais relaxado.
Não duvide que não publico comentários ordinários e/ou odiosos em relação ao Benfica.
Um abraço.


De farolencarnado a 13 de Agosto de 2010 às 16:33
Censura!!
No Benfica ,caso não saiba , sempre houve democracia.Será que com LFv a "coisa" fia mais fino?


De José Esteves de Aguiar a 14 de Agosto de 2010 às 11:31
Caro farolencarnado:
De que censura fala? Eu publico todos os comentários contrários às minhas idéias, mas você nem imagina o teor meramente ofensivo de alguns comentários que chegam a este blog.
Essa de dar a outra face não é comigo! Nada nem ninguém me obriga a publicar comentários cujo objectivo mais não é do que insultar o Benfica ou a minha pessoa até à quarta geração!
Um abraço.


De farolencarnado a 11 de Agosto de 2010 às 17:26
Caro sócio José Esteves de Aguiar:

Primeiro de tudo quero dizer que concordo consigo.....mas tem também de concordar que pior que que ser cego é aquele que não quer ver.

LFV na sua má GESTÃO não vê que ganhou o ultimo campeonato na última jornada...nada de supremacia, a Taça de Portugal foi-se às mãos de um V.Guimarães que foi eleminado pelo Rio AVE....a Taça da Liga ganhámos e quem foi o Guarda-Redes? QUIM.
A Taça da LIGA Europa foi-se porque JJ não quis QUIM..e continu7ou com J CESAR...

Ganhámos a LIGA SAGRES e ....JJ mandou7, despediu7 QUIM através da TV!

Comprou-se ROBERTOOOOOOO!!!!!

Para mim é tão Guarda REDES como eu sou7 professor de CHINÊS!

Lá se foi......não sei para que bolsos,8.500 000 EUROS!

Saíram dois jogadores....comprou-se:JARA,NICO GAITAN,ROBERTO,RODRIGO,Fábio....e ainda JJ quer mais dois ou três......parece o ARTUR JORGE a pedir jogadores ao MANUEL DAMÀSIO,padrinho de LFV na sua primeira eleição (2003) lembram-se? é bom não esquecer.....mu7itas vendas e muitas compras dão origem a muitas comissões...não é?

Pois, caro benfiquistaJosé ESTEVES ...é preciso ser independente ...mas isso tem custos.O senhor é mais jovem no BENFICA que eu.....eu já tenho 3o anos de sócio, portanto tenho direito aos abjectos 50 votos.....para quê?Para manter LFV no poder "AD ETERNUM"..e sobre isso poucos escreveram, eu escrevi no meu BLOG -farolencarnado bolgspot-até RUI COSTA só pode concorrer em 2016, idade mínima para concorrer 43 anos....

A ver vamos onde nos vai levar LFV/JJ...agora que PCOSTA está na maior.....até conseguiu sentar-se muito próximo de LFV em Aveiro, consegiui que LFV e BETTENCOURT apoiassem F GOMES para a LIGA....enfim eu, farolencarnado estou atento mas estou consciente que o nosso GLORIOSO está mal entregue.É preciso muito juízo para governar uma nau do tamanho do BENFICA.

Bastou um resultado negativo....e logo se entra em trnse......então onde está a programação de uma época....haja DEUS!

Um abraço caro José ESTEVES de AGUIAR.



De José Esteves de Aguiar a 12 de Agosto de 2010 às 20:26
Caro farolencarnado:
Obrigado pelo seu comentário e pelo seu apoio.
Um abraço.


De Hugo Duarte a 11 de Agosto de 2010 às 16:10
Caro Zé

Como não poderia deixar passar em claro, venho aqui rabiscar o teu post e assinalar este teu regresso. Antes de mais, acho que o FCP fez 1 grande partida e até a mim me surpreendeu, todavia, acho que ainda é cedo para falar daquela defesa...Quanto á justeza do resultado, nada a opôr, ganhou o melhor!

Em relação ao SLB, na minha opinião, acho que antes de tudo, houve muito excesso de confiança. O JJesus chegou a dizer que seria muito dificil parar o Benfica...não encontro argumento melhor para AVB utilizar para "espicaçar" os dragoezinhos. E assim foi. Depois, acho que as opções(e agora é facil dizer) não foram as mais acertadas. Acho que toda a gente percebeu aquela do Coentrão no meio campo...sem Di Maria, com Gaitan "cocho", não havia grande alternativa. Até aqui tudo bem, mas deixar Peixoto lá atrás revelou-se 1 tiro no pé, é que o rapaz não tem andamento pra isto.
Mas para mim há 1 aspecto, que tu não focaste, que a meu ver desiquilibrou muito a balança: Amorim a lateral. Acho que foi o pior jogo que vi dele, passou o jogo todo a apanhar o andamento dos cavalões do Porto: Varela á cabeça e Hulk também. Outro, que acho que a lateral direito com 1 adversário rapido nao terá grandes hipoteses...que falta fez Maxi! Não esquecer que para além de Di Maria e Ramirez, que irão concerteza deixar saudades, não jogou Javi, homem que colocaria em sentido Beluchis e Moutinhos...Agora é fácil, mas parece-me que foi 1 bocado disto que se passou...
No fim se farão as contas, mas vamos ter campeonato...e olha o Braga e o SCP!

Grande abraço

HDuarte


PS: Não queria deixar de referir a arbitragem....Escandalosa e Ridicula! Mas o mais ridiculo e absurdo que ouvi, foi um Sr. Pedro Fonseca afirmar e reafirmar várias vezes que a Supertaça é um jogo de pre-epoca e não era objectivo do SLB para este ano. Haja Paciência!


De José Esteves de Aguiar a 12 de Agosto de 2010 às 20:27
Caro Hugo:
Obrigado pelo teu comentário oportuno (aliás como sempre).
Espero retomar os escritos por aqui, de agora em diante.
Um abraço.


De O voo da Águia é Glorioso a 14 de Agosto de 2010 às 10:59
Ainda não compreendi o que é que aconteceu às duas equipas, uma por ter jogado tão pouco comparando com o que tinha mostrado, outra pelo motivo exactamente contrário. Quanto ao PS sobre a arbitragem não percebo onde está o "escandaloso" e o "ridículo", não foi boa para nenhuma das partes, vi no mundial bem pior, tentou não complicar, mas casos não conseguiu. Tirando o Calheiros, o Quinhentinhos, o Olegário, o Jorge Sousa, o(s) Soares Dias, os Costas... não há bons árbitros em Portugal. Diria que a arbitragem foi normal, desta vez não favoreceu a corrupção, mas já ficou marcado.


De Anónimo a 11 de Agosto de 2010 às 08:51
Durante semanas ninguém comentou nada, agora veio uma derrota, lá vêm os mensageiros da desgraça.
Mas se tu sabes assim tanto de futebol, sim, até dás opiniões sobre os jogadores (será que sabes o que é um treino?) mete-se uma cunha e vais tu treinar o glorioso, ficas mais barato que o JJ .
Vão dar banho ao cão, Benfiquistas farsolas e vendidos.
Jorge Santos - Sócio EFECTIVO


De José Esteves de Aguiar a 11 de Agosto de 2010 às 13:59
Mesmo um malcriado como você merece, às vezes, uma resposta à altura. Vamos por pontos:
1 - Quando aprender a ler convenientemente, você poderá perceber que este texto é tudo menos uma mensagem de desgraça, muito pelo contrário é uma mensagem de convicção e esperança nas capacidades do Benfica!
2 - Quanto a ter pretensões de saber de futebol, tenho tantas quantas qualquer pessoa que escreva sobre o tema. Era só o que me faltava vir alguém para aqui criticar-me por escrever a minha opinião sobre os jogadores, os técnicos ou a Direcção daquele que é o meu clube há quase 50 anos! Uma coisa é divergir de opinião, outra é, de forma malcriada e arrogante, você vir para aqui pretender que eu não posso escrever o que penso...
3 - Se você tivesse capacidade para tal, poderia rebater as minhas opiniões de forma civilizada, apresentando a sua própria argumentação. Mas não, como se vê!
4 - Eu também sou sócio EFECTIVO, apesar de morar no Porto e o meu n.º é o 41945, por isso não sou sócio muito recente (mais exactamente desde 1994);
5 - Quanto a dar banho ao cão, faço isso ao meu, sempre que ele precisa. Talvez seja o que esteja a faltar a si, um bom banho de água fria, para acalmar os nervos...


De O voo da águia é glorioso! a 12 de Agosto de 2010 às 00:15
Muito bem, embora a resposta fosse evitável pois o sujeito em questão não merece atenção, tudo o que disse está muito bem. E tanto se me dá se o Sr. Aguiar é ou não sócio, "mandava" tanto como esse indivíduo que se reclama de ser sócio, mas que se esconde atrás do anonimato.
Os meus cumprimentos


De Lúcifer a 12 de Agosto de 2010 às 18:38
SR. José Esteves Aguiar:
Os argumentos que usa estao decalcados mais coisa menos coisa, nos argumentos que aqui neste blogue ficaram expressos, aquando do glorioso período, em que Bruno Carvalho, pugnou pela presidência do BENFICA.
Este blogue já só engana quem quer ser enganado.


De José Esteves de Aguiar a 12 de Agosto de 2010 às 20:32
Caro Lúcifer:
Toda a gente sabe que sou apoiante do LFV, nada tendo a ver com o Bruno Carvalho ou qualquer outro candidato.
Os meus argumentos são aqueles que eu tenho e, realmente, seria mais útil se você apresentasse os seus, em vez de criticar de forma oca.
Quanto ao blog, só o visita quem quer. Se é assim tão doloroso para si, faça jus ao seu nickname e vá antes para o inferno!!!


De Dylan a 12 de Agosto de 2010 às 10:40
Jorge Santos,

Podia guardar essa "cagança" toda para os infiltrados que vêm aqui comentar e gozar com o nosso clube.

Felizmente que o nosso clube é democrático e permite a pluralidade de opiniões.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds