Quinta-feira, 17 de Junho de 2010

José Esteves de Aguiar em 17/06/10 | comentar

 A exibição no primeiro jogo da Selecção Nacional neste Mundial 2010 dificilmente poderia ser mais à semelhança de Carlos Queiroz – mostrou-nos uma equipa receosa, nervosa, sem chama ou garra.

 

O único momento em que a Selecção se soltou, poderia ter resultado no golo mais espectacular do Campeonato – aquele remate de Cristiano Ronaldo ao poste, que levou o próprio Drogba a benzer-se de alívio.

 

Em praticamente todo o restante jogo, a nossa Selecção foi uma presa fácil da boa organização da Costa do Marfim, tacticamente quase perfeita a marcar em cima, sem deixar tempo e espaço aos nossos jogadores para “pensarem” o jogo.

 

Tornou-se evidente que, salvo raras excepções, a nossa Selecção se conformou com a ideia de que o mais importante era não perder.

 

O Eduardo e os jogadores da defesa estiveram bastante bem, com destaque para a exibição defensivamente sem mácula do Fábio Coentrão, jogando de uma forma tão decidida que até parecia que era o Jorge Jesus quem estava no banco.

 

Ficamos sem saber se o facto de raras vezes ter subido pelo seu corredor se ficou a dever a instruções nesses sentido dadas por Carlos Queiroz, ou impossibilidade real, atendendo a que a maioria das jogadas de ataque da Costa do Marfim se desenrolavam pelo seu lado.

 

De qualquer forma, é da mais elementar justiça destacar o grande jogo que Fábio Coentrão realizou.

 

Quanto ao meio campo da Selecção, foi demasiado leve, previsível e lento de movimentos, para conseguir incomodar os física e tacticamente poderosos jogadores da Costa do Marfim.

 

No ataque, apenas Cristiano Ronaldo deu um arzinho da sua graça, uma vez que Danny nada fez de útil em campo, falhando inúmeros passes e chegando sistematicamente atrasado aos lances e Liedson foi um erro de “casting”, lançado às feras numa luta desigual contra defesas muito mais possantes.

 

Com Simão Sabrosa em campo, a equipa soltou-se mais, mas faltou nitidamente um jogador alto e forte na área, do tipo do Hugo Almeida, para dar luta aos defensores da Costa do Marfim.

 

A entrada de Rúben Amorim – embora seja de saudar de forma inequívoca – leva-nos a pensar que algo estava mal na convocatória.

 

Se o Rúben não foi considerado, por Carlos Queiroz, como um convocado indiscutível, por que razão foi ele o escolhido para entrar em campo, rendendo Raúl Meireles, em detrimento de outros jogadores que integraram a convocatória desde o princípio? A resposta é óbvia - porque Rúben Amorim é um jogador que, tal como Fábio Coentrão, joga à Benfica, imbuído que está do espírito de luta e de conquista que lhe foi incutido por Jorge Jesus.

 

Esta conclusão leva-nos a outra: o Carlos Martins, na forma em que terminou a época, seria certamente muito mais útil à Selecção do que um Deco queixinhas, incapaz de dar o litro, de “comer relva”, como se impõe numa competição como o Campeonato do Mundo.

 

A esta Selecção falta, claramente, um treinador com espírito de conquista, que não se acobarde como tantas vezes aconteceu ao longo dos jogos de qualificação.

 

Que não ceda a pressões e interesses de agentes de jogadores, mas que transmita a estes a ideia de que devem disputar cada jogo como se fosse o último das suas vidas.

 

Só assim será possível continuar, com dignidade, nesta competição, a começar já pelo jogo contra a Coreia do Norte, uma equipa extremamente aguerrida e à qual apenas poderemos derrotar se lutarmos do princípio ao fim.

 

Precisamos, urgentemente, de uma Selecção que jogue à Benfica!

 




19 comentários:
De Anónimo a 20 de Julho de 2010 às 00:43
FICO PREPLXO COM A CAMPANHA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL,AJUDADA POR ALGUNS BENFIQUISTAS,SÓ POR
CAUSA DO MOREIRA QUE NA MIMHA OPINIÃO SE TIVESSE AMBIÇÃO JÁ TERIA PEDIDO PARA SAIR,E COMO COLEGA É PÉSSIMO LAMENTO COMO BENFIQUISTA DOS ANTIGOS SEMPRE NUNCA FUI GRANDE APOIANTE NEM DE MOREIRA NEM DE QUIM MAS COMO GLORIOSO QUERIA O MELHOR PARA O MEU QUERIDO CLUBE,FOI PENA ESTE SR.NÃO TER IDO DE PATINS,PORQUE COMO DISSE É UM MAU COLEGA. SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS VAMOS TODOS APOIAR ROBERTO PARA VOLTARMOS A SERMOS CAMPEÕES


De Rui Pereira a 21 de Junho de 2010 às 22:19
Eheheheheheh! E não é que jogou mesmo à Benfica?
Bom, pelo menos o resultado foi à Benfica.
Ganda LOLADA


De José Esteves de Aguiar a 22 de Junho de 2010 às 01:23
Caro Rui Pereira:

Realmente, parece que me ouviram!

Um abraço


De SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE a 24 de Junho de 2010 às 05:59
Jogar á Benfica implica forma continuada e não um jogo de 6 em 6 meses


De PEdorido a 18 de Junho de 2010 às 15:33
Uma selecção que joga à benfica é como?

Jogar metade dos jogos contra dez?
Ou ter uma ajuda (perdão, penalti) a cada dois jogos?
Já agora anular golos ao adversário!

Jogasse a selecção como este benfica, e era-mos campões de certeza absoluta!

Mas acho que não há túneis nos estádios da África do Sul...


De José Esteves de Aguiar a 19 de Junho de 2010 às 21:48
Pelo teor do seu comentário, vê-se bem que não é apenas o pé que tem dorido - há por aí também uma grande dor de cotovelo!
De qualquer forma aproveito para o esclarecer que, se a Selecção jogasse à Benfica, é bem possível que tivesse mais jogos em que os adversários fossem expulsos e que tivesse também mais penalties a seu favor.
Tal seria consequência natural de jogar 90 minutos ao ataque, com jogadores tecnicistas, sobre os quais inevitavelmente são cometidas muito mais faltas, frequentemente passíveis da amostragem de cartões e da marcação de livres!
A não ser que o seu pé dorido ache que as faltas não são para ser marcadas...
Por falar em faltas, não sei se o seu clube é o Porto mas, se for, não se esqueça de agradecer ao Bruto Alves a falta totalmente desnecessária que cometeu e que levou à anulação do golo de Portugal. É desse tipo de anulação de golos que fala???
Quanto aos túneis, deixe-me que lhe recorde o seguinte: que me lembre, só houve duas situações em túneis, em jogos com o Benfica. A primeira foi em Braga e quem levou pancada - até antes de entrar no túnel - foi o Cardozo. As imagens disponibilizadas pelas câmaras de segurança não mostravam nenhum jogador do Benfica a agredir fosse quem fosse, pois não? Mas já as câmaras exteriores mostraram claramente as agressões gratuitas feitas ao Cardozo, com um polícia a afastar-se deliberadamente e o árbitro convenientemente a olhar para o outro lado...
Quanto ao túnel da Luz, quem participou em agressões foram jogadores do Porto, nada tendo envolvido qualquer jogador do Benfica.
Assim sendo, fico sem perceber qual a razão para a sua alusão a túneis...


De José Esteves de Aguiar a 21 de Junho de 2010 às 17:48
Deu para perceber, hoje, o que é jogar à Benfica? Sempre a acelerar, sem levantar o pé, com fome de golos!


De AXN a 22 de Junho de 2010 às 16:38
PEdorido

Isso é que é uma dor de corno! Temos pena...!

E vós que já estáveis a ruminar a palha oficial de um fácil e mais do que prometido - nem só à foto - e fácil 'penta'.
(Mas...há foguetes que rebentam antes da subida!)

Afinal com a experiência adquirida ao longo dos últimos 28 anos, é fácil armar confusões noutros túneis ou arranjar Caldeira...das e vida negra aos alvos escolhidos.

A quem não dobra a cerviz, não vende a honra a troco dum envelope vazio, dum 'pedaço de fruta' ou duma excursão faniliar ao Brasil, e nem sequer tem problemas conjugais, nada melhor do que uma 'desinteressada' promessa de 'bela vida' ...

Se não tirardes, cada uma das peças que vos colocaram na parte lateral exterior dos olhos, para vos diminuir a visão lateral, nunca conseguirão aperceber-se que estão a ser enganados (agora também desportivamente!!!) pelo siciliano de Cedofeita e restante bando.

O 'Kim Jong - Il' da Ribeira e do Aldoar, este ano atirou-vos com uma pedra de calçada, que vós tentais 'roer', julgando ser um pedaço rijo da excelente broa de Avintes...!

Esta época já 'partiram os dentes' ao reforçar o Braga e ao não conseguir a ida à Champions.

Espero que seja para repetir nos próximos anos :-)


De rui pereira a 25 de Junho de 2010 às 14:45
Caro AXN, apenas duas notas.
1ª não se diz "..do aldoar,", Aldoar é uma freguesia da cidade do Porto, portanto deve dizer: "de Aldoar".
2º O Metanoso-mor pode ser ditador lá da terra dele, mas dúvido que haja mais portistas do que benfiquistas em Aldoar.
Sei do que falo porque sou de lá.
O amigo AXN deve ter visto as imagens do Rui Rio na TV, aquilo passou-se no bairro de Aldoar.
A freguesia é muito mais que apenas o bairro, é a mais populosa da cidade.
Fica a correcção.

VIVA ALDOAR


De Rui Pereira a 24 de Junho de 2010 às 23:49
Na vida há sempre muitos angulos diferentes para analisar as situações, é perfeitamente compreensivel que te dê jeito o "angulo" dos túneis.

Não tarda nada começa o próximo campeonato. Se a tua renovada equipa não resultar, se calhar para o ano teremos um novissimo "angulo": os viadutos, ou quem sabe até as passagens de nível (com ou sem guarda, depois escolhes).

Safa-te aí!!!



De Arquivo Vivo a 18 de Junho de 2010 às 11:26
Ouvi, um dia destes, um plumitivo cá da aldeia, metrosexual de beco, ufanar-se do seu longo acompanhamento das camadas da formação e mostrar a sua "tristeza" pelo futuro do consórcio de corruptos e comissionistas.

Este plumitivo, uma sub-espécie de Fernão Lopes, de um adjunto medíocre, mas excelente a colocar pinos e a distribuir coletes, evocando a saga épica dos idos de 89 e 91, aproveitou para loar o seu ícone, omitindo (mais por dolo que por ignorância)
que os frutos dessa colheita, foram semeados por
um Grande Senhor do futebol indígena, chamado
José Augusto, que estendeu a mão (mais tarde, mordida por este), ao eterno, vaidoso e incompetente adjunto.

Precisamos de uma selecção à Benfica?

Longe vão os tempos em que a equipa do SLB, chegada a Lisboa a uma 5ª feira, depois de ganhar uma final europeia, teve no sábado imediato de defrontar, inteirinha, a Inglaterra.

Longe vão os tempos em que, depois da época miserável que o SLB fez em 65/66, viu os seus grandes jogadores, com excepção de Costa Pereira
(recém "recuperado" da lesão de Milão) serem chamados para o Mundial.

Esta convocatória mereceu larga contestação do poder vigente, nas mãos dos, agora falidos, npssos
vizinhos das Linhas de Torres.

Aconteceu que a FPF estava nas mãos de gente séria, que o Seleccionador era um conhecedor profundo de futebol e o treinador era um Mestre.

O resultado disto, foi termos sido, vergonhosamente
afastados de sermos Campeões do Mundo.

Longe vão os tempos em que o Seleccionador José Augusto, em 1971, pegou num Benfica renovado, cheio de ex-juniores, e levou a Selecção à final da Mini-Copa, contra o Brasil, campeão do Mundo.

Porque se fala tão pouco, para não dizer nada, do
Campeonato de Sub-21 de 1989?

Quantos jogadores do SLB, faziam parte dessa selecção?

José Augusto, estava demasiado "fresco" ...

Não vale a pena adiantar mais, temos o que merecemos, a começar por uma "coisa" que passa
por secretário de estado do Desporto.



De Rui a 18 de Junho de 2010 às 11:01
Começo por dizer que gosto imenso dos teus "posts", e assino este por baixo. De referir ainda que esta história de dizer que quem faz críticas á selecção é menos português ou patriota que os outros já começa a chatear, se os bois fossem chamados pelos nomes se calhar, mas só se calhar, as coisas não seriam tão tristonhas para a nossa selecção. É por demais evidente que a selecção joga sem gosto quase comprometidos e com medo...pergunto medo de quê? Realmente o Queiroz, apesar de bem se tentar desculpar com tudo e todos, só se pode queixar dele próprio, que grande tacho arranjou para ele e para os dele. AH, outra coisa, na cabeça dele os Portugueses não apoiam a selecção nacional devido á crise...coitadinho, vão-se acabando as desculpas, nada que não se estivesse á espera, embora o que no fundo todos queríamos era que ele provasse que a maioria dos Portugueses estaria errada...não me parece. Abraço- Rui-


De José Esteves de Aguiar a 19 de Junho de 2010 às 22:00
Caro Rui:

Obrigado pelo comentário e apoio!
Um abraço.


De J.Lemos a 18 de Junho de 2010 às 02:31
Mas o Queirós sabe treinar à Benfica?

Ele é professor de quê?

Sorte teve ele em ter nas mâos uma Geração de Ouro que,com qualquer outro treinador, faria o mesmo brilharete.

O seu "curriculum" prova que não passa de um presumido, um falhado.

O que fez ele com nas seleções de Africa do Sul, Emiratos Árabes e USA? ABSOLUTAMENTE NADA!

E não refiro as outras "experiências" da sua carreira.

E Madail não sabia?

Claro que sabia! só que era (é) a peça sem secrúpulos, submisso e obediente ideal, para encaixar no seu sistema de falcatruas comissionistas com dirigentes corruptos e agentes vigaristas.

Portugal tem o "selecionador" à sua medida e que merece.



De José Esteves de Aguiar a 19 de Junho de 2010 às 21:59
Caro J.Lemos:
Obrigado pelo seu comentário. É claro que o Queiroz não sabe treinar, nem à Benfica nem à Carcavelinhos!
Quando ganhou os campeonatos do Mundo de juniores, tinha à disposição um grupo de jogadores que funcionavam "sozinhos", jogavam entre eles de olhos fechados.
O problema são mesmo os interesses instalados!
Um abraço.


De Jonas a 17 de Junho de 2010 às 10:32
Acho que o Queiroz devia usar de bote expiatório os árbitros portugueses e não a FIFA, são eles que deixam jogar o bruto Alves de forma "impetuosa mas não em falta" (analise de Guilherme Aguiar e rui moreira) no campeonato português , depois vão para o mundial com a mesma forma de jogar e cometem faltas que cá os árbitros deixariam passar (talvez pela cor do equipamento), que neste caso originou a invalidação de um golo da selecção esta terça feira... Ainda que, desculpem, gostei!
Saudações benfiquistas!


De José Esteves de Aguiar a 17 de Junho de 2010 às 13:06
Caro Jonas:

É bem verdade o que refere sobre a falta - perfeitamente escusada - cometida pelo Bruno Alves e que provocou a invalidação do golo de Portugal.
Curioso é ver o branqueamento dessa situação, a qual passou praticamente ao lado dos media...
Um abraço.


De SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE a 17 de Junho de 2010 às 08:43
Há uns anos atrás, quando queirós não tinha poleiro, referiu que era necessário dar uma vassourada na estrutura da FPF. Hoje, seguro no poleiro, refiro eu, que seria necessário pegar no cabo da vassoura e corre-lo á paulada de uma vez por todas. Para além de ter sido uma nulidade em toda a sua carreira, ao nivel do futebol sénior, foi e continua a ser um cobarde sem caracter cedendo ás pressões, não só de agentes de jogadores, mas também de presidentes de clubes terceiros classificados.
O Fábio foi convocado só para não se dizer que, do CAMPEÃO, não se convocou ninguém.
No lugar do Ruben, tinha-me recusado a representar a selecção. Ele que fosse buscar segundas escolhas aos clubes terceiro e quarto classificados. Carlos Martins e Quim não teriam o mérito de estar nesta selecção?? o costa achou que não e o queirós anuiu servilmente. Esta é a selecçao do anti-benfiquismo, do compadrio e do subservientelismo.
É com enorme prazer, que visto a camisola do GLORIOSO e me sento refastelado no sofá vendo a barca dos navegadores a afundar-se lentamente em águas sul africanas, porque o que resta do meu pratiotismo, está orgulhosamente estampado nas quinas que brilham no manto sagrado.
Selecção?? qual selecção...
BENFICA CAMPEÃO! esta sim, é a minha selecção.

Saudações Benfiquistas




De José Esteves de Aguiar a 17 de Junho de 2010 às 13:09
Muito obrigado pelo seu comentário, o qual subscrevo quase integralmente.
Por muito que eu reconheça que esta é uma Selecção feita contra o Benfica, não consigo deixar de torcer por ela, por representar Portugal num campeonato do Mundo.
Um abraço.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds