Sábado, 15 de Maio de 2010

Miguel Álvares Ribeiro em 15/05/10 | comentar

 

A época 2009/2010 do Benfica na SuperLiga, que nem começou muito bem, fruto de um injusto empate em casa frente ao Marítimo, viria a revelar-se a melhor do Benfica desde há muito tempo.

 

A principal diferença com o passado consistiu na apresentação de um futebol muito atractivo e eficaz, frequentemente espectacular, com uma constância exibicional muito elevada. Nesse aspecto a exigência de Jorge Jesus e a sua preocupação permanente com a intensidade e qualidade de jogo foram determinantes na mudança de postura e mentalidade dos jogadores.

 

O entusiasmo que estas exibições causaram entre os adeptos criou outra determinante força motriz deste Benfica, o apoio incondicional dos adeptos em todo e qualquer estádio em que a equipa jogou, um pouco por todo o mundo.

 

Por trás de tudo isto está uma planificação estratégica com um elevado nível de risco da Direcção do Benfica, em particular do seu presidente Luís Filipe Vieira, que resultou em pleno. Depois de um ano decepcionante e a aposta falhada em Quique Flores, a arriscada aposta em Jorge Jesus e no reforço da equipa com alguns jogadores para posições chave foi um claro sucesso. Entre estes merecem franco destaque Javi Garcia, Saviola, Ramires e Fábio Coentrão, este resgatado de empréstimo.

 

Entre os jogadores, afinal os principais protagonistas desta grande campanha do Benfica em 2009/2010, grande destaque ainda para David Luiz, di Maria, Luisão, Cardozo, Quim e Maxi Pereira, os restantes constituintes do esqueleto da equipa. Todos foram importantes e seria injusto não referir também Pablo Aimar, Carlos Martins, Rúben Amorim, Airton, Weldon e, apesar de pouco utilizado, o capitão Nuno Gomes.

 

Outro aspecto importante no sucesso foi a forma como a equipa respondeu nos momentos de maior pressão, revelando uma enorme consistência e resistência, física e psicológica, que lhe permitiu ultrapassar todos os obstáculos.

 

Embora possa parecer menos determinante, não posso deixar de referir a adopção de um novo discurso e uma postura mais reservada de LFV, bem como uma nova estratégia de comunicação do SLB, que considero claramente muito mais ajustadas à grandeza e importância do clube, e que não deixaram de desempenhar um importante papel no seu sucesso.

 

Foi bonita a festa do título, que mostrou mais uma vez a grandeza do Benfica e o enorme entusiasmo e carinho com que a massa adepta apoiou sempre o Glorioso.

 

O que deve deixar todos os benfiquistas muito satisfeitos (e os adversários muito preocupados, como tem sido fácil notar) é que, apesar da inevitabilidade de vender 2 ou 3 jogadores (saúdo com grande alegria a decisão de David Luiz de se manter no plantel), decidida que está já a continuidade da equipa técnica, estão reunidas as condições para que o Benfica recupere o lugar cimeiro no futebol português de que tem andado arredado nos últimos tempos, planeando para 2010/2011 o assalto à Europa. 

 

Força Benfica!




9 comentários:
De As Aventuras do Gui a 17 de Maio de 2010 às 22:07
E o Gui , o novo herói do Benfica, sempre soube que o glorioso seria campeão! E eu sou a prova que este clube é único! Não só é campeão nacional, como consegue ter projectos diferenciadores que abrangem públicos desde os 0 aos 100 anos!
As Aventuras do (http://www.asaventurasdogui.pt/Home/Campeao.aspx)Gui
Benfica!


De OBSERVADOR ATENTO a 16 de Maio de 2010 às 20:14
caro Miguel,

Para mim o maior campeão é LF Vieira. Foi uma estratégia de risco, mas dificilmente no verdadeiro Benfica poderia existir outra. O problema poderia ser não existir quem estivesse disponível para liderar um tal projecto. Quanto à equipa, deste ano as diferenças nem são muitas se tivermos presente que saíram Suazo , Reyes e Katsoranis . A grande diferença está em JJ , que encarnou desde início o verdadeiro espírito e força incomparável do GLORIOSO. Di Maria foi o melhor jogador da LIGA, mas já lá estava o ano passado, tal como: David Luís, Luizão , Máxi , Cardozo , Ruben, Carlos Martins e Coentrão . Julgo que o Benfica deixará sair no máximo dois jogadores do plantel, sendo um deles Di Maria e o outro, se houver oferta interessante, Cardozo . Já se reforçou com Gaitan , Jara e Fábio Faria, para além de Airton e Kardec , sendo certo, para mim, que Moreira vai sair e um excelente guarda-redes irá entrar. Ou seja, a vitória neste campeonato nada tem a ver com a de 2005, já que desta vez acordou o Glorioso e está a preocupar a concorrência. Com LFV na Presidência e JJ como treinador voltamos ao normal, ou seja ganhar mais que os outros, e voltamos, porventura, a ser fortes na Europa. O grande responsável chama-se Luís Filipe Vieira. Falta, ainda, contribuir para a renovação do futebol português a nível organizativo, seja regulamentar, disciplinar ou de arbitragem. É neste último campo (fora de campo) que o Benfica pode, ainda, ser ameaçado.
Saudações ao grande campeão o SLB .


De Miguel Álvares Ribeiro a 17 de Maio de 2010 às 00:01
Caro OBSERVADOR ATENTO

Concordo em grande medida consigo; espero que as ameaças fora do campo não voltem a prejudicar-nos!

Um abraço


De iBenfiquista a 17 de Maio de 2010 às 18:42
Toda a gente diz que o DiMaria vai sair mas a impressão que tenho é que LFV não tem grande vontade de o fazer. Para o ano há a Champions e onde vamos encontrar um jogador tão desequilibrador?

Penso que o único que pode ser abaixo da cláusula é o Cardozo quye tem claramente um cláusula acima do seu valor de mercado.


De iBenfiquista a 17 de Maio de 2010 às 18:42
Toda a gente diz que o DiMaria vai sair mas a impressão que tenho é que LFV não tem grande vontade de o fazer. Para o ano há a Champions e onde vamos encontrar um jogador tão desequilibrador?

Penso que o único que pode ser abaixo da cláusula é o Cardozo quye tem claramente um cláusula acima do seu valor de mercado.


De iBenfiquista a 17 de Maio de 2010 às 18:46
Toda a gente diz que o DiMaria vai sair mas a impressão que tenho é que LFV não tem grande vontade de o fazer. Para o ano há a Champions e onde vamos encontrar um jogador tão desequilibrador?

Penso que o único que pode ser abaixo da cláusula é o Cardozo que tem claramente uma cláusula acima do seu valor de mercado.

O David Luis não sai mesmo, o que é excelente. Se o Cardozo sair tenho a impressão que o Benfica vai contratar outro grande jogador para a área. É só um "feeling" que eu tenho.

Agora uma pergunta: onde encaixam o Jara e o Gaitan? Juntamente com o Kardec e o Eder Luis? Boas dores de cabeça para o JJ.



De SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE a 16 de Maio de 2010 às 12:50
"Por trás de tudo isto está uma planificação estratégica com um elevado nível de risco da Direcção do Benfica, em particular do seu presidente Luís Filipe Vieira, que resultou em pleno."

Olá Miguel! elevado risco foi a falta de estratégia traduzida em mãos cheias de aquisições que Vieira fez ao longo de alguns anos, cuja mais valia para o Glorioso foi 0. Da última "melhorzinha" equipa que tivemos, no final da época, Vieira tratou logo de despachar Simão, Leo, Micolli, Nuno Assis, Katso e Karagounis. Alguns destes, com um pouco de boa vontade por parte da Direcção, tinham ficado. Os restantes foram corridos.
Esta época investiu-se na qualidade, logo não concordo quando dizes que o risco foi elevado. Não concordo e está á vista o potêncial de retorno do investimento feito.
O Benfica tem que melhorar o plantel de ano para ano e não cair no erro de se desfazer das melhores unidades no final de cada época. Se voltamos a cair no mesmo erro, não faz sentido andar-se a apregoar aos 7 ventos que foram renegociados contratos, que se criou a Benfica tv, que agora o Benfica vai ser imparável, que, que e que....
Se se tem estado a estruturar o Benfica de raiz não entendo essa inevitabilidade de vender 2 ou 3 jogadores!! Um ainda vá, agora 2 ou 3???
Espero sinceramente que o Benfica mantenha a equipa sem vender os melhores jogadores e que a melhore qualitativamente. Sou crente e acredito em Jesus. Ele afirmou: "Agora quero ser campeão europeu"....Também eu.

Saudações benfiquistas!


De Miguel Álvares Ribeiro a 16 de Maio de 2010 às 17:24
Caro SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE

Concordo em grande parte com o que diz.

A inevitabilidade de o Benfica vender 2 ou 3 jogadores, deve-se em parte à necessidade de realizar mais valias para pagar os elevados investimentos feitos, mas também porque será difícil convencer alguns jogadores a prescindir de salários mais elevados num dos colossos europeus para continuar a jogar no Benfica.

Também espero sinceramente que o Benfica mantenha a equipa sem vender os melhores jogadores e que seja campeão europeu!

Um abraço



De Natálio Santos a 16 de Maio de 2010 às 02:33
Ainda deve de haver muitos que estão á espera que a pré época acabe...!!!Mas que se preparem que parece-me que a próxima ainda vai doer mais ...!!!VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds