Segunda-feira, 10 de Maio de 2010

Pedro Fonseca em 10/05/10 | comentar

Benfica players ride a bus by Lisbon's Marques ...

foto: AP (Associated Press)

 

Caiu o pano sobre mais um campeonato nacional: o Benfica foi Campeão e conquistou o seu 32º título. Na hora da festa, única nacional e mundial, ficam aqui alguns dos vencedores e vencidos desta maratona que acabou em glória. Glorioso, tu és Campeão!

 

Vencedores

 

ADEPTOS – Os adeptos do Benfica foram os grandes vencedores da noite mágica de ontem. Luís Filipe Vieira dedicou-lhes o título e não podia ser mais correcto e mais legítimo. Milhões em Portugal e em todo o Mundo saíram à rua para festejar a conquista do 32º título de campeão. O Benfica demonstrou ser o único clube nacional e de dimensão mundial. Mas durante todo o campeonato os adeptos não largaram a equipa, batendo recordes de assistência na Luz e em todos os estádios do país onde jogasse o Glorioso. Tudo culminou com um Estádio da Luz a abarrotar e, depois, a festa foi o que se viu e ouviu. Para recordar!

LUÍS FILIPE VIEIRA – O Presidente do Benfica tem uma significativa quota-parte de responsabilidade neste título. Foi ele que teve a coragem de apostar em Jorge Jesus. Uma aposta totalmente ganha. Foi ele que teve a coragem de investir fortemente na equipa de futebol. E hoje a saúde financeira do Benfica está assegurada. Foi ele que mobilizou a nação benfiquista através de um discurso em que apelou sempre à mística – e ela está de regresso. A ovação que teve ontem na Luz quando foi receber a sua medalha de campeão é mais do que merecida. Foi o momento da consagração como “O Presidente do Povo”!

JORGE JESUS –  O treinador do Benfica colocou a equipa a jogar mais do que o dobro. Mas Jesus fez mais – nunca se desviou do seu caminho; foi sempre rigoroso e de um profissionalismo ímpar e exemplar; deu assim o exemplo aos jogadores (e o exemplo deve vir sempre de cima). Dedicou-se de alma e coração ao trabalho na Luz e nunca se distraiu – com entrevistas, por exemplo. Jesus nunca deu uma entrevista de fundo durante o campeonato, como fizeram os seus antecessores, e aí está um detalhe importante. O mestre da táctica merece este título como poucos.

JOGADORES/PLANTEL – A ordem desta lista é arbitrária. Os jogadores podiam ficar em primeiro ou no fim, mas são sempre eles, no fundo, os nossos heróis, os nossos mágicos, aqueles que envergam o manto sagrado. Para nós, sempre imortais. Para eles o nosso obrigado, pela classe, pelo talento, pelo sangue, suor e lágrimas. Eles são o nosso “hino da alegria”.

RUI COSTA -  Uniu o balneário e manteve sempre uma estreita, fiel e solidária relação com Jorge Jesus. Acompanhou a equipa e sofreu como poucos. Depois do passo em falso da época anterior, Rui Costa assume-se como um director desportivo de excelência.

ÓSCAR “TACUARA” CARDOZO – Como sofreu a Luz pelo seu segundo golo. O injustiçado de Quique Flores foi ontem uma estrela cintilante. A equipa foi solidária e jogou para ele (e, por isso, não goleou o Rio Ave), mas Cardozo fez jus a esse companheirismo. Dois golos à ponta-de-lança, e a bola de prata (que um jogador do Benfica não conquistava desde 91) a ser ganha merecidamente pelo avançado paraguaio.

 

Vencidos

 

FC PORTO – Derrotado em toda a linha por um Benfica de alta qualidade e por um super Braga. Fora da Liga dos Campeões, vai, talvez passar por uma travessia do deserto de proporções ainda por apurar e de consequências imprevistas. Um clube que tem alguns adeptos assim não merece muito mais.

FALCAO – Falou de mais e pagou por isso. Mais concentrado no seu papel sem ter de servir de porta-voz de ninguém e será um grande jogador. Nem as “ajudas” do guarda-redes do União de Leiria chegaram para derrotar Cardozo. E os festejos nos camarotes do Municipal de Leiria, quando marcou o 2º de penálti, devem ter deixado amargos de boca.

MESQUITA MACHADO – Disse que ia a pé a Fátima. Ainda vai a tempo de lá chegar e pedir perdão.

PINTO DA COSTA -  Prometeu o título a Pedroto. E agora?

ÁRBITROS – Tudo fizeram para impedir o Benfica de chegar ao título. O sistema, afinal, ainda está vivo. Mas agora já de pouco serve…

 




9 comentários:
De vermelhovzky a 15 de Maio de 2010 às 15:05
Os grandes derrotados foram os adversários internos de LFV. Aqueles que durante na primavera de 2009 fizeram uma combate NOJENTO e MALDOSO ao Benfica e aos seus adeptos.
Sairam derrotados na altura e são derrotados agora. Onde anda Bruno Carvalho? Onde anda Bibi? Onde anda José Veiga?
LFV e Rui Costa mostraram ser uma dupla mais madura e com muita inteligência. Falam menos, FAZEM MAIS.
Alguém se lembra de que Bruno Carvalho queria contratar o treinador que levou 8 na luz? Alguém se lembra que Bruno Carvalho criticou a contratação de Saviola?


De Dylan a 13 de Maio de 2010 às 11:12
O treinador do SC Braga tinha previsto que algo ia acontecer. Realmente acertou - um vulcão entrou em erupção na Luz debitando para a atmosfera cinzas vermelhas que cobriram o espaço aéreo nacional de norte a sul do país, também em África, na Ásia e na Europa. O magma incandescente derreteu os maus perdedores, sempre prontos a minimizarem as vitórias dos outros através da intimidação e comunicados dignos de uma taberna do interior. Falaram em túneis - esqueceram-se do verdadeiro precursor do túnel nauseabundo dos anos 90 -, criaram um artificial candidato ao título que, apesar da sua boa época desportiva, foi sustentado por erros arbitrais. Mesmo assim, venceu a melhor equipa: o Benfica. Com um futebol vistoso, com o melhor marcador, com o maior número de golos marcados e menos sofridos, com jogadores ameaçando transferências milionárias, com mais espectadores e carregados por um andor - os adeptos. Como diz Chico Buarque: foi bonita a festa, pá!



De viagens baratas a 11 de Maio de 2010 às 19:43
Parabéns aos benfas de norte a sul :)


De BENFICAMPEÃO a 12 de Maio de 2010 às 12:26
filial da cosmos, vai vender essa treta pró dragão talvez te safes melhor. Talvez não. Safas-te mesmo. Há gente a querer ir descansar o melão para bem longe daqui. Aproveita e vai também. Ainda pra mais o blogue é azul e branco!?
Como benfiquista não compro nada azul e branco

NÓS SOMOS CAMPEÕES


De OBSRERVADOR ATENTO a 11 de Maio de 2010 às 13:40
Caro Pedro,

De acordo com a ordem e com as escolhas. Apenas uma excepção, eu incluo nos vencidos Domingos Paciência. Com efeito, este sujeito não deu os parabéns ao Benfica, contrariamente a alguns dos seus jogadores, casos de Vandinho e Eduardo, e tem a lata de falar em jogar contra dez e outros dislates. Domingos tem um trabalho meritório este ano (bem como Carlos Freitas e A Salvador), mas sem fair play " não vai longe e no próximo ano não vai repetir o 2º lugar por muito que possam sonhar em Braga. Esta forma sinuosa muito ao jeito de um clube regional do Douro tem os dias contados. Querer colocar em causa um vencedor que marca mais trinta golos, que tem um plantel muito superior e praticou o melhor futebol, e de longe, no meu ponto de vista coloca-o na categoria de um vencido amargurado. Paciência! Paciência.


De a.rodrigues a 10 de Maio de 2010 às 19:20
Como natural da cidade do Porto só tenho a dizer que sinto vergonha de aqui ter nascido.
Uns energúmenos, albergados sob a capa dos super-dragões, coartam as liberdades e os direitos de cidadania num país que se quer livre e democrático!
O que tem o Comando da PSP (e o respectivo Monistro) a dizer-nos?
Quem nos garante o direito à liberdade e a expressar os nossos sentimentos?
Não vivemos, nem queremos viver, no Iraque ou Afeganistão!!!


De P.Mendes a 10 de Maio de 2010 às 16:41
Justo, merecido e digno.. Apesar das constantes provocações vindas de todo o lado, O Benfica foi melhor em tudo.. nem a bota de prata levam, que tão vergonhosamente doi sendo empurrada para o Falcao.. E o Domingos, vá lá chorar para outro lado e deixar-se de queixinhas porque já é tarde, e já não fica bem na foto.. Vencemos, porque sempre fomos e somos melhores.. E para o ano a quem é que o Pinto da Costa vai prometer o titulo ? Devia ter vergonha de invocar assim a memoria das pessoas, mas vindas de quem são... Grande Rui Costa, incansavel LFV, e competentissimo JJ, e jogadores de classe mundial.. e ainda se atrevem a por em causa a nossa justeza na vitoria do campeonato ??


De Anónimo a 10 de Maio de 2010 às 16:02
Efectivamente, desde a mais longínqua diáspora até ao centro do vulcão, com o epicentro na Luz e os efeitos mais devastadores a fazerem-se sentir na zona do Marquês de Pombal, toda a comunidade lusófona, com profundas raízes pela sua pátria mãe, antecederam o 10 de Junho, com celebrações efusivas, que não estão ao alcance de qualquer clube, qual fenómeno mundial.

Custa ver as bastonadas nos aliados, as pedradas na Boavista, os desacatos na católica Braga a entoar cânticos de afronta, custa ver que os adversários têm tanto mau perder, não são humildes, custa ver que os dirigentes e os técnicos adversários não dão os parabéns sentidos, que lhes custa engolir palavras, transparecem ódio e vociferam discursos de vitimização…

O Domingos apesar da humildade e modéstia, também já não consegue desassociar-se deste registo, a exemplo da lavagem que dão a todos que passam ali para os lados do Dragão…

A televisão, em especial a que transmite e oferece serviço público não fez divulgação dos diversos pontos de reportagem que estão ao seu alcance por esse mundo fora, talvez que muitos dos jornalistas também tiveram que tomar Alka-Seltzer, nomeadamente da SportTv, mas alguns também estiveram à altura dos acontecimentos…

Quanto ao mais foi uma festa exuberante, uma alegria tremenda, que perdurará sempre na memória, Deus queira que se torne cada vez mais habitual…

VIVA O BENFICA, VIVA O PAPA, VIVA PORTUGAL!

bem-me-quer-benfica.blogspot.com/


De SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE a 10 de Maio de 2010 às 14:12
Parabéns para ti também Pedro. Apesar de algumas vezes discordar de ti, sente-se á distância que transportas na alma a chama imensa que caracteriza quem ama o Benfica.
Um abraço sincero de agradecimento pelos postais que, ao longo deste tempo, tens colocado neste blogue, bem como no teu e pela forma brilhante e intransigente como defendes o clube.
Relativamente ao teu postal de hoje, discordo de um ou outro ponto. Mas como estou rouco á brava, não me apetece discutir contigo. Apesar da rouquidão, não posso deixar passar apenas a ausência do paciência no teu tópico dos vencidos. Pelo anti benfiquismo demonstrado por este cromo ao longo do campeonato e pelas vergonhosas e javardas declarações por ele prestadas na noite de ontem, acho que deveria ocupar lugar de destaque no teu tópico dos vencidos. Ontem não foi o treinador do Braga que falou. Foi um adepto do fcp enrraivecido pela maré vermelha que invadio Portugal.

BENFICA CAMPEÃO! PARA O ANO, NO MESMO SÍTIO E Á MESMA HORA


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds