Sábado, 8 de Maio de 2010

Miguel Álvares Ribeiro em 08/05/10 | comentar

Mais uma vez, grupos de energúmenos que se dizem adeptos desportivos mancharam fortemente o nome do seu clube e, pior ainda, da minha cidade.

 

A vandalização de diversas casas do Benfica, a agressão indiscriminada a adeptos benfiquistas (nem sequer senhoras de meia idade foram poupadas) e ao autocarro da nossa equipa, o arremesso de milhares de bolas de golfe e outros objectos contra os nossos jogadores e treinadores, são bem demonstrativos do clima intimidatório que foi montado para evitar que o Benfica pudesse festejar já no Domingo passado a conquista de mais um título.

 

É também evidente que, embora o clube não seja definido pelo que faz uma pequena parte dos seus sócios, a forma como lida com o assunto é, essa sim, definidora da sua matriz. E, nesse aspecto, a cúpula dirigente portista, com particular destaque para o seu presidente, é o pior exemplo que se pode imaginar. Os insultos que dirigiu aos dirigentes benfiquistas, seus convidados no camarote onde assistiam ao jogo, mostram bem a falta de categoria e de educação do personagem. Pior ainda foi a forma como a SAD portista reagiu aos incidentes; num comunicado de 10 pontos é necessário chegar ao 8º para encontrar uma ténue condenação da violência, porque em todos os pontos, incluindo esse, se encontram as “razões” que “justificam” os comportamentos dos seus adeptos, na linha que adoptaram de um discurso marcadamente intolerante, violento e de complacência, ou mesmo de desculpabilização perante atitudes claramente condenáveis.

 

Esta é mais uma demonstração da estratégia do ódio ao Benfica com que o presidente portista conseguiu, infelizmente, unir a maioria dos adeptos do seu clube. E neste caso nem a cidade sai indemne, graças às miseráveis declarações de um sub-comissário da PSP que, perante as câmaras  televisivas, negou o apedrejamento do autocarro do Benfica à chegada ao Estádio, que era já do conhecimento geral, mas não de quem tinha o dever e a responsabilidade de estar melhor informado; aliás se, como alegou mais tarde, desconhecia o que se passou, nunca deveria tê-lo negado peremptoriamente!

 

Ao contrário do que estes personagens acreditam e, infelizmente, os resultados têm confirmado, no desporto não pode valer tudo para que as nossas cores vençam. Por isso tomou particular relevância a forma como a Direcção do Benfica conseguiu resistir a todas as provocações e sair claramente por cima destes incidentes, condenando de forma decidida toda e qualquer forma de violência, que não tem lugar no desporto.

 

Força Benfica!




9 comentários:
De José a 10 de Maio de 2010 às 00:55

Este menosprezo pelo Benfica serve apenas para tentar destabilizar o Benfica que neste momento se encontra em paz absoluta.

Eles sabem muito bem que este ano fomos muito superiores que eles embora nunca o admitam e tambem sabem que um Benfica assim pode vir no futuro pôr em causa uma hegemonia no futebol que davam por garantida...

Por isso mais uma vez vamos assistir a este regresso ao Passado por parte dos dirigentes desse clube e a mais uma ridicula guerra Norte Sul é por esta mentalidade tacanha e regional que o Benfica mesmo quando está na mó de baixo move mais pessoas que esse clube mesquinho.

O Benfica é um clube nacional e não só de Lisboa e a festa do titulo fez-se por todo o mundo Português de Lisboa a França ou África.... todo não pois infelizmente os nossos irmãos Benfiquistas Portuenses não podem nunca festejar sem ser debaixo de coacção e ameaças e muitas vezes agressões barbaras.

Viva o Benfica!


De Fernando a 9 de Maio de 2010 às 18:36
VAMOS TODOS COLOCAR BANDEIRAS DO BENFICA NAS JANELAS E VARANDAS PORTUGAL
http://www.facebook.com/group.php?gid=117868578233419


De Miguel Álvares Ribeiro a 9 de Maio de 2010 às 21:22
Caro Fernando

Vamos a isso, bandeiras do grande Benfica Campeão em todas as janelas!

Um abraço


De Nelson Teixeira a 9 de Maio de 2010 às 16:35
Esse senhor pode não integrar nenhum órgão do clube, mas isso não invalida o facto de ter proferido aquilo que proferiu no canal oficial do Benfica, cuja direcção permitiu e continua a permitir que esse senhor continue a falar lá.
A audiência que vê esse senhor, ao contrário de ti, não saberá filtrar se esse senhor fala ou não em nome do clube.

Aliás como queres que alguém filtre isso.
Fala no canal oficial do clube e depois vêm dizer que não fala em nome do clube??

Nunca vi ninguém ligado ao meu clube a apelar ás armas como esse senhor.

Com declarações como estas, depois admiram-se quando aparecem adeptos mortos por very lights, jogadores profissionais de equipas adversárias agredidos com tacos de basebol e deixados em coma, autocarros de adeptos adversários incendiados.

E em vez de condenar estes actos, não, em vez disso, metem pessoas que não falam em nome do clube a fazer apelo ás armas em canal oficial do clube.

Há coisas fantásticas, não há.


De Miguel Álvares Ribeiro a 9 de Maio de 2010 às 22:15
Caro Nelson

Como já disse acho que essas declarações são muito infelizes.

Apesar de terem sido feitas em reacção aos infelizmente habituais actos de violência dos adeptos portistas, a violência não é uma boa resposta para a violência.

Quanto ao resto do que dizes não tens qualquer razão; a Direcção do Benfica condenou os actos de violência levados a cabo por adeptos do clube enquanto a Direcção do Porto é seguramente um dos principais instigadores desse tipo de actos por parte dos portistas.
Um abraço


De António a 9 de Maio de 2010 às 01:55
Concordo com a sua explanação, mesmo que os desacatos sejam provocados por uma minoria de adeptos mais descontrolados, facilmente nos apercebemos, pelo comportamento e vocabulário evidenciado pela maioria, pela cumplicidade dos dirigentes, pelo acicatar do confronto verbal e ódio de estimação do seu líder mais emblemático, que tal é tão somente a consequência lógica dessa postura e ódio geral...

Não sei que ódio ou complexos é que eles alimentam, não toleram o vermelho, acho que já nem é uma questão de Sul ou Capital, é tão somente uma visão complexada, duma obessão reiterada, por inveja de sermos mais e com maior currículo, não saberei bem explicar...

Acho que a fobia de atravessar a ponte da Arrábida já foi ultrapassada, os resultados estão à vista, mas na atitude e compustura continuam com os complexos, ou então acham que é a estratégia a tomar, a que deu frutos ao longo destes anos, o cavalo de batalha que têm de continuar a alimentar...

Realmente é triste que se defendam tanto, indo remexer o passado, para justificar os actos de violência praticados... Só falta dizer que ainda têm crédito, ainda não mataram ninguém, não são assim tão selvagens como os do Benfica, foram apenas umas bolas de golfe, que objecto tão insignificante (será que eles estavam pensar no ping-pong)...

O que seria se o Jesualdo levasse com um isqueiro na Luz, se o Autocarro fosse apedrejado, parece que estamos a regredir na história da civilização, mas é tudo normal...

Que o Benfica seja campeão, nos dê uma alegria, uma grande satisfação, é preciso haver alternância no poder, para resfriar os impetos e a arrogância dos adversários, já estão fartos de festejar...

Deixem-nos em paz, vençam dentro do campo, reconheçam o mérito dos outros ou então sejam humildes e deixem-nos festejar!

VIVA O BENFICA!


De Miguel Álvares Ribeiro a 9 de Maio de 2010 às 21:25
Caro António

Obrigado pela sua participação;o Benfica já é o merecido campeão, vai ser uma noite de comemoração e grande alegria um pouco por todo o país.

Um abraço


De Nelson Teixeira a 8 de Maio de 2010 às 19:55
Olá Miguel

Toda a violência é condenável.
E concordo no geral com o que escreves.
Mas concerteza não deves ter a Benfica TV, ou isto mereceria igualmente um reparo teu.
Ou estarei enganado...


http://www.youtube.com/watch?v=DHRNzNDRNQg&feature=player_embedded


De Miguel Álvares Ribeiro a 8 de Maio de 2010 às 23:17
Caro Nelson

Tens razão, infelizmente não tenho acesso à Banfica TV.

Tens novamente razão por achares que as declarações que referes merecem claramente o meu reparo.

A única diferença substancial relativamente ao teu clube é que, tanto quanto sei esse senhor não integra os órgãos sociais do Benfica nem está autorizado a falar em nome do clube. Assim, as declarações infelizes que fez não passam disso mesmo, as declarações infelizes de um adepto, em contraste claro com as que foram proferidas pelos dirigentes do Benfica.

Um abraço


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds