Quarta-feira, 5 de Maio de 2010

José Esteves de Aguiar em 05/05/10 | comentar

 

Ao contrário de alguns comentários que já li e ouvi, considero que o nosso Benfica fez, no Estádio do Dragão, mais do que o suficiente para obter um resultado diferente.

 

Para começar, parece-me de enaltecer a coragem com que encararam um jogo rodeado por um clima de ameaças – inclusive concretizadas – sem precedentes em jogos do campeonato principal do nosso País.

 

Não me recordo, sinceramente, de uma partida em que o jogo psicológico de intimidação da equipa adversária tivesse chegado tão longe como neste Porto-Benfica.

 

Estive com os meus filhos no Hotel onde o Benfica estava hospedado e tive oportunidade para uns breves momentos de conversa com vários jogadores.

 

Era notório o clima de tensão existente - principalmente nos jogadores mais novos - e posso assegurar-vos que tal tensão não tinha apenas a ver com o facto de estarem prestes a participar num jogo de grande responsabilidade.

 

Sentia-se alguma relutância em abandonarem a segurança do Hotel e partirem ao encontro de uma realidade que todos sabiam ser de elevado risco para a sua integridade física, aliás como sobejamente publicitado na Internet nos dias precedentes.

 

Quando saíram do Hotel em direcção à camioneta, formaram um grupo compacto, com os mais experientes a enquadrarem os mais novos e no exterior foram recebidos em apoteose por largas centenas de Benfiquistas que os aguardavam. Estou certo de que este apoio lhes deu um novo alento, eventualmente abalado por novos incidentes à chegada ao Estádio do Dragão, inclusive com o arremesso IMPUNE de grande número de pedras, bolas de golfe e garrafas de vidro contra a camioneta, com as consequências que todos conhecemos.

 

Ao ver o estado em que ficou a camioneta do Benfica e ao ver que nem um culpado foi encontrado, para amostra, chego à triste conclusão de que houve conivência de algumas forças de segurança. Se calhar, o guarda Abel ainda tem grande influência…

 

Quanto ao jogo propriamente dito, o Benfica entrou muito bem, Di Maria parecia estar num daqueles dias bons – para além de algumas grandes arrancadas, basta lembrar o extraordinário remate à barra, totalmente esquecido pela comunicação social, ao contrário do endeusamento do golo do Belushi.

 

No entanto, Olegário Benquerença resolveu penalizá-lo com um cartão amarelo totalmente injustificado, impedindo-o assim de disputar a última partida deste campeonato. A reacção de Di Maria, que a televisão mostrou, levando as mãos à cara com ar de desespero, foi bem reveladora do estado de espírito do jogador. Certamente que lhe passou pela cabeça, naquele momento, que perante a mais que previsível saída do clube no final da época, o jogo contra o Rio Ave seria o da sua despedida de um público que tanto o acarinha.

 

Coincidência ou não, certo é que a partir desse momento praticamente não mais se viu Di Maria no relvado.

 

Mas não se ficaram por aqui as rasteiras de Olegário Benquerença ao Benfica. Foram escandalosamente cirúrgicas as amostragens de cartões amarelos a Fábio Coentrão e a Javi Garcia, tornando perfeitamente clara a encomenda que havia sido feita a um árbitro que não mostrou a mínima categoria para estar presente no Mundial – o seu objectivo foi claramente intimidar os jogadores do nosso clube e conseguiu-o.

 

Chegou a ser caricata a forma decidida como distribuía cartões amarelos a jogadores do Benfica e como permitia protestos exuberantes de jogadores do Porto (Raúl Meireles, Bruno Alves e Belushi foram exemplos repetidos de tal comportamento, que passou em claro em termos disciplinares).

 

Dos penalties não marcados já nem vale a pena falar, mas um árbitro que se preze teria interrompido o jogo para fazer constar no relatório todos os objectos estranhos àquele desporto que choveram sobre o relvado e sobre os participantes Benfiquistas – bolas de golfe, moedas, isqueiros, paus de bandeira, foguetes e até telemóveis…

 

Em suma, fomos miseravelmente rasteirados no Estádio do Dragão, pela equipa de arbitragem e por quem deveria manter a ordem pública.

 

No próximo Domingo daremos cabal resposta aos festejos do Porto pelo terceiro lugar que alcançaram, celebrando condignamente a conquista da Liga Sagres desta época




11 comentários:
De Papoila Maria a 7 de Maio de 2010 às 15:06
Quem viu o Trio de Ataque, acho que é assim que se chama o programa, ficou elucidado quanto à pressão exercida sobre os jogadores do Benfica. Tanto o comentador do sporting (Rui Oliveira e Costa) como o do porto (Rui Moreira?) afirmaram veementemente que os jogadores nunca se sentiram pressionados. Nunca. Fiquei convencida que falavam com conhecimento de causa, dos tempos em que ambos jogavam futebol nas melhores equipas europeias e que passaram por situações como a que a equipa do Benfica passou no domingo passado. Só pode ser


De Cannigia a 6 de Maio de 2010 às 06:06
No pesadelo, acordo, olho-me no espelho e descubro que sou vesgo.
Procuro freneticamente nos bolsos, para ver minha fotografia no Bilhete de
Identidade, para ver se sou realmente aquele.
Acho um passaporte e descubro.... sou espanhol...
Não pode ser, meu Deus!!!
Sento-me inconsolável numa cadeira. Mas não é possível!! É uma cadeira de
rodas, o que significa que, além de ser vesgo e espanhol, sou também
deficiente físico!
É impossível, digo para mim mesmo, que eu seja vesgo, espanhol e deficiente
físico...
- 'Amoooooor!', grita uma voz atrás de mim. É o meu namorado.. Porra!
Sou também maricas...!
- 'Foi você que usou a minha seringa?'
Ó Deus! Vesgo, espanhol, deficiente físico, maricas e se calhar
seropositivo!
Desesperado, começo a gritar, a chorar, a arrancar os cabelos E...
Nãooo!!!!!
Sou careca!
Toca o telefone. É meu irmão, que diz:
- 'Desde que nossos pais morreram, tu não fazes outra coisa que não seja
entupires-te de drogas e vagabundeares os dias inteiros! Procura um emprego,
arranja algum trabalho!'
Que merda, descubro que também sou desempregado!!!
Tento explicar ao meu irmão que é difícil encontrar trabalho quando se é
vesgo, espanhol, deficiente físico, maricas, viciado, talvez seropositivo,
careca e órfão, mas não consigo, porque....
Porque sou gago!!!!
Transtornado, desligo o telefone, com a única mão que tenho, e com lágrimas
nos olhos, vou até a janela olhar a paisagem.
Milhões de barracas ao meu redor...
Sinto uma punhalada no pace-maker: além de vesgo, espanhol, deficiente
físico, maricas, viciado, talvez seropositivo, careca, órfão, gago,
desempregado, maneta e cardíaco, vivo também numa barraca...
Começo a ficar indisposto e a sentir um calafrio dirijo-me ao guarda-fato
para apanhar um casaco, e para minha surpresa, quando abro a gaveta encontro
uma camisa do... FCPorto



Aí já é sacanagem...
Entro em desespero, pois além de vesgo, espanhol, deficiente físico,
maricas, viciado, talvez seropositivo, careca, órfão, gago, desempregado,
maneta, cardíaco, vivo também numa barraca... e sou adepto do fcporto??????



Puta que o pariu!!!!
Nesse momento, o meu namorado regressa e diz:
- Amooooooor, vamos, senão chegaremos atrasados ao Conselho Nacional do PS.
Desmaiei.....


De Augusto Rodrigues a 5 de Maio de 2010 às 22:38
Concordo com o que diz. Porém entendo dever trazer à colação a vandalização da viatura onde seguia um casal (ou 2 senhoras já nem sei bem) que apareceram na TV a chorar.
E diz o Comando da PSP que esta cumpriu a sua obrigação!!! Estamos bem entregues.
Também o Benfica devia procurar saber quem são e aconselhá-los a fazer queixa e dizerem como tudo se passou publicamentena TV. Se calhar não são gente importante...
Mas são cidadãos que têm o direito a circular livremente, excepto, segundo a PSP, para os lados do Dragão. Bom Porto(cidade) que tão maus filhos tens...
Augusto Rodrigues


De MROSA a 5 de Maio de 2010 às 21:29
Já vi aqui escrito mas vou repetir! Aliás escrevi noutro espaço há já uns meses atrás, que seria bom o Benfica ser campeão à penúltima jornada para poder fazer falta de comparência no Dragão. Eu já previa mas não fui capaz de imaginar a dimensão do terrorismo.
Os dirigentes do Benfica, perderem uma oportunidade ideal e contundente, para mostrarem ao mundo e às instâncias do futebol europeu e mundial, o que verdadeiramente se passa no futebol português. Como? Dando meia volta e regressando a Lisboa sem jogar.
Podem crer que esta atitude surteria bem mais efeito e obrigaria por certo à tomada de posições de quem de direito no sentido da resolução, do que os nossos lamentos e opiniões em blogues e tertúlias.
As televisões "limpam" as imagens que não convêm - quem não se lembra das agressões bárbaras de Paulinho Santos a João Vieira Pinto que a RTP surripiou em pleno jogo e não fora a TVI ainda hoje não se sabia o que aconteceu, e da agressão de um jogador do sporting a Cannigia que teve da mesma RTP, paga por todos nós, o mesmo tratamento? - , os jornalistas estão a soldo da escumalha quais vassalos mansos que nem cordeirinhos...
Ora uma atitude desta dimensão por parte dum clube mundialmente conhecido como o Benfica, iria por certo ter um impacto que ninguém poderia escamotear.
É nestas alturas que sobressaiem os grandes líderes!


De OBSRERVADOR ATENTO a 5 de Maio de 2010 às 19:13
Caro José,

Indiquei em post, por lapso Raul, peço que substitua o nome e escreva obviamente josé.

Saudações benfiquistas



De OBSRERVADOR ATENTO a 5 de Maio de 2010 às 16:59
Caro Raul,

Muito bem. Mais que rasteirados, os jogadores do Benfica jogaram condicionados, pelo ambiente, doentiamente hostil, ultrapassando todos os limites aceitáveis. Improprérios grosseiros aos dirigentes do Benfica, por parte do presidente do clube da "fruta para dormir", em plena tribuna de honra do estádio, são algo insólito a que Rui Gomes da Silva assistiu pela 1ª vez e que considerou de inacreditável. Pois é!!!!!!! este sujeito(o da fruta para dormir) foi admirado por muita comunicação social, apesar de usar estes truques há anos e de forma totalmente impune. O clube do APITO DOURADO ter sido multado em cerca de dois mil euros, depois de assistirmos à vandalização de 4 (ou 6) casas do Benfica, da destruição do autocarro por apedrejamento, do jogo de golf, das isqueiradas, é ridículo, tanto mais que Luisão foi multado com punição superior, por, erradamente, a CD da LIGA ter considerado que arremessou um isqueiro que o tinha atingido, que as imagens desmentem. E ainda dizem que a CD está ao serviço do Benfica???Se as autoridades, incluindo a LIGA, não tomarem medidas preventivas e fortemente dissuasoras adequando os regulamentos assistiremos a cenas progressivamente mais violentas, porque há quem se tenha habituado a viver deste miserável expediente e não saiba respirar outro ar mais puro. A LIGA e FPF têm a palavra, e se nada fizerem poderemos em futuros encontros na invicta cidade concretizar a falta de comparência. Quero dizer que tenho apreço pela cidade do Porto e que não confundo arruaceiros com a dignidade do povo da cidade, mas pedra sobre pedra foi-se criando uma pequena ilha à imagem de Palermo.
Saudações benfiquistas.


De Anónimo a 5 de Maio de 2010 às 16:16
Jogar nas Antas, sempre foi assim, basta lembrar o guarda abel ............


De P.Mendes a 5 de Maio de 2010 às 15:20
Saudações benfiquistas.. há 30 anos que vejo futebol, e sempre me lembro destas cenas acontecerem lá para os lados do Porto..É miseravelmente dissipado para que a opinião publica não saiba de metade.. e aquele senhor que comenta na SIC, O G.A, mais uma vez tentou passar essa mesma mensagem, ainda acusando o Benfica de ter feito ainda pior.. é por isto que cada vez tenho mais orgulho em ser benfiquista... Mas será que nem as forças policiais podemos confiar ?? Quando vem um parece novo guarda Abel a afirmar que não se passou nada com o autocarro... Domingo daremos uma resposta cabal a tudo isto e seremos campeões nacionais.. Carrega Benfica


De Daniel a 5 de Maio de 2010 às 09:47
Assino por baixo. Só num país como o nosso são possíveis tais acontecimentos. Indescritível. E quando oiço ou leio que o Porco ganhou bem... quase fico cego! Mas tenho a certeza que domingo vamos demonstrar em campo a qualidade da nossa equipa e nem contra 14 conseguem roubar-nos o merecido título de campeão!


De Fernando a 5 de Maio de 2010 às 02:39
A análise está certa; mas há culpas próprias! Repetiu-se o que aconteceu em Olhão. Na realidade o Benfica empatou o jogo e estava contra dez! Porque motivo Luisão se meteu com um jogador do Porto (vendo amarelo e convenhamos podia ter recebido vermelho) desconcentrando a equipa e dando origem ao 2-1?

O Benfica (ainda) não consegue gerir bem - ou seja ficar imune - às provocações e jogos de guerrilha. Foi em Braga, foi em Olhão e agora no Dragão.

Com tanta coacção alguém concebeu deixar os portistas a jogar sozinhos com as bolas de golfe (fazendo falta de comparência e derrota por 3-0) mas preservando todos os jogadores para o jogo decisivo?



De Nuno Costa a 5 de Maio de 2010 às 11:56
Concordo com a sua análise, embora se deva enaltecer que toda a comitiva já deveria ir preparada para todas essas rasteiras. Felizmente, e ao longo da época, fomos suficientemente inteligentes para superar tudo isso, assente numa estratégia geral bem conseguida e complementada com uma fortíssima equipa de futebol. A continuar assim, e a limar uma pequenas arestas, teremos de volta o verdadeiro e avassalador SL BENFICA!! E domingo, os festejos efusivos do 3ºlugar vão ser tratados com Rennie ou Kompensan ao verem os festejos do novo campeão!

Saudações Benfiquistas


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds