Sexta-feira, 30 de Abril de 2010

António de Souza-Cardoso em 30/04/10 | comentar

 

Nasci quando ano de 1959 já sossegava. Quem é de boas contas já percebeu que fiz cinquenta anos no final do ano passado.

 

Sou um pronunciado do Norte, bracarense pelo lado materno, amarantino pelo lado paterno. Mas nos anos sessenta e setenta que são contemporâneos da minha formação escolar, o que estava a dar, para quem como eu gostava de ganhar, era o Benfica.

Benfica que nunca nenhum dos da minha geração sentiu como um Clube de Lisboa. Pelo contrário, era um clube popular e transversal a todas as gerações, geografias, sensibilidades e estratos sócio-culturais.

 

Era também o Clube maioritário dos meus colegas de Escola e de Liceu, feitos em Leça da Palmeira e Matosinhos, respectivamente.

Vejo hoje, tristemente, alguns deles a trocar de camisola por um incompreensível impulso regionalista. Julgo que é mais preconceito regionalista que em nada engrandece os que, como eu, gostam muito da terra onde foram criados.

Igual preconceito existe e deve ser denunciado em relação a alguns Benfiquistas de Lisboa que tomando o Clube de forma “literal” dão razão aos ditos “regionalismos” porque não entendem esta dimensão popular e universal que o Benfica teve e tem. A que faz dele o maior Clube de Braga, do Norte, de Lisboa, de Paris e, provavelmente,… do Mundo.

 

Não fiz bem as contas mas, ao contrário do meu Filho, eu vivi durante um tempo em que o Benfica e o Porto se equivaleram. Na primeira metade da minha vida o Benfica foi claramente hegemónico. Ao contrário nas últimas duas décadas e meia.

Nos últimos tempos foram-nos “martelando” os ouvidos com uma cassete que berrava que nós éramos um Clube que já não se lembrava de ganhar. E para além do “embuste” da teoria democrática (não há matriz social mais popular e democrática que a do Benfica) ouvimos muitas vezes aquela lengalenga do Clube que só ganha na Playstation ou na RTP memória.

 

Estou muito convencido de que depois de tempos difíceis, que contaminaram a própria Organização do Clube, o Benfica tem a oportunidade de voltar a Ser.

Fui dos que critiquei esta Direcção, principalmente pelas responsabilidades que nunca quis assumir dos insucessos dos últimos 4 anos. Mas sou o primeiro a reconhecer que o Benfica mudou. Para melhor.

 

E, provavelmente, conquistou o futuro.

 

Relegando, como penso se provará no Domingo, a Playstation e a RTP Memória, que passarão a ficar guardadas para os nossos adversários.

 

 

António de Souza-Cardoso  




12 comentários:
De Andesman a 3 de Maio de 2010 às 17:23
Hoje segunda-feira, dia seguinte a um dia mau, assisti através da RTP-N, a um programa culinário do chefe Hélio (creio que é assim que se chama) com o Srº António Souza-Cardoso. Gostei de o ver e ouvir.

Saudações Gloriosas, Senhor.


De BENFICAMPEÃO a 2 de Maio de 2010 às 09:34
Também já ficou arquivado no canal (triste) história, o episódio da seita de betinhos do norte que quiseram assaltar o Benfica á má fila. Fazeis parte de mais uma página negra da história do Glorioso, dos que tentaram denegrir a imagem do Maior e arranstaram o Glorioso pela lama. Sois tresmalhados e ficareis na memória de todos os benfiquistas, especialmente dos do norte.
Aqui fica a minha promessa: ao vosso próximo jantar que o Vieira estiver presente, remeto o meu cartão de sócio á Direcção e recuso-me a pagar mais cotas enquanto ele for presidente, como forma de protesto pelo descaramento e pela pouca vergonha de V.Exas betinhos do norte a quem ele deu cobertura.


De António de Souza-Cardoso a 2 de Maio de 2010 às 18:08
Não remetes nada. Ninguém sabe quem tu és e o Novo Benfica vai fazer mais jantares com a Direcção e o seu Presidente. Diz lá quem és para nós vermos se cumpres a tua promessa?


De BENFICAMPEAO a 2 de Maio de 2010 às 05:44
"Era também o Clube maioritário dos meus colegas de Escola"

logo vi que és do tipo "maria vai com as outras".

És como o pinto da costa. A tua treta já cansa.


De Andesman a 1 de Maio de 2010 às 21:22
O Benfica é um clube português, com sede em Lisboa, que não cabe em Portugal e como tal, está presente em todo o mundo.

Nasci na "região centro", onde havia naquele tempo e continua a haver hoje muitos benfiquistas. Vivo no Funchal onde cada vez há mais benquistas e do melhor que há. Amanhã no Dragão, ou na próxima jornada, na Luz; logo que o Benfica seja campeão, haverá uma enorme festa por toda esta ilha, especialmente na baixa do Funchal, onde eu estarei. Também aqui já há uma zona "RESERVADA", a Praça do Município.

Saudações GLORIOSAS


De Natálio Santos a 1 de Maio de 2010 às 02:58
O nosso presidente Luís Filipe Vieira cometeu alguns erros é certo, mas foram pode-se dizer erros premeditados, ao "prometer" sempre os títulos de campeões aos adeptos, títulos esses que ele sabia ainda não ter condições para ganhar, pois primeiro quis dotar o nosso amado clube de condições estruturais (estádio, pavilhões,centro de estágios,piscinas, tv Benfica,fundação Benfica, e outras coisas mais ), mas para não perder a essência do Benfica que são os seus milhões de adeptos, fez as promessas que fez, mas agora que o pior está feito pode apostar fortemente no sucesso desportivo, e os resultados estão á vista de toda a gente, e não só no futebol...!!! Se pensarmos um pouco e lembrarmos-nos da lamentável situação em que o nosso amado Benfica se encontrava quando este presidente chegou ao Benfica e em como se encontra agora, arrisco-me a dizer que Luís Filipe Vieira, será um dos grandes ou mesmo o melhor presidente de sempre na história do GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA !!! obrigado por tudo presidente.


De António a 1 de Maio de 2010 às 00:58
Na verdade todos nós, benfiquistas de alma e coração, de sul ao norte, do litoral aos confins da europa, passando pelas ilhas do Atlântico, a caminho doutros continentes, esperamos que os ventos sejam de mudança, que consigamos impor uma dinâmica ganhadora e um rumo da vitória...

É bom que este Blog também nos leve a reflectir sobre questões sociais, em redor da paixão do futebol que existe num portugal, pequeno, mas com algumas diversidades...

Para nós, que vivemos junto da capital, olhamos e sentimos o quotidiano envolvente com uma atmosfera e um significado diferente...
Compreendo que seja mais dificil, à distância, num ambiente adverso, com a ausência de títulos, resistir e apregoar com firmeza a nossa íntima e profunda devoção...

Hoje em dia a sociedade é muito mutável, influenciada pela moda, vulnerável ao efémero prazer, é natural que o FCP tenha ganho essa exponencial ascencão, mas mesmo em terreno hostil, contamos com todos para defenderem o Glorioso, a equipa por excelência de Portugal, carregada de saudosismo, enalteceu este luso território de nobres e destemidos aventureiros, mas que quer ocupar de novo o seu espaço grandioso, projectando um futuro maior e mais risonho...

Por tudo isto era importante ganharmos no campo rival, para demonstração de força, pela supremacia psicológica que é preciso imprimir para os anos vindouros... afinal eles também já nos vieram ganhar a Lisboa, muitos anos, a caminho do título, porque agora todo este frenesim...

Domingo, esperamos festejar, mais ainda com uma vitória...

bem-me-quer-benfica.blogspot.com






De António de Souza-Cardoso a 1 de Maio de 2010 às 12:11
Concordo, meu Amigo que é desportiva e psicológicamente importante não perdermos no dragão e sermos lá campeões nacionais. Lá estarei, firme e hirto com vontade grande de festejar. Obrigado pela participação.


De Benfiquista Benfiquense a 30 de Abril de 2010 às 23:39
"Vejo hoje, tristemente, alguns deles a trocar de camisola por um incompreensível impulso regionalista."

Deixemo-nos de tretas. Isso é gente que não presta e a razão de terem "virado a casaca" nada tem a ver com o facto de o Glorioso ser um clube fundado em Lisboa. Esses "pronunciados do norte" até poderiam defender a independência da Gallaecia contra a Lusitânia e a Mouraria, mas - pelo menos até à data dessa pretensa independência - isso não os obrigaria nunca a mudar de clube.


"Igual preconceito existe e deve ser denunciado em relação a alguns Benfiquistas de Lisboa que tomando o Clube de forma “literal” dão razão aos ditos “regionalismos” porque não entendem esta dimensão popular e universal que o Benfica teve e tem."

Entendem, entendem... Aliás, nunca vi nenhum benfiquista de Lisboa (como é o meu caso) defender que os nortenhos, os alentejanos, etc não podem ser benfiquistas porque o clube é daqui e só daqui. O que os benfiquistas de Lisboa - ou de outro lado qualquer - não querem, é ver o clube entregue a gente tipo Bruno Carvalho, ou seja, gente cuja fé clubista é facilmente traída por um "incompreensível impulso regionalista".

Assinado: Benfiquista Benfiquense


De Seismilhoesum a 30 de Abril de 2010 às 23:35
Durante a ditadura, quando havia ELEIÇÕES DIRECTAS E SECRETAS no Benfica, a PIDE entrava logo em campo.
Muitos dos contestatários do regime eram dirigentes do Benfica. E os comunistas, iam ser adeptos de um clube do regime? Ao contrário, QUANTOS do regime ESTAVAM nas direccões dos andrades e dos lagartos?
Histórias são histórias, factos são factos e a História é só uma!!!!!


De J.Lemos a 30 de Abril de 2010 às 21:04
"Fui dos que critiquei esta Direcção, principalmente pelas responsabilidades que nunca quis assumir dos insucessos dos últimos 4 anos."

Começa muito mal a explicação do virar da casaca.

Veja como está enganado:

As responsabilidades e os insucessos foram assumidos por LFV!

Se assim não fosse, não aguentaria o desgaste e as infâmias porque passou,principalmente,vindas, de pessoas como o sr. e outros que sempre procuraram sobressair explorando as desgraças alheias, a pouca experiência e acidentes de percurso.

LFV cometeu erros,tropeçou em muitos obstáculos,muitos deles criados pelos invejosos doutorzecos sedentos de protagonismo à custa do Benfica e do trabalho dos outros.

Ele só tem a quarta classe ou se prefere, o Segundo Grau do Ensino Primário Elementar.

Quer isto dizer que, com o seu "analfabetismo",
consegue dar lições de cátedra a toda essa chusma de "canudados", vaidosos, incompetentes e oportunistas que minaram o GLORIOSO (e continuam a minar) durante vários anos.

E foram muitos destes (incluindo o sr.) que tentaram denegrir a imagem de um homem sério, foram pessoas como o sr. que tentaram derrubar um HOMEM esforçado e trabalhador que galvanizou e repôs o BENFICA, passo a passo, no lugar que merece e por direito lhe pertence, ao invés dos ladrões, fanfarrões e "benfiquistas" de ocasião, que apenas se serviram (uns) e quiseram servir-se (outros) para sairem do anonimato e porem em prática as suas obscuras intenções.

E Bruno de Carvalho foi um deles!

Retratar-se é uma coisa mas virar a casaca e ter sempre à mão uma faca para espetar nas costas na primeira oportunidade, é algo bem diferente.



De sabio a 30 de Abril de 2010 às 18:07
Assim sim ! gostei de ler ! curta forte e grossa ! sera q o gordo vai mugir ou tussir !
Bracara augusta e é continuara a ser uma terra de gente humilde ,nem q os 'mosquitos' tentem virar os 'salvadores' dos euros da britalar .
saudaçoes benfiquistas



Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds