Segunda-feira, 19 de Abril de 2010

Pedro Fonseca em 19/04/10 | comentar

Hoje em dia o futebol também se joga muito nos estúdios de televisão. Em quatro estações de televisão (Porto Canal  - programa “A Bola é Redonda”; SIC – “O Dia Seguinte”; RTP – “Trio d´Ataque”; e TVI – “Prolongamento”), os 3 maiores clubes do futebol português têm comentadores que representam as suas cores.

Não são, por isso, comentadores independentes, nem se pretende que sejam objectivos e imparciais – e isso faz toda a diferença. Estão ali para defender o seu/deles clube e é isso que lhes pedem os adeptos.

(Recentemente, um novo canal, Q, lançou também um programa deste tipo. Apesar do Benfica estar representado por uma pessoa que admiro e estimo, Leonor Pinhão, não me posso para já pronunciar porque apenas o visualizei por breves minutos).

Quanto ao Porto Canal, evito também juízos de valor por nele participar. Vamos aos restantes. Dizia eu que estes comentadores estão ali com uma única função: defender os superiores interesses do Sport Lisboa e Benfica.

Não estão ali nem para serem simpáticos, nem objectivos, nem imparciais, nem supostamente diplomáticos ou para defenderem a sua imagem. Durante muitos anos vi o “Dia Seguinte” e a verdade é que muitas vezes não me sentia confortável, como sócio e adepto do Benfica, com o desempenho de Fernando Seara. Sempre achei que ele colocava à frente da defesa dos interesses do Benfica a defesa de outros interesses. Achava eu e achavam muitos benfiquistas.

Seara transferiu-se para a TVI, para o programa “Prolongamento”, onde faz companhia a Pôncio Monteiro (fcp) e Eduardo Barroso (scp). Deixei de o ver com tanta frequência, mas admito que, com o Benfica em alta, lhe seja mais fácil argumentar.

Quem o substituiu foi Sílvio Cervan. Conheço-o bem e sou seu amigo. À partida, carregava 3 desvantagens: era vice-presidente do Benfica, o que se traduzia, na prática, numa limitação institucional; ia lidar com duas “velhas raposas” do ecrã, Guilherme Aguiar (fcp) e Dias Ferreira (scp); e as suas excelentes crónicas n´“A Bola” colocavam a expectativa dos benfiquistas muito alta.

É certo que não vejo o programa com assiduidade, por força da minha participação na “A Bola é Redonda”, do Porto Canal, mas leio sempre o Sílvio Cervan n´ “A Bola” e se há coisa de que ele não pode ser acusado é de defender intransigentemente os superiores interesses do Benfica.

Sobra António-Pedro Vasconcelos. Começo por referir que é o programa que, por razões que já expliquei, mais vejo. O “Trio d´Ataque” é composto por personalidades de grande civilidade: A-PV, Rui Moreira (fcp) e Rui Oliveira e Costa (scp).

Tenho admiração e estima por A-PV. Compreendo que muitas vezes lhe seja difícil sair de um registo mais elegante e diplomático. Os benfiquistas sentem-se orgulhosos por o terem como representante, embora eu gostasse que, aqui e ali, fosse mais contundente e menos civilizado (nomeadamente quando Rui Moreira abraça o estilo trauliteiro).

Gosto da coragem (até por viver no Porto) do Sílvio Cervan, do seu estilo apaixonado, irrequieto e, muitas vezes, brilhantemente ingénuo. Não é fácil digladiar-se com personagens como Guilherme Aguiar e Dias Ferreira. Mas o que eu não perco mesmo são as suas crónicas de senador n´”A Bola”.

 

Post-Scriptum: Não falei de duas outras personalidades: Manuel dos Santos e Medeiros Ferreira. Duas figuras da alta roda da política que entraram no combate desportivo sem lhes caírem os parentes no chão. O primeiro, eurodeputado do PS, foi durante algum tempo protagonista do “Dia Seguinte”; o segundo, ex-alto dirigente socialistas, representa o Benfica em programa da Antena 1, contra Alfredo Barroso (scp) e Miguel Guedes (fcp), e fá-lo com distinção.




15 comentários:
De benficampeao a 22 de Abril de 2010 às 11:26
MASSACRA BENFICA!


De Ricardo a 22 de Abril de 2010 às 11:17
queria ver o mantorras a jogar esta época

Somos campeões

Força benfica


De benficampeao a 21 de Abril de 2010 às 11:20
C I L I N D R A B E N F I C A !


De AXN a 20 de Abril de 2010 às 16:55
Grande civilidade...?!
O burro do Rui OLiveira e Bosta? Olhe, Deus lhe perdoe esses maus pensamentos.
O homemzinho é uma perfeita besta anti-Benfica, invejoso e mesquinho, como a grande maioria das lagartixas !


De Àguia de Prata-socio 11.554 a 19 de Abril de 2010 às 18:59
Raramente vejo os programas aqui dissecados, e honestamente acho que nenhum benfiquista deveria participar nesses painéis Na prática, o que se assiste nesses programas é a aliança desavergonhado e sem pudor das delegações regionais norte e sul do anti -benfica</a> , discute-se sempre o Benfica, nada mais. Ora eu acho que um verdadeiro benfiquista não discute o seu clube com os anti , com a santa aliança. Um benfiquista discute o seu clube entre os seus. O glorioso vai ser campeão este ano e não foi graças aos paineleiros . Antes pelo contrário, apesar do domínio avassalador do nosso clube continuámos a ser agredidos, atacados e ofendidos nesses programas.
Eu voto para que nenhum benfiquista participe nesses programas, não teriam qualquer audiência, desapareciam em poucos dias.


De Alberto Nunca a 19 de Abril de 2010 às 17:15
Estou cá com um feeling que o Benfica vai perder o campeonato na última jornada depois de ter levado 3 do FCP no Dragão. E com quem vai perder? Com o FCP B. Seria fantástico!


De Águia de Prata-socio 11554 a 20 de Abril de 2010 às 11:14
Alberto Nunca, você é tão corrupto que até reconhece que o seu corrupto clube tem aliados e satélites a soldo na primeira liga....os anos de roubo (desde 1977), chocolatinhos, fruta, etc foram tantos que você até já acha normal o que diz....muitos anos impunes, não é verdade??


De Luís a 20 de Abril de 2010 às 11:48
Ó monte de merda, tás aqui a fazer o quê? Ai a puta da azia!!!
Vai é lavar o rabinho, esterco!


De OBSRERVADOR ATENTO a 19 de Abril de 2010 às 16:21
Caro Pedro,

Muito bem. Merecem ser analisados os programas da Comunicação Social dedicados ao futebol. Já dizia Pedroto: controlar a arbitragem; ter boa comunicação socia; ter uma razoável equipa de futebol. No meu ponto de vista, referindo-me ao Trio de Ataque, ao Prolongamento e ao Dia Seguinte: AP Vasconcelos é o mais inteligente, embora talvez pudesse ser um pouco mais agressivo; Silvio Cervan tem pouca frieza perante dois arruaceiros sem limites; Fernando Seara é arguto e conhecedor, mas tem sobre ele a "espada" da Câmara de Sintra, embora o considere acima dos seus concorrentes. Em suma, o Benfica está bem representado, embora, no meu ponto de vista, para o programa Dia Seguinte fosse recomendável uma personalidade sem ligações institucionais para fazer frente a dois figurões que não têm a consistência que parecem. Caro Pedro, muito gostaria de conhecer a sua opinião sobre o candidato Fernando Gomes, que me parece inaceitável para o Benfica, já que a sua saída do fcp parece uma grosseira montagem para conquistar a LIGA. Alguém imagina que o Real Madrid apoiaria para uma LIGA um candidato do Barcelona, ou vice-versa.
Saudações benfiquistas


De dezazucr a 19 de Abril de 2010 às 16:03
Caro, o Seara usa esses programas para se auto-promover. Serviu-lhe para ser eleito presidente da Câmara de Sintra. O António Vasconcelos é do pior que há. Este ano parece melhorzito porque estamos a ganhar, mas não gosto nem um pouco do estilo 'menino que se deixa bater todos os dias'. O Cervan tem-se mostrado à altura, respondendo não no mesmo tom, mas com eficácia.
Mas o melhor de todos nem sequer referiste. O melhor é o João Gobern do programa de sábado à noite, se não me engano 'Prolongamento'.


De P.Mendes a 19 de Abril de 2010 às 15:16
Saudações Benfiquistas. Novamente um excelente artigo bem argumentado e escrito. Embora eu ache que o APV defenda muito bem o Benfica, por vezes podia ser um pouco mais "agressivo", ate porque o Moreira me parece o menos "clubitizado" dos outros comentadores portistas, e por vezes ate o ouvimos e vemos a criticar o PC. O Silvio Cervant, as vezes tanta ingenuidade e querer "mostrar serviço", leva-o a prececitar-se nas suas analises ou ideias. O da TVI nao vejo, porque simplesmente já não tenho paciência para ouvir tanta barbaridade anti-benfiquistas da parte do Pôncio e o Eduardo Barroso, e simplesmente lamentavel e ridiculo. Um abraço


De Jorge a 19 de Abril de 2010 às 14:13
Não sou benfiquista (bem longe disso) mas sou adepto de futebol e gosto de ouvir pessoas que sabem falar. de todos os comentadores que defendem as vossas cores, creio que o mais moderado e correcto acaba por ser o Medeiros Ferreira, que ouço religiosamente às segundas-feiras à tarde. Devo dizer que do meu clube (FCP), para além de Rui Moreira e Miguel Guedes, vejo pouca qualidade e muito discurso inflamado sem razão, muitos óculos azuis-e-brancos e pouca claridivência quando é necessário admitir as falhas, o que me decepciona profundamente. Enfim, é o panorama "paineleiro" que temos...
já agora aproveito para saudar o nível do vosso blog, que habitualmente não entra em controvérsias falsificadas como muitos outros que habitualmente sigo, tanto do meu como do vosso como de outros clubes.
Cumprimentos,
Jorge
(http://porta19.blogspot.com)


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds